12/06/2014
Angela Cristina dos Santos; Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
A fim de desenvolver as competências das áreas 2 e 3 da Matriz de Referência de Matemática e sua Tecnologias do ENEM, que são, respectivamente:
Mais especificamente, busca avaliar as habilidades:
Para isso são propostos para essa aula os seguintes objetivos:
Os recursos comuns em sala de aula como lousa são suficientes para essa aula.
A aula
Na aula “Áreas e perímetros de mesas dobráveis” percebemos que é possível generalizar a área e o perímetro de um retângulo que se desdobra com uma determinada configuração. Observe:
Figura 1: Mesa com n desdobramentos
Fonte: Arquivo do autor
E, sintetizamos nossas conclusões por meio do quadro 1:
Quadro 1: Generalizando as áreas e perímetros
Número de polígonos | Área | Perímetro | |
1 | x.y | 2.1.x+2.y | 2.x + 2.y |
2 | 2.x.y | 2.2.x+2.y | 4.x + 2.y |
3 | 3.x.y | 2.3.x+2.y | 6.x + 2.y |
4 | 4.x.y | 2.4.x+2.y | 8.x + 2.y |
... | ... | ... | ... |
n | n.x.y | 2.n.x + 2.y |
Fonte: Arquivo do autor
Nessa aula vamos trabalhar com outra configuração, a de que a cada desdobramento a área do polígono dobre.
Professor(a) é importante que tenha observado a aula citada, uma vez que utilizaremos um raciocínio análogo nesta. É interessante também que trabalhe a primeira aula com seus alunos os passos nela expostos, a fim de que eles possam se familiarizar com os mesmos, facilitando os encaminhamentos desta aula.
Inicie solicitando que os(as) alunos(as) calculem a área e o perímetro de um retângulo de dimensões “x” e “y”.
Figura 2: Retângulo com dimensões x e y
Fonte: Arquivo do autor
Neste momento os estudantes terão a oportunidade de recapitularem a forma de calcular o perímetro e a área. Para isto é importante que você tenha desenvolvido com eles a aula “Áreas e perímetros de mesas dobráveis”, disponível no Portal do Professor.
Professor(a), trabalhe com os alunos o caso em que se dobra a área.
Figura 3: Retângulo com o dobro de área
Fonte: Arquivo do autor
Obtemos:
Professor(a), nesse ponto sugerimos a seguinte atividade:
Atividade:
Baseado no que vimos até o momento, como podemos escrever o perímetro dos quatro primeiros desdobramentos de maneira que a área sempre dobre, acrescentando polígonos (retângulos) à direita?
No final sintetize as discussões por meio de um quadro.
Quadro 2: Síntese das áreas e perímetros
Momento | Número de polígonos | Área | Perímetro | |
1 | 1 | x.y | 2.1.x+2.y | 2.x + 2.y |
2 | 2 | 2.x.y | 2.2.x+2.y | 4.x + 2.y |
3 | 4 | 4.x.y | 2.4.x+2.y | 8.x + 2.y |
4 | 8 | 8.x.y | 2.8.x+2.y | 16.x + 2.y |
Fonte: Arquivo do autor
E como generalizar?
Faça essa pergunta aos estudantes e caso necessário construa com eles a expressão observando o quadro a pouco elaborado.
Leve os alunos a observarem que para n momentos podemos escrever que:
Professor(a), como atividade complementar a essa etapa proponha a generalização para uma situação semelhante, de maneira que a área dobre uma vez na horizontal e uma na vertical, ou seja, após a configuração da figura 3, tenhamos uma como a figura 4.
Figura 4: Dobrando a área verticalmente
Fonte: Arquivo do autor
Observe que nessa etapa a área do polígono dobrou. O perímetro é:
2.2.x + 2.2.y = 4.x+4.y = 4 (x + y)
Dobrando na horizontal:
Figura 5: Dobrando a área horizontalmente
Fonte: Arquivo do autor
Obtemos uma área de 4.x.2.y = 8.x.y e o seguinte perímetro:
2.2.y + 2.4.x = 4.y + 8.x = 4 . (y + 2.x)
Essas etapas podem ser construídas coletivamente. A partir daí, solicite aos estudantes que façam mais alguns casos e exponha as conclusões em um quadro.
Observação: Solicite que esse quadro seja feito em folha destacada para posteriormente servir como parte da avaliação dessa aula. Podem também ser feitos dois quadros, separadamente, um para área e outro para perímetro. Para tanto, pode-se também solicitar que os(as) alunos(as) acrescentem novas linhas ao quadro antes de tentar perceber uma possível generalização
Quadro 3: Momentos na horizontal e vertical
Momento |
Posição |
Área |
Perímetro |
|
1 |
|
x.y |
2.x+2.y |
2.(x + y) |
2 |
Horizontal |
2.x.y |
4.x+2.y |
2.(2.x + y) |
3 |
Vertical |
4.x.y |
4.x+4.y |
4.(x + y) |
4 |
Horizontal |
8.x.y |
4.x+8.y |
4.(2.x + y) |
5 |
Vertical |
16.x.y |
8.x + 8.y |
8.(x + y) |
6 |
Horizontal |
32.x.y |
16.x + 8.y |
8.(2.x + y) |
A síntese e generalização esperada e que pode ser proposta como desafio é:
Se o momento é par, o desdobramento é horizontal e podemos generalizar o perímetro como
2(n/2)(2.x + y)
Se o momento é impar, o desdobramento é vertical (exceto o momento 1 que não consideramos nenhum desdobramento) podemos generalizar o perímetro como
2[(n+1)/2](x + y)
COMENTÁRIO: Fique atento para verificar como a turma caminhou durante todo o processo para decidir se é ou não prudente adicionar esse desafio como parte da avaliação.
Professor(a), abaixo seguem alguns links sobre área e perímetro de retângulos que podem ser indicados aos estudantes anteriormente a aula.
http://www.youtube.com/watch?v=QUezdCVQ6A0. Acesso em 04 mai. 2014.
http://pt.slideshare.net/geometras/geometras2013jul02. Acesso em 04 mai. 2014.
http://www.mundoeducacao.com/matematica/area-retangulo.htm. Acesso em 04 mai. 2014.
A avaliação deve ser deita de maneira continua ao longo da aula, envolvendo a participação dos alunos. Há também a possibilidade de que o(a) professor(a) solicite que os(as) alunos(as) façam o registro da ultima atividade em folha destacada (com ou sem o desafio) para que possa ser recolhida e, com base nesses registros, concluir o processo de avaliação, verificando se os(as) estudantes compreenderam a generalização.
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