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TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO: DA CARTA AO E-MAIL, DO TELEFONE AO CELULAR

 

20/06/2014

Autor y Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Gabriela Martins Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer gêneros textuais: carta e e-mail.
  • Reconhecer a comunicação informal.
  • Exercitar a escrita de textos.
  • Exercitar a interpretação de textos.
  • Entender o processo de evolução tecnológica nos meios de comunicação.
  • Utilizar com responsabilidade estes recursos tecnológicos.
Duração das atividades
4 Aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do segundo e terceiro ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades. Procura contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, abordaremos questões relativas ao desenvolvimento dos meios de comunicação, suas contribuições e riscos, a partir do estudo das cartas, e-mail, telefone e celular. A partir de temas do cotidiano dos alunos, buscaremos ainda promover a alfabetização, o letramento e a aprendizagem significativa.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1:              

      

1º Momento:

Pergunte aos alunos quem deles já recebeu uma carta pelo correio. Muito provavelmente, poucos alunos ou nenhum, responderão afirmativamente. Se um ou mais alunos responderem que já receberam, explore essa experiência, perguntando a eles de quem era a carta, o que estava escrito nela e como foi que receberam a mesma (objetiva-se que os alunos contem que o carteiro deixou a carta na casa deles). Caso nenhum aluno tenha uma experiência de recebimento de cartas para relatar, isso não impedirá o desenvolvimento das atividades.

2º Momento:

Explique aos alunos o que é uma carta, contando quais são os objetivos de se escrever uma carta, de como a escrevemos, como saudamos quem irá recebê-la, como a endereçamos e enviamos para a pessoa que irá recebê-la. Leve algumas cartas de exemplo para os alunos, com envelopes preenchidos e textos interessantes. Assim, ficará mais fácil exemplificar e explicar o que é remetente, destinatário, e como se deve datar e escrever uma carta, mostrando cada exemplo para os alunos. Estes exemplos servirão ainda como base para a atividade do momento 4.

Neste momento, é importante explicar que existem diferentes tipos de cartas: de cobrança, de publicidade, de notícias e de conteúdo pessoal, quando pessoas que se conhecer escrevem umas para as outras contando notícias ou enviando felicitações.

 

Exemplos:

 

 

 

Fonte: Imagem obtida a partir do site: http://carreiras.empregos.com.br/imagens/010612/carta-de-recomendacao.jpg. Acesso em 01 de maio de 2014.

 

 

 

Fonte: Imagem obtida a partir do site: http://2.bp.blogspot.com/_SCpjYW0v7sM/S-XLyPN6xGI/AAAAAAAAADs/zqf6cV0HEns/s1600/cartas_ephig%C3%AAnia_joseane_2010+(12).jpg. Acesso em 01 de maio de 2014.

 

Sugestão ao professor:

Você pode levar cartas reais ou fictícias aos alunos. Procure levar uma diversidade de tipos de cartas e, caso necessário, invente cartas pessoais, de cobrança ou de publicidade, não se esquecendo de preencher os envelopes de cada uma.

3º Momento:

Conte aos alunos que antes dos anos 90, as cartas eram a única forma de comunicação escrita entre as pessoas que moravam distantes umas das outras. Ressalte que o e-mail e a internet ainda não existiam. Pode ser interessante perguntar a alguns alunos o ano em que nasceram e explicitar para eles que tudo isso aconteceu antes do nascimento deles. Ao mesmo tempo, ressalte que, mesmo tendo outras formas de comunicação mais modernas, as cartas ainda podem ser utilizadas hoje em dia.

4º Momento:

Solicite aos alunos que se organizem em duplas e escrevam cartas uns para os outros. No caso de número ímpar de alunos, pode ser necessária a formação de um trio, que deve trocar cartas entre si de modo que cada aluno do trio receba uma carta.

Esta carta deve ser escrita com cabeçalho, saudação, texto principal e fechamento ou despedida. Portanto, os alunos devem ser orientados para não se esquecerem de nenhum destes pontos. Informe aos alunos que eles podem relatar algum acontecimento (o lançamento de um novo filme ou vídeo game, uma viajem ou passeio, o nascimento de um irmão etc.) na carta ou tratar de qualquer assunto que queiram, desde que endereçado ao colega definido na dupla ou trio. Oriente-os também a preencherem os envelopes, com endereço completo do colega que receberá a carta. Para isso, pode ser necessária a ajuda do professor e/ou da secretaria da escola para fornecer os dados faltosos ou esquecidos pelos alunos.

