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O desenvolvimento das cidades e do comércio na Europa Medieval

 

21/05/2014

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Trabalho
Ensino Médio Sociologia Mudança e transformação social
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender as transformações que levaram ao desenvolvimento das cidades e do comércio na Europa Medieval.

  • Identificar o surgimento de novas categorias sociais no âmbito do processo de desenvolvimento urbano e comercial ocorrido na Baixa Idade Média.

  • Apontar alterações ocorridas nas relações entre senhores feudais, camponeses e burgueses (habitantes dos burgos), no período focalizado.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A crise do feudalismo na Baixa Idade Média.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas.
  • Leitura e interpretação de fontes imagéticas.
  • Exploração e análise de material interativo.
  • Trabalhos individuais, em dupla e em grupo.
  • Discussão coletiva.

 

Recursos:

  • Computador e internet.
  • Textos.
  • Imagens.
  • Mapa.

 

Módulo 1 - O desenvolvimento das cidades e do comércio na Baixa Idade Média

 

 

Atividade 1

 

Nesta atividade, utilizando computadores conectados à internet, os alunos poderão explorar o material interativo indicado abaixo, cujo tema é o surgimento do comércio e das cidades na Baixa Idade Média.

 

 

Material Interativo: A vida na Baixa Idade Média

 

Idade Média cidades 1 Idade Média cidades 2

 

http://www.modernadigital.com.br/main.jsp?lumPageId=4028818B3D747D6E013D899010755957&IdColecao=8A8A8A833D8C9B1C013DB1A600FD5ECD

No link, em ANO colocar 7o e clicar em p. 2

Acesso em: 17/05/2014

 

Orientações para a atividade:

 

a. No link indicado, clicando em iniciar os alunos, divididos em duplas, poderão explorar o recurso que inclui imagens e áudio (narração relativa às imagens).

 

b. As ideias centrais apresentadas no recurso são:

 

  • Mudanças ocorridas a partir do século X na Europa Medieval levaram ao surgimento ou expansão de outras camadas sociais, ligadas às atividades urbanas.
  • O desenvolvimento de novas técnicas agrícolas aumentou a produtividade.
  • Surgimento de um excedente de produção que podia ser vendido nas cidades.
  • Com o desenvolvimento do comércio, muitas feiras de mercadores se tornaram permanentes, dando origem a novas cidades, os burgos.
  • Os moradores das novas cidades passaram a ser conhecidos como burgueses.
  • A peste negra e a crise do feudalismo.
  • Servos abandonavam o senhorio e fugiam para as cidades.
  • Camponeses livres iam às feiras para  vender seus produtos.
  • Nas cidades, as oficinas contavam com mestres, oficiais e aprendizes.

 

c. Após a incursão dos alunos pelo recurso, o professor poderá reuni-los em um círculo, para que discutam as ideias citadas acima.

 

O trabalho com o recurso tem o objetivo de introduzir a discussão do tema em foco na aula. Nesta perspectiva, o professor deverá incentivar os alunos  a buscar o aprofundamento das ideias mencionadas em outras fontes de estudo.

 

 

Atividade 2

 

Interpretação de imagem

 

Afinal, como era uma cidade medieval? Parecia-se com o conceito que temos de uma cidade nos dias atuais? Para responder a estas questões, os alunos devem fazer um trabalho de interpretação da imagem abaixo indicada. Antes, é preciso que façam a leitura do texto que a antecede:

 

" Esta é uma das primeiras representações medievais de que se tem notícia de uma paisagem urbana. Não por acaso, trata-se de uma obra criada no século XIV, época em que as cidades e o comércio estavam em franco desenvolvimento, alterando as relações sociais na Europa. O pintor Ambrogio Lorenzetti (1290 - 1348) viveu boa parte de sua vida na cidade italiana de Siena, onde pintou alguns dos mais célebres afrescos da Europa ocidental".

(Vista da cidade à beira-mar, Ambrogio Lorenzetti, Pinacoteca di Siena, aproximadamente 1346)

Texto extraído de:

http://media.wix.com/ugd/1a9eea_b75679949aef85a4870c72060f133dd8.pdf?dn=19-%2BAs%2BCidades%2BMedievais.pdf

Acesso em: 17/05/2014

 

http://www.poderesantapia.com/images/art/sassetta/sassettatalamone700.jpg

Acesso em: 17/05/2014

 

 

Orientações para a atividade:

 

a. No link http://media.wix.com/ugd/1a9eea_b75679949aef85a4870c72060f133dd8.pdf?dn=19-%2BAs%2BCidades%2BMedievais.pdf  (Acesso em: 17/05/2014), há uma boa proposta para o trabalho de interpretação da imagem. O professor poderá reproduzi-la para os alunos, com os devidos créditos, ou adaptá-la, conforme as discussões realizadas em suas aulas. Partindo da proposta em questão, é importante que os alunos, divididos em duplas, observem a imagem atentos aos seguintes aspectos:

 

  • Inicialmente, fazer uma descrição detalhada da imagem.
  • Em seguida, refletir sobre: quais elementos permitem afirmar que se trata de uma cidade medieval?
  • Observa-se uma muralha cercando a cidade. Qual o significado delas?
  • Por se tratar de uma pintura do século XIV, como informa o texto que antecede a imagem, é possível concluir que se trata de uma representação bem próxima a de uma cidade medieval do período?

