Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reescrevendo e criando poemas com as cores

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar e interpretar um texto poético.
  • Buscar informações para além do que está escrito em um texto poético.
  • Identificar rimas.
  • Criar um texto poético com rimas.
  • Declamar textos poéticos.
Duração das atividades
02 aulas de 50 a 60 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
Estratégias e recursos da aula
  • Bola macia;
  • Cópias impressas;
  • Acesso à internet;
  • Computador;
  • Projetor;
  • Caixas de som;
  • Folhas de papel sulfite.
  • Trabalho individual ou em dupla.

Módulo 1

ATIVIDADE 1

Observa-se que trabalhar o texto poético, em sala de aula, é um dos desafios que os professores encontram em sua tarefa cotidiana. Esse desafio se dá por vários motivos, entre os quais, cita-se a ausência de motivação e interesse dos alunos em ler poesia. Nesse sentido, esta aula tem como objetivo promover o interesse pela leitura e pela escrita de poemas.

 

http://img.ibxk.com.br/2013/3/megacurioso/super-imagem/superimagem-megacurioso-35928006679892_mega.jpg

Imagem disponível em: http://img.ibxk.com.br/2013/3/megacurioso/super-imagem/superimagem-megacurioso-35928006679892_mega.jpg. Acesso em: 15 jun 2014.

 

Para instalar o tema da aula, de maneira lúdica, disponha os alunos em círculo e proponha um jogo de perguntas e respostas. O professor joga a bola a um aluno que deverá pegar a bola e responder a pergunta proposta a ele pelo professor. É interessante utilizar uma bola macia e leve. Proponha perguntas sobre cores. Aproveite o momento em que a aula será aplicada para propor perguntas relacionadas ao momento. Por exemplo, o momento vivido pelo Brasil neste mês, o momento da Copa de Futebol 2014. Veja algumas sugestões abaixo:

  1. Qual sua cor preferida?
  2. Você tem muitas peças de roupas da sua cor preferida?
  3. Você tem brinquedos da sua cor preferida?
  4. Na sua casa, tem alguma parede pintada com sua cor preferida?
  5. E seus sapatos? Você tem sapatos ou tênis coloridos?
  6. Você gosta de usar lápis de cor para colorir?
  7. Quais são as cores do uniforme da seleção de futebol do Brasil?
  8. E o uniforme do goleiro brasileiro, de que cor é?
  9. Você sabe quais são as cores do uniforme de futebol de algum outro país que está participando da Copa 2014?
  10. As chuteiras dos jogadores são pretas ou coloridas? De que cor elas são?

ATIVIDADE 2

Agora, com o apoio de um projetor e um computador, projete a imagem abaixo e leia com os alunos o significado de algumas cores. Para desenvolver a atividade, leia o significado da primeira cor e faça comentários com os alunos. Pergunte a eles se compreenderam e se concordam com o significado dado àquela cor, se eles já tiveram alguma experiência que comprove ou não o que se diz sobre a cor etc. Pergunte também se eles já conheciam o significado da cor. Em seguida, faça da mesma maneira para todas as cores.

Não se esqueça de comentar com os alunos que esses significados podem variar. É possível encontrar significados diferentes em outros sítios de busca ou mesmo em livros sobre o significados das cores.

 

http://www.seusitenainternet.com.br/wp-content/uploads/2012/08/sognificado-cores.jpg

Imagem disponível em: http://www.seusitenainternet.com.br/wp-content/uploads/2012/08/sognificado-cores.jpg. Acesso em: 14 jun 2014. 

 

ATIVIDADE 3

http://escolagirassolblog.files.wordpress.com/2012/03/borboleta1.jpg

Imagem disponível em: http://escolagirassolblog.files.wordpress.com/2012/03/borboleta1.jpg. Acesso em: 15 jun 2014.

 

Providencie, antecipadamente, cópias impressas do poema de Vinícius de Moraes, As borboletas. Entregue as cópias aos alunos e peça-lhes para fazer uma primeira leitura silenciosa. Em seguida, deixe que três ou quatro alunos façam a leitura em voz alta. O tempo para a leitura é fundamental para que os alunos se familiarizem com o texto. Posteriormente, o professor fará uma leitura de forma enfática e expressiva. Após esse momento de leitura partilhada, os alunos devem ser motivados a apresentar suas impressões, seus sentimentos, suas opiniões sobre o poema. Para isso, proponha questões, como:

  1. O que você achou do texto?

  2. Que verso você gostaria de destacar? Por quê?

  3. Que sentimentos e/ou ideias o poema faz surgir?

  4. Quem gostaria de reler algum verso?

  5. Você concorda com a descrição das borboletas encontradas no poema?

  6. Você já viu borboletas dessas cores?

  7. Onde estão as rimas do poema?

  8. Qual o tipo de rima encontrada no poema?

 

AS BORBOLETAS

Vinícius de Moraes

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
Brincam
Na luz
As belas
Borboletas

Borboletas brancas
São alegres e francas.

