Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poetas da sala de aula

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • retomar definições de estrofes e versos.
  • definir rimas.
  • produzir poemas com base em outro.
Duração das atividades
3 auls de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrofes, versos e rimas.
Estratégias e recursos da aula

Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=Poetas+da+sala+de+aula&espv=2&tbm=isch&imgil=TkrW0YshyoLYOM%253A%253Bhttps%253A%252F%252Fencrypted-tbn2.gstatic.com%252Fimages%253Fq%253Dtbn%253AANd9GcQIhXZq6Wb7lIDF4vczgVpsb_zlrlV0UGTM_L0nMR9FdFzQ1Rp3Zw%

253B777%253B960%253BgRHTuE-_9-nr_M%253Bhttp%25253A%25252F%25252Feducacaoinfantil1.blogspot.com%25252F2013%25252F08%25252Fpoesia-na-sala-de-aula.html&source=iu&usg=__S_BtGgaAo2of2MR1LIbZzC6ph58%3D&sa=X&ei=jdygU-ebEc7KsQTjrICQCA&ved=0CIEBEPUBMA4&biw=1366&bih=667#facrc=_&imgdii=_&imgrc=TkrW0YshyoLYOM%253A%3BgRHTuE-_9-nr_M%3Bhttp%253A%252F%252F3.bp.blogspot.com%252F-WCh7wP7a8ik%252FUg_QoNSSR2I%252FAAAAAAAABx8%252FDZy_hkWqq54%252Fs1600%252Fpoesia%252Bfoto.jpg%3Bh

ttp%253A%252F%252Feducacaoinfantil1.blogspot.com%252F2013%252F08%252Fpoesia-na-sala-de-aula.html%3B777%3B960 Acesso em: 17 jun 2014.

Professor, explique a sesus alunos que "escrever uma poesia é conseguir observar o mundo ou ao redor de você. Uma poesia pode ser escrita sobre qualquer coisa - pode ser sobre amor ou sobre aquele portão enferrujado na antiga fazenda. Escrever poesias pode ajudá-lo a se tornar mais eloquente e a melhorar seu estilo linguístico. Porém, se você não estiver acostumado a escrever poesias, pode acabar ficando perdio na hora de começar. Ainda que escrever poesias seja definitivamente uma habilidade que melhora com a prática (assim como com qualquer outro tipo de escrita." Disponível em: http://pt.wikihow.com/Escrever-um-Poema Acesso em 17 jun 2014.

MÓDULO 1

ATIVIDADE 1 - Sensibilizando os alunos para estudarem o tema

 

Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=217:sobre-poemas-e-poetas&catid=23:colecao&Itemid=33 Acesso em: 17 jun 2014.

  • Professor, providencie cópias do texto abaixo para os alunos. Eles deverão lê-los e, depois, em um círculo você deverá propor uma rodada de perguntas para que eles respondam e vocês, juntos, possam conversar sobre o assunto.

 

Retomando a definição de poesia


"Que é Poesia?
          uma ilha
          cercada de palavras
          por todos os lados (...)"

               (Cassiano Ricardo)

     Poesia é palavra. É linguagem. Todo o gênio do poeta reside na invenção verbal (Jean Cohen - crítico de literatura). Poesia é uma forma peculiar de dizer, de expressar.

     Poesia não é, pois, a mera expressão de sentimentos. De uma dor de cotovelo. De uma decepção amorosa. De uma canção de amor.

     Poesia não é a comoção diante de um pôr-do-sol ou diante de uma paisagem. Até pode haver poesia numa declaração de amor ou num poema que descreva o entardecer. Mas - insista-se - a essência da poesia não está no próprio assunto, na expressão do sentimento, da comoção, do encantamento. Poesia é palavra.

"Não é com ideias que se fazem
versos, é com palavras".

               (Mallarmé, poeta francês)

"O poeta é poeta não pelo que
pensou ou sentiu, mas pelo que disse.
Ele não é criador de ideias, mas de palavras.
Todo seu gênio reside na invenção verbal."

