Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A vida moderna e suas implicações

 

19/06/2014

Autor y Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprimorar as habilidades de oralidade, leitura, interpretação e escrita de textos.
  • Participar das interações em sala da aula, expondo suas opiniões nos debates com os colegas e com o professor (desenvolvimento da oralidade).
  • Conhecer livros-imagens.
  • Explorar sua criatividade na elaboração de histórias.
  • Conhecer e pesquisar sobre as profissões.
  • Identificar as situações estressantes da vida moderna.
  • Interpretar reportagens.
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 5º ano do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2. Conhecendo um livro-imagem

Conforme Maykira Mello, em seu texto introdutório do vídeo Vida moderna, livro sem texto, as imagens, desenhos, fotos e paisagens que vemos, provocam emoções e soltam nossa imaginação. Trazem memórias, histórias, sonhos, entre tantas outras coisas. As cores, formas e grafismos e grafites atraem o nosso olhar desde criança e prendem nossa atenção desde quando somos bebê. Assim, desde pequenos interagimos com todos esses cenários e tentamos de algum modo fazer a leitura desse mundo. É bem provável que os adultos, na época que não sabiam ler, já pegaram um livro de histórias e, se apoiando nas gravuras, contou uma ou muitas histórias. A leitura das imagens antecede a das palavras e pode, inclusive, ser tomada como um primeiro passo à futura leitura da escrita.

Assim, muitas publicações de livros-imagens ou sem texto se direcionam para as crianças na fase pré-escolar ou às que iniciaram na leitura, uma vez que o código pictórico propicia o reconhecimento de objetos e situações por meio de traços e cores sem a necessidade de palavras, criando condições de certa autonomia de leitura.

1. Professor a partir dessas relações do livro-imagem com a descoberta da leitura pelas crianças ainda na alfabetização, proponha aos alunos a leitura do livro: Vida moderna da autora: Semíramis Paterno. Apresente para os alunos o livro ou o vídeo com as imagens da história. Vida Moderna - Livro sem texto. Duração: 3min54seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=lPbvZlRCKCo. Acesso 05 de maio de 2014.

g

Imagem retirada pela autora do site: https://www.youtube.com/watch?v=lPbvZlRCKCo. Acesso em 05 de maio de 2014.

2. Após assistir ao vídeo ou manusear o livro, proponha uma roda de conversa e pergunte o que os alunos acharam do livro.

1) Você já leu algum livro sem texto?

2) Como é possível fazer a leitura de um livro sem palavras?

3) As imagens conseguem transmitir todo o sentido da história?

4) O que você entendeu do livro/vídeo?

Professor explique para os alunos que existem muitos livros chamados: livro-imagem ou livro sem texto. Esses livros são destinados principalmente para crianças que ainda não aprenderam a ler ou que estão começando a viajar no mundo da leitura, mas que o público adulto também é conquistado, pois os livros por serem bem ilustrados podem conter imagens significativas e bem agradáveis à seus olhos. 

3. Solicite uma interpretação coletiva das imagens. Apresente uma imagem de cada vez e proponha que os alunos expliquem o que entenderam a partir das imagens. Proponha aos alunos, individualmente, o registro dessa história no caderno através de pequenas frases para cada página do livro. Solicite a apresentação de alguns registros e proponha uma interpretação coletiva.

4. Escolha um aluno para começar e apresente a primeira página, ele deverá narrar o acontecimento da primeira cena. Sucessivamente escolha outros alunos para narrar os próximos acontecimentos da história.

Professor os alunos deverão retratar na narração dos fatos a realidade de um profissional que trabalha muito e que têm dias e mais dias bem estressantes. Mas que um dia resolve se desfazer desse cotidiano confuso e cansativo para viajar para o campo e lá se desfaz de toda preocupação e tensão que sua vida gera.

d

Fonte: http://www.invasaohacking.com/wp-content/uploads/2011/04/pb-colorida-12.jpg. Acesso em 06 de maio de 2014.

5. Solicite aos alunos uma atenção especial nas imagens e suas cores.

1) Nas primeiras páginas as imagens são de que cor?

2) Qual a relação do estresse no trabalho do personagem com a cor preto e branco?

3) Qual objeto que sempre está colorido?

4) Em quais momentos a imagem do personagem se torna colorida? Em qual ambiente isso acontece? Por que?

