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As rimas na constituição do poema

 

20/05/2014

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • O que são rimas;
  • Quais os tipos de rimas existentes;
  • Quais os esquemas de rimas existentes;
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O que são poemas;
Estratégias e recursos da aula

Estratégias

  • Explicação oral;
  • Discussão/análise de poemas em duplas;
  • produção textual individual;

Recursos

  • Coletânea de poemas;
  • Datashow + computador;
  • Quadro negro e giz;
  • folha avulsa para a produção textual.

 

Módulo 1

Atividade 1

Primeiramente o professor explicará aos alunos o que são rimas. Em um segundo momento, deverá explorar a utilização das rimas na construção de poemas.

Para essa explicação, o professor poderá recorrer ao verbete "rima" do dicionário Priberam online, o qual segue abaixo:

ri·ma 1
(latim rhythmos-i ou rhythmus-imovimento regularcadênciaritmo)

substantivo feminino

1. Uniformidade de sons na terminação de duas ou mais palavras.

2. [Versificação]  Repetição do mesmo somno fim de dois ou muitos versos.

3. Palavra que rima com outra (ex.: preciso de uma rima para "alma").

4. Canto das aves.

5. [Fonética]  Parte de uma sílaba que inclui o núcleo e a coda.

6. [Brasil]   [Botânica]  Árvore da família das moráceas (Artocarpus incisa), cujos frutosgrandestêm alto valor nutricional. = ÁRVORE-DO-PÃOFRUTA-PÃO

 
Disponível em: < http://www.priberam.pt/DLPO/rima>. Acesso em: 19 mai. 2014.

 

O professor deverá explorar  as acepções do verbete acima.  

Deverá perguntar aos alunos qual(is quais exemplos de rimas eles conseguem criar.

 

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+poesias+com+rimas&oq=imagens+de+poesias+com+rimas&aqs=chrome..69i57j0.7506j0j8&sourceid=chrome&es_sm=93&ie=UTF-8

Acesso em: 19 mai 2014.

Em seguida, o professor projetará (em datashow) para os alunos, um trecho da explicação sobre rimas, disponível no site "Lusofonia Poética."

  • Podemos perceber que existem algumas classificações sobre as rimas. Daremos enfoque primeiramente na classificação, levando em conta a acentuação tônica (a sílaba tônica da palavra) e a classificação fonética.

Portanto, as rimas podem ser classificadas quanto à:

Acentuação tônica (métrica):

  • Agudas – Terminados em palavra oxítona (em que a sílaba tónica é a última). 
    Exemplo: "Onde canta o sabiá" por Gonçalves Dias;
  • Graves – Terminados em palavra paroxítona (em que a sílaba tónica é a penúltima). 
    Exemplo: "Quando junto de mim Teresa dormepor Álvares de Azevedo;
  • Esdrúxulas – Terminados em palavra proparoxítona (em que a sílaba tónica é a antepenúltima). 
    Exemplo: "Por entre anémonas, nadadeiras trémulaspor Cecília Meireles;

Fonética (coincidência sonora das palavras que rimam):

  • Perfeita ou Soante – Quando há analogia fonética (correspondência completa de sons): tento / vento;  vele / sele;  peso / teso;
  • Imperfeita ou Toante – Quando não há analogia fonética total (correspondência parcial de sons): âmbar /amar;  até /bate; estrela / vela;

Disponível em: <http://www.lusofoniapoetica.com/artigos/teoria-poetica/rima.html>. Acesso em 19 mai. 2014.

 

Atividade 2

Para exemplificar um pouco melhor o que são rimas, e como elas aparecem nos poemas, o professor entregará aos alunos a seguinte coletânea de poemas, para que destaquem (sublinhando ou com uma caneta marcatexto) as rimas que aparecerem. Deverão destacar as rimas que aparecem no final dos versos.

 

Texto 1

Não Comerei da Alface a Verde Pétala
 
(Vinícius de Moraes)
 
 
Não comerei da alface a verde pétala
Nem da cenoura as hóstias desbotadas
Deixarei as pastagens às manadas
E a quem maior aprouver fazer dieta.
 
Cajus hei de chupar, mangas-espadas
Talvez pouco elegantes para um poeta
Mas peras e maçãs, deixo-as ao esteta
Que acredita no cromo das saladas.
 
Não nasci ruminante como os bois
Nem como os coelhos, roedor; nasci
Omnívoro: dêem-me feijão com arroz
 
E um bife, e um queijo forte, e parati
E eu morrerei feliz, do coração
De ter vivido sem comer em vão.
 
 
Extraído do livro "Para Viver um Grande Amor", Livraria José Olympio Editora S. A.- Rio de Janeiro, 1984, pág. 84.
 
Disponível em: < http://www.releituras.com/viniciusm_alface.asp>. Acesso em: 19 mai. 2014.
 
 

Texto 2

Vou-me Embora pra Pasárgada
 
(Manuel Bandeira)
 
 
 
Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
 
Vou-me embora pra Pasárgada
Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que nunca tive
 
E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d'água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada
 
Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar
 
E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada.
 
Texto extraído do livro "Bandeira a Vida Inteira", Editora Alumbramento – Rio de Janeiro, 1986, pág. 90
Disponível em: < http://www.releituras.com/mbandeira_pasargada.asp>. Acesso em 19 mai. 2014.
 
 
 
Texto 3
 
Soneto do Amor Total
 
(Vinícius de Moraes)
 
Amo-te tanto, meu amor… não cante
O humano coração com mais verdade…
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade
 
Amo-te afim, de um calmo amor prestante,
E te amo além, presente na saudade.
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.
 
Amo-te como um bicho, simplesmente,
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.
 
E de te amar assim muito e amiúde,
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.
 
