18/06/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
É sempre importante lembrar que a leitura de poemas se constitui em ponto de partida para elaboração de outros poemas. Nesse sentido, Trevizan (1995, p. 101) afirma que o contato com o texto poético leva o receptor a "uma reflexão crítica sobre as circunstâncias específicas do processo de criação". Dessa maneira, propõe-se a leitura de alguns poemas que servirão como modelo para novas produções poéticas.
Providencie cópias impressas do poema Colar de Carolina, de Cecília Meireles para entregar aos alunos.
Entretanto, antes de distribuir as cópias dos poemas, trabalhe o vocabulário do poema que possa trazer dificuldades de compreensão. Traga figuras que ilustrem o vocabulário para mostrar aos alunos ou projete as imagens na tela. Se julgar necessário, traga também definições encontradas em dicionários.
Veja sugestões abaixo:
Imagem disponível em: http://pt.artesanum.com/upload/postal/1/3/9/colar_de_coral-46197.jpg. Acesso em: 30 maio 2014.
n substantivo feminino
pequena elevação de terreno com declive suave e menos de 50 metros de altitude. (HOUAISS, 2009)
sf (lat colina) 1 Pequena elevação de terreno; outeiro. (MICHAELIS online)
Definição disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=colina. Acesso em: 30 maio 2014.
Imagem disponível em: http://api.ning.com/files/7Yks3h911A-olaDjmI*knZADdOa1-J0a1oTzEIoaEaTUl2oOppFteq3sc9AroMEk794HnKoTeG0VY9neEcN6di1EcQMUc9Yc/Colinasdechocolate.jpg. Acesso em: 30 maio 2014.
n substantivo masculino
1 parte do corpo humano que liga a cabeça ao tronco; pescoço (HOUAISS, 2009)
sm (lat collu) 1 Parte do corpo humano formada pelo pescoço e ombros. (MICHAELIS online)
Definição disponível em: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=colo. Acesso em: 30 maio 2014.
Imagem disponível em: http://ateliermariliachiele.files.wordpress.com/2011/04/colo-g.jpg. Acesso em: 30 maio 2014.
Distribua as cópias impressas do poema Colar de Carolina, de Cecília Meireles. Entregue uma cópia para cada aluno. Peça-lhes que façam uma leitura silenciosa. Em seguida, peça a três ou mais alunos que façam a leitura em voz alta.
Texto e imagem disponíveis em: http://Imagem disponível em: . Acesso em: 30 maio 2014.. Acesso em: 30 maio 2014.
Para melhor compreensão do poema, promova uma discussão a partir de questões como:
Agora, para enriquecer a leitura do poema, leve os alunos ao laboratório de informática ou providencie computador, projetor e caixas de som e vejam o vídeo do poema Colar de Carolina cantado.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FUc4WGkfjgU. Acesso em: 30 maio 2014.
Para encerrar as atividades com o poema Colar de Carolina, faça uma brincadeira com os alunos. Eles deverão ler ou declamar o poema sem pronunciar seu fonema recorrente, isto é, o fonema / k /. Será uma atividade divertida e todos poderão dar muitas risadas.
Imagem disponível em: http://www.advir.com/historiasbiblicas/historiasbiblicassitefiguras/mulheres%20antigas/dando%20risada.jpg. Acesso em: 30 maio 2014.
Inicie a atividade dizendo aos alunos que outros poetas também escreveram poemas para Carolina. Prepare, com antecedência, cópias impressas do poema Carolina de Bartolomeu Campos Queirós. Entregue uma cópia para cada aluno e peça-lhes que façam uma leitura silenciosa. Em seguida, peça a alguns alunos que façam a leitura em voz alta. Trabalhe a compreensão do texto. Proponha perguntas como:
Carolina
CAROLINA CARO . . . . C . . OLINA . ARO . . . . CAR . L . . A . . . . LINA . A . . . I . A C . R . . INA . A . . . . .NA
Onde se esconde Carla? - Na colina.
Onde corre Lina? - Com Carla na colina.
Onde anda Ana? - Na colina com Lina, Carla e Carolina
Ah! Carolina, amiga de tantas meninas! QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Diário de classe. 1. ed. São Paulo: Moderna, 1992. (Coleção Veredas) Fonte: TREVIZAN, Zizi. Poesia e ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura - UNIP, 1995. p. 106. |
Para essa atividade, providencie um slide com o poema A menina Carolina, de Sônia Maria C. Campelo. Projete o poema na tela e leia com os alunos. Este é um poema que não apresenta problemas de compreensão, pois é de fácil leitura. Aproveite para abordar com os alunos a estrutura das rimas do poema. Pergunte-lhes qual é o tipo de rima encontrada no poema.