Professor o objetivo dessa atividade é a interpretação do livro e a associação que os alunos farão entre os acontecimentos da vida e as cores apresentadas no livro. Relacionando as cores neutras com tédio, cansaço, mau humor e as cores alegres e vivas com momentos de alegria, diversão e felicidade.

5) Proponha aos alunos o registro dessas percepções e impressões através do desenho. Solicite que os alunos formem duplas, dividam uma folha sulfite na metade, sendo que de um lado desenharão com lápis de cor preto e cinza situações tristes, estressantes e ruins e na outra metade com lápis de cores bem vivas e alegres como azul, vermelho, verde, rosa etc.; situações bem alegres, divertidas e boas. Lembre os alunos de desenharem situações vividas por eles.

c

Fonte: http://f.i.uol.com.br/fotografia/2010/10/27/24909-970x600-1.jpeg. Acesso em 06 de maio de 2014.

Professor finalize a aula com a apresentação dos desenhos para toda a turma e exponha em um mural na sala de aula.

Aula 3. Criando nossa própria história sem texto.

Professor entregue para os alunos um gibi com histórias em quadrinhos sem texto. Se não for possível que cada um tenha um gibi, apresente utilizando o Data Show algumas histórias em quadrinhos sem texto.

 

Sugestões de histórias em quadrinhos sem texto.

tg

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-L41R1_xbsa4/TWetQpL9NoI/AAAAAAAAJ14/fQ3OA2Fy7sE/s320/tirinha_historia+em+quadrinhos+sem+texto.jpg. Acesso em 06 de maio de 2014.

l

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-Gypp92m-xXU/TWesrKBwEEI/AAAAAAAAJ10/3yQlMGU74tE/s1600/tirinha+sem+texto_turma+da+monica.jpg. Acesso em 06 de maio de 2014.

 

Proponha aos alunos que criem sua própria história em quadrinho sem texto. Entregue para cada aluno uma folha com 6 quadrinhos em branco para que os alunos criem sua história. Lembre os alunos que como o livro “Vida moderna” a história deve conter cenas com uma sequência coerente para uma boa interpretação dos leitores. A história deve conter um personagem e sua profissão.

              
     

 

Fonte: Imagem da própria autora.

Troca-troca: finalizada a criação da história proponha aos alunos que troquem sua história com o colega para ele interpretá-la. O aluno que recebeu a história do colega terá que explicar o que entendeu da história para o aluno-criador e este observará se sua história foi bem interpretada. Solicite que os alunos troquem suas histórias com outros colegas da turma para que todos leiam e interpretem a história.

Aula 4. Como é a nossa vida moderna?

1. Professor retome as imagens do livro e escolha um texto construído pelos alunos nas aulas anteriores com a narração da história. Proponha uma roda de conversa sobre o título do livro: Vida moderna. Essa atividade tem como objetivo refletir sobre nossa vida e suas obrigações e preocupações relacionadas com a vivência do personagem da história.

1) Como é a vida moderna do personagem? É estressante e cansativa?

2) Como é a nossa vida atualmente? Corremos muito e temos muitas preocupações?

3) Somente os adultos ficam estressadas com tantas informações e obrigações ou as crianças também?

Para fomentar a roda de conversa apresente algumas imagens que retratam a vida moderna.

c

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-uyrxKZku6kE/TdBZxNl7MzI/AAAAAAAAADY/a9IYR8zlKpM/s320/sono.jpg. Acesso em 07 de maio de 2014.

f

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_quAGZUoOUxY/S9kX7FRkckI/AAAAAAAAAFc/JaYa-qafO1E/s320/1207413130fvQly0.jpg. Acesso em 07 de maio de 2014.

sds

Fonte: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRE9qLaCpVTK4bgBU-rpUDST9sF1E5YL-Y76uBMor0XwjbQ4E1TPg. Acesso em 07 de maio de 2014.

d

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-z41d5qrlyx4/T6PW5GTQ0CI/AAAAAAAAA8k/D-RxsbuIV08/s1600/vida+moderna.jpg. Acesso em 07 de maio de 2014.

d

Fonte: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/336456/mn/1221832366.jpg. Acesso em 07 de maio de 2014.

