- Uso do laboratório de Informática.
- Uso da internet.
- Datashow.
- Professor, é incontestável que o dicionário traz inúmeras informações sobre as palavras; entretanto, seu aproveitamento na escola não é tão evidente. Muitas vezes, os dicionários ficam “quietos”, esquecidos nas prateleiras. Ou então, quando usados, a consulta é breve, geralmente, restrita à grafia, à classe gramatical e ao primeiro sentido registrado. Vamos trabalhar com o dicionário? Disponível em: http://livros.r7.com/r7/resenha/resenha.asp?nitem=30741111&sid=6624973251511346014167425 Acesso em: 17 jun 2014.
MÓDULO 1
ATIVIDADE 1 - J
ogo de adivinhação
- Reúna seus alunos em grupos de 5 alunos cada e veja como funcioa o jogo.
Jogo de adivinhação:
Cada grupo consulta o dicionário escolar enviado pelo PNLD às escolas e escolhe uma palavra de uso pouco frequente. Em seguida, registra no caderno uma definição extraída do dicionário e uma outra inventada pelo grupo. Então, um grupo lê as duas definições para o outro, que deve dizer qual a definição real e qual a inventada. Afinal, além de consolidar os conceitos trabalhados, os jogos podem tornar as aulas mais alegres e descontraídas.
Disponível em:
ATIVIDADE 2 - Produzindo um texto
- Depois, peça aos alunos que, ainda em grupo, escrevam um pequeno texto que contenha as palavras novas do exercício anterior. Incentive-os a lerem o texto produzido para os colegas.
- Quanto mais os alunos usarem as palavras novas, mais ampliarão seus vocabulários.
ATIVIDADE 3 - Jogo do começo
/2009/12/atividades-com-dicionarios.html Acesso em: 16 jun 2014.
A ideia é o (a) professor(a) levar para a classe cópias de diversos textos — anúncios, jornais, cartazes e capas de revistas ou mostrá-los
em datashow.
SUGESTÕES:
Texto 1- anúncio
Disponível em:
Texto 2 -
Disponível em:
- Professor, essas são apenas duas sugestões, você poderá levar muitos outros textos de diferentes gêneros para a tarefa.
- Solicite aos alunos que encontrem as palavras que começam com a letra A. (por isso ele é chamado Jogo do começo).
- Vocês iniciarão com a letra A e cumprirão a atividade com todo o alfabeto. Peça para que os estudantes copiem as palavras começadas com A no caderno e depois coloquem em ordem alfabética. Em seguida, o(a) professor(a) pede para encontrarem palavras que começam com a letra M, por exemplo, e assim sucessivamente até completar todo o alfabeto.
Este jogo pode ser integrado com a consulta ao dicionário, para as palavras desconhecidas.
MÓDULO 2
ATIVIDADE 1- NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
- Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática e peça para que acessem o site/ blog da professora Kelly, disponível em:
em: http://professorakellymc.blogspot.com.br/2010/12/atividades-uso-do-dicionario.html Acesso em: 16 jun 2014.
Peça para que os estudantes façam as atividades sugeridas pela professora Kelly. Eles deverão responder em um arquivo do word e enviar as respostas para o seu e-mail.
Abaixo, transcrevemos as atividades do blog.
ATIVIDADE 2 - CONHECENDO O DICIONÁRIO
Observe esta definição retirada de um dicionário:
Assinante 1.adj. 2.s. 1. que(m) assina um papel, documento etc. 2.que(m) recebe produto ou serviço por
meio de assinatura (contrato).
|
|
Existem palavras que podem ter mais de um significado, como a que está exemplificada acima. Ao procurarmos o significado
dessas palavras precisamos verificar se este se encaixa no contexto da frase em que se encontra.
|
|
· Leia as frases abaixo e assinale com qual significado a palavra “assinante” se encaixa (1 ou 2):
( ) Como assinante do Jornal Gazeta do Povo, você receberá muitas vantagens!
( ) O homem foi procurado pelo banco porque era o assinante de um cheque sem fundo.
ATIVIDADE 3 - RECURSOS DO DICIONÁRIO
Agora vamos estudar alguns recursos que o dicionário possui para facilitar sua utilização.
- Professor, deixe os dicionários escolares no laboratório ou incentive os alunos a usarem o dicionário on line.
- Se for o dicionário escolar, o aluno deverá abri-lo na página que a profª indicar e juntos deverão verificar as palavras ou letras que se encontram na parte superior das folhas.
Verifique também se, em seu dicionário, há regras de ortografia, gramática, lista de abreviaturas ou outros adicionais no início ou no final.
Procure, agora, descobrir o significado das seguintes palavras:
TESOURO: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
COMPANHEIRO:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
ATIVIDADE 4 - DÚVIDAS SOBRE ORTOGRAFIA
- O dicionário serve também para tirarmos dúvidas sobre a ortografia de certas palavras. Consulte seu dicionário escolar e assinale a palavra que está escrita corretamente:
( ) ASA ( ) AZA
( ) CORAJEM ( ) CORAGEM
( ) NÉCTAR ( ) NÉQUITAR
( ) PREDISSÃO ( ) PREDIÇÃO
ATIVIDADE 5 - SINONÍMIA - SUBSTITUIÇÃO DE PALAVRAS
- Reescreva as frases abaixo, substituindo a palavra grifada por seu sinônimo. Consulte o dicionário escolar.
a) Joelson programou seu celular para que o despertasse às cinco horas.
_________________________________________________________________________________________________________________________
b) Aquela habitação pertenceu ao primeiro presidente brasileiro.
_________________________________________________________________________________________________________________________
c) Disseram que aquele homem é um verdadeiro “mão-de-vaca”.
_________________________________________________________________________________________________________________________
d) Ficou combinado entre os diretores da escola e os pais da criança que esta deveria reparar os objetos que estragou.
________________________________________________________________________________________________________________________.
e) As crianças só podem sair em passeios da escola com o consentimento por escrito dos pais.
_________________________________________________________________________________________________________________________
- Professor, tão logo receba as respostas de seus alunos em seu e-mail, anote os problemas encontrados nas respostas e em sala de aula, comente ou corrija as atividades retirando todas as dúvidas.