Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Carne vermelha: anjo ou demônio?

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Nutrição e Dietética
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Verificar a importância atribuída à carne vermelha na alimentação.

  • Avaliar os hábitos alimentares envolvendo carne vermelha.

  • Enumerar mitos e crenças acerca da carne vermelha na alimentação.

  • Identificar os prós e os contras de se consumir carne vermelha.

  • Apontar os mitos e verdades sobre os malefícios do consumo de carne vermelha e saúde.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de anatomia e fisiologia humana.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; elaboração de projeto de pesquisa; coleta, tabulação e análise de dados; elaboração e socialização de relatório de pesquisa; estudo e produção de textos;  publicação de relatórios de pesquisa em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais.

Módulo 1- Carne vermelha: benefícios e malefícios

Atividade 1- Introdução ao tema

Para apresentar e ilustrar o tema da aula, sugerimos que o professor salve as imagens a seguir em seu computador e projete-as para os alunos utilizando o aparelho data show.

Enquanto projeta a primeira imagem sugerimos que o professor estabeleça um diálogo com os alunos, fazendo indagações como as sugeridas a seguir.

 

churrasco

Imagem 1. Disponível em: http://www.radionovasertaneja.net/blog/wp-content/uploads/2013/02/food3.jpeg. Acesso em 26/05/2014.

Questões

  • O que esta imagem desperta em vocês?

  • Que tipo de carne é esta?

  • Quais são os benefícios deste tipo de carne para a saúde?

  • Este tipo de carne pode ser prejudicial à saúde? Por quê?

Após ouvir os argumentos dos alunos, o professor deverá projetar a segunda imagem, fazendo indagações como as sugeridas a seguir.

 

infertilidade masc

Imagem 2. Disponível em: http://www.jornalvozdooeste.com.br/arquivos/2011/10/CARNE-X-FERTILIDADE-MASCULINA.jpg. Acesso em 26/05/2014.

Questões

  • Que mensagem esta charge transmite?

  • Esta charge tem algum fundamento científico? Explique.

No final deste diálogo, o professor deverá questionar novamente: afinal, a carne faz bem ou mal à saúde?

O professor deverá permitir que os alunos façam suas defesas e, após se posicionarem espontaneamente, propor o estudo de textos que fundamentem os benefícios e malefícios que a carne vermelha traz à saúde de quem a consome.

Atividade 2- Fundamentação teórica

Para fundamentação teórica sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam a leitura dos textos indicados a seguir, disponibilizados on line.

Propomos que o professor distribua os alunos em grupos e atribua pelo menos quatro textos para que cada grupo os leia. O grupo deverá discutir o conteúdo dos textos e escolher um relator para apresentá-los na socialização para toda a turma. Os grupos que socializarão os mesmos textos deverão discuti-los previamente e, havendo consenso, um relator representa os dois grupos.

O professor deverá cuidar para que nenhum texto fique sem ser lido. Uma opção para que isso não aconteça é fazer o sorteio dos textos para os grupos.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente os textos em seu computador e disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda disponibilizar uma cópia impressa para cada aluno.

Cada grupo deverá efetuar os seguistes registros, ao longo das leituras.

  • Enumerar os prós e os contras de se consumir carne vermelha.

  • Apontar os mitos e verdades sobre os malefícios do consumo de carne vermelha e saúde.

Textos e endereços para acesso

 

Atividade 3- Socialização das leituras e discussão

Terminada a discussão nos grupos, o professor deverá organizar a sala para a socialização dos textos pelos relatores, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Cada aluno deverá fazer registros ao longo das apresentações dos colegas. Se tiver dúvidas deve pedir esclarecimentos aos colegas e/ou ao professor. Se tiver interesse em saber mais sobre o assunto, deverá ler, em casa, as matérias que lhe chamaram a atenção e não foram discutidas pelo seu grupo.

Atividade 4 - Júri simulado

Para aprofundar as discussões e fechar o módulo 1, o professor deverá utilizar a dinâmica do Júri Simulado, abordando a seguinte questão: “Carne vermelha: anjo ou demônio?"

As instruções para a aplicação desta dinâmica estão disponíveis em endereços como o indicado a seguir.

Dinâmicas: como fazer um júri simulado. Disponível em: http://www.mundojovem.com.br/dinamicas/como-fazer-um-juri-simulado. Acesso em 19/03/2014.

 

Atividade 5 - Produção de texto

De posse de todas as informações e registros, o professor deverá organizar os alunos em grupos de três componentes para produção de um texto sobre o tema "Consumo de carne vermelha: um hábito a ser repensado?" Este texto comporá o relatório de pesquisa.

MÓDULO 2 - PRODUZINDO E SOCIALIZANDO NOVOS CONHECIMENTOS

Atividade 1 - Elaboração de projeto de pesquisa

O mesmo grupo anterior de três alunos deverá, a partir das situações com as quais teve contato ao longo desta proposta, elaborar um problema de pesquisa baseado naquilo que gostariam de saber e pesquisar em sua comunidade. A partir deste problema de pesquisa, deverão estabelecer os objetivos e o universo de sua investigação e elaborar um questionário para coleta de dados.

