Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


I'M HAPPY - ZERO CONDITIONAL

 

09/06/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identity and use the Conditional type 0 (Identificar e usar o condicional tipo 0);
  • Produce a song using Conditionals (Produzir uma música usando condicionais).










Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento prévio sistemático é requisito para esta aula.











Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Professor, a finalidade desta aula é apresentar as orações condicionais tipo 0. Inicie as atividades com o texto intitulado Gorillas, que traz fatos interessantes sobre esses animais. Para despertar a curiosidade sobre o texto que irão ler, mostre a figura 1 e pergunte oralmente aos alunos:

1)     Have you ever seen a gorilla face to face? (Você já viu um gorila face a face?)

2)     Do you know what a male gorilla does when it gets 11 years old? (Você sabe o que um gorila macho faz quando ele chega aos 11 anos de idade?)

Em seguida, distribua cópias do texto e peça para que eles o leiam em silêncio. O professor pode ler o texto em voz alta, num segundo momento, para tirar alguma dúvida quanto à pronúncia.

Figura 1 – Gorilla

Gorilla

Fonte: http://pin.primate.wisc.edu/factsheets/image/237. Acesso em 29 de maio de 2014.

 

GORILLAS

 

Gorillas are endangered species that are constantly under threat from disease and commercial hunting. Their habitat is destroyed when people use the land for farming and the trees for fuel.

They are considered to be very intelligent animals. They are known for their use of tools and their varied communication.

A gorilla can live for 40 – 50 years. An adult male gorilla is called a silverback because of the distinctive silvery fur growing on their back and hips. Each gorilla family has a silverback as leader who scares away other animals by standing on their back legs and beating their chest!

Young male gorillas usually leave their natal family group when they are about 11 years old to form their own family group. If young males remain in their natal groups, they have to be subordinated to the leader. They may become dominant if the silverback dies. Young female gorillas join a new group when they are about 8 years old.

Fonte: Texto adaptado de informações disponíveis em: http://www.sciencekids.co.nz/sciencefacts/animals/gorilla.html (acesso em 29 de maio de 2014) e http://pin.primate.wisc.edu/factsheets/entry/gorilla/behav (acesso em 29 de maio de 2014).

 

Em seguida, verifique se os alunos compreenderam o vocabulário e peça para que eles respondam, no caderno, as seguintes perguntas relativas ao texto:

 

Answer the following questions about the text:

1)     Why are the gorillas an endangered species? (Por que os gorilas são uma espécie em extinção?)

2)     What is a silverback? (O que é um silverback?)

3)     Do gorillas live longer than us? (Os gorilas vivem mais tempo que nós?)

4)     What happens if a young male remains in its natal group? (O que acontece se um jovem gorila macho permanece em seu grupo natal?)

5)     How can a male gorilla become a silverback in its natal group? (Como um gorila macho pode se tornar um líder no seu grupo natal?)

6)     Does a female gorilla leave its group at the same age as a male gorilla? (Uma fêmea deixa seu grupo na mesma idade que um gorila macho?)

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: 1) Because of diseases, commercial hunting, and destruction of their habitat; 2) It is an adult male gorilla, which is a leader of a group; 3) No, we live longer than gorillas; 4) It has to be subordinated to the leader; 5) A male gorilla can become a silverback if the leader dies; 6) No, the female gorillas leave their group at 8 and the male gorillas, at 11.

 

ATIVIDADE 2

 

Nesta atividade, os alunos deverão ligar as frases para completar orações retiradas do texto.

 

Match the beginnings of the sentences 1-5 to the correct endings.

1.      Their habitat is destroyed …

2.      Young male gorillas usually leave their natal family group …

3.      If young males remain in their natal groups,

4.      They may become dominant ...

5.      Young female gorillas join a new group …

(   ) … if the silverback dies.

(   ) … when they are about 11 years old.

(   ) … when they are about 8 years old.

(   ) … when people use the land for farming and the trees for fuel.

(   ) … they have to be subordinated to the leader.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: 4, 2, 5, 1, 3.

 

Realizada a correção da atividade, o professor chama a atenção dos alunos para as orações que eles acabaram de formar, dizendo que todas essas orações destacadas do texto contêm uma condição para que um determinado fato aconteça. Por esse motivo, essas orações são chamadas de orações condicionais e elas podem ser de vários tipos. Quando temos uma condição que nos leva a um acontecimento sempre, ou quase sempre, verdadeiro, temos uma oração condicional de tipo zero (Conditional type 0 or Zero Conditional). A figura 2 apresenta como são formadas as orações condicionais tipo 0.

 

Figura 2 – Structure of Conditional type 0

Conditional 0

Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: Existem ainda outras orações condicionais (tipos 1, 2, 3 e mistas) que não são objetos de estudo desta aula, mas serão tratadas em aulas futuras.

 

ATIVIDADE 3

 

Figura 3 – Did you know?

Did you know

Fonte: http://tmib.com/insurance-discounts/. Acesso em 29 de maio de 2014.

 

Nesta atividade, os alunos deverão ligar as sentenças para descobrir fatos interessantes. Mostre a figura 3 (Você sabia?) e distribua cópias do exercício abaixo, que traz orações condicionais tipo 0.