Borboletas azuis
Gostam de muita luz.

As amarelinhas
São tão bonitinhas!

E as pretas, então
Oh, que escuridão!

 

Poema disponível em: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/vinicius_de_moraes.html. Acesso em: 15 jun 2014.

 

ATIVIDADE 4

No laboratório de informática ou na sala de aula, com o apoio de computador, projetor e caixas de som, projete o vídeo poema Borboletas de Denise M. Shinotuka. Esse é um vídeo do poema As borboletas de Vinícius de Moraes com ilustrações.

 

borbo video poema

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ryuWHNlomek. Acesso em: 15 jun 2014.

 

ATIVIDADE 5

Ainda com o objetivo de ilustrar o estudo sobre o poema de Vinícius de Moraes, projete o vídeo da canção feita com a letra do poema, cantada por Adriana Calcanhotto. Essa é uma atividade lúdica e muito prazerosa. Se o professor ou algum aluno souber tocar violão, a turma toda poderá aprender e cantar o poema canção. Divirtam-se!!!

 

borboletas

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=E_n8cUT1ABM. Acesso em: 15 jun 2014.

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1

Para iniciar o processo de criação de textos poéticos, proponha esta primeira atividade, que pode ser desenvolvida com o grupo total de alunos ou, se preferir, divida os alunos em grupos menores. A proposta da atividade é encontrar palavras que rimem com as cores; essas palavras podem ser adjetivos e/ou substantivos. Faça um quadro na lousa, peça aos alunos que o copiem em seus cadernos. Os alunos preencherão o quadro com as palavras encontradas. Veja a sugestão de um quadro e algumas palavras que rimam com a cor escolhida:

 

COR ADJETIVO SUBSTANTIVO
amarela bela / singela / aquarela / panela / janela /
branca franca / santa / tranca / manta /
rosa mimosa / graciosa / gloriosa / formosa / famosa / carroça / palhoça / minhoca /
verde   sede / parede /
preta seca / careta / caneta /
vermelha acesa / coelha / orelha / centelha /
laranja   franja / manga /
     

Quadro sugerido pela formadora.

 

ATIVIDADE 2

http://www.revistafantastica.com.br/imagens/materias/gerais/rescrita.jpeg

Imagem disponível em: http://www.revistafantastica.com.br/imagens/materias/gerais/rescrita.jpeg. Acesso em: 16 jun 2014.

O desafio desta atividade é reescrever o poema de Vinícius de Moraes, trocando as cores das borboletas e respectivamente os versos que se referem a essas borboletas. Para isso, os alunos utilizarão as cores e as palavras que com elas rimam, elencadas no quadro construído na atividade anterior. Esta reescrita do poema pode ser feita individualmente ou em duplas. O professor supervisiona a tarefa e pode, inclusive, contribuir com sugestões e/ou correções necessárias.

 

ATIVIDADE 3

http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/w/wp-content/uploads/2012/11/peixes.jpg

Imagem disponível em: http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/w/wp-content/uploads/2012/11/peixes.jpg. Acesso em: 16 jun 2014.

Nesse momento, o desafio é escrever um novo poema. Desta vez, os alunos escreverão um poema sobre um outro bichinho. Os peixes, por exemplo, são uma boa opção, pois existem peixes de várias cores e tamanhos diferentes. As palavras e cores elencadas no quadro ainda podem ser utilizadas. Ao final da atividade, o professor recolhe os poemas para correção.

 

ATIVIDADE 4

http://actividadesebsis.webuda.com/biblioteca/poemas_Abril_oficina_poesia_feira_do_livro_09/images/feira_exposi_de%20abril_12.JPG

Imagem disponível em: http://actividadesebsis.webuda.com/biblioteca/poemas_Abril_oficina_poesia_feira_do_livro_09/images/feira_exposi_de%20abril_12.JPG. Acesso em: 16 jun 2014.

Terminada a correção dos poemas, o professor os devolve aos alunos para que eles possam copiá-los e ilustrá-los em outro papel. Ao final, organizem uma bela exposição com os poemas ilustrados. Aproveitem o momento para praticarem também a declamação de poemas. Com certeza vocês terão belos poemas para expor aos colegas e professores da escola. Bom trabalho!!!

Recursos Complementares

Para conhecer mais sobre Vinícius de Moraes, acesse:

http://www.releituras.com/viniciusm_bio.asp. Acesso em: 16 jun 2014.

Para mais significados das cores, acesse:

http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/significado_das_cores.htm. Acesso em: 16 jun 2014.

http://vilamulher.com.br/bem-estar/bem-estar/as-cores-e-os-seus-significados-11-1-69-1105.html. Acesso em: 16 jun 2014.

Avaliação
  • Para essas aulas, a avaliação qualitativa  será processual, isto é, durante o desenvolvimento de todas as atividades. Para isso, o professor deverá observar a participação dos alunos nas atividades propostas, verificando sua compreensão nos momentos de leitura e discussão. A avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da análise e correção dos textos poéticos criados pelos alunos.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.