Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reescrevendo e declamando poemas e quadras

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o gosto pela leitura poética.
  • Praticar a declamação.
  • Reconhecer rimas.
  • Selecionar palavras que rimam.
  • Produzir quadras e/ou poemas lúdicos.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
Estratégias e recursos da aula
  • Cópias impressas;
  • Livros ou revistas de nomes próprios;
  • Dicionários;
  • Acesso à Internet (opcional).

Módulo 1

Segundo Trevizan (1995, p. 44), os poemas lúdicos "representam possibilidades poéticas de entrada no mundo da criação literária, tendo como ponto de partida a leitura de formas populares e construções humorísticas". Ela afirma também que "as crianças recebem estes modelos textuais como feitiços poéticos, pelas relações inesperadas dos sentidos construídos".

Assim sendo, propõe-se, com esta aula, colocar o aluno em contato com textos poéticos lúdicos na tentativa de suscitar, entre os alunos, o gosto pela leitura poética, o gosto pela declamação e o gosto pela escrita de poemas.

 

ATIVIDADE 1 - Lendo e declamando um poema

http://www.estudokids.com.br/wp-content/uploads/2014/04/combinacao-de-numeros.jpg

Imagem disponível em: http://www.estudokids.com.br/wp-content/uploads/2014/04/combinacao-de-numeros.jpg. Acesso em: 17 jun 2014.

 

Prepare, antecipadamente, cópias impressas do poema Os amigos de Almir Correia. Distribua as cópias entre os alunos. Certifique-se que todos receberam uma cópia. Peça-lhes para fazer a primeira leitura de forma silenciosa. É importante que esse primeiro contato com o texto poético seja tranquilo. Em seguida, peça a alguns alunos que façam a leitura em voz alta.

Em seguida, divida os alunos em grupos de dez e explique a tarefa. O desafio é declamar a poesia e cada um dos dez alunos representará um amigo, isto é, um numeral. O primeiro aluno será o zero, o segundo será o um, o terceiro será o dois e assim por diante. O poema será declamando em forma de jogral, cada aluno fala seu verso e a segunda e a terceira estrofes serão declamadas por todos juntos. Incentive seus alunos a participar. Vocês podem até fazer um concurso e premiar o grupo que declamar melhor o poema.

 

Os amigos

 

O zero não era sincero

O um só fazia “pum”

O dois deixava pra depois

O três falava inglês

O quatro não era pato

O cinco usava cinto

O seis parecia portuguê( i )s

O sete jogava basquete

O oito vivia afoito

O nove não conseguia rimar

 

Mas todos juntos

sabiam:

somar

diminuir

multiplicar

dividir

 

Inventavam muito problema e equação

e quase sempre nenhuma solução.

 

CORREIA, Almir. Poemas malandrinhos. São Paulo: Atual, 1991. (Série Caderno de Poesia). In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 52-53.

 

ATIVIDADE 2 - Procurando novas palavras

http://www.silbachstation.com/blog/_imagenspost/carlos_araujo_dicionario_blog.jpg

Imagem disponível em: http://www.silbachstation.com/blog/_imagenspost/carlos_araujo_dicionario_blog.jpg. Acesso em: 17 jun 2014.

 

O desafio desta atividade é procurar nomes, adjetivos e substantivos que façam rima com os numerais que aparecem no poema Os amigos. Livros com listas de nomes próprios e dicionários podem ser utilizados para subsidiar a pesquisa. Se for possível fazer a atividade no laboratório de informática, sítios de busca também poderão ser visitados. Os alunos deverão preencher o quadro sugerido abaixo, anotando nomes, adjetivos e substantivos que rimem com cada numeral citado no poema. Veja o quadro com alguns exemplos. Instigue os alunos a anotarem o máximo de palavras para cada item.

 

NÚMERO NOME ADJETIVO SUBSTANTIVO
zero Romero singelo farelo
um Naum   cartum
dois     bois
três Inês   freguês
quatro Renato   rato / sapato / mato
cinco Jacinto faminto / recinto
seis Juarez   francês / surdez
sete Odete / Claudete / Calebe serelepe / raquete / baguete /
oito Pietro   biscoito
nove      

Quadro sugerido pela formadora.

 

ATIVIDADE 3 - Reescrevendo o poema

http://4.bp.blogspot.com/_byDm1io31gM/TMroazyfV-I/AAAAAAAACjo/hdFYp1Sb0Mg/s1600/snoopy-escrevendo-seu-romance-numa-longa-e-tenebrosa-noite.jpg

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_byDm1io31gM/TMroazyfV-I/AAAAAAAACjo/hdFYp1Sb0Mg/s1600/snoopy-escrevendo-seu-romance-numa-longa-e-tenebrosa-noite.jpg. Acesso em: 17 jun 2014.

 

Esta atividade será de reescrita do poema Os amigos. Proponha aos alunos reescrever o poema trocando os números pelos nomes próprios com os quais eles rimam. Eles deverão trocar também o restante do verso, utilizando os adjetivos e/ou substantivos anotados no quadro da atividade anterior. Veja, por exemplo, algumas sugestões para a reescrita do primeiro verso:

 

Romero era singelo e gostava de comer farelo

Romero não comia farelo 

Romero era muito singelo

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1 - Memorizando e declamando

http://3.bp.blogspot.com/-y4KY3O1IlbU/UETmwmTcPAI/AAAAAAAABaA/078-QnJQl2I/s1600/Collage82.jpg

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-y4KY3O1IlbU/UETmwmTcPAI/AAAAAAAABaA/078-QnJQl2I/s1600/Collage82.jpg. Acesso em: 17 jun 2014.