Ao final, recolha as cartas, já dentro dos envelopes lacrados. Informe aos alunos que as cartas serão postadas no correio e que cada um receberá sua carta nos próximos dias. Você deve postar as cartas numa agência dos correios. Informe ainda, aos alunos, que eles devem levar as cartas recebidas para a escola, onde darão continuidade à atividade.

Sugestão ao professor:

Caso a caixa escolar não possa arcar com os custos de envio das cartas, as famílias podem ser solicitadas a contribuírem com o valor do envio. Há ainda a possibilidade de utilização do benefício da Carta Social pelas famílias que forem beneficiárias do programa Bolsa Família.

AULA 2:

1º Momento:

Esta atividade deve ser realizada com um intervalo de tempo suficiente para que todos os alunos tenham recebido as cartas escritas e enviadas na atividade 1. Combine com os alunos uma data para todos levarem para a escola as cartas recebidas. Assim, com as cartas em mãos, peça para cada aluno reler a carta recebida. O objetivo dessa releitura é que cada aluno faça uma “correção” da carta enviada pelo colega. Oriente-os a prestar atenção na escrita das palavras e na pontuação.  

2º Momento:

Peça que os alunos sentem-se com suas duplas ou trios. Oriente-os, então, a mostrar para o colega de quem recebeu uma carta e de quem corrigiu a carta, as correções feitas, para que o colega faça a reescrita da carta, corrigindo os erros encontrados.

Neste momento, estimule os alunos com maior facilidade na leitura e na escrita a ajudarem os alunos que estiverem apresentando maior dificuldade na realização desta tarefa.

3º Momento:

Solicite aos alunos que entreguem aos colegas as cartas reescritas. Encerre a atividade estimulando-os a continuarem o processo de comunicação por cartas, caso seja possível e caso queiram. Uma comunicação aos pais pode ser enviada informando sobre a atividade realizada e a possibilidade que as cartas representam de exercício da leitura e da escrita e da construção de laços afetivos entre os alunos. Informe-os sobre a importância de estimularem esta prática, caso tenham a possibilidade.

 

Fonte: Imagem de alunos da Escola Municipal Armando de Salles Oliveira em Projeto intitulado Comunic@r. Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-eu1xJmm6YE4/Ugl2V9pO6EI/AAAAAAAAAvs/-Vhp2ytQZNU/s320/Fotos+Blog2.jpg. Acesso em 15 de abril de 2014.

 

 

Fonte: Imagem de alunos da Escola Municipal Armando de Salles Oliveira em Projeto intitulado Comunic@r. Disponível em: por: http://4.bp.blogspot.com/-LZ1AtpOb8Gs/Ugl3bcCzAfI/AAAAAAAAAv4/pjT1w1uMbd8/s320/Fotos+Blog2.jpg. Acesso em 15 de abril de 2014.

 

 AULA 3:

 1º Momento:

Retome com os alunos o que foi conversado na atividade 1 e 2, relembrando as informações sobre as cartas e as atividades realizadas.

2º Momento:

Explique aos alunos que nesta atividade trabalharemos com uma forma mais atual de comunicação, o e-mail. Utilize seu e-mail próprio como exemplo, mostrando seu funcionamento para os alunos. Você pode usar uma projeção com data show ou mesmo mostrá-lo num computador. Prepare, previamente, mensagens que possam ser interessantes de mostrar para os alunos, como mensagens pessoais com conteúdo que possa ser compartilhado com eles, mensagens publicitárias que sejam adequadas à idade dos mesmos etc.

 

Exemplo:

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

A partir dessa conversa, explique aos alunos que a palavra “e-mail” é uma palavra no idioma inglês que significa correio eletrônico, isto é, uma maneira de trocar cartas por meio da internet. Assim, ao invés do carteiro, temos a internet entregando nossas “cartas”.

Explique aos alunos para que serve  um e-mail e como enviamos um e-mail. Procure explicitar as semelhanças e diferenças do e-mail com relação às cartas, ressaltando a velocidade da comunicação, a diferença no preenchimento do endereço, que no e-mail é eletrônico, a diferença do cabeçalho, que já fica automaticamente com a data, e os riscos de vírus e invasões pela internet.

Exemplo:

 

 

Fonte: Imagem obtida a partir do site: http://res2.windows.microsoft.com/resbox/pt-ptb/windows%207/main/05b04a57-94b2-4dc1-bbbd-a0cfebdd8e2a_0.jpg. Acesso em 01 de maio de 2014.

 

É importante ressaltar ainda que, de acordo com a legislação brasileira, menores de 13 anos não podem criar uma conta de e-mail. Explique aos alunos que esta regra visa protegê-los dos riscos da internet: vírus, acesso a conteúdos inadequados e contato com pessoas que podem ser perigosas. Caso algum aluno afirme já ter uma conta de e-mail (provavelmente feito a partir do falseamento da idade) converse com os alunos sobre a importância da supervisão dos pais ou responsáveis. Converse também com os pais sobre essa necessidade.

