09/06/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Nenhum conhecimento sistemático específico é necessário.
Módulo 1
Professor, esta aula tem como finalidade apresentar o condicional tipo 1, sendo que, para isso, o tema escolhido foi festa (figura 1). Neste primeiro módulo, os alunos aprenderão os nomes de diversos tipos de festas comumente celebradas nos países de língua inglesa.
Figura 1 - Parties
Fonte: http://sweetrosestudio.com/2012/12/most-popular-parties-of-2012.html. Acesso em 27 de maio de 2014.
ATIVIDADE 1
Esta é uma atividade de brainstorm. Desenhe, no quadro, um esquema radial, com a palavra festa no centro, ou, se preferir, projete a figura 2, com o auxílio de um projetor data show. Peça aos alunos para listarem todos os tipos de festas que eles conhecem. Vá coletando as informações, registrando-as no esquema radial.
Figura 2 - Types of parties - brainstorm
Fonte: Arquivo da autora.
Em seguida, os alunos farão duas atividades para aprenderem o nome de vários tipos de festa. A primeira é um exercício de ligar o nome da festa com a sua definição e a segunda atividade é uma palavra-cruzada.
ATIVIDADE 2
Distribua cópias da figura 3 para os alunos. Peça a eles que liguem o nome da festa com a sua respectiva definição.
Figura 3 - Types of parties - Match
Fonte: Arquivo da autora.
Comentário: Padrão de respostas esperado: 3, 6, 5, 1, 2, 4.
ATIVIDADE 3
Esta atividade é uma palavra-cruzada sobre tipos de festas. Distribua cópias da figura 4 para os alunos e conceda alguns minutos para a realização da tarefa. É conselhável que os alunos disponham de alguns dicionários para consulta em sala-de-aula.
Figura 4 - Crosswords
Fonte: Arquivo da autora.
Across
4. A party to give thanks to God
8. A party to say goodbye
Down
1. A party to celebrate a new house
2. A party for a person who does not know about it
3. A party just for women, thrown the day before the marriage
5. A party to celebrate all the saints
6. A party just for men, thrown the day before the marriage
7. A party to celebrate the end of college
Comentário: Padrão de respostas esperado: Across: THANKSGIVING, FAREWELL. Down: HOUSEWARMING, SURPRISE, HEN, HALLOWEEN, STAG, GRADUATION.
Módulo 2
Neste módulo, os alunos irão aprender a estrutura do condicional tipo1 e serão capazes de produzir frases orais e escritas. O assunto abordado é a organização de uma festa.
ATIVIDADE 1
Professor, entregue cópias do diálogo abaixo para os alunos e conceda alguns instantes para que eles o leiam silenciosamente. Explique aos alunos que Sam e Claire estão organizando uma festa para os amigos da escola. Neste diálogo, eles falam sobre algumas decisões que estão tomando para a festa.
Sam: How many people are coming?
Claire: I don't know exactly. If there are more than twelve guests, we'll have to make it outdoors.
Sam: Do you think the beverages will be here on time?
Claire: If they aren't here on time, we´ll ask Mike to pick them up.
Sam: Is anyone a vegetarian?
Claire: I don't think so, but if someone is a vegetarian, we'll have to order some vegetarian food.
Sam: What will we do if it rains?
Claire: I don't know. If it rains, our party will be a fiasco!
Fonte: Texto elaborado pela autora.
Após a leitura e verificação do vocabulário, apresente aos alunos o condicional tipo 1. Explique que este tipo de sentença é usado quando existe uma condição para que algo aconteça. Em outras palavras, existe uma condição no presente para que uma consequência futura aconteça. O diálogo mostrado acima traz quatro exemplos de sentenças deste tipo. Peça aos alunos que destaquem essas sentenças. Em seguida, peça a eles para observarem como essas frases são construídas e a partir daí, escreva no quadro, ou projete a figura 5, mostrando como é formada a estrutura do Condicional tipo 1.
Comentário: Padrão de respostas esperado:
1) If there are more than twelve guests, we'll have to make it outdoors.
2) If they aren't here on time, we´ll ask Mike to pick them up.
3) If someone is a vegetarian, we'll have to order some vegetarian food.
4) If it rains, our party will be a fiasco!
Figura 5 - First Conditional.
Fonte: Arquivo da autora.
ATIVIDADE 2
Professor, o exercício seguinte é de completar as sentenças. Informe aos alunos que a ordem das frases pode ser invertida, ou seja, a frase: "If it rains, our party will be a fiasco" pode também ser escrita da forma: "Our party will be a fiasco if it rains". Distribua cópias do exercício abaixo para todos e peça para que eles completem as sentenças.
Complete the sentences:
a) If there are only ten guests, _________________________________________.
b) The party will be by the swimming pool if ______________________________.
c) We’ll serve non-alcoholic drinks if ____________________________________.
d) If it is sunny, the guests will wear _____________________________________.
e) If the party is in the evening, we will serve _____________________________.
f) If we have more money, we will ______________________________________.
g) If we are short of money, ___________________________________________.
h) The decoration will be fancy if _______________________________________.
ATIVIDADE 3
Agora que os alunos conhecem o condicional, peça a eles que pensem sobre a organização de uma festa. Eles deverão tomar decisões sobre diversos itens da festa, conforme as condições disponíveis (clima, dinheiro, número de convidados, tipos de comidas e bebidas, etc.). Distribua cópias do exercício abaixo para os alunos e peça para que eles construam frases condicionais para cada item. Um exemplo é dado para a letra a.
Make conditional sentences for each of the items below.
Example: If we send the invitation by post, it will take two or three days and it will cost some money.
a) Invitation – by e-mail or by post?
b) Venue – home or club?
c) Time – afternoon or evening?
d) Food – meal or snacks?
e) Beverages – alcoholic or non-alcoholic drinks?
A seguir, os alunos apresentam suas sentenças para a sala, oralmente.
Diversas atividades sobre o Condicional tipo 1 podem ser encontradas nos endereços abaixo:
a) http://www.agendaweb.org/verbs/conditional-first-exercises.html (acesso em 27 de maio de 2014);
b) http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/if_clauses/type_1_statements.htm (acesso em 27 de maio de 2014);
c) http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/conditional-sentences/type-1/exercises (acesso em 27 de maio de 2014);
d) http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=5812 (acesso em 27 de maio de 2014);
e) http://www.esl-library.com/pdf/lessons/636.type1.pdf (acesso em 27 de maio de 2014).
A avaliação desta aula deverá ser feita durante as atividades, pela observação do envolvimento e do desempenho dos alunos nos diversos exercícios propostos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!