Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ampliando vocabulário com os dicionários escolares - PNLD

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIANA DIAS E LAZUÍTA GORETTI DE OLIVEIRA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Sistema alfabético e ortográfico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer palavras novas.
  • usar palavras novas em texto como forma de ampliar vocabulário.
  • aprender com os verbetes dos dicionários escolares.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Habilidade de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula
  • Uso do laboratório de Informática.
  • Uso da internet.
  • Datashow.

 

  • Professor, é incontestável que o dicionário traz inúmeras informações sobre as palavras; entretanto, seu aproveitamento na escola não é tão evidente. Muitas vezes, os dicionários ficam “quietos”, esquecidos nas prateleiras. Ou então, quando usados, a consulta é breve, geralmente, restrita à grafia, à classe gramatical e ao primeiro sentido registrado. Vamos trabalhar com o dicionário? Disponível em: http://livros.r7.com/r7/resenha/resenha.asp?nitem=30741111&sid=6624973251511346014167425 Acesso em: 17 jun 2014.

 

MÓDULO 1
 
ATIVIDADE 1 - J ogo de adivinhação
 

 

  • Reúna seus alunos em grupos de 5 alunos cada e veja como funcioa o jogo.
 
Jogo de adivinhação:
 
Cada grupo consulta o dicionário escolar enviado pelo PNLD às escolas e escolhe uma palavra de uso pouco frequente. Em seguida, registra no caderno uma definição extraída do dicionário e uma outra inventada pelo grupo. Então, um grupo lê as duas definições para o outro, que deve dizer qual a definição real e qual a inventada. Afinal, além de consolidar os conceitos trabalhados, os jogos podem tornar as aulas mais alegres e descontraídas.
 
Disponível em: 
78%3B400  Acesso em: 16 jun 2014.
 
 
ATIVIDADE 2 - Produzindo um texto
  • Depois, peça aos alunos que, ainda em grupo,  escrevam um pequeno texto que contenha as palavras novas do exercício anterior. Incentive-os a lerem o texto produzido para os colegas.  
  • Quanto mais os alunos usarem as palavras novas, mais ampliarão seus vocabulários.
 
ATIVIDADE 3 - Jogo do começo
 

/2009/12/atividades-com-dicionarios.html  Acesso em: 16 jun 2014.

 
A ideia é o  (a) professor(a) levar para a classe cópias de diversos textos — anúncios, jornais, cartazes e capas de revistas ou mostrá-los
em datashow.
 
SUGESTÕES:
 
Texto 1- anúncio
 
Disponível em: 
66&bih=624#imgdii=_ Acesso em: 16 jun 2014.
 
Texto 2 - 
 
Disponível em: 
 
  • Professor, essas são apenas duas sugestões, você poderá levar muitos outros textos de diferentes gêneros para a tarefa.
     
 
  • Solicite aos alunos que encontrem as palavras que começam com a letra A. (por isso ele é chamado Jogo do começo).
  • Vocês iniciarão com a letra A e cumprirão a atividade com todo o alfabeto.  Peça para que os estudantes  copiem as palavras começadas com A no caderno e depois coloquem em ordem alfabética. Em seguida, o(a) professor(a) pede para encontrarem palavras que começam com a letra M, por exemplo, e assim sucessivamente até  completar todo o alfabeto. 
Este jogo pode ser integrado com a consulta ao dicionário, para as palavras desconhecidas.

 

MÓDULO 2

ATIVIDADE 1- NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

 

  • Professor, leve seus alunos para o Laboratório de Informática e peça para que acessem o site/ blog da professora Kelly, disponível em:

em: http://professorakellymc.blogspot.com.br/2010/12/atividades-uso-do-dicionario.html Acesso em: 16 jun 2014.

Peça para que os estudantes façam as atividades sugeridas pela professora Kelly. Eles deverão responder em um arquivo do word e enviar as respostas para o seu e-mail.

Abaixo, transcrevemos as atividades do blog.

 

ATIVIDADE 2 - CONHECENDO O DICIONÁRIO 
 
 
Observe esta definição retirada de um dicionário:
 
Assinante  1.adj. 2.s. 1. que(m) assina um papel, documento etc. 2.que(m) recebe produto ou serviço por
meio de assinatura (contrato).
 
Existem palavras que podem ter mais de um significado, como a que está exemplificada acima. Ao procurarmos o significado
dessas palavras precisamos verificar se este se encaixa no contexto da frase em que se encontra.
 
 
·        Leia as frases abaixo e assinale com qual significado a palavra “assinante” se encaixa (1 ou 2):
 
(      )  Como assinante do Jornal Gazeta do Povo, você receberá muitas vantagens!
(      ) O homem foi procurado pelo banco porque era o assinante de um cheque sem fundo.
 
 
ATIVIDADE 3 -  RECURSOS DO DICIONÁRIO
 
 Agora vamos estudar alguns recursos que o dicionário possui para facilitar sua utilização.
 
  • Professor, deixe os dicionários escolares no laboratório ou incentive os alunos a usarem o dicionário on line.
  • Se for o dicionário escolar, o aluno deverá abri-lo na página que a profª indicar e juntos deverão verificar as palavras ou letras que se encontram na parte superior das folhas. 
 
  • Para que elas servem?
     
 
Verifique também se, em seu dicionário, há  regras de ortografia, gramática, lista de abreviaturas ou outros adicionais no início ou no final.
 
Procure, agora, descobrir o significado das seguintes palavras:
 
TESOURO: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
COMPANHEIRO:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
 
ATIVIDADE 4 - DÚVIDAS SOBRE ORTOGRAFIA
 
 
  • O dicionário serve também para tirarmos dúvidas sobre a ortografia de certas palavras. Consulte seu dicionário escolar e assinale a palavra que está escrita corretamente:
 
 
(    ) ASA                    (    ) AZA
(    ) CORAJEM         (    ) CORAGEM
(    ) NÉCTAR            (    ) NÉQUITAR
(    ) PREDISSÃO     (    ) PREDIÇÃO
 
 
ATIVIDADE 5 - SINONÍMIA - SUBSTITUIÇÃO DE PALAVRAS
 
 
  • Reescreva as frases abaixo, substituindo a palavra grifada por seu sinônimo. Consulte o dicionário escolar.
 
a)     Joelson programou seu celular para que o despertasse às cinco horas.
_________________________________________________________________________________________________________________________
 
b)    Aquela habitação pertenceu ao primeiro presidente brasileiro.
_________________________________________________________________________________________________________________________
 
c)     Disseram que aquele homem é um verdadeiro “mão-de-vaca”.
_________________________________________________________________________________________________________________________
 
d)    Ficou combinado entre os diretores da escola e os pais da criança que esta deveria reparar os objetos que estragou.
________________________________________________________________________________________________________________________.
 
e)     As crianças só podem sair em passeios  da escola com o consentimento por escrito dos pais.
_________________________________________________________________________________________________________________________
 
  • Professor, tão logo receba as respostas de seus alunos em seu e-mail, anote os problemas encontrados nas respostas e em sala de aula, comente ou corrija as atividades retirando todas as dúvidas. 
Recursos Complementares
Para o professor:
 

 

 

 

 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer processualmente, ou seja, em todo o processo ensino-aprendizagem. O professor deverá observar atentamente a participação e o interesse dos alunos nas atividades. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.