Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Cartilha de capoeira

 

21/09/2009

Autor y Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores históricos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Jogos: Valores culturais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender sobre a história, as possíveis origens, permissão ou proibição da prática no Brasil, pessoas que marcaram a História da capoeira, sobre as figuras e os instrumentos da capoeira, etc. Essas informações deverão ser trazidas por professores e alunos em pesquisas realizadas em casa e partilhadas na aula. O objetivo é reconhecer a capoeira como uma manifestação da cultura brasileira, selecionando algumas das informações reunidas para a produção de cartilhas.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min. /total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios trabalhados pelo professor; é necessário, entretanto, que o professor peça que seus alunos tragam de casa quaisquer figuras, fotografias, informações, notícias, livros, revistas ou outros materiais sobre capoeira que encontrarem em casa.

Estratégias e recursos da aula
Espaço:

qualquer sala de aula e/ou algum espaço reservado para as aulas de Educação Física.

Materiais:

matérias, reportagens, músicas, figuras, fotografias, instrumentos, vídeos, etc, trazidos pelos alunos; folhas de papel A4 (quantas forem necessárias); apresentação organizada pelo professor, material escolar (lápis, canetas, colas, etc).

Atividade 1. um pouco de História

Nesse primeiro momento da aula, o professor deve organizar com os alunos de que maneira acontecerá a aula, a formação dos grupos de acordo com subtemas, a formas de apresentação e a construção da cartilha. O professor deve reunir os alunos e conversar sobre a história da capoeira, de maneira introdutória, considerando as origens do termo, elementos da cultura afro-brasileira, suas representações e formas de jogar (aprox. 25 min).

Alguns sites de referência para a pesquisa:
http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historia_da_capoeira.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira

http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=2047&action=hist%C3%B3ria

http://ihaa.com.br/ouvirbaixar-musicas-de-capoeiradownload-de-mp3-gratis/ (músicas de capoeira)

Posteriormente, o professor deve reunir o material trazido para a aula e apresentar para os alunos, divididos em pequenos grupos, separados por subtemas para facilitar a organização dos alunos. Feito isso, distribuia as folhas de papel A4 para os grupos e peça para que façam o registro da história da capoeira, explorando as figuras, fazendo desenhos, escrevendo informações que julgarem importantes, num formato e com recursos possíveis para cada idade.

Atividade 2. – os instrumentos.

A mesma dinâmica da atividade anterior, porém dando ênfase aos instrumentos da capoeira e aos cantos. Se houver a possibilidade de experimentação dos instrumentos, o professor também deve incluí-los na aula, revezando-os entre os grupos. Nessa parte sobre os instrumentos, os alunos devem também colocar letras dos cânticos, tentando cantá-los em grupos, entender as letras, bater as palmas, tocar os instrumentos para acompanhar, etc. (aprox. 25 min.).

fonte: Caderno pedagógico 2 – Esporte na Escola em Tempo Integral – SEEJ e SEE/MG (2008?)

http://crv.educacao.mg.gov.br/

Atividade 3. as figuras/os movimentos da capoeira

Nesta atividade, o professor pode mostrar pequenos vídeos para os alunos que, depois de assistí-los devem tentar ilustrar as figuras na cartilha (aprox. 25 min.).

Atividade 4. montagem da cartilha

Após trabalhar cada subtema com os alunos, o grupo pode conversar sobre quais informações são importantes manter na cartilha e outras que precisam ser reformuladas; podem escolher alguns cantos para incluir as letras nessa cartilha; podem acrescentar figuras e ilustrações, etc. Esse é o momento de juntarmos todas as informações e todo o trabalho dos alunos para que apresentem para outros colegas, outras turmas, outras escolas, etc. (aprox. 15 min.).

Atividade 5. avaliação (aprox. 10 min.).
Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos e a aula através da conversa direta com a turma. O que já sabiam? O que aprenderam que não haviam ouvido falar anteriormente? Acharam interessante o tema abordado? Gostaram de pesquisar e de montar a cartilha? Entre outras perguntas. Além disso, os alunos poderão copiar e distribuir a cartilha na escola, convidando os outros alunos a conhecer e a formar e /ou praticar a capoeira nos espaços da escola.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Cristiano amâncio, Colégio Objetivo , São Paulo - dijo:
    Cristiano@objetivosorocaba.com.br

    07/04/2011

    Quatro estrelas

    Achei a estratégia interessante para a construção deste conhecimento que não se resume em movimento.


  • ANALY, Prefeitura Municipal , Mato Grosso do Sul - dijo:
    analyramires@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente atividade, pode-se trabralhar diversos temas e conteúdos. Parabéns


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.