21/05/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Compreender as transformações que levaram ao desenvolvimento das cidades e do comércio na Europa Medieval.
Identificar o surgimento de novas categorias sociais no âmbito do processo de desenvolvimento urbano e comercial ocorrido na Baixa Idade Média.
Apontar alterações ocorridas nas relações entre senhores feudais, camponeses e burgueses (habitantes dos burgos), no período focalizado.
A crise do feudalismo na Baixa Idade Média.
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - O desenvolvimento das cidades e do comércio na Baixa Idade Média |
Nesta atividade, utilizando computadores conectados à internet, os alunos poderão explorar o material interativo indicado abaixo, cujo tema é o surgimento do comércio e das cidades na Baixa Idade Média.
Material Interativo: A vida na Baixa Idade Média
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No link, em ANO colocar 7o e clicar em p. 2
Acesso em: 17/05/2014
Orientações para a atividade:
a. No link indicado, clicando em iniciar os alunos, divididos em duplas, poderão explorar o recurso que inclui imagens e áudio (narração relativa às imagens).
b. As ideias centrais apresentadas no recurso são:
c. Após a incursão dos alunos pelo recurso, o professor poderá reuni-los em um círculo, para que discutam as ideias citadas acima.
O trabalho com o recurso tem o objetivo de introduzir a discussão do tema em foco na aula. Nesta perspectiva, o professor deverá incentivar os alunos a buscar o aprofundamento das ideias mencionadas em outras fontes de estudo.
Interpretação de imagem
Afinal, como era uma cidade medieval? Parecia-se com o conceito que temos de uma cidade nos dias atuais? Para responder a estas questões, os alunos devem fazer um trabalho de interpretação da imagem abaixo indicada. Antes, é preciso que façam a leitura do texto que a antecede:
" Esta é uma das primeiras representações medievais de que se tem notícia de uma paisagem urbana. Não por acaso, trata-se de uma obra criada no século XIV, época em que as cidades e o comércio estavam em franco desenvolvimento, alterando as relações sociais na Europa. O pintor Ambrogio Lorenzetti (1290 - 1348) viveu boa parte de sua vida na cidade italiana de Siena, onde pintou alguns dos mais célebres afrescos da Europa ocidental". (Vista da cidade à beira-mar, Ambrogio Lorenzetti, Pinacoteca di Siena, aproximadamente 1346) Texto extraído de: Acesso em: 17/05/2014 |
http://www.poderesantapia.com/images/art/sassetta/sassettatalamone700.jpg
Acesso em: 17/05/2014
Orientações para a atividade:
a. No link http://media.wix.com/ugd/1a9eea_b75679949aef85a4870c72060f133dd8.pdf?dn=19-%2BAs%2BCidades%2BMedievais.pdf (Acesso em: 17/05/2014), há uma boa proposta para o trabalho de interpretação da imagem. O professor poderá reproduzi-la para os alunos, com os devidos créditos, ou adaptá-la, conforme as discussões realizadas em suas aulas. Partindo da proposta em questão, é importante que os alunos, divididos em duplas, observem a imagem atentos aos seguintes aspectos:
b. A partir da análise, proponha que, em discussão coletiva, os alunos respondam à questão formulada na introdução da atividade.
c. Promova a socialização do trabalho de interpretação realizado pelas duplas. Possíveis dúvidas ou confusões conceituais devem ser esclarecidas pelo professor.
Atividades comerciais e urbanas na Baixa Idade Média: tema no ENEM
Para aprofundar as discussões a respeito do tema da aula, proponha aos alunos que respondam uma questão do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sobre o assunto.
No ENEM/2011, na prova de História, foi solicitada uma questão sobre a forma como as muralhas e fortificações nos castelos feudais foram modificando sua função à medida que o medievo chegava ao fim. Reproduza a questão para os alunos ou peça que eles a acessem no link indicado abaixo:
Questão 36: Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.
As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com
a) o crescimento das atividades comerciais e urbanas. b) a migração de camponeses e artesãos. c) a expansão dos parques industriais e fabris. d) o aumento do número de castelos e feudos. e) a contenção das epidemias e doenças. |
Resposta: A Habilidade: Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socio-espaciais.
Disponível em: http://www.historiadigital.org/questoes/questao-muralhas-no-final-da-idade-media/ Acesso em: 17/05/2014 |
Orientações:
a. Não indique a resposta da questão aos alunos. Partindo das discussões anteriores, peça a eles que, individualmente, tentem respondê-la.
b. Escolha alguns alunos da turma para responderem, oralmente, a questão proposta, justificando a razão da escolha.
c. Estabeleça a relação entre a questão do ENEM e a atividade 2.
c. Chame a atenção dos alunos para a habilidade do ENEM, vinculada à questão proposta.