Disponível em: < http://www.revistabula.com/1150-10-melhores-poemas-vinicius-moraes/>. Acesso em: 19 mai. 2014.
 
 
Texto 4
 
A CASA
 
(Vinícius de Moraes)

Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque a casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero.
 
Disponível em: < http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/casa>. Acesso em: 19 mai. 2014.
 
Texto 5
 
Poesia por acaso
 
(Clarice Pacheco)

Sem inspiração
estou agora.
Tento atiçar a imaginação
mas ela demora.
Não consigo pensar em algo
que faça rimas.
É como querer acertar o alvo
com a flecha apontada para cima.
Não acho um bom assunto
que se organize bem em versos.
Mesmo sabendo que no mundo
há mil assuntos diversos.
Que coisa chata,
não consigo imaginar.
Isso quase me mata,
porque é horrível não poder pensar.

Mas espere um momento,
mesmo não tendo um tema,
se estas frases vou relendo,
vejo que é um poema!
 
Disponível em: < http://pensador.uol.com.br/autor/clarice_pacheco/>. Acesso em: 19 mai. 2014.
 
 

Atividade 3

Após os alunos terem marcado nos poemas as rimas existentes, o professor corrigirá a atividade oralmente, buscando conferir quais as palavras eles marcaram como rimas, Deverá também explorar tanto as rimas internas (dentro do mesmo verso) quanto as rimas de palavras no final de versos diferentes.

A partir dessa correção, o professor chamará a atenção dos alunos sobre os possíveis esquemas de rimas, classificação essa que dependerá da ordem em que aparecem no final de versos diferentes.

 

Módulo 2

Atividade 1

É importante o professor explicar para os alunos que, para facilitar a classificação do esquema de rimas de um poema, são colocadas as letras do alfabeto em ordem crescente no final de cada verso e, quando o final de um verso rima com o de outro verso que veio acima deste, é colocada a mesma letra que foi atribuída anteriormente.

Para exemplificar, o professor entregará aos alunos o Soneto de Fidelidade, de Vinícius de Moraes, (sem o esquema de rimas), e fará com os alunos a marcação no final de cada verso, tal como segue abaixo:

Soneto de Fidelidade
(Vinícius de Moraes)

De tudo ao meu amor serei atento   A
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto  B
Que mesmo em face do maior encanto B
Dele se encante mais meu pensamento. A

Quero vivê-lo em cada vão momento A
E em seu louvor hei de espalhar meu canto B
E rir meu riso e derramar meu pranto B
Ao seu pesar ou seu contentamento A

E assim, quando mais tarde me procure C
Quem sabe a morte, angústia de quem vive D
Quem sabe a solidão, fim de quem ama E

Eu possa me dizer do amor (que tive): D
Que não seja imortal, posto que é chama E
Mas que seja infinito enquanto dure. C

 

Após essa informação, o professor explicará ainda que, dependendo da ordem em que aparecem as rimas, o esquema de rimas recebe nomes distintos.

A) rimas emparelhadas ou paralelas (aabb)

        Vagueio campos noturnos            a
        Muros soturnos                            a
        Paredes de solidão                      b
        Sufocam minha canção.               b
                          Ferreira Gullar

B) rimas cruzadas ou alternadas (abab)

        Se o casamento durasse                a  
        Semanas, meses fatais                  b
        Talvez eu me balançasse               a
        Mas toda a vida... é demais!          b
                                Afonso Celso

C) rimas enlaçadas ou opostas ou interpoladas (abba)

        Não sei quem seja o autor             a
        Desta sentença de peso                b
        O beijo é um fósforo aceso            b
        Na palha seca do amor!                 a
                                    B. Tigre

D) versos brancos ou soltos são os que não apresentam rima final.

       Fabrico um elefante branco
       de meus poucos recursos.
       Um tanto de madeira podre
       tirado a velhos móveis
       talvez lhe dê apoio.
       E o encho de algodão,
       de paina, de doçura. (...)
                      Carlos Drummond de Andrade

 

Atividade 2

Após aprenderem sobre os diferentes nomes dos esquemas de rimas, os alunos (em duplas) deverão retomar os poemas trabalhados no Módulo 1 e fazer a marcação e dar nome ao esquema de rimas presente em cada um deles.

  • O professor orientará a tarefa, prestando esclarecimentos, sempre que necessário.

 

Atividade 3

Os alunos deverão produzir, individualmente, poemas que se valham do recurso das rimas. Após a produção do poema, deverão identificar no final dos versos qual foi o esquema de rima utilizado.

Para a criação das rimas, os alunos poderão consultar o site abaixo, que sugere rimas para as palavras da Língua Portuguesa, bastando digitar uma palavra na caixa de pesquisa e clicar no botão "OK".

Disponível em: <http://palavras-que-rimam.net>. Acesso em: 19 mai. 2014.

 

Um exemplo de palavras geradas pelo buscador de rimas:

Palavras que rimam com camisa:

  • brisa
  • camisa
  • coisa
  • Elisa
  • Luísa
  • Nisa
  • papisa
  • poetisa
  • profetisa
  • sacerdotisa
  • Tamisa
Recursos Complementares

Material sobre classificação das rimas:

Disponível em: <http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html>. Acesso em: 19 mai. 2014.

 

Texto com definição e exemplificação de rimas:

Disponível em: <http://queconceito.com.br/rima>. Acesso em: 19 mai. 2014.

Avaliação
  • Os alunos poderão ser avaliados qualitativamente quanto à participação e ao interesse  nas atividades em duplas e nas discussões orais.
  • Quantitativamente, os alunos serão avaliados por meio da produção textual de um poema, que deverá apresentar um esquema de rimas previamente definido pelo professor.
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