3º Momento:

Solicite aos alunos que façam uma produção de texto na qual expliquem as diferenças e semelhanças entre as cartas e o e-mail. Oriente-os a abordarem as seguintes questões: quais são as semelhanças entre as cartas e o e-mail? Quais são as diferenças? Lembre-os de falarem dos riscos envolvidos no uso do e-mail .

 

Sugestão ao Professor:

Para complementar sua aula e aprofundar nas questões referentes ao uso seguro da internet, você poderá utilizar outras sugestões presentes em aulas publicadas no Portal do Professor, a saber:

 

ARAÚJO, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes. Internet: para quem e para quê? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19713. Acesso em 15 de abril de 2014.

 

DINIZ, Gláucia Costa Abdalla. Convivendo bem na internet: uma aventura segura. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19170. Acesso em 15 de abril de 2014.

 

AULA 4:

1º Momento:

Mostre um celular aos alunos e pergunte a eles que objeto é aquele. Muito provavelmente, todos os alunos reconhecerão o celular. A partir disso, converse com eles sobre a utilidade do celular, suas funções (acesso a internet, fotografia etc.) e sobre como o aparelho torna mais rápida a comunicação entre as pessoas, que podem falar de qualquer lugar umas com as outras.

Explique ainda aos alunos que o celular, tal como o e-mail, também é uma invenção recente, da década de 90. Conte aos alunos que antes do celular, as pessoas utilizavam telefones fixos, nem mesmo existindo os telefones sem fio.

É importante ainda conversar com os alunos sobre formas seguras e adequadas de utilizar o celular. Os alunos devem ser orientados sobre a importância de um uso supervisionado dos celulares e do uso do mesmo em locais apropriados (pode ser necessário lembrá-los sobre as regras de utilização de celulares na escola).

2º Momento:

Para ilustrar a conversa anterior, convide os alunos a assistirem ao vídeo: Porque inventaram o telefone sem fio e o celular. Duração: 05min42seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fThaMelNrCs. Acesso em 10 de abril de 2014.

Fonte: Imagem da própria autora, obtida a partir do site: https://www.youtube.com/watch?v=fThaMelNrCs. Acesso em 10 de abril de 2014.

 

Sinopse: O vídeo mostra de maneira cômica as dificuldades de passar recados a partir de telefones fixos.

3º Momento:

Converse com os alunos sobre o vídeo a partir das seguintes questões: O que acontece no vídeo? Por que era tão difícil dar os recados para o Sr. Rick? Hoje em dia, teríamos as mesmas dificuldades? Que tecnologias temos hoje que nos ajudariam numa situação semelhante a do vídeo?

Neste momento, auxilie os alunos a identificarem que as dificuldades retratadas no vídeo se devem ao fato de o telefone ser fixo, o que hoje em dia é facilitado pela existência dos telefones sem fio e celulares.

 4º Momento:

Divida os alunos em duplas ou trios. Solicite que cada dupla ou trio construa um cartaz com um quadro comparativo entre o telefone fixo e o celular, apontando as vantagens e desvantagens de cada tipo de tecnologia.  Para isso, entregue a cada grupo folhas de cartolina, canetinhas, tesouras, cola, revistas e jornais para que recortem figuras ilustrativas de cada tecnologia.

 5º Momento:

Organize uma exposição dos cartazes produzidos pelos alunos em um local da escola onde outros alunos possam ver. Para esta organização, conte com a ajuda dos próprios alunos, possibilitando que eles se apropriem da mesma, participando de todo o processo.


 

Recursos Complementares

História da internet. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet. Acesso em 09 de abril de 2014. 

E-mail. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail. Acesso em 09 de abril de 2014.

PACIEVITCH, Thais. História do telefone. Disponível em:http://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-telefone/. Acesso em 10 de abril de 2014.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual. Procure identificar se o aluno conseguiu, através das atividades propostas, reconhecer os gêneros textuais carta e e-mail; entender o processo de evolução tecnológica nos meios de comunicação e sensibilizar para a necessidade de utilizar com responsabilidade estes recursos tecnológicos. Avalie também: as produções de texto e cartazes considerando a pertinência ao formato e ao tema propostos; o processo de aquisição das regras da escrita a partir da escrita, correção e reescrita dos textos; a participação do aluno na construção coletiva do cartaz, considerando a pertinência de suas colaborações dentro da temática e em consonância com as decisões do grupo.

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