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A colina de Carolina

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar e interpretar um texto poético.
  • Aprender / Revisar o conceito de aliteração.
  • Criar um texto poético.
  • Criar textos poéticos a partir de nomes próprios.
Duração das atividades
02 aulas de 50 a 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura;
  • Noções básicas sobre rimas.
Estratégias e recursos da aula
  • Dicionários;
  • Projetor;
  • Computador;
  • Internet;
  • Cópias impressas dos poemas;
  • Trabalho individual ou em duplas.

Módulo 1

ATIVIDADE 1

É sempre importante lembrar que a leitura de poemas se constitui em ponto de partida para elaboração de outros poemas. Nesse sentido, Trevizan (1995, p. 101) afirma que o contato com o texto poético leva o receptor a "uma reflexão crítica sobre as circunstâncias específicas do processo de criação". Dessa maneira, propõe-se a leitura de alguns poemas que servirão como modelo para novas produções poéticas.

Providencie cópias impressas do poema Colar de Carolina, de Cecília Meireles para entregar aos alunos.

Entretanto, antes de distribuir as cópias dos poemas, trabalhe o vocabulário do poema que possa trazer dificuldades de compreensão. Traga figuras que ilustrem o vocabulário para mostrar aos alunos ou projete as imagens na tela. Se julgar necessário, traga também definições encontradas em dicionários.

Veja sugestões abaixo:

COLAR DE CORAL

http://pt.artesanum.com/upload/postal/1/3/9/colar_de_coral-46197.jpg

Imagem disponível em: http://pt.artesanum.com/upload/postal/1/3/9/colar_de_coral-46197.jpg. Acesso em: 30 maio 2014.

COLINA

n substantivo feminino
pequena elevação de terreno com declive suave e menos de 50 metros de altitude. (HOUAISS, 2009)


sf (lat colina) 1 Pequena elevação de terreno; outeiro. (MICHAELIS online)

Definição disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=colina. Acesso em: 30 maio 2014.

 

http://api.ning.com/files/7Yks3h911A-olaDjmI*knZADdOa1-J0a1oTzEIoaEaTUl2oOppFteq3sc9AroMEk794HnKoTeG0VY9neEcN6di1EcQMUc9Yc/Colinasdechocolate.jpg

Imagem disponível em: http://api.ning.com/files/7Yks3h911A-olaDjmI*knZADdOa1-J0a1oTzEIoaEaTUl2oOppFteq3sc9AroMEk794HnKoTeG0VY9neEcN6di1EcQMUc9Yc/Colinasdechocolate.jpg. Acesso em: 30 maio 2014.

COLO

n substantivo masculino
1    parte do corpo humano que liga a cabeça ao tronco; pescoço (HOUAISS, 2009)


sm (lat collu) 1 Parte do corpo humano formada pelo pescoço e ombros. (MICHAELIS online)

Definição disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=colo. Acesso em: 30 maio 2014.

http://ateliermariliachiele.files.wordpress.com/2011/04/colo-g.jpg

Imagem disponível em: http://ateliermariliachiele.files.wordpress.com/2011/04/colo-g.jpg. Acesso em: 30 maio 2014.

 

ATIVIDADE 2

Distribua as cópias impressas do poema Colar de Carolina, de Cecília Meireles. Entregue uma cópia para cada aluno. Peça-lhes que façam uma leitura silenciosa. Em seguida, peça a três ou mais alunos que façam a leitura em voz alta.

 

http://sermaira.files.wordpress.com/2011/10/colar-de-carolina2.jpg

Texto e imagem disponíveis em: http://Imagem disponível em: . Acesso em: 30 maio 2014.. Acesso em: 30 maio 2014.

 

Para melhor compreensão do poema, promova uma discussão a partir de questões como:

  1. Como vocês imaginam Carolina? Loira? Morena?
  2. Quais são as palavras (no poema) que rimam com o nome Carolina?
  3. A expressão "colo de cal" leva a pensar que Carolina é branquinha como a cal?
  4. Qual verso do poema revela o que as crianças fazem e gostam de fazer?
  5. O que faz Carolina ficar corada? É o colar de coral ou é fato de correr?
  6. Qual é o elemento que representa o mundo que circunda Carolina?
  7. Em que momento do dia o sol colore as colunas da colina com a cor do coral?
  8. Quais são as palavras encontradas no poema escritas com algumas das letras do nome Carolina? ( colar / coral / cor / colina / cal )
  9. Quais são as outras palavras que começam com a letra C? ( com / corre / colunas / colore / colo / corada / coroas )

 

ATIVIDADE 3

Agora, para enriquecer a leitura do poema, leve os alunos ao laboratório de informática ou providencie computador, projetor e caixas de som e vejam o vídeo do poema Colar de Carolina cantado.