Se necessário, recorde com os alunos o conceito de rima "emparelhada" (AABB). Veja em Recursos Complementares onde encontrar estudos sobre rimas.
Depois, peça aos alunos para encontrar as características da menina Carolina apresentadas no poema, de forma explícita ou implícita. (engraçada / atrapalhada / confusa / gulosa )
Poema e imagem disponíveis em: http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2013/05/lingua-portuguesa-poema-carolina.html. Acesso em: 30 maio 2014.
No laboratório de informática, ou na sala de aula, com o apoio de um projetor, um computador e caixas de som, projete o vídeo da canção Carolina, de Chico Buarque.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=3hW3GXw1l7s#t=14. Acesso em: 30 maio 2014.
Depois de ouvir a canção uma ou duas vezes, entregue aos alunos cópias da poema canção de Chico Buarque, providenciadas previamente. Proponha uma discussão sobre o poema. Como sugestão, apresentamos algumas questões:
Carolina Chico Buarque
Carolina, nos seus olhos fundos, A dor de todo esse mundo todo mundo sambou, uma estrela caiu pela janela, ói que lindo guarda tanto amor uma festa acabou, nosso barco partiu o tempo passou na janela Acesso em: 31 maio 2014. |
Imagem disponível em: http://www.escolakids.com/public/upload/image/lendo-poesia.jpg. Acesso em: 30 maio 2014.
Esta atividade tem como objetivo levar os alunos a produzirem textos poéticos. Entretanto, antes de iniciar a atividade, explique / revise o conceito de aliteração.
Veja sugestões de slides ou cartazes que podem ser preparados para essa explicação / revisão:
A aliteração consiste na repetição de um fonema, não necessariamente de uma letra, uma vez que na língua portuguesa nem sempre há a correspondência entre esses dois elementos. Veja os exemplos: táxi, exame e enxaqueca. A letra é a mesma, mas representa fonemas diferentes, por isso, é importante lembrar que a aliteração busca reproduzir sons. |
Há um poema de Cruz e Souza – “Violões que choram” – que traz, em uma de suas estrofes, um famoso exemplo de aliteração:: “Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas, Vagam nos velhos vórtices velozes Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.” |
Observe que o fonema /v/ foi largamente explorado nessa estrofe, mas com que objetivo? Lembre-se de que todas as vezes que um recurso estilístico é utilizado, há um objetivo. Nesse caso, a repetição do fonema remete ao som do violão. Perceba que essa estrofe exemplifica com propriedade a intenção da aliteração: sugerir sons. |
Slides adaptados do sítio: http://www.portugues.com.br/gramatica/aliteracao.html. Acesso em: 31 maio 2014.
Feita a explicação / revisão sobre a figura de linguagem aliteração, proponha aos alunos uma atividade de produção poética. A atividade poderá ser feita individualmente, ou se preferir, deixe-os trabalhar em duplas. Cada aluno ou dupla de alunos deverá escrever um poema a partir de um nome. Vocês poderão trabalhar com o mesmo nome presente nos poemas estudados, Carolina, ou escolher outro(s) nome(s). Além de produzir o texto poético a partir de um nome próprio, os alunos deverão também utilizar a figura de linguagem estudada, isto é, a aliteração. Bom trabalho!!!
Ao final da aula, recolha os textos produzidos pelos alunos e faça a correção. Na aula seguinte, devolva aos alunos os textos corrigidos e comente sobre os erros e/ou dificuldades encontrados.
"COLAR DE CAROLINA": TRADUZINDO UM 'POEMA-TETRIS' DE CECÍLIA MEIRELES PARA O INGLÊS
Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/actas/article/download/18231/10311. Acesso em: 30 maio 2014.
VERSOS PARA BRINCAR
Disponível em: http://www.revistacontinente.com.br/index.php/component/content/article/434.html. Acesso em: 30 maio 2014.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro Salles. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 1 CD ROM, 2009.
http://www.lusofoniapoetica.com/artigos/teoria-poetica/rima.html. Acesso em: 31 maio 2014.
TREVIZAN, Zizi. Poesia e ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura - UNIP, 1995. p. 106.
A avaliação qualitativa deverá ser feita durante as aulas. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas, verificando sua compreensão nos momentos de leitura e compreensão dos poemas. A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos.
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