 

2. Crianças e o estresse. Professor continue a roda de conversa e foque no estresse na infância. Pergunte aos alunos em que situações as crianças ficam estressadas. As falas dos alunos serão relacionadas à brigas e separações dos pais; ausência dos pais; sobrecarga de atividades; cobrança excessiva; doenças; nascimento de irmãos entre outras.

d

Fonte: http://content-portal.istoe.com.br/istoeimagens/imagens/mi_6402372118735804.jpg. Acesso em 08 de maio de 2014.

3. Proponha uma atividade em dupla. Com uma folha sulfite os alunos escreverão a lista de situações estressantes que a turma enfrenta e irão propor soluções para diminuir ou acabar com esse estresse. Os alunos deverão escrever frases para solucionar o problema e desenhos para ilustrar. Finalizada a atividade solicite aos alunos a apresentação das soluções encontradas pela dupla.

4. Tarefa de casa. Professor proponha aos alunos que recortem de revistas e jornais situações de estresse da vida moderna, semelhantes às apresentadas no início da aula. Os alunos deverão colar essas imagens no caderno e propor também soluções para diminuir ou acabar com o estresse que as pessoas possuem nessa vida moderna. A apresentação dessa atividade será na próxima aula. Nessa tarefa os alunos irão expor sua opinião a cerca dos problemas e dos estresses que as pessoas vivenciam e como eles influenciam suas vidas.

Aulas 5 e 6. O estresse da vida moderna e a atividade física

1. Retome a atividade proposta na aula anterior e solicite aos alunos que colem sua atividade no mural da sala de aula. Os alunos conhecerão o trabalho dos colegas fazendo uma visita a esse mural. Finalizando a visita proponha à alguns alunos a explicação das atividades.

2. Sobre o estresse faça uma dinâmica com os alunos em relação aos sintomas desse estresse. Construa fichas com sintomas que pessoas estressadas possuem. Cada aluno, um por vez, pegará a ficha e através da mímica representará esse sintoma.

Exemplo de ficha:

Irritação
Insônia
Mau humor

 

Fonte: Imagem da própria autora.

3. Pergunte aos alunos como podemos melhorar esses sintomas de estresse e que atividades, tanto as crianças como os adultos, poderão fazer para não ficar tanto estressado. Explique para os alunos que a atividade física é um excelente remédio contra o estresse. Com ela as pessoas reduzem os níveis de ansiedade, irritação, melhoram o humor, aumentam a sensação de bem estar, elevam a autoestima e melhoram a qualidade do sono. Comente também que, para as crianças, o brincar e ter momentos de lazer durante o dia, as auxiliam no combate ao estresse.

f

Fonte: http://www.senado.gov.br/senado/portaldoservidor/jornal/jornal87/Imagens/metas.jpg. Acesso em 08 de maio de 2014.

f

Fonte: http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/7a/1b/nw/7a1bnwzo6dfjxl7atjcznedx0.jpg. Acesso em 08 de maio de 2014.

4. Construa com os alunos uma lista de atividades físicas divertidas e prazerosas para realizar em sala de aula. Determine as atividades físicas que mais aparecem na lista e proponha uma ordem de realização das atividades.

Ex.: Jogar futebol; pular corda; dançar; corridas; brincar de pique esconde, entre outras.

g

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-8sr9NrEk7U8/TvDeFoO67uI/AAAAAAAAAH8/qxx89ua3umw/s1600/ainara-209.jpg. Acesso em 09 de maio de 2014.

Aula 7. Conhecendo as profissões estressantes.

1. Professor retome com os alunos o personagem do livro “Vida Moderna” e sua profissão: trabalha em um escritório horas por dia com muitos documentos para ler e analisar. Pergunte aos alunos se a profissão que as pessoas exercem pode influenciar no estresse e se eles conhecem pessoas que ficam bastante estressadas com o trabalho.

2. Entregue para cada dupla de aluno a reportagem escrita: Veja lista com os 10 empregos mais e menos estressantes para 2014. Disponível em: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/01/veja-lista-com-os-10-empregos-mais-e-menos-estressantes-para-2014.html. Acesso em 09 de maio de 2014. Após a leitura explique para os alunos cada função exercida pelas profissões descritas nas listas. Solicite aos alunos que leiam a pesquisa e respondam as seguintes questões interpretando a reportagem.

a) Fonte da pesquisa: nome do site e país de origem.

b) Lista dos 10 empregos mais estressantes.

c) Lista dos 10 empregos menos estressantes.

d) Circule o emprego que você considera que não deve pertencer a lista de empregos mais estressantes e o emprego que não deve pertencer a lista de empregos menos estressantes e explique o porque.