 

carolina

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FUc4WGkfjgU. Acesso em: 30 maio 2014.

ATIVIDADE 4

Para encerrar as atividades com o poema Colar de Carolina, faça uma brincadeira com os alunos. Eles deverão ler ou declamar o poema sem pronunciar seu fonema recorrente, isto é, o fonema / k /. Será uma atividade divertida e todos poderão dar muitas risadas.

http://www.advir.com/historiasbiblicas/historiasbiblicassitefiguras/mulheres%20antigas/dando%20risada.jpg

Imagem disponível em: http://www.advir.com/historiasbiblicas/historiasbiblicassitefiguras/mulheres%20antigas/dando%20risada.jpg. Acesso em: 30 maio 2014.

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1

Inicie a atividade dizendo aos alunos que outros poetas também escreveram poemas para Carolina. Prepare, com antecedência, cópias impressas do poema Carolina de Bartolomeu Campos Queirós. Entregue uma cópia para cada aluno e peça-lhes que façam uma leitura silenciosa. Em seguida, peça a alguns alunos que façam a leitura em voz alta. Trabalhe a compreensão do texto. Proponha perguntas como:

  1. No poema de Bartolomeu, onde está Carolina?
  2. Ela está sozinha como no poema de Cecília Meireles?
  3. Quem está com Carolina?
  4. Há alguma semelhança entre os nomes das amigas de Carolina?
  5. Que artifício o poeta usou para escrever os primeiros versos do poema?

Carolina

 

CAROLINA

CARO . . . .

C . . OLINA

. ARO . . . .

CAR . L . . A

.  .  .  .  LINA

.  A . . . I .  A

C  . R . . INA

. A .  . . . .NA

 

Onde se esconde Carla?

- Na colina.

 

Onde corre Lina?

- Com Carla

na colina.

 

Onde anda Ana?

- Na colina

com Lina, Carla

e Carolina

 

Ah! Carolina,

amiga de tantas meninas!

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Diário de classe. 1. ed. São Paulo: Moderna, 1992. (Coleção Veredas)

Fonte: TREVIZAN, Zizi. Poesia e ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura - UNIP, 1995. p. 106.

 

ATIVIDADE 2

Para essa atividade, providencie um slide com o poema A menina Carolina, de Sônia Maria C. Campelo. Projete o poema na tela e leia com os alunos. Este é um poema que não apresenta problemas de compreensão, pois é de fácil leitura. Aproveite para abordar com os alunos a estrutura das rimas do poema. Pergunte-lhes qual é o tipo de rima encontrada no poema.

Se necessário, recorde com os alunos o conceito de rima "emparelhada" (AABB). Veja em Recursos Complementares onde encontrar estudos sobre rimas.

Depois, peça aos alunos para encontrar as características da menina Carolina apresentadas no poema, de forma explícita ou implícita. (engraçada / atrapalhada / confusa / gulosa )

 

poema carol

Poema e imagem disponíveis em: http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2013/05/lingua-portuguesa-poema-carolina.html. Acesso em: 30 maio 2014.

 

ATIVIDADE 3

No laboratório de informática, ou na sala de aula, com o apoio de um projetor, um computador e caixas de som, projete o vídeo da canção Carolina, de Chico Buarque.

chico buarque

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3hW3GXw1l7s#t=14. Acesso em: 30 maio 2014.

 

ATIVIDADE 4

Depois de ouvir a canção uma ou duas vezes, entregue aos alunos cópias da poema canção de Chico Buarque, providenciadas previamente. Proponha uma discussão sobre o poema. Como sugestão, apresentamos algumas questões:

  1. A Carolina da canção de Chico Buarque também é uma menina?
  2. Qual é o tema do poema canção?
  3. Por que o poeta diz que só Carolina não viu o tempo passar?
  4. Quais as mudanças / transformações que o tempo trouxe e Carolina não percebeu?
  5. Como são os olhos de Carolina?
  6. O que Carolina guarda nos olhos fundos?
  7. E nos olhos tristes, o que ela guarda?
  8. Como você relaciona os versos "Lá fora, amor, uma rosa nasceu, / todo mundo sambou, / uma estrela caiu" com os versos "Lá fora, amor, uma rosa morreu, / uma festa acabou, / nosso barco partiu"?

