Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Futebol molhado.

 

24/08/2009

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amada Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão experimentar uma outra forma de jogar o futebol, com regras bem diferentes das convencionais, com a organização do espaço, a disposição dos jogadores e o objetivo final do jogo, também, modificados. Na verdade, a proposta é que as crianças vivenciem, se divirtam e se desprendam um pouco do formato convencional do futebol. Além disso, podem ser tratadas questões relativas aos processos de reutilização de materiais e reciclagem das embalagens utilizadas para as aulas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min. /total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios trabalhados.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: amplo, de preferência aberto, que possa ser molhado sem que as crianças escorreguem demais (ex.: superfície de cimento).       

Materiais: uma bola que possa molhar; garrafas pet do mesmo tamanho, uma para cada aluno; ** água disponível para encher as garrafas.
Antes dessa aula, o próprio professor deve pedir para que os alunos tragam garrafas pet para a escola, quantas forem possíveis.
O professor deve organizar as crianças em roda para uma conversa inicial e para combinar como acontecerá a aula (aproximadamente 20 min.). É importante pedir para que os alunos tragam outra roupa para a aula de EF para que não fiquem molhados fora desse horário. Essa é uma aula que demanda tempo maior para a organização antes do início das atividades e para as trocas de roupas (aproximadamente 20 min.). É importante que os professores considerem essas questões e que organizem junto com as crianças essas tarefas.

Atividade: Futebol de garrafas.
Distribuir uma garrafa para cada criança (ou uma para cada duas, etc) e pedir que encham a garrafa de água (aproximadamente 20 min até que todas as crianças cheguem). Não é necessário encher a garrafa até o bico, mas o professor deve combinar com os alunos o quanto encher para que todos tenham mais ou menos a mesma quantidade de água nas garrafas. Tendo feito isso, colocar os alunos em roda, com uma distância entre eles de um pouco mais que os braços abertos ao lado do corpo. A garrafa cheia d'água deve ficar atrás de seu jogador, a um passo grande de distância. Não vale "guardar caixão" como nas brincadeiras de pegador, ou seja, não vale ficar agarrado à garrafa sem sair do lugar.
Cada aluno deve passar a bola para outro qualquer tentando derrubar alguma garrafa. Assim que alguma garrafa cair, quem a protege deve levantá-la e evitar que muita água se perca, voltando ao jogo. A bola deve ficar sempre dentro do círculo de garrafas, mas se sair, as crianças devem buscá-la, somente com os pés, trazendo-a de volta ao centro do círculo em, no máximo, 5 seg. Fazer a contagem em voz alta com os alunos, quando a bola sai da roda é estimulante, deixa a atividade mais animada ainda! Pode-se variar a brincadeira permitindo que outros alunos também ergam as garrafas dos colegas ou que eles sejam divididos em duas ou mais equipes e, somente quem é da mesma equipe levanta a garrafa do seu colega. É preciso frisar que não vale derrubar as garrafas com chutes diretos, mas somente com a bola. Ao final do jogo, comparar a quantidade de água em cada garrafa (se cada aluno tiver que proteger a própria garrafa) e/ou em grupos de garrafas. Será ganhadora a equipe ou os alunos que conseguirem conservar mais água dentro de suas garrafas. (aproximadamente 40 min).

Espaço: amplo, de preferência aberto, que possa ser molhado sem que as crianças escorreguem demais (ex.: superfície de cimento).

Avaliação

O professor pode avaliar a aula e a participação dos alunos por uma conversa com a turma. Importante perguntá-los sobre as impressões da aula. O que acharam da atividade? Divertiram-se? Foi fácil cuidar da garrafa ao mesmo tempo correr atrás da bola? Foi fácil manter a bola dentro do círculo? As voltas da bola para o centro do círculo foram demoradas ou conseguiram fazer no tempo combinado? A idéia de brincar com água os agrada? O que poderiam fazer com a água que restou na garrafa de modo a aproveitá-la? E com as garrafas? Quais outras possibilidades de aproveitamento delas? Entre outras. Também há a opção de fazerem um registro da aula em casa (com desenhos, textos, etc) e montarem um mural da aula

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.