Um exemplo

Problema de pesquisa: i) O que as pessoas sabem sobre o consumo de carne vermelha? ii) Qual é a importância atribuída à carne vermelha para a saúde?

Objetivos: i) Verificar a importância atribuída à carne vermelha na alimentação; ii) avaliar os hábitos alimentares envolvendo carne vermelha; iii) levantar mitos e crenças acerca da carne vermelha na alimentação.

Universo da pesquisa: 20 adultos da comunidade onde os alunos moram.

Questionário

1- Você come carne vermelha? Por quê?

2- Quantas vezes por semana você come carne vermelha? Em que quantidade?

3- Quais são os outros tipos de carne que come? Quantas vezes por semana?

4- Quais são os benefícios e os malefícios a carne vermelha na alimentação?

 

pontos + - carne vermelha

Imagem disponível em http://garotabeleza.com.br/wp-content/uploads/pontos-positivos-e-negativos-de-comer-carne-vermelha.jpg. Acesso em 30/05/2014.

Atividade 2 - Aplicação dos questionários e tabulação dos dados

Os alunos poderão coletar dados, utilizando o questionário, por escrito ou por meio de entrevistas ao vivo, gravadas por celulares ou câmeras.

Para a tabulação dos dados, os alunos deverão ser organizados em grupos de seis elementos. Este grupo deverá reunir os dados e agrupá-los de acordo com aspectos coincidentes.

Após esta tabulação, gráficos que apresentem esses dados deverão ser produzidos pelos alunos para uma melhor visualização dos resultados de suas pesquisas.

Interdisciplinaridade

A construção de gráficos poderá ser realizada de forma manuscrita no caderno ou no computador, usando o programa destinado para essa finalidade. Em ambos os casos, os alunos poderão fazê-los em uma aula de Matemática e/ou de Laboratório de Informática, após estabelecida a parceria entre os professores destas disciplinas.

Atividade 3 – Apresentação e discussão dos resultados da pesquisa

Depois de tabulados os dados e produzidos os gráficos, o momento é de socialização. Cada grupo apresentará os resultados de sua pesquisa para a turma; discutirá os dados, apresentando pontos de vista baseados naquilo que já foi estudado o momento. Para finalizar esta atividade, o professor deverá solicitar aos alunos que registrem os resultados das pesquisas e guardem esses registros para posteriormente elaborarem as  conclusões da pesquisa.

Atividade 4- Elaboração do relatório de pesquisa.

Após a discussão e considerações,  propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organize um relatório, contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula. A pesquisa realizada, a discussão dos dados e as conclusões parciais deverão ser  retomadas, neste momento.

O termo relatório, neste caso, é utilizado para descrever uma narração do que se passou, do que foi observado e as conclusões da pesquisa realizada.

Para que se possa redigir um relatório de pesquisa é preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados já sejam conhecidos. O percurso do relatório é dado pelos fatos observados, durante a realização da pesquisa, e pelos resultados por ela alcançados.

Propomos nesta atividade a elaboração de um relatório, compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor deverá fornecer aos alunos as seguintes instruções:

1º) A página inicial do relatório deverá apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o título da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.

2º) Introdução: esta seção do relatório é justamente o espaço em que se faz uma recapitulação do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, deverá ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor deverá orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdução. 

3º) Justificativa: qual é a importância ou relevância do tema e/ou da pesquisa? Para produção deste texto, os alunos deverão retomar os registros feitos ao longo das atividades anteriores.

4º) Material e Métodos (Metodologia): o professor  deverá orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narração, em que se apresentará, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realização da pesquisa: formação das duplas ou grupos; leitura de textos; pesquisas na internet; levantamento, tabulação e análise dos dados, resolução de questões de estudo/pesquisa, debates.

5º) Resultados e Discussão: deverão aparecer, neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos.

6º) Conclusão: o professor deverá solicitar aos alunos que, neste ponto do relatório, apresentem a que conclusão chegaram ao final de toda a pesquisa realizada.  O professor deverá orientar os alunos para retomarem os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Será preciso incluir no relatório a confissão das restrições operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execução da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclusões.

7º) Referências Bibliográficas: Neste item, deverão ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (autor/título do texto/endereço eletrônico/data de acesso).  Para mais informações acerca da normatização de referências bibliográficas, o professor poderá consultar o seguinte endereço eletrônico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 . Acesso em: 30/05/2014.

Atividade 5- Publicação do relatório de pesquisa - Socialização na rede

Toda a produção dos alunos na atividade anterior deverá ser enviada ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos  deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em: 30/05/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site e rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

carne não

Imagem disponível em: http://diariodetreinante.com.br/site/wp-content/uploads/2010/10/carne-n%C3%A3o.png. Acesso em 30/05/2014.

Recursos Complementares

VARELLA, Dráuzio. Os prazeres da carne vermelha. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/obesidade/os-prazeres-da-carne-vermelha/. Acesso em 26/05/2014.

Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: os registros, os textos; o desempenho dos alunos no júri simulado; a produção do projeto; o desenvolvimento da pesquisa; a produção do relatório e a socialização na rede.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.