 

Match the beginnings of the sentences 1-8 to the correct endings.

1.      When sick,

2.      If a ton of paper is recycled

3.      If you shake your head in the Republic of Albania,

4.      When you nod your head in the Republic of Albania,

5.      A flamingo can eat only if

6.      If you pour oil in water,

7.      If you see someone yawning,

8.      A cow produces more milk if 

 

(   ) … you mean yes.

(   ) … it floats.

(   ) ... it listens to music.

(   ) … its head is upside down.

(   ) … you mean no.

(   ) … you want to yawn too.

(   ) ... around 17 trees are saved.

(   ) … plants can run a fever.

Fontes das informações: http://www.interestingfacts.net/funny-interesting-facts/ (acesso em 29 de maio de 2014); http://www.interestingfacts.net/10-interesting-facts/ (acesso em 29 de maio de 2014); http://www.naosalvo.com.br/voce-sabia/ (acesso em 29 de maio de 2014).

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: 3, 6, 8, 5, 4, 7, 2, 1.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Neste módulo, os alunos assistirão a um vídeo com a música Happy, de Pharrell Williams, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jIgRTPglVaI (acesso em 29 de maio de 2014). O próprio vídeo apresenta a letra da música, que também está disponível em: http://www.vagalume.com.br/pharrell-williams/happy.html (acesso em 29 de maio de 2014). Esta letra contém orações condicionais. Mostre aos alunos o cartaz da música (figura 4) e distribua cópias da letra para todos. Peça a eles que leiam silenciosamente e, posteriormente, solucione todas as dúvidas quanto ao vocabulário. Em seguida, exiba o vídeo. 

 

Figura 4 – Happy, by Pharrell Williams

Happy

Fonte: http://www.thesilverpen.com/inspired-living-celebrating-life/happy-pharrell-williams/. Acesso em 29 de maio de 2014.

 

HAPPY – Pharrell Williams

It might seem crazy what I'm about to say
Sunshine she's here, you can take a break
I'm a hot air balloon that could go to space
With the air, like I don't care baby by the way

Because I'm happy
Clap along if you feel like a room without a roof
Because I'm happy
Clap along if you feel like happiness is the truth
Because I'm happy
Clap along if you know what happiness is to you
Because I'm happy
Clap along if you feel like that's what you wanna do

Here come bad news talking this and that
Yeah, well, gimme all you got and don't hold back
Yeah, well I should probably warn you I'll be just fine
Yeah, no offense to you don't waste your time
Here's why

Because I'm happy …

(Happy) bring me down
Can't nothing (happy) bring me down
My level's too high (happy) to bring me down
Can't nothing (happy) bring me down
I said
(Happy, happy, happy) bring me down
Can't nothing bring me down
My level's too high (happy) to bring me down
Can't nothing bring me down
I said

Because I'm happy …

Because I'm happy …

(Happy) bring me down
Can't nothing (happy) bring me down
My level's too high (happy) to bring me down
Can't nothing (happy) bring me down
I said

Because I'm happy …

Because I'm happy …

C'mon

 

 

 

Converse sobre a música com os alunos. Pergunte a eles: 

a) The character in the song is happy. He shows that using two metaphors. Which are they? (O personagem da música está feliz. Ele demonstra isso usando duas metáforas. Quais são elas?)

b) What does he invite people to do if they are happy ? (O que ele convida as pessoas a fazerem se elas estiverem felizes?)

c) What can make the character in the song unhappy? (O que pode fazer o personagem da música infeliz?)

d) What do you do when you are happy? (O que você faz quando está feliz?)

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: a) A hot air balloon that could go to space with the air;  a room without a roof; b) Clap along; c) Nothing; d) Answers vary.

 

ATIVIDADE 2

 

Para finalizar a aula, os alunos produzirão uma letra de música. Para começar a escrever, basta que eles se juntem em grupos de quatro alunos e coletem as respostas que eles mesmos deram para a letra d da atividade anterior. Eles deverão acrescentar mais algumas sentenças para formar duas estrofes.

As sentenças devem seguir o modelo abaixo:

If I'm happy, ...

Quando a letra da música estiver pronta, eles poderão apresentá-la à classe e, se quiserem, poderão criar uma harmonia, completando a música. As letras poderão ser expostas no mural da sala ou as músicas poderão ser executadas.

Recursos Complementares

Exercícios sobre condicionais tipo 0 estão disponíveis em: 

1) http://downloads.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/grammarchallenge/pdfs/gc_22_zerocond_quizzes.pdf (acesso em 29 de maio de 2014);

2) http://www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish/radio/specials/1636_gramchallenge22/ (acesso em 29 de maio de 2014);

3) http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=8732 (acesso em 29 de maio de 2014);

4) http://www.englishgrammarsecrets.com/type0/menu.php (acesso em 29 de maio de 2014).

Avaliação

A avaliação pode ser de duas formas: qualitativa, ao longo de toda a aula, verificando o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades propostas; e quantitativa, na produção textual e oral da música.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.