Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


TELLING STORIES

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão auditiva e leitura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Grau de formalidade na escrita e na fala
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·        Write a short story (Escrever uma história curta);

·        Order a short story (Ordenar uma história curta);

·        Tell a short story (Contar uma história curta).

Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·        Passado simples e passado contínuo.

Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Esta aula tem a intenção de trabalhar leitura, produção e contação de histórias. Para começar, sugiro textos curtos ou fragmentos de textos. A atividade 1 trabalha a leitura de uma história inusitada, cujo título é Lucy and Pete. Faça uma cópia da história (tabela 1) para cada aluno. Cada parte da tabela contém um parágrafo. Recorte a história em parágrafos, embaralhe as tirinhas e distribua um conjunto para cada aluno. Divida a turma em duplas, para que eles possam trocar ideias e dê tempo para que eles tentem ordenar a história. O primeiro parágrafo já está numerado.

 

Tabela 1 – Story: Lucy and Pete

(  1  ) Lucy and Pete were neighbours who were pleased to help one another out whenever possible.

(     ) Lucy was going on holiday for a week and asked Pete to keep an eye on her house and garden. She promised to bring him something back from her holiday in return.

(       ) The day after Lucy left, Pete was horrified to see his dog running in from the direction of her garden, carrying her pet rabbit in its mouth. The rabbit was very muddy and dead.

(     ) As he always did when he had a problem, Pete phoned his mother and asked her what he should do.

(      ) She suggested that he simply put the rabbit back in its cage so that Lucy would think that it had died of natural causes.

(      ) Pete agreed that this would probably be the least traumatic solution for everybody concerned, so he washed the dead rabbit and dried it with the hairdryer until it looked white and fluffy again.

(      ) Then he put the rabbit back in its cage in Lucy’s garden and kept his dog away from it for the rest of the week.

(      ) When Lucy arrived back from her holiday, she thanked Pete for his help and gave him his present.

(      ) Feeling a little uneasy, Pete asked Lucy if she had found everything in order at home and she said that everything was fine, but something strange had happened.

(      ) She explained that she was surprised to see her pet rabbit in its cage because, just before she had left for her holiday, it had died of old age and she had buried it in the garden.

Fonte: Autor desconhecido.

 

Explique aos alunos que cada parágrafo contém palavras ou expressões-chave que fornecem dicas sobre a ordem em que os acontecimentos e as ideias ocorrem no texto.

 

Comentário: No caso deste texto, estas palavras e expressões são: going on holiday; Lucy left; phoned his mother; she suggested; agreed; Pete asked Lucy; she explained.

 

Após a correção do exercício e a verificação do vocabulário, peça aos alunos que leiam a história outra vez, silenciosamente.

 

ATIVIDADE 2

 

Agora que os alunos já conhecem bem a história, convide-os a contá-la. Você pode proceder de duas formas. Primeira maneira: selecione dez alunos para contarem a história. Atribua um número de um a dez a cada um deles e peça que eles contem a história na ordem dos números. Se você achar que a turma tem pouca fluência na língua, proceda de forma diferente. Copie a tabela abaixo (tabela 2), corte-a em dez tirinhas e dê uma para cada aluno (dez alunos). As tirinhas contém o início de cada parágrafo, para ajudá-los a lembrar a sequência dos fatos. Eles, então, contam a história, seguindo a ordem numérica.

 

Tabela 2 – Telling the story

 

1. Lucy and Pete were neighbours who ...

2. Lucy was going on holiday for a week …

3. The day after Lucy left …

4. As he always did ...

5. She suggested that …

6. Pete agreed ...

7. Then he put the rabbit …

8. When Lucy arrived back …

9. Feeling a little uneasy, Pete asked Lucy …

10. She explained …

Fonte: Tabela organizada pela autora.

 

ATIVIDADE 3

 

A história transcrita abaixo é intitulada Alligators in the pool e pode ser encontrada no endereço: http://www.onlyfunnystories.com/AlligatorsPool.asp, acesso em 15 de maio de 2014.

 

Alligators in the Pool

A CEO throwing a party takes his executives on a tour of his opulent mansion. In the back of the property, the CEO has the largest swimming pool any of them has ever seen. The huge pool, however, is filled with hungry alligators.

The CEO says to his executives "I think an executive should be measured by courage. Courage is what made me CEO. So this is my challenge to each of you: if anyone has enough courage to dive into the pool, swim through those alligators, and make it to the other side, I will give that person anything they desire. My job, my money, my house, anything!"

Everyone laughs at the outrageous offer and proceeds to follow the CEO on the tour of the estate. Suddenly, they hear a loud splash. Everyone turns around and sees the CFO (Chief Financial Officer) in the pool, swimming for his life. He dodges the alligators left and right and makes it to the edge of the pool with seconds to spare. He pulls himself out just as a huge alligator snaps at his shoes.

The flabbergasted CEO approaches the CFO and says, "You are amazing. I've never seen anything like it in my life. You are brave beyond measure and anything I own is yours. Tell me what I can do for you.

The CFO, panting for breath, looks up and says, "You can tell me who the hell pushed me in the pool!"

 

Mostre aos alunos o primeiro parágrafo da história e peça para que o leiam, silenciosamente. Em seguida, faça as seguintes perguntas, que podem ser respondidas oralmente, ou no caderno, conforme o professor achar mais conveniente para a turma.

