Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LET'S PARTY - FIRST CONDITIONAL

 

09/06/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identify and use the Conditional type 1 (Identificar e usar o Condicional tipo 1);
  • List several types of parties commonly celebrated in English-speaking countries (Listar diversos tipos de festas comumente celebradas em países de língua inglesa).
Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento sistemático específico é necessário.

Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

 

Professor, esta aula tem como finalidade apresentar o condicional tipo 1, sendo que, para isso, o tema escolhido foi festa (figura 1). Neste primeiro módulo, os alunos aprenderão os nomes de diversos tipos de festas comumente celebradas nos países de língua inglesa.

 

Figura 1 - Parties

parties

Fonte: http://sweetrosestudio.com/2012/12/most-popular-parties-of-2012.html. Acesso em 27 de maio de 2014.

ATIVIDADE 1

 

Esta é uma atividade de brainstorm. Desenhe, no quadro, um esquema radial, com a palavra festa no centro, ou, se preferir, projete a figura 2, com o auxílio de um projetor data show. Peça aos alunos para listarem todos os tipos de festas que eles conhecem. Vá coletando as informações, registrando-as no esquema radial. 

 

Figura 2 - Types of parties - brainstorm 

Brainstorm

Fonte: Arquivo da autora.

 

Em seguida, os alunos farão duas atividades para aprenderem o nome de vários tipos de festa. A primeira é um exercício de ligar o nome da festa com a sua definição e a segunda atividade é uma palavra-cruzada.

 

ATIVIDADE 2

 

Distribua cópias da figura 3 para os alunos. Peça a eles que liguem o nome da festa com a sua respectiva definição.

 

Figura 3 - Types of parties - Match

match

Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: 3, 6, 5, 1, 2, 4.

 

ATIVIDADE 3

 

Esta atividade é uma palavra-cruzada sobre tipos de festas. Distribua cópias da figura 4 para os alunos e conceda alguns minutos para a realização da tarefa. É conselhável que os alunos disponham de alguns dicionários para consulta em sala-de-aula.

 

Figura 4 - Crosswords

crosswords

Fonte: Arquivo da autora.

 

Across

4. A party to give thanks to God

8. A party to say goodbye

 

Down

1. A party to celebrate a new house

2. A party for a person who does not know about it

3. A party just for women, thrown the day before the marriage

5. A party to celebrate all the saints

6. A party just for men, thrown the day before the marriage

7. A party to celebrate the end of college

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: Across: THANKSGIVING, FAREWELL. Down: HOUSEWARMING, SURPRISE, HEN, HALLOWEEN, STAG, GRADUATION.

 

Módulo 2

 

Neste módulo, os alunos irão aprender a estrutura do condicional tipo1 e serão capazes de produzir frases orais e escritas. O assunto abordado é a organização de uma festa.

 

ATIVIDADE 1

 

Professor, entregue cópias do diálogo abaixo para os alunos e conceda alguns instantes para que eles o leiam silenciosamente. Explique aos alunos que Sam e Claire estão organizando uma festa para os amigos da escola. Neste diálogo, eles falam sobre algumas decisões que estão tomando para a festa.

 

Sam: How many people are coming?

Claire: I don't know exactly. If there are more than twelve guests, we'll have to make it outdoors.

Sam: Do you think the beverages will be here on time?

Claire: If they aren't here on time, we´ll ask Mike to pick them up.

Sam: Is anyone a vegetarian?

Claire: I don't think so, but if someone is a vegetarian, we'll have to order some vegetarian food.

Sam: What will we do if it rains?

Claire: I don't know. If it rains, our party will be a fiasco!

 

Fonte: Texto elaborado pela autora.

 

Após a leitura e verificação do vocabulário, apresente aos alunos o condicional tipo 1. Explique que este tipo de sentença é usado quando existe uma condição para que algo aconteça. Em outras palavras, existe uma condição no presente para que uma consequência futura aconteça. O diálogo mostrado acima traz quatro exemplos de sentenças deste tipo. Peça aos alunos que destaquem essas sentenças. Em seguida, peça a eles para observarem como essas frases são construídas e a partir daí, escreva no quadro, ou projete a figura 5, mostrando como é formada a estrutura do Condicional tipo 1.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: 

1) If there are more than twelve guests, we'll have to make it outdoors.

2) If they aren't here on time, we´ll ask Mike to pick them up.

3) If someone is a vegetarian, we'll have to order some vegetarian food.

4) If it rains, our party will be a fiasco!

 

Figura 5 - First Conditional.

First Cond

Fonte: Arquivo da autora.

 

ATIVIDADE 2

 

Professor, o exercício seguinte é de completar as sentenças. Informe aos alunos que a ordem das frases pode ser invertida, ou seja, a frase: "If it rains, our party will be a fiasco" pode também ser escrita da forma: "Our party will be a fiasco if it rains". Distribua cópias do exercício abaixo para todos e peça para que eles completem as sentenças.

 

Complete the sentences:

a)     If there are only ten guests, _________________________________________.

b)     The party will be by the swimming pool if ______________________________.

c)      We’ll serve non-alcoholic drinks if ____________________________________.

d)     If it is sunny, the guests will wear _____________________________________.

e)     If the party is in the evening, we will serve _____________________________.

f)      If we have more money, we will ______________________________________.

g)     If we are short of money, ___________________________________________.

h)     The decoration will be fancy if _______________________________________.

 

ATIVIDADE 3

 

Agora que os alunos conhecem o condicional, peça a eles que pensem sobre a organização de uma festa. Eles deverão tomar decisões sobre diversos itens da festa, conforme as condições disponíveis (clima, dinheiro, número de convidados, tipos de comidas e bebidas, etc.). Distribua cópias do exercício abaixo para os alunos e peça para que eles construam frases condicionais para cada item. Um exemplo é dado para a letra a.

 

Make conditional sentences for each of the items below.

Example: If we send the invitation by post, it will take two or three days and it will cost some money.

 

a)     Invitation – by e-mail or by post?

b)     Venue – home or club?

c)     Time – afternoon or evening?

d)     Food – meal or snacks?

e)     Beverages – alcoholic or non-alcoholic drinks? 

 

A seguir, os alunos apresentam suas sentenças para a sala, oralmente.

Recursos Complementares

Diversas atividades sobre o Condicional tipo 1 podem ser encontradas nos endereços abaixo:

a) http://www.agendaweb.org/verbs/conditional-first-exercises.html (acesso em 27 de maio de 2014);

b) http://www.englisch-hilfen.de/en/exercises/if_clauses/type_1_statements.htm (acesso em 27 de maio de 2014);

c) http://www.ego4u.com/en/cram-up/grammar/conditional-sentences/type-1/exercises (acesso em 27 de maio de 2014);

d) http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=5812 (acesso em 27 de maio de 2014);

e) http://www.esl-library.com/pdf/lessons/636.type1.pdf (acesso em 27 de maio de 2014).

Avaliação

A avaliação desta aula deverá ser feita durante as atividades, pela observação do envolvimento e do desempenho dos alunos nos diversos exercícios propostos. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.