               (Jean Cohen, professor e crítico literário)

     Na poesia, a língua ultrapassa sua função meramente comunicativa e se torna, ela própria, a matéria prima para a obra de arte. Dito de outro modo, na função poética o esforço do autor incide sobre a estrutura da mensagem, sobre a forma de dizer.

Texto disponível em: http://www.pucrs.br/gpt/poesia.php Acesso em: 17 jun 2014.

 

ATIVIDADE 2 - Roteiro de perguntas para a rodada

 

1.    Para escrever poesia, é preciso ler poesia e saber onde se encontra a essência dessa forma de expressão. Vocês concordam? Por quê?

2. Vocês sabem dostinguir verso de estrofe? Quais as características de cad um?

  •  Professor, lembre-se de explicar aos alunos, principalmente se eles não souberem responder à pergunta, que:

- Os textos em prosa apresentam uma característica marcante: as linhas são contínuas e se agrupam em parágrafos. Quando você lê uma carta, uma crônica, uma notícia ou reportagem de jornal, um conto ou um romance, você está lendo textos em prosa.

- Nos textos em verso, as palavras são dispostas graficamente em linhas descontínuas chamadas versos, como nos poemas.

3. Sobre as rimas.

Embora uma poesia não precise ter rimas para ser poesia, é uma das coisas que mais embelezam e tornam agradável a leitura de uma poesia.

Vocês sabem o que é rima? Deem exemplos de rimas. 

 

MÓDULO 2

ATIVIDADE 1 - Produzindo poesias em sala de aula

 

Professor, a partir da leitura dos Textos Auto-retrato de Eduardo Eugênio Batista e de Mário Quintana , disponíveis em:http://mundodaspoesias.com/autorretrato.1  e http://blogdospoetas.com.br/poemas/o-auto-retrato/ acesso em 17 jun 2014, incentive seu aluno a fazer o seu próprio poema Auto-retrato.

 AUTO-RETRATO 1

 

E visualizo a cicatriz na minha testa, 

Agora, aqui estou esvaziando as veias 

Enfim, vejo, admirando meus cabelos brancos

Sigo em frente olhando o vazio...,

 

Lá fora, um céu se verte em seu breu,

Engole-me nos meus desgastes da realidade,

Já cúmplices, desta minha tentativa de atividade.

Dias chupadas na cura do tempo,

Seco o rio de quem já me esqueceu;

Tento recriar momentos que deserdaram...

Antes as dinamites estrondosas

Do que palpites nas minhas prosas,

Então, só me resta ser como um passarinho

Defeca em pleno e belo voo, 

Que a merda possa tomar.

Feridas se curam sim, 

Mas, a imagem nunca se imita,

Não me esqueço que a vela que um dia eu acendi,

Pode voltar a ser acesa e dar vida a quem já pereci...

Acontece d’um conto real dentro do que eu persigo!

 

AUTORETRATO 2 

 Mario Quintana

No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore…
às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança…
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão…
e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,
no final, que restará?
Um desenho de criança…
Corrigido por um louco!

 

ATIVIDADE 2 - Socializando os auto-retratos elaborados pelos alunos

 

  • Professor, solicite aos estudantes, que quiserem, que leiam seu texto para os colegas.  Não há obrigação de ler. Depois você pode publicar os textos (de quem autorizar) no blog de sua turma ou no site da escola.
Recursos Complementares

Para o professor:

 

SOUZA, Gláucia Regina Raposo. Uma viagem através da poesia: vivências em sala de aula. Disponível em: http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=464 Acesso em: 17 jun 2014.

 

 
CARVALHO, Lydiane Fonseca de.   Poesia na sala de aula: as contribuições da poesia à formação do leitor literário. Disponível em:  http://www.cchla.ufrn.br/shXIX/anais/GT12/POESIA_ARTIGO_HUMANIDADES.pdf Acesso em: 17 jun 201

 

 

Avaliação
  • A avaliação deverá ser qualitativa, ou seja, o professor deverá observar a participação e o interesse dos estudantes durante as atividades. Por ser uma aula sobre poesias, em que o incentivo para a escrita é o objetivo maior, não sugerimos avaliação quantitativa.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.