 

Providencie, antecipadamente, cópias das quadras selecionadas abaixo. Distribua as quadras entre os alunos e peça-lhes que leiam silenciosamente todas as quadras. Em seguida, faça uma leitura enfática e expressiva para que os alunos percebam a boa entonação. Desafie os alunos a memorizar e declamar pelo menos uma quadra. Façam uma sessão de declamação. Posteriormente, lance um desafio. Desafie os alunos a memorizar o máximo de quadras possível. Ganha o aluno que memorizar e declamar o maior número de quadras. Não se esqueça de preparar um prêmio para o ganhador.

 

Numa tarde ensolarada de domingo...

 

...Uma sandalinha cor-de-rosa

pisou num cocozinho

ficou toda nervosa

por ter amassado o coitadinho.

 

CORREIA, Almir. Poemas malandrinhos. São Paulo: Atual, 1991. (Série Caderno de Poesia). In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47.

Comunicado importante

 

Procura-se cão pequinês,

é algo fenomenal.

Nunca fez pipi

na cama do casal.

 

MATTOS, Cyro de. O menino camelô. São Paulo: Atual, 1991. (Série Caderno de Poesia). In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47.

Trova

 

Atirei um limão doce

Na janela de meu bem:

Quando as mulheres não amam,

Que sono as mulheres têm!

 

BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Aguilar Editora, 1967. In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47.

Sapo

 

Na lagoa coaxa o sapo

a chamar a namorada,

logo outros sapos se juntam

completando a toada.

 

CARRIL, Marti Frank. De avestruz e zebra. São Paulo: Ática, 1982. In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47.

 

ATIVIDADE 2 - Reconhecendo as rimas

http://www.portugues.com.br/public/conteudo/images/classificacao-rimas-tipo-sons.jpg

Imagem disponível em: http://www.portugues.com.br/public/conteudo/images/classificacao-rimas-tipo-sons.jpg. Acesso em: 17 jun 2014.

 

Terminada a sessão de declamação, chame a atenção dos alunos para as rimas encontradas nas quadras. Peça-lhes para destacar, em cada quadra, as palavras que rimam.

Ao final da atividade, eles deverão ter destacado as seguintes palavras:

 

Numa tarde ensolarada de domingo...

 

...Uma sandalinha cor-de-rosa

pisou num cocozinho

ficou toda nervosa

por ter amassado o coitadinho.

 

CORREIA, Almir. Poemas malandrinhos. São Paulo: Atual, 1991. (Série Caderno de Poesia). In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47.

Comunicado importante

 

Procura-se cão pequinês,

é algo fenomenal.

Nunca fez pipi

na cama do casal.

 

MATTOS, Cyro de. O menino camelô. São Paulo: Atual, 1991. (Série Caderno de Poesia). In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47.

Trova

 

Atirei um limão doce

Na janela de meu bem:

Quando as mulheres não amam,

Que sono as mulheres têm!

 

BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Aguilar Editora, 1967. In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47.

Sapo

 

Na lagoa coaxa o sapo

a chamar a namorada,

logo outros sapos se juntam

completando a toada.

 

CARRIL, Marti Frank. De avestruz e zebra. São Paulo: Ática, 1982. In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47.

 

ATIVIDADE 3 - Reescrevendo as quadras

http://4.bp.blogspot.com/_v2_d9yaFdpU/SzvgFCeaXyI/AAAAAAAAAyY/sBcRO1LU9ew/s320/versos+castanhas.jpg

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_v2_d9yaFdpU/SzvgFCeaXyI/AAAAAAAAAyY/sBcRO1LU9ew/s320/versos+castanhas.jpg. Acesso em: 17 jun 2014.

 

O desafio desta atividade é reescrever as quadras trocando as palavras e mantendo o tema de cada quadra. Para isso, é interessante que os alunos façam um banco de palavras com as quais poderão reescrever as quadras. Por exemplo, para a primeira quadra pode-se substituir sandalinha cor-de-rosa por chinelinho branco ou sapatinho marrom ou tênis colorido etc. É interessante que os alunos façam um quadro para anotar todas as possibilidades. Posteriormente, eles farão a escolha das palavras e reescreverão as quadras. Veja um exemplo de quadro preenchido (com algumas possibilidades) para a primeira quadra. Peça aos alunos que façam um quadro como esse sugerido para cada quadra. Peça-lhes também para anotar o máximo de possibilidades encontradas. Não se esqueça de pedir aos alunos que inventem um novo título para cada quadra reescrita. Ao final da atividade o professor deverá corrigir os textos poéticos para devolvê-los aos alunos.

 

QUADRA ESTUDADA QUADRA NOVA
sandalinha cor-de-rosa

chinelinho branco /

tênis colorido

nervosa

manco /

esquisito

cocozinho pedrinha
coitadinho pobrezinha

Quadro sugerido pela formadora.

 

ATIVIDADE 3 - Declamando as novas quadras

https://i.ytimg.com/vi/QGxQ32PsHGg/mqdefault.jpg

Imagem disponível em: https://i.ytimg.com/vi/QGxQ32PsHGg/mqdefault.jpg. Acesso em: 17 jun 2014.

Combine com os alunos um momento especial para que todos possam declamar as novas quadras. A declamação deverá ser feita de acordo com as quadras precursoras. Por exemplo, o professor, ou mesmo um aluno, lê a primeira quadra estudada, Numa tarde ensolarada de domingo... de Almir Correia. Após a leitura, cada aluno apresenta / declama sua quadra reescrita a partir dessa. Assim, sucessivamente, serão lidas as outras três quadras estudadas e as novas quadras dos alunos reescritas a partir dessas serão apresentadas / declamadas. Divirtam-se!!!
 

Recursos Complementares

Para conhecer outros nomes