Leitura e interpretação do texto "A cidade medieval"
Até o século XI, as cidades medievais estavam reduzidas às funções religiosas ou administrativas, abrigando apenas a residência de um bispo ou de um rei. A intensificação da vida agrícola e comercial no Ocidente estimulou o seu crescimento e trouxe o aparecimento de novos centros urbanos, localizados ao longo das principais rotas comerciais da Itália, da Alemanha, dos Países Baixos e da França. |
http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/cidade_medieval.html
Acesso em 17/05/2014
Orientações para a atividade:
a. A partir da leitura atenta e individual do texto, os alunos poderão aprofundar algumas ideias trabalhadas na atividade anterior como, por exemplo:
b. Na análise das questões discutidas no texto, oriente os alunos a buscarem outras fontes que lhes possibilitem compreender como os burgos conseguiram se libertar do controle dos senhores feudais e se tornarem independentes. Indique aos alunos o trabalho com as duas fontes abaixo:
Texto 1 "As cidades levantavam-se em terras dos senhores feudais. Esses exigiam dias de trabalho gratuito de seus habitantes. Tinham direito de justiça sobre os cidadãos. O senhor cunhava a moeda, impunha taxas ao comércio e até um imposto sobre pesos e medidas. (...)" (Adaptado de ABRAMSON. História da Idade Média, p. 11-6) |
Texto 2 Pouco a pouco, o poder dos senhores feudais diminuiu, assim como a submissão das cidades às suas leis e impostos. Alguns dos mais importantes comerciantes e mestres artesãos passaram a organizar-se num conselho, conhecido como comuna. Eram eles que administravam as cidades, cobrando taxas e impostos de seus moradores. Foram essas comunas burguesas que, a partir do século XII, passaram a organizar a luta pela autonomia das cidades. Ela foi sendo conquistada aos poucos, ou de forma violenta, quando se armava e derrotava o senhor feudal da região, ou de forma pacifica, ao comprar a independência da cidade, recebendo a carta de franquia do senhor feudal, que dava ampla autonomia aos núcleos urbanos. Disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/baixa-idade-media.htm Acesso em: 17/05/2014 |
c. A partir da leitura e interpretação dos textos, oriente os alunos a elaborarem um pequeno texto onde organizem suas conclusões sobre a independência dos burgos.
Mapa animado
Para que os alunos tenham uma primeira visão geral acerca do desenvolvimento das atividades comerciais, no período analisado, sugira a eles que acessem o link indicado abaixo e observem atentamente o mapa interativo disponível na página, o qual trata das rotas comerciais desenvolvidas entre os séculos XII e XIV.
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[Mapas animados] Tema: 05 - A Idade Média
Acompanhe a cronologia das rotas comerciais medievais que ocorreram entre os séculos XII e XIV. http://www.modernadigital.com.br/pnld2012/conheca-as-obras.php?d=4&c=17&l=objetos_multimidia Acesso em:17/05/2014 |
Em seguida, proponha a leitura e discussão coletiva do texto "Feiras Medievais":
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As feiras eram geralmente realizadas nos burgos (núcleos populacionais que surgiram nas cercanias dos castelos). Nessa época, os núcleos urbanos se ampliaram e novos muros foram construídos para abrigar a expansão urbana e para proteger as atividades comerciais que eram realizadas nos burgos, centro da vida social europeia. O desenvolvimento das atividades comerciais nas feiras foi fundamental para a introdução da moeda como base de troca (compra e venda) de mercadorias. Como as feiras passaram a exercer o intercâmbio entre os diferentes lugares do continente europeu e do mundo, diferentes moedas eram utilizadas nas negociações. A partir de tal momento surgiu uma nova atividade proporcionada pelo comércio das feiras: os cambistas, comerciantes que se especializaram na troca de diferentes moedas. Eles exerceram importante papel para o desenvolvimento comercial, pois os bancos e banqueiros surgiram a partir dessa atividade cambista de troca de moedas. Criaram-se novos sistemas de pagamentos, como letras de feira e letras de câmbio. |
Por Leandro carvalho. Confira o texto completo em: http://www.mundoeducacao.com/historiageral/feiras-medievais.htm Acesso em: 17/05/2014 |
Orientações para a atividade:
a. Os alunos devem ler o texto completo no link indicado acima. Em seguida, devem anotar no caderno:
b. O professor deve solicitar a um aluno que leia a primeira ideia que tenha anotado no caderno e que fale sobre ela. Em seguida, deve perguntar a um segundo aluno se aquela mesma ideia também foi destacada por ele e por quê.
c. A dinâmica continua até que todas as ideias centrais do texto sejam mencionadas. Caso os alunos não mencionem ideias consideradas centrais pelo professor, este deve apresentá-las, discutindo-as.
Importante: oriente os alunos a estabelecerem relações entre o mapa animado e o texto. Eles apresentam questões semelhantes?
d. Ao final da atividade, os alunos devem organizar, por escrito, suas conclusões sobre o tema.
Para professores e alunos:
1. Renascimento urbano e comercial. Por Tales Pinto. Texto disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/renascimento-urbano-medieval.htm
2. Blog: A cidade Medieval. http://cidademedieval.blogspot.com.br/
3. Site: A Idade Média em sala de aula. Organizado por Edlene Oliveira Silva. Disponível em: http://www.idademedianaescola.com.br/
4. Renascimento comercial e urbano: surgem os burgos e a burguesia. Por Fernanda Machado. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/renascimento-comercial-e-urbano-surgem-os-burgos-e-a-burguesia.htm
Acesso em:17/05/2014
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas, leitura e interpretação de fontes imagéticas, exploração e análise de material interativo, trabalhos individuais, em dupla e em grupo, discussão coletiva.
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27/05/2014
Quatro estrelasDinâmica! Vejo movimento, vida na História.