 

b. A partir da análise, proponha que, em discussão coletiva, os alunos respondam à questão formulada na introdução da atividade.

 

c. Promova a socialização do trabalho de interpretação realizado pelas duplas. Possíveis dúvidas ou confusões conceituais devem ser esclarecidas pelo professor.

 

 

Atividade 3

Atividades comerciais e urbanas na Baixa Idade Média: tema no ENEM

 

 

Para aprofundar as discussões a respeito do tema da aula, proponha aos alunos que respondam uma questão do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) sobre o assunto.

 

No ENEM/2011, na prova de História, foi solicitada uma questão sobre a forma como as muralhas e fortificações nos castelos feudais foram modificando sua função à medida que o medievo chegava ao fim.

Reproduza a questão para os alunos ou peça que eles a acessem no link indicado abaixo:

 

Questão 36:

Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da  mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha.


DUBY, G. et al. “Séculos XIV-XV” in: ARIES, P: DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia. das Letras, 1990 (adaptado).

 

As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Este processo está diretamente relacionado com

 

a)      o crescimento das atividades comerciais e urbanas.

b)      a migração de camponeses e artesãos.

c)      a expansão dos parques industriais e fabris.

d)     o aumento do número de castelos e feudos.

e)      a contenção das epidemias e doenças.

RespostaA

Habilidade: Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações socio-espaciais.

 

ENEM

Disponível em: http://www.historiadigital.org/questoes/questao-muralhas-no-final-da-idade-media/

Acesso em: 17/05/2014

 

 

Orientações:

 

a. Não indique a resposta da questão aos alunos. Partindo das discussões anteriores, peça a eles que, individualmente, tentem respondê-la.

b. Escolha alguns alunos da turma para responderem, oralmente, a questão proposta, justificando a razão da escolha.

c. Estabeleça a relação entre a questão do ENEM e a atividade 2.

c. Chame a atenção dos alunos para a habilidade do ENEM, vinculada à questão proposta.

 

 

Atividade 4

 

Leitura e interpretação do texto "A cidade medieval"

 

Até o século XI, as cidades medievais estavam reduzidas às funções religiosas ou administrativas, abrigando apenas a residência de um bispo ou de um rei. A intensificação da vida agrícola e comercial no Ocidente estimulou o seu crescimento e trouxe o aparecimento de novos centros urbanos, localizados ao longo das principais rotas comerciais da Itália, da Alemanha, dos Países Baixos e da França.


Nos períodos do ano em que as estradas se tornavam intransitáveis devido à chuva ou à neve, os mercadores procuravam parar no cruzamento de grandes rotas em portos fluviais ou marítimos, ou junto a uma antiga cidade ou castelo fortificado. Essa permanência logo fazia surgir um bairro mercantil ou manufatureiro – o burgo - ao lado do castelo feudal ou da catedral. A principio, o burgo era apenas "um emaranhado de vielas, cloacas e pocilgas", espremido entre muralhas e portões que se fechavam à noite.


Nele concentravam-se mercadores e artesãos dos diversos ofícios, o que incentivava as trocas com as aldeias dos camponeses visto que os centros urbanos necessitavam de matérias primas e de alimentos. Os burgos, nascidos próximos aos domínios castelos ou catedrais, não tardaram em procurar se libertar do jugo dos senhores feudais, obtendo sua autonomia através da compra da Carta de Franquia, mediante uma indenização paga ao conde ou barão, ou pela guerra.

http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/cidade_medieval.html

Acesso em 17/05/2014

 

Orientações para a atividade:

 

a. A partir da leitura atenta e individual do texto, os alunos poderão aprofundar algumas ideias trabalhadas na atividade anterior como, por exemplo:

  • O aparecimento de novos centros urbanos a partir do século XI na Europa.
  • A concentração de mercadores e artesãos de diferentes ofícios nos burgos.
  • Os burgos, nascidos próximos aos castelos ou catedrais, estavam sob o jugo dos senhores feudais, ou seja, não possuíam autonomia, o que motivou a compra da carta de Franquia.
  • As cidades, aos poucos, se transformaram em centros manufatureiros especializados.
  • As corporações de ofício ou guildas reuniam mestres, oficiais e aprendizes e atuavam na defesa de seus membros.
  • Surgimento de uma elite econômica e política que se distanciou das outras categorias urbanas, adquirindo grande poder.

 

b. Na análise das questões discutidas no texto, oriente os alunos a buscarem outras fontes que lhes possibilitem compreender como os burgos conseguiram se libertar do controle dos senhores feudais e se tornarem independentes. Indique aos alunos o trabalho com as duas fontes abaixo:

 

Texto 1

"As cidades levantavam-se em terras dos senhores feudais. Esses exigiam dias de trabalho gratuito de seus habitantes. Tinham direito de justiça sobre os cidadãos. O senhor cunhava a moeda, impunha taxas ao comércio e até um imposto sobre pesos e medidas. (...)"
 