3. Proponha uma pesquisa com os familiares sobre as profissões estressantes. Apresente um instrumento para a realização da pesquisa e solicite aos alunos que façam a pesquisa com 1 pessoa da família. A devolução e a discussão da pesquisa serão realizadas na próxima aula.

Roteiro de perguntas:

1)     Nome:

2)     Profissão:

3)     Quantas horas trabalha por dia:

4)     Você considera sua profissão estressante? Por que?

d

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-H-wG3uT9Vms/ULXMs1AkYoI/AAAAAAAAIAU/l9PeWgp7uDA/s1600/entrevista.jpg. Acesso em 10 de maio de 2014.

Aulas 8 e 9.Analisando as pesquisas.

1. Professor proponha a análise das pesquisas coletivamente. Liste no quadro todas as profissões que aparecem na pesquisa e construa um ranking das profissões que mais aparecem. Solicite que os alunos listem no caderno esse ranking. Sugestão de registro:

1° Médico

2° Professor

3° Pedreiro

4° Vendedor

5° Atendente de telemarketing.

Proponha a comparação das profissões que os familiares responderam a pesquisa com a lista de profissões mais e menos estressantes apresentadas na reportagem da aula anterior. Solicite aos alunos que grifem as profissões que aparecem nas duas pesquisas e elaborem coletivamente com o professor um parágrafo sobre a observação realizada.

Exemplo: Observamos que as profissões: Bombeiro e costureira aparecem tanto em nossa pesquisa como na reportagem sobre as profissões mais e menos estressantes. A profissão de bombeiro é considerada muito estressante já a de costureira pouco estressante.

2. Liste no quadro a quantidade de horas que os entrevistados trabalham por dia. Proponha aos alunos que somem a quantidade de horas e depois façam uma média em relação a quantidade de entrevistados. Professor explique para os alunos como fazer essa média: somatória de todas as horas de trabalho e dividindo com o número de entrevistados.

Somatória de horas de trabalho por dia: 180 horas
Entrevistados: 30
Média: 180/30: 6 horas por dia.

Fonte: Imagem da própria autora.

Construa um parágrafo coletivamente relacionando o resultado obtido.

Exemplo: Observamos que a média de horas trabalhadas pelos nossos entrevistados é de 6 horas por dia.  Sendo que a profissão Médico é a que possui mais horas trabalhada: 9 horas por dia e Professor 5 horas por dia.

3. Liste no quadro a quantidade de respostas que os entrevistados responderam em relação à profissão ser estressante ou não. Solicite aos alunos que façam no caderno a somatória de entrevistados que consideram sua profissão estressante ou não. Proponha a análise percentual.

30 entrevistados

25 consideram sua profissão estressante.

5 não consideram sua profissão estressante.      

30 entrevistados – 100%

25 entrevistados – x

Fonte: Imagem da própria autora.

83% consideram sua profissão estressante e 17% não consideram sua profissão estressante.

Construa um parágrafo coletivamente relacionando o resultado obtido.

Exemplo: De acordo com a nossa pesquisa a maioria dos entrevistados considera sua profissão estressante (83%) e 17% consideram sua profissão tranquila e sem muitas preocupações e tensões.

Professor construa com os alunos cartazes com os resultados da pesquisa feita e cole em murais da escola

Recursos Complementares

CROZERA, Luiz Carlos. Criança também se estressa? Disponível em: http://www.institutohipnologia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16:estresse-infantil&catid=6:gerais&Itemid=18. Acesso em 07 de maio de 2014.

ABBASI, Jennifer; LUCIRIO, Ivonete. De olho no estresse: aprenda a reconhecer os 10 principais sintomas. Disponível em: http://mdemulher.abril.com.br/saude/reportagem/prevencao-trata/estresse-aprenda-reconhecer-10-principais-sintomas-762642.shtml. Acesso em 07 de maio de 2014.

ABRANCHES, Carolina. Estresse é amenizado com a prática de atividade física. Disponível em: http://bemstar.globo.com/sa/index.php?tipo=2&sa=materias&t=2&id_mat=990. Acesso em 07 de maio de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história do livro-imagem, entender e identificar como a vida moderna reflete na vida das pessoas; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.