18/06/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Observa-se que trabalhar o texto poético, em sala de aula, é um dos desafios que os professores encontram em sua tarefa cotidiana. Esse desafio se dá por vários motivos, entre os quais, cita-se a ausência de motivação e interesse dos alunos em ler poesia. Nesse sentido, esta aula tem como objetivo promover o interesse pela leitura e pela escrita de poemas.
Imagem disponível em: http://img.ibxk.com.br/2013/3/megacurioso/super-imagem/superimagem-megacurioso-35928006679892_mega.jpg. Acesso em: 15 jun 2014.
Para instalar o tema da aula, de maneira lúdica, disponha os alunos em círculo e proponha um jogo de perguntas e respostas. O professor joga a bola a um aluno que deverá pegar a bola e responder a pergunta proposta a ele pelo professor. É interessante utilizar uma bola macia e leve. Proponha perguntas sobre cores. Aproveite o momento em que a aula será aplicada para propor perguntas relacionadas ao momento. Por exemplo, o momento vivido pelo Brasil neste mês, o momento da Copa de Futebol 2014. Veja algumas sugestões abaixo:
Agora, com o apoio de um projetor e um computador, projete a imagem abaixo e leia com os alunos o significado de algumas cores. Para desenvolver a atividade, leia o significado da primeira cor e faça comentários com os alunos. Pergunte a eles se compreenderam e se concordam com o significado dado àquela cor, se eles já tiveram alguma experiência que comprove ou não o que se diz sobre a cor etc. Pergunte também se eles já conheciam o significado da cor. Em seguida, faça da mesma maneira para todas as cores.
Imagem disponível em: http://www.seusitenainternet.com.br/wp-content/uploads/2012/08/sognificado-cores.jpg. Acesso em: 14 jun 2014.
Imagem disponível em: http://escolagirassolblog.files.wordpress.com/2012/03/borboleta1.jpg. Acesso em: 15 jun 2014.
Providencie, antecipadamente, cópias impressas do poema de Vinícius de Moraes, As borboletas. Entregue as cópias aos alunos e peça-lhes para fazer uma primeira leitura silenciosa. Em seguida, deixe que três ou quatro alunos façam a leitura em voz alta. O tempo para a leitura é fundamental para que os alunos se familiarizem com o texto. Posteriormente, o professor fará uma leitura de forma enfática e expressiva. Após esse momento de leitura partilhada, os alunos devem ser motivados a apresentar suas impressões, seus sentimentos, suas opiniões sobre o poema. Para isso, proponha questões, como:
O que você achou do texto?
Que verso você gostaria de destacar? Por quê?
Que sentimentos e/ou ideias o poema faz surgir?
Quem gostaria de reler algum verso?
Você concorda com a descrição das borboletas encontradas no poema?
Você já viu borboletas dessas cores?
Onde estão as rimas do poema?
Qual o tipo de rima encontrada no poema?
AS BORBOLETAS Vinícius de Moraes |
Poema disponível em: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/vinicius_de_moraes.html. Acesso em: 15 jun 2014.
No laboratório de informática ou na sala de aula, com o apoio de computador, projetor e caixas de som, projete o vídeo poema Borboletas de Denise M. Shinotuka. Esse é um vídeo do poema As borboletas de Vinícius de Moraes com ilustrações.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ryuWHNlomek. Acesso em: 15 jun 2014.
Ainda com o objetivo de ilustrar o estudo sobre o poema de Vinícius de Moraes, projete o vídeo da canção feita com a letra do poema, cantada por Adriana Calcanhotto. Essa é uma atividade lúdica e muito prazerosa. Se o professor ou algum aluno souber tocar violão, a turma toda poderá aprender e cantar o poema canção. Divirtam-se!!!
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=E_n8cUT1ABM. Acesso em: 15 jun 2014.
Para iniciar o processo de criação de textos poéticos, proponha esta primeira atividade, que pode ser desenvolvida com o grupo total de alunos ou, se preferir, divida os alunos em grupos menores. A proposta da atividade é encontrar palavras que rimem com as cores; essas palavras podem ser adjetivos e/ou substantivos. Faça um quadro na lousa, peça aos alunos que o copiem em seus cadernos. Os alunos preencherão o quadro com as palavras encontradas. Veja a sugestão de um quadro e algumas palavras que rimam com a cor escolhida:
COR | ADJETIVO | SUBSTANTIVO |
amarela | bela / singela / | aquarela / panela / janela / |
branca | franca / santa / | tranca / manta / |
rosa | mimosa / graciosa / gloriosa / formosa / famosa / | carroça / palhoça / minhoca / |
verde | sede / parede / | |
preta | seca / | careta / caneta / |
vermelha | acesa / | coelha / orelha / centelha / |
laranja | franja / manga / | |
Quadro sugerido pela formadora.
Imagem disponível em: http://www.revistafantastica.com.br/imagens/materias/gerais/rescrita.jpeg. Acesso em: 16 jun 2014.
O desafio desta atividade é reescrever o poema de Vinícius de Moraes, trocando as cores das borboletas e respectivamente os versos que se referem a essas borboletas. Para isso, os alunos utilizarão as cores e as palavras que com elas rimam, elencadas no quadro construído na atividade anterior. Esta reescrita do poema pode ser feita individualmente ou em duplas. O professor supervisiona a tarefa e pode, inclusive, contribuir com sugestões e/ou correções necessárias.
Imagem disponível em: http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/w/wp-content/uploads/2012/11/peixes.jpg. Acesso em: 16 jun 2014.
Nesse momento, o desafio é escrever um novo poema. Desta vez, os alunos escreverão um poema sobre um outro bichinho. Os peixes, por exemplo, são uma boa opção, pois existem peixes de várias cores e tamanhos diferentes. As palavras e cores elencadas no quadro ainda podem ser utilizadas. Ao final da atividade, o professor recolhe os poemas para correção.
Imagem disponível em: http://actividadesebsis.webuda.com/biblioteca/poemas_Abril_oficina_poesia_feira_do_livro_09/images/feira_exposi_de%20abril_12.JPG. Acesso em: 16 jun 2014.
Terminada a correção dos poemas, o professor os devolve aos alunos para que eles possam copiá-los e ilustrá-los em outro papel. Ao final, organizem uma bela exposição com os poemas ilustrados. Aproveitem o momento para praticarem também a declamação de poemas. Com certeza vocês terão belos poemas para expor aos colegas e professores da escola. Bom trabalho!!!
http://www.releituras.com/viniciusm_bio.asp. Acesso em: 16 jun 2014.
http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/significado_das_cores.htm. Acesso em: 16 jun 2014.
http://vilamulher.com.br/bem-estar/bem-estar/as-cores-e-os-seus-significados-11-1-69-1105.html. Acesso em: 16 jun 2014.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!