21/09/2009
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores históricos |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Jogos: Valores culturais |
Os alunos poderão aprender sobre a história, as possíveis origens, permissão ou proibição da prática no Brasil, pessoas que marcaram a História da capoeira, sobre as figuras e os instrumentos da capoeira, etc. Essas informações deverão ser trazidas por professores e alunos em pesquisas realizadas em casa e partilhadas na aula. O objetivo é reconhecer a capoeira como uma manifestação da cultura brasileira, selecionando algumas das informações reunidas para a produção de cartilhas.
Não são necessários conhecimentos prévios trabalhados pelo professor; é necessário, entretanto, que o professor peça que seus alunos tragam de casa quaisquer figuras, fotografias, informações, notícias, livros, revistas ou outros materiais sobre capoeira que encontrarem em casa.
qualquer sala de aula e/ou algum espaço reservado para as aulas de Educação Física.
matérias, reportagens, músicas, figuras, fotografias, instrumentos, vídeos, etc, trazidos pelos alunos; folhas de papel A4 (quantas forem necessárias); apresentação organizada pelo professor, material escolar (lápis, canetas, colas, etc).
Nesse primeiro momento da aula, o professor deve organizar com os alunos de que maneira acontecerá a aula, a formação dos grupos de acordo com subtemas, a formas de apresentação e a construção da cartilha. O professor deve reunir os alunos e conversar sobre a história da capoeira, de maneira introdutória, considerando as origens do termo, elementos da cultura afro-brasileira, suas representações e formas de jogar (aprox. 25 min).
Alguns sites de referência para a pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira
http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=2047&action=hist%C3%B3ria
http://ihaa.com.br/ouvirbaixar-musicas-de-capoeiradownload-de-mp3-gratis/ (músicas de capoeira)
Posteriormente, o professor deve reunir o material trazido para a aula e apresentar para os alunos, divididos em pequenos grupos, separados por subtemas para facilitar a organização dos alunos. Feito isso, distribuia as folhas de papel A4 para os grupos e peça para que façam o registro da história da capoeira, explorando as figuras, fazendo desenhos, escrevendo informações que julgarem importantes, num formato e com recursos possíveis para cada idade.
A mesma dinâmica da atividade anterior, porém dando ênfase aos instrumentos da capoeira e aos cantos. Se houver a possibilidade de experimentação dos instrumentos, o professor também deve incluí-los na aula, revezando-os entre os grupos. Nessa parte sobre os instrumentos, os alunos devem também colocar letras dos cânticos, tentando cantá-los em grupos, entender as letras, bater as palmas, tocar os instrumentos para acompanhar, etc. (aprox. 25 min.).
fonte: Caderno pedagógico 2 – Esporte na Escola em Tempo Integral – SEEJ e SEE/MG (2008?)
http://crv.educacao.mg.gov.br/
Nesta atividade, o professor pode mostrar pequenos vídeos para os alunos que, depois de assistí-los devem tentar ilustrar as figuras na cartilha (aprox. 25 min.).
Após trabalhar cada subtema com os alunos, o grupo pode conversar sobre quais informações são importantes manter na cartilha e outras que precisam ser reformuladas; podem escolher alguns cantos para incluir as letras nessa cartilha; podem acrescentar figuras e ilustrações, etc. Esse é o momento de juntarmos todas as informações e todo o trabalho dos alunos para que apresentem para outros colegas, outras turmas, outras escolas, etc. (aprox. 15 min.).
O professor poderá avaliar os alunos e a aula através da conversa direta com a turma. O que já sabiam? O que aprenderam que não haviam ouvido falar anteriormente? Acharam interessante o tema abordado? Gostaram de pesquisar e de montar a cartilha? Entre outras perguntas. Além disso, os alunos poderão copiar e distribuir a cartilha na escola, convidando os outros alunos a conhecer e a formar e /ou praticar a capoeira nos espaços da escola.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/04/2011
Quatro estrelasAchei a estratégia interessante para a construção deste conhecimento que não se resume em movimento.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente atividade, pode-se trabralhar diversos temas e conteúdos. Parabéns