20/05/2014
Eliana Dias, Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Estratégias
Recursos
Primeiramente o professor explicará aos alunos o que são rimas. Em um segundo momento, deverá explorar a utilização das rimas na construção de poemas.
Para essa explicação, o professor poderá recorrer ao verbete "rima" do dicionário Priberam online, o qual segue abaixo:
ri·ma 1
(latim rhythmos, -i ou rhythmus, -i, movimento regular, cadência, ritmo)
1. Uniformidade de sons na terminação de duas ou mais palavras.
2. [Versificação] Repetição do mesmo som, no fim de dois ou muitos versos.
3. Palavra que rima com outra (ex.: preciso de uma rima para "alma").
4. Canto das aves.
5. [Fonética] Parte de uma sílaba que inclui o núcleo e a coda.
6. [Brasil] [Botânica] Árvore da família das moráceas (Artocarpus incisa), cujos frutos, grandes, têm alto valor nutricional. = ÁRVORE-DO-PÃO, FRUTA-PÃO
O professor deverá explorar as acepções do verbete acima.
Deverá perguntar aos alunos qual(is quais exemplos de rimas eles conseguem criar.
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?q=imagens+de+poesias+com+rimas&oq=imagens+de+poesias+com+rimas&aqs=chrome..69i57j0.7506j0j8&sourceid=chrome&es_sm=93&ie=UTF-8
Acesso em: 19 mai 2014.
Em seguida, o professor projetará (em datashow) para os alunos, um trecho da explicação sobre rimas, disponível no site "Lusofonia Poética."
Portanto, as rimas podem ser classificadas quanto à:
Acentuação tônica (métrica):
Fonética (coincidência sonora das palavras que rimam):
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Disponível em: <http://www.lusofoniapoetica.com/artigos/teoria-poetica/rima.html>. Acesso em 19 mai. 2014.
Para exemplificar um pouco melhor o que são rimas, e como elas aparecem nos poemas, o professor entregará aos alunos a seguinte coletânea de poemas, para que destaquem (sublinhando ou com uma caneta marcatexto) as rimas que aparecerem. Deverão destacar as rimas que aparecem no final dos versos.
Texto 1
Texto 2
Após os alunos terem marcado nos poemas as rimas existentes, o professor corrigirá a atividade oralmente, buscando conferir quais as palavras eles marcaram como rimas, Deverá também explorar tanto as rimas internas (dentro do mesmo verso) quanto as rimas de palavras no final de versos diferentes.
A partir dessa correção, o professor chamará a atenção dos alunos sobre os possíveis esquemas de rimas, classificação essa que dependerá da ordem em que aparecem no final de versos diferentes.
É importante o professor explicar para os alunos que, para facilitar a classificação do esquema de rimas de um poema, são colocadas as letras do alfabeto em ordem crescente no final de cada verso e, quando o final de um verso rima com o de outro verso que veio acima deste, é colocada a mesma letra que foi atribuída anteriormente.
Para exemplificar, o professor entregará aos alunos o Soneto de Fidelidade, de Vinícius de Moraes, (sem o esquema de rimas), e fará com os alunos a marcação no final de cada verso, tal como segue abaixo:
Soneto de Fidelidade
(Vinícius de Moraes)
De tudo ao meu amor serei atento A
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto B
Que mesmo em face do maior encanto B
Dele se encante mais meu pensamento. A
Quero vivê-lo em cada vão momento A
E em seu louvor hei de espalhar meu canto B
E rir meu riso e derramar meu pranto B
Ao seu pesar ou seu contentamento A
E assim, quando mais tarde me procure C
Quem sabe a morte, angústia de quem vive D
Quem sabe a solidão, fim de quem ama E
Eu possa me dizer do amor (que tive): D
Que não seja imortal, posto que é chama E
Mas que seja infinito enquanto dure. C
Após essa informação, o professor explicará ainda que, dependendo da ordem em que aparecem as rimas, o esquema de rimas recebe nomes distintos.
A) rimas emparelhadas ou paralelas (aabb)
Vagueio campos noturnos a
Muros soturnos a
Paredes de solidão b
Sufocam minha canção. b
Ferreira Gullar
B) rimas cruzadas ou alternadas (abab)
Se o casamento durasse a
Semanas, meses fatais b
Talvez eu me balançasse a
Mas toda a vida... é demais! b
Afonso Celso
C) rimas enlaçadas ou opostas ou interpoladas (abba)
Não sei quem seja o autor a
Desta sentença de peso b
O beijo é um fósforo aceso b
Na palha seca do amor! a
B. Tigre
D) versos brancos ou soltos são os que não apresentam rima final.
Fabrico um elefante branco
de meus poucos recursos.
Um tanto de madeira podre
tirado a velhos móveis
talvez lhe dê apoio.
E o encho de algodão,
de paina, de doçura. (...)
Carlos Drummond de Andrade
Após aprenderem sobre os diferentes nomes dos esquemas de rimas, os alunos (em duplas) deverão retomar os poemas trabalhados no Módulo 1 e fazer a marcação e dar nome ao esquema de rimas presente em cada um deles.
Os alunos deverão produzir, individualmente, poemas que se valham do recurso das rimas. Após a produção do poema, deverão identificar no final dos versos qual foi o esquema de rima utilizado.
Para a criação das rimas, os alunos poderão consultar o site abaixo, que sugere rimas para as palavras da Língua Portuguesa, bastando digitar uma palavra na caixa de pesquisa e clicar no botão "OK".
Disponível em: <http://palavras-que-rimam.net>. Acesso em: 19 mai. 2014.
Um exemplo de palavras geradas pelo buscador de rimas:
Palavras que rimam com camisa:
Material sobre classificação das rimas:
Disponível em: <http://profvalmirluis.blogspot.com.br/2011/01/classificacao-das-rimas.html>. Acesso em: 19 mai. 2014.
Texto com definição e exemplificação de rimas:
Disponível em: <http://queconceito.com.br/rima>. Acesso em: 19 mai. 2014.
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