(Adaptado de ABRAMSON. História da Idade Média, p. 11-6)

Texto 2

Pouco a pouco, o poder dos senhores feudais diminuiu, assim como a submissão das cidades às suas leis e impostos. Alguns dos mais importantes comerciantes e mestres artesãos passaram a organizar-se num conselho, conhecido como comuna. Eram eles que administravam as cidades, cobrando taxas e impostos de seus moradores. Foram essas comunas burguesas que, a partir do século XII, passaram a organizar a luta pela autonomia das cidades. Ela foi sendo conquistada aos poucos, ou de forma violenta, quando se armava e derrotava o senhor feudal da região, ou de forma pacifica, ao comprar a independência da cidade, recebendo a carta de franquia do senhor feudal, que dava ampla autonomia aos núcleos urbanos.

Disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/baixa-idade-media.htm

Acesso em: 17/05/2014

 

c. A partir da leitura e interpretação dos textos, oriente os alunos a elaborarem um pequeno texto onde organizem suas conclusões sobre a independência dos burgos.

 

Atividade 5

Mapa animado

 

Para que os alunos tenham uma primeira visão geral acerca do desenvolvimento das atividades comerciais, no período analisado, sugira a eles que acessem o link indicado abaixo e observem atentamente o mapa interativo disponível na página, o qual trata das rotas comerciais desenvolvidas entre os séculos XII e XIV.

 

mapa

[Mapas animados]

Tema: 05 - A Idade Média

 

Acompanhe a cronologia das rotas comerciais medievais que ocorreram entre os séculos XII e XIV.

http://www.modernadigital.com.br/pnld2012/conheca-as-obras.php?d=4&c=17&l=objetos_multimidia

Acesso em:17/05/2014

 

 

Em seguida, proponha a leitura e discussão coletiva do texto "Feiras Medievais":

 

 

Feiras medievais

As feiras eram geralmente realizadas nos burgos (núcleos populacionais que surgiram nas cercanias dos castelos). Nessa época, os núcleos urbanos se ampliaram e novos muros foram construídos para abrigar a expansão urbana e para proteger as atividades comerciais que eram realizadas nos burgos, centro da vida social europeia.

O desenvolvimento das atividades comerciais nas feiras foi fundamental para a introdução da moeda como base de troca (compra e venda) de mercadorias. Como as feiras passaram a exercer o intercâmbio entre os diferentes lugares do continente europeu e do mundo, diferentes moedas eram utilizadas nas negociações.

A partir de tal momento surgiu uma nova atividade proporcionada pelo comércio das feiras: os cambistas, comerciantes que se especializaram na troca de diferentes moedas. Eles exerceram importante papel para o desenvolvimento comercial, pois os bancos e banqueiros surgiram a partir dessa atividade cambista de troca de moedas. Criaram-se novos sistemas de pagamentos, como letras de feira e letras de câmbio.

Por Leandro carvalho. Confira o texto completo em:

http://www.mundoeducacao.com/historiageral/feiras-medievais.htm

Acesso em: 17/05/2014

 

Orientações para a atividade:

 

a. Os alunos devem ler o texto completo no link indicado acima. Em seguida, devem anotar no caderno:

 

  • As ideias centrais.
  • As dúvidas suscitadas pela leitura.

 

b. O professor deve solicitar a um aluno que leia a primeira ideia que tenha anotado no caderno e que fale sobre ela. Em seguida, deve perguntar a um segundo aluno se aquela mesma ideia também foi destacada por ele e por quê.

 

c. A dinâmica continua até que todas as ideias centrais do texto sejam mencionadas. Caso os alunos não mencionem ideias consideradas centrais pelo professor, este deve apresentá-las, discutindo-as.

 

Importante: oriente os alunos a estabelecerem relações entre o mapa animado e o texto. Eles apresentam questões semelhantes?

 

 

d. Ao final da atividade, os alunos devem organizar, por escrito, suas conclusões sobre o tema.

Recursos Complementares

Para professores e alunos:

 

1. Renascimento urbano e comercial. Por Tales Pinto. Texto disponível em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/renascimento-urbano-medieval.htm

 

2. Blog: A cidade Medieval. http://cidademedieval.blogspot.com.br/

 

3. Site: A Idade Média em sala de aula. Organizado por Edlene Oliveira Silva. Disponível em: http://www.idademedianaescola.com.br/

 

4. Renascimento comercial e urbano: surgem os burgos e a burguesia. Por Fernanda Machado. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/renascimento-comercial-e-urbano-surgem-os-burgos-e-a-burguesia.htm

 

Acesso em:17/05/2014

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas, leitura e interpretação de fontes imagéticas, exploração e análise de material interativo, trabalhos individuais, em dupla e em grupo, discussão coletiva.

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