 

Read the first paragraph and answer the following questions:

1.      What does CEO stand for? (O que significa a sigla CEO?)

2.      Where is the pool? (Onde está a piscina?)

3.      What is in the pool? (O que há dentro da piscina?)

4.      What do you think is going to happen next? (O que você acha que vai acontecer em seguida?)

 

Após responderem às questões, permita que os alunos leiam o segundo parágrafo. Faça, então, as seguintes perguntas:

 

Read the second paragraph and answer the following questions:

1.      Is the CEO corageous?  (O chefe da empresa é corajoso?)

2.      What challenge did he propose to his executives? (Qual desafio ele propôs aos seus executivos?)

3.      What would be the reward to anyone who took the challenge? (Qual seria a recompensa para quem aceitasse o desafio?)

4.      Would you take this challenge? (Você aceitaria esse desafio?)

5.      Do you think anyone took the challenge? (Você acha que alguém aceitou o desafio?)

 

Finalmente, peça aos alunos para concluírem a leitura e, depois, responderem às perguntas seguintes.

 

Read the end of the story and answer the questions.

1.      Who took the challenge? (Quem aceitou o desafio?)

2.      What does CFO stand for? (O que significa CFO?)

3.      Was he successful? (Ele obteve sucesso?)

4.      Who was flabbergasted when the CFO left the pool? (Quem ficou espantado quando o chefe das finanças saiu da piscina?)

5.      Did the CFO want money, properties or a better job? (O chefe das finanças quis dinheiro, propriedades ou um emprego melhor?)

6.      What did the CFO want from the CEO? (O que o chefe das finanças quis do chefe da empresa?)

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Neste segundo módulo, os alunos irão construir uma história. Instrua-os a seguirem os passos, um a um, para a escolha dos elementos da história e só depois eles deverão começar a escrever. Os passos para as escolhas são dados a seguir.

1st step – Choose two or three characters from the picture below. (1º passo – Escolha dois ou três personagens da figura abaixo.)

 

Figura 1 - Characters

Characters

Fonte: http://ead.ifsul.edu.br/redirecionamento_cursos_ead/hipermidias/personagens/ENG_M1_Personagens.png. Acesso em 15 de maio de 2014.

 

2nd step – Choose the spot where the story takes place. (2º passo – Escolha o lugar onde a história acontece.)

 

Figura 2 – Story settings

Story settings

Fonte: http://www.shoodle.co.uk/pluginfile.php/556/course/section/485/thumbnailCALX6UZK.jpg. Acesso em 15 de maio de 2014.

 

As opções de lugar dadas na figura 2 são: uma ilha deserta (a desert island), uma caverna (a cave), uma casa no campo (a country house), uma casa assombrada (a haunted house), uma casa na cidade (a city house), um castelo (a castle), uma floresta (a forest), o espaço (the space).

 

3rd step – Choose some action verbs among the ones given below. (3º passo - Escolha alguns verbos de ação entre os mostrados abaixo.)

 

walk

run

eat

drink

travel

camp

marry

visit

watch

play

fight

sleep

go

see

 

Comentário: Os verbos dados são apenas sugestões. Os alunos poderão escolher outros verbos, caso eles desejarem.

 

4th step – Choose a conflict among the situations given below. (4º passo – Escolha um conflito entre as situações dadas abaixo.)

 

a fight

a natural disaster

an accident

a strange noise

a dangerous animal

a disease

 

5th step – Start writing the story. (5º passo – Comece a escrever a história.)

 

Neste momento, diga aos alunos para começarem a escrever a história, seguindo o roteiro abaixo:

No primeiro parágrafo, eles deverão descrever o lugar e os personagens da história. No segundo parágrafo, eles deverão contar as ações que esses personagens realizam normalmente neste lugar. No terceiro parágrafo, eles deverão descrever um conflito, ou seja, um problema que os personagens irão enfrentar. No quarto e último parágrafo, eles criarão um desfecho para a história, que é a solução para o conflito. O desfecho poderá ser feliz ou triste.

Assim que a atividade for concluída, o professor corrige os textos produzidos.

 

ATIVIDADE 2

 

Nesta atividade final, convide os alunos para lerem suas histórias para a sala. Pode-se fazer um concurso para eleger as melhores histórias. As histórias podem, também, ser afixadas no mural da sala para que outros alunos possam lê-las.

Recursos Complementares

O endereço: http://www.thestoryteller.ca/Pages/Activities.html (acesso em 15 de maio de 2014) traz dezoito atividades diferentes, relativas à contação de histórias, para serem usadas em sala-de-aula. Um exercício interessante é contar uma história sob outro ponto de vista, como a história do Chapeuzinho Vermelho contada pelo Lobo Mau.

O endereço: http://exarc.net/manuals/2-story-telling-activities (acesso em 15 de maio de 2014) também traz outras atividades relativas à contação de histórias. Uma atividade interessante é mudar o título de uma história muito conhecida, como Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau, para Chapeuzinho Preto e o Lobo Bom, por exemplo, e criar uma história a partir deste novo título.

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados pelo envolvimento na leitura, pela criatividade ao construírem seus textos e pelo desempenho na contação de suas histórias.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.