Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ser que representa a turma

 

29/10/2009

Autor e Coautor(es)
LUIS FELIPE DE SOUZA CARBOGIM
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: diversidade cultural e interculturalidade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Realizar uma pintura que represente a sua turma.

Executar o processo técnico da confecção de tintas com pigmentos naturais de origem vegetal e mineral.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A aula "Grafismo corporal de indígenas brasileiros e tatuagem contemporânea".

Estratégias e recursos da aula

Antes de iniciar a descrição da aula quero apenas contextualizá-la. Eu trabalhava com uma turma de EJA na qual havia segregação: o grupo dos mais jovens e o grupo dos menos jovens. Isto estava atrapalhando o processo de aprendizagem em Artes. Estas aulas foram uma forma de aproximar a turma através de uma atividade que necessitou da colaboração de todos, o assunto girando em torno do corpo e da corporeidade também serviu bastante para aproximá-los, quebrando preconceitos e ajudando-os a perceber-se enquanto coletividade heterogênea.

Sugiro que esta aula seja desenvolvida interdisciplinarmente com os professores de História e principalmente de Sociologia. Em vários momentos a aula irá estrapolar para discussões relativas a estas duas outras áreas do conhecimento, as contribuições destas disciplinas são fundamentais para um maior aprofundamento no assunto contribuindo para retirar as reflexões do senso comum.

Aula 1

Professor, retome brevemente os pontos mais relevantes para você e seus alunos da aula "Grafismo corporal de indígenas brasileiros e tatuagem contemporânea".

Retome com os alunos a simbologia presente nos grafismos dos indígenas (representam animais, família a que pertence, tribo a que pertence...); neste ponto o professor de sociologia poderá contribuir bastante. Peça aos alunos para elaborarem os símbolos da turma (que representem a relação entre eles, deles com os professores, deles com o colégio, deles com as disciplinas, deles com a série em que estão...). A problematização dos símbolos inventados pelos alunos pode ser pauta de discussões nas aulas de Sociologia e História. Qual a relação deles com os assuntos trabalhados nestas discipinas? Estas três disciplinas envolvidas neste assunto trarão maior aprofundamento para o desenvolvimentos destas questões.

Preparem um suporte de folhas de papel pardo emendadas do tamanho que caiba um adulto deitado. Em seguida peça a um voluntário que se deite sobre o suporte enquanto os demais fazem o desenho da sua silhueta (dê um lápis HB para cada aluno para que eles façam isso coletivamente). Quando o desenho estiver pronto peça a eles para transferirem os símbolos para o interior da silhueta. Problematize com a turma a pertinência entre símbolo/parte do corpo na qual se encontrará.

Peça aos alunos que tragam para a próxima aula pigmentos naturais (vegetais e minerais) para que possam confeccionar as tintas como fazem os indígenas. Alerte-os para a variação cromática! (Exemplos de pigmentos: beterraba cozida, cúrcuma, colorífero, folhas escuras, terras naturais).

Aula 2

Confeccionando as tintas:

Indague os alunos sobre como fazer as tintas. Uma tinta é composta basicamente de pigmento, solvente e aglutinante. O pigmento a ser utilizado é o que eles trouxeram de casa. Os alunos terão que triturá-los e peneirá-los no caso de minerais e de socá-los e coá-los no caso de vegetais. Em seguida utilizem água como solvente e cola como aglutinante (as proporções dos elementos serão facilmente percebidas durante a feitura). Para conservar as tintas até a próxima aula armazene-as em potes limpos e vedados durante até uma semana.

Aula 3

Pintando o “ser que representa a turma”.

Agora nos resta pintar. Estimule os alunos para que pintem com calma e coletivamente, dando especial atenção aos símbolos que estão ali representados. Dê a devida atenção às cores, elas também têm em si um ca ráter simbólico.

Avaliação

Peça aos alunos que desenvolvam um texto no qual esteja presente: 1. Relato sobre a confecção das tintas; 2. Quais elementos compõem uma tinta; 3. O que é uma representação simbólica; 4. Relato sobre a criação coletiva do ser que simboliza a turma. Este texto é apenas um complemento da avaliação, outros detalhes indispensáveis em um processo de aprendizagem (como por exemplo participação, pesquisa, envolvimento...) serão notados por você durante o processo. Estes textos podem servir como pauta para um debate que demandará mais uma aula. Sugiro a você, professor, que tenha sempre um caderno em mãos para fazer anotações sobre o processo de aprendizagem dos seus alunos, isso lhe dará maior segurança para avaliá-los e por consequência otimizará o preparo das aulas tornando-as mais pertinentes para suas turmas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.