Carolina

Chico Buarque

 

Carolina, nos seus olhos fundos,
guarda tanta dor

A dor de todo esse mundo

Eu já lhe expliquei, que não vai dar
Seu pranto não vai nada ajudar
Eu já convidei para dançar
É hora, já sei, de aproveitar
Lá fora, amor, uma rosa nasceu,

todo mundo sambou,

uma estrela caiu
Eu bem que mostrei sorrindo.

pela janela, ói que lindo
Mas Carolina não viu

Carolina, nos seus olhos tristes,

guarda tanto amor
O amor que já não existe

Eu bem que avisei, vai acabar
De tudo lhe dei para aceitar
Mil versos cantei pra lhe agradar
Agora não sei como explicar
Lá fora, amor, uma rosa morreu,

uma festa acabou,

nosso barco partiu
Eu bem que mostrei a ela,

o tempo passou na janela
E só Carolina não viu.


Disponível em: http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/carolina.html#ixzz33KwXdKIN

Acesso em: 31 maio 2014.

 

ATIVIDADE 5 - Produzindo um texto poético

http://www.escolakids.com/public/upload/image/lendo-poesia.jpg

Imagem disponível em: http://www.escolakids.com/public/upload/image/lendo-poesia.jpg. Acesso em: 30 maio 2014.

 

Esta atividade tem como objetivo levar os alunos a produzirem textos poéticos. Entretanto, antes de iniciar a atividade, explique / revise o conceito de aliteração.

 

Veja sugestões de slides ou cartazes que podem ser preparados para essa explicação / revisão:

 

A aliteração consiste na repetição de um fonema, não necessariamente de uma letra, uma vez que na língua portuguesa nem sempre há a correspondência entre esses dois elementos. Veja os exemplos: táxi, exame e enxaqueca. A letra é a mesma, mas representa fonemas diferentes, por isso, é importante lembrar que a aliteração busca reproduzir sons.

 

Há um poema de Cruz e Souza – “Violões que choram” – que traz, em uma de suas estrofes, um famoso exemplo de aliteração::

“Vozes veladas, veludosas vozes,

Volúpias dos violões, vozes veladas,

Vagam nos velhos vórtices velozes

Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”

 

Observe que o fonema /v/ foi largamente explorado nessa estrofe, mas com que objetivo? Lembre-se de que todas as vezes que um recurso estilístico é utilizado, há um objetivo. Nesse caso, a repetição do fonema remete ao som do violão. Perceba que essa estrofe exemplifica com propriedade a intenção da aliteração: sugerir sons.

Slides adaptados do sítio: http://www.portugues.com.br/gramatica/aliteracao.html. Acesso em: 31 maio 2014.

 

Feita a explicação / revisão sobre a figura de linguagem aliteração, proponha aos alunos uma atividade de produção poética. A atividade poderá ser feita individualmente, ou se preferir, deixe-os trabalhar em duplas. Cada aluno ou dupla de alunos deverá escrever um poema a partir de um nome. Vocês poderão trabalhar com o mesmo nome presente nos poemas estudados, Carolina, ou escolher outro(s) nome(s). Além de produzir o texto poético a partir de um nome próprio, os alunos deverão também utilizar a figura de linguagem estudada, isto é, a aliteração. Bom trabalho!!!

Ao final da aula, recolha os textos produzidos pelos alunos e faça a correção. Na aula seguinte, devolva aos alunos os textos corrigidos e comente sobre os erros e/ou dificuldades encontrados.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

"COLAR DE CAROLINA": TRADUZINDO UM 'POEMA-TETRIS' DE CECÍLIA MEIRELES PARA O INGLÊS

Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/actas/article/download/18231/10311. Acesso em: 30 maio 2014.

 

VERSOS PARA BRINCAR

Disponível em: http://www.revistacontinente.com.br/index.php/component/content/article/434.html. Acesso em: 30 maio 2014.

Referência do Dicionário Houaiss:

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro Salles. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 1 CD ROM, 2009.

Para estudos sobre rimas, acesse:

http://www.lusofoniapoetica.com/artigos/teoria-poetica/rima.html. Acesso em: 31 maio 2014.

Referência do livro Poesia e ensino: antologia comentada:

TREVIZAN, Zizi. Poesia e ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura - UNIP, 1995. p. 106.

Avaliação

A avaliação qualitativa  deverá ser  feita durante as aulas. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas, verificando sua compreensão nos momentos de leitura e compreensão dos poemas. A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos.

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