Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo histórias com os sonhos dos outros.

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprimorar as habilidades de oralidade, leitura, interpretação e escrita de textos.
  • Criar histórias em quadrinhos.
  • Criar vídeos com as histórias.
  • Construir gráficos.
  • Aprimorar gramática e ampliar o vocabulário.
  • Identificar as características dos animais, elementos da natureza e objetos presentes na história.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 4º ano do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2. Caixa de imagens - personagens da história.

1. Professor inicie a aula apresentando uma caixa com algumas figuras dentro. Estas figuras são relacionadas com os personagens do livro "O tamanho do meu sonho" de Przemyslaw Wechterowicz. Disponível em: http://issuu.com/editorabiruta/docs/o_tamanho_do_meu_sonho. Acesso em 10 de maio de 2014.

h

Fonte: Imagem retirada pela autora do site: http://issuu.com/editorabiruta/docs/o_tamanho_do_meu_sonho. Acesso em 10 de maio de 2014.

Selecione imagens dos personagens que aparecem na história: cegonha; enguias; fogo; aleluia; cavalinhos-marinhos; tapete; poço; rio; coruja; lombriga; arranha-céu; sol; vento; espantalho; colibri; chaminé; forno; tubarão; sapatos e leão. Professor essa atividade será feita em duas aulas. Cada aula apresente 10 figuras e faça o roteiro de atividades proposto. Procure dividir os personagens animais, objetos e elementos da natureza de forma que nas duas aulas sejam apresentadas algumas imagens de cada.

Roteiro da aula

1) Apresentar a imagem.

2) Roda de discussão sobre a imagem.

3) Classificação da imagem.

4) Trabalhar ortografia e gramática.

5) Construção de parágrafos sobre as imagens.                                      

 

Fonte: Imagem da própria autora.

2. Explique aos alunos que na sua caixa possui várias imagens relacionadas aos personagens de um livro de história e que este livro será apresentado na terceira aula e que os alunos conhecerão primeiro seus personagens, o que fazem e quais são suas características. A partir do roteiro proposto, retire uma imagem da caixa e apresente aos alunos. Proponha uma roda de discussão relacionada com a imagem. Professor o foco da discussão é que os alunos falem suas impressões e seu conhecimento sobre o personagem e aos poucos você apresente complementação sobre ele.

a) O que é.

b) Qual sua função.

c) Onde é encontrado.

d) Quais são suas características.

Exemplo: Cegonha. É uma ave migrante, mede 1 metro e pesa 3 kg. Não emite sons. Vivem em locais como campos abertos, margens de lagos. Alimenta-se de rãs, lagartos e cigarras. Antigamente acreditavam que eram as cegonhas que traziam os bebês para as mães.

fd

Fonte: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRuNBtFBoQCEKQSeL0Wb4DnhAsy3rDXB_ri2vnO98QEBGfeUh2kMjpExY6W. Acesso em 10 de maio de 2014.

3. Relacionando com a terceira parte do roteiro proponha a classificação das palavras. Pergunte aos alunos como é possível organizar os personagens em uma tabela de classificação quanto as suas diferenças. Depois de feita a discussão sobre como deverá ser a classificação proponha 3 categorias: Animais; elementos da natureza e objetos. Solicite aos alunos que construam uma tabela e organize os personagens em suas respectivas categorias. Lembre os alunos que deixem algumas linhas abaixo da tabela para que na segunda aula possa registrar os outros personagens. Exemplifique e desenhe no quadro essa tabela.

Animais Elementos da natureza Objetos
Cegonha Fogo Tapete
Enguia Poço Arranha-céu
Aleluia Rio Espantalho
Cavalo-marinho Sol Chaminé
Coruja Vento Forno
Lombriga   Sapato
Colibri    
Tubarão    
Leão    

Fonte: Imagem da própria autora.

4. Na quarta parte do roteiro proponha aos alunos que classifiquem os personagens apresentados em ordem alfabética, dividam as sílabas da palavra, escreva no plural e escolha uma palavra para pesquisar no dicionário seu significado e anotar no caderno.

Exemplo: 

Ordem alfabética: aleluia; cavalo-marinho; cegonha; chaminé; colibri; fogo; leão; rio; sol; tapete.

Sílabas: a-le-lui-a; ca-va-lo ma-ri-nho; cha-mi-né; ta-pe-te.

Plural: colibri: colibris; fogo: fogos; leão: leões; sol: sóis.

Dicionário: Rio: curso de água natural, mais ou menos caudaloso, e que deságua noutro, no mar ou num lago.

Tapete

d

Fonte: http://www.dicasdecoracao.com/wp-content/uploads/sofa-tapete.jpg. Acesso em 10 de maio de 2014.

Fogo

dc

Fonte: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQDlGjQUAfFOkuUSSdm9dasDCtwUrzN7PgNeyi3EdeRElMOrfiI. Acesso em 10 de maio de 2014.

Aleluia

h

Fonte: http://www.rankbrasil.com.br/Midia/Recordes/Materias/000326.jpg. Acesso em 10 de maio de 2014.

5. Finalize o roteiro de atividades com a construção de parágrafos sobre as imagens. Cada aluno escolherá um personagem relacionado com cada categoria: animais, elementos da natureza e objetos e escrever um parágrafo sobre o que sabe e o que aprendeu sobre ele.

Exemplo: Categoria animais: Cavalo-marinho. Categoria elementos da natureza: Sol. Categoria objetos: Chaminé.

Aula 3. História - O tamanho do meu sonho.

1. Retome a caixa de imagens dos personagens da história. Explique aos alunos que a história que eles conhecerão tem todas essas imagens como personagem e que cada um apresenta o seu maior sonho. Cole no quadro todas as imagens e proponha aos alunos criarem um sonho para os personagens. O que será que esses personagens tanto sonham? Liste no quadro ao lado das imagens os sonhos que os alunos acreditam que os personagens relataram no livro e proponha que eles registrem também no caderno o nome dos personagens e o sonho idealizado.

Personagem Sonho idealizado Sonho de verdade (livro)
Leão Não ser mais temido pelas pessoas Fazer um cruzeiro com gatos do mundo inteiro.
Sapato Ficar limpinho todos os dias Ir a um concerto

 

Fonte: Imagem da própria autora.

2. Apresente para os alunos o livro "O tamanho do meu sonho". Mostre primeiramente a capa e explique que cada personagem possui uma página do livro. Finalizada a leitura do livro, volte em cada página do livro e retome o sonho que cada personagem tem. Solicite aos alunos que comparem a história apresentada com a lista de sonhos que fizeram anteriormente. Proponha também que os alunos registrem os sonhos relatados no livro ao lado do suposto sonho.

3. Será que todos os sonhos apresentados são possíveis de se realizar? Proponha aos alunos que grifem no caderno os sonhos que eles consideram não ser possível de se realizar e justifiquem o porquê da escolha. Solicite que os alunos socializem suas considerações com a turma.

4. Para ilustrar a história, divida os alunos em grupo de maneira que cada grupo fique com um personagem da história. Eles terão que ilustrar o personagem e o seu sonho. Proponha o uso de folhas e colas coloridas. Monte o painel na sala de aula na sequência da história.

d

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_2PrTPtO9GJU/TUB8k3XwVcI/AAAAAAAAAOc/3npqScuvvGA/s320/textura%2Bcola%2Blet%25C3%25ADcia.jpg. Acesso em 11 de maio de 2014.

Aula 4. Criando histórias em quadrinhos

1. Professor proponha aos alunos a criação de uma história em quadrinhos. Para isto, entregue para cada aluno três folhas sulfites cortadas ao meio somando no total 6 quadrinhos. Eles terão que criar uma história com alguns itens obrigatórios: 1 animal, um objeto e um elemento da natureza presentes na história do livro "O tamanho do meu sonho". O aluno poderá escolher tanto o animal, como o objeto e o elemento da natureza como personagem da história. Solicite que os alunos não escrevam balões de falas para os personagens e sim que crie um texto escrito em uma folha separada. Proponha um roteiro para ajudar os alunos a organizar a história em quadrinhos.

Título

Local onde se passa a história

Enredo

Animal presente no livro

Elemento da natureza presente no livro

Objeto presente no livro

Fonte: Imagem da própria autora.

2. Explique aos alunos que a apresentação da história em quadrinhos depois de finalizada será por meio de um vídeo. Explique que todos os quadrinhos serão escaneados ou fotografados e copiados para um programa de computador. Neste programa, os quadrinhos em sequência serão gravados em vídeo e narrados pelos próprios alunos através de um áudio. Professor todo esse processo será feito nas próximas aulas.

Aulas 5, 6 e 7. Criação do vídeo da história em quadrinhos.

1. Professor, essas aulas serão destinadas para escanear os quadrinhos e gravar a narração da história a partir do texto que os alunos escreveram. Para escanear as fotos utilize um scanner de uma impressora da escola ou retire fotos de uma máquina fotográfica ou celular de cada imagem. Utilize o programa Movie Maker para fazer o vídeo. Esse programa está disponível na maioria dos computadores, caso não possua o programa, utilize esse site para fazer o download. Baixaki. Disponível em: http://www.baixaki.com.br/download/windows-movie-maker.htm. Acesso em 11 de maio de 2014.

Roteiro para confecção do vídeo.

1) Tirar foto das imagens ou escanear.

2) Passar as fotos ou documentos escaneados para o computador.

3) Colocar as fotos no programa Movie Maker.

x

Fonte: Imagem da própria autora.

4) Gravar o áudio da narração do aluno. Com a máquina fotográfica ou com o celular grave o aluno narrando a história, apenas o áudio. Passe o áudio para o programa.

aqs

Fonte: Imagem da própria autora.

5) Salve o projeto.

Aula 8. Apresentação das histórias.

1. Depois de confeccionada a história de cada aluno, proponha uma ordem de apresentação. Entregue para cada aluno um instrumento que será utilizado ao final de cada apresentação. Cada aluno responderá o instrumento de um colega. Sorteie os nomes dos alunos entre a turma. Ao final das apresentações os alunos terão o instrumento de todos os colegas preenchidos.

Título da história                                          
Autor               
Animal que aparece na história  
Elemento da natureza que aparece na história  
Objeto que aparece na história  
Lugar em que se passa a história

 

Fonte: Imagem da própria autora.

2. Ao final das apresentações, proponha a análise dos instrumentos. Faça um gráfico com os animais, os elementos da natureza e os objetos que aparecem nas histórias e o lugar em que se passa a história.

Gráfico em relação aos animais presentes nas histórias.

i

Fonte: Imagem da própria autora.

Gráfico em relação aos elementos da natureza presentes nas histórias.

dxs

Fonte: Imagem da própria autora.

Gráfico em relação aos objetos presentes nas histórias.

x

Fonte: Imagem da própria autora.

Gráfico em relação aos locais que acontecem as histórias.

g

Fonte: Imagem da própria autora.

3. Para finalizar a aula proponha aos alunos que façam um resumo da história que mais gostaram de ouvir e assistir dos colegas. Solicite um resumo de dois parágrafos e proponha a socialização desse texto com os colegas em uma roda de conversa.

Recursos Complementares

Como montar vídeos pelo Movie Maker 1. Duração: 9min57seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iNOEqSRsbB0. Acesso em 12 de maio de 2014.

Como fazer uma história em quadrinhos. Disponível em: http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html. Acesso em 12 de maio de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história, compreender e identificar os sonhos de cada personagem; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram criar a história em quadrinhos e se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.