Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Corpo humano: conhecendo o sistema digestório – Parte 2

 

21/05/2014

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Explorar a atividade lúdica, conforme habilidade H30 da matriz de Referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre Sistema Digestório (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Viajando no conhecimento

 
Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Corpo humano: conhecendo o sistema digestório – Parte 1, disponível no Portal do Professor.


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.


Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar a página  http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/atv2.htm  (Figura 1), por meio da qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre o sistema digestório.


Vale destacar que a página é autoexplicativa: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 1: Sistema Digestório

18

 Fonte: Disponível em http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_dig/atv2.htm (Acesso em 10 de maio de 2014)


Segundo momento: Criando um Wiki


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula também poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula, e será destinado à criação de um wiki, ou seja, um texto colaborativo, para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos a respeito das doenças que acometem o sistema digestório, conforme o assunto foi abordado na aula Corpo humano: conhecendo o sistema digestório – Parte 1, disponível no Portal do Professor.


Inicialmente, será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos indicados abaixo, que apresentam tutoriais para a criação de um wiki.


Figura 2: O que é um Wiki? (4:08)

10

Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c  (Acesso em 10 de maio de 2014)


Figura 3: Tutorial Wiki  passo a passo (4:05)

11

 Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Q5r46omRsrU(Acesso em 10 de maio de 2014)


Comentário:


Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação do wiki possa ser consolidado.


Observação:


O professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.
 

Após a apresentação dos vídeos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos já definidos anteriormente, na aula- Corpo humano: conhecendo o sistema digestório – Parte 1, disponível no Portal do Professor, para a criação do wiki.


Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.


Caso necessário, o professor pode indicar aos grupos o endereço https://wiki.zoho.com/login.do?serviceurl=%2Fregister.do(Acesso em 10 de maio de 2014), para que os mesmos criem o wiki da turma.


Figura 4: Wiki

12

Fonte: Disponível em https://wiki.zoho.com/login.do?serviceurl=%2Fregister.do  (Acesso em 10 de maio de 2014)


Inscritos no wiki, os grupos deverão iniciar a inclusão das informações selecionadas a partir da pesquisa on-line realizada anteriormente na aula Corpo humano: conhecendo o sistema digestório – Parte 1, disponível no Portal do Professor, as quais foram arquivadas previamente em um documento de um editor de texto. De qualquer forma, os grupos poderão ainda editar tal documento, se considerarem necessário fazer alguma correção ou acréscimo, por exemplo.


Assim, a construção de um texto colaborativo sobre as doenças que acometem o sistema digestório contribuirá para a socialização do conhecimento de toda a turma referente ao tema da aula.


Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar no wiki da turma e fazer correções ou observações por meio de posts caso haja necessidade. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem no wiki da turma para explorar mais esse recurso digital.


Observação:


A criação de um wiki poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares.


Terceiro momento: Explorando o Conhecimento


Preparação do Ambiente:


Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.

 

 1 - O fígado é uma glândula encontrada nos mamíferos com diversas características e funções. Assinale a opção na qual NÃO encontramos uma função ou característica deste órgão.
 

A) Secreta o hormônio insulina.
B) Está associada à reserva de glicogênio.
C) É responsável pela detoxificação do sangue.
D) Produz bile, que auxilia na emulsão das gorduras.
E) É um dos responsáveis pela destruição de hemácias velhas.

 

2 - O esquema a seguir representa o processo de deglutição. Sobre esse processo, é correto afirmar:
 

20

 

A) A deglutição ocorre com a passagem do alimento da epiglote para a traqueia e depois para o esôfago.
B) Após devidamente umedecido e lubrificado pela saliva, o bolo alimentar passa pela laringe e vai para o esôfago.
C) Para não haver passagem do alimento em direção ao sistema respiratório, a epiglote abre a glote e orienta a passagem do alimento para o esôfago.
D) O bolo alimentar, constituído por alimento mastigado e misturado a saliva, e empurrado pela língua para o fundo da faringe, rumo ao esôfago.
E) Durante a deglutição, entra em ação um mecanismo que fecha a faringe, canal que conduz ar aos pulmões, evitando que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.


3 - A digestão consiste na quebra de moléculas complexas, convertendo-as em moléculas simples para serem absorvidas. Na espécie humana, essa quebra se dá pela ação de enzimas hidrolíticas liberadas durante o percurso do bolo alimentar pelo tubo digestivo. A sincronização entre a passagem do alimento e a liberação de enzimas nos humanos é feita pela ação de alguns hormônios. Sobre esses hormônios e suas respectivas ações, assinale a única afirmativa correta.
 

A) O hormônio gastrina é produzido no estômago e atua na vesícula biliar estimulando a liberação de bile.
B) O duodeno libera o hormônio secretina que, levado ao pâncreas, estimula a liberação de suco pancreático.
C) O hormônio secretina é produzido no duodeno, conduzido até ao estômago, estimulando a secreção do suco gástrico.
D) É o hormônio enterogastrona que, produzido no intestino delgado, é transportado ao estômago onde estimula a liberação do suco gástrico.
E) O hormônio colecistocinina produzido no fígado estimula as contrações da vesícula biliar e, consequentemente, a liberação de bile para o duodeno.


4 - Após o processo de digestão, moléculas de glicose são armazenadas no ….I…. na forma de glicogênio. Daí, a glicose é encaminhada para o sangue, sendo sua taxa controlada pela insulina, hormônio produzido no ….II…. .”
 

No trecho acima, as lacunas I e II devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:


A) fígado e duodeno.
B) pâncreas e fígado.
C) fígado e pâncreas.
D) duodeno e pâncreas.
E) pâncreas e duodeno.
 

Resultado
 

1 – A

2 – D

3 – B

4 – C


Fonte: Disponível em http://djalmasantos.wordpress.com/2012/04/13/testes-de-sistema-digestorio/(Acesso em 10 de maio de 2014)

Fonte: Disponível em http://terceirob-prata2009.blogspot.pt/2009/10/questoes-de-vestibular-referente.html (Acesso em 10 de maio de 2014)

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Questões: Sistema Digestório, site Vestibulando Web
Fonte: Disponível em http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/sistema-digestivo.asp  (Acesso em 10 de maio de 2014)


Sugestões de links para alunos:


Material: Sistema Digestório, site Aula de Anatomia
Fonte: Disponível em  http://www.auladeanatomia.com/digestorio/sistemadigestorio.htm  (Acesso em 10 de maio de 2014)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou, mais especificamente, no desempenho na elaboração e criação do wiki e nas respostas das questões relacionadas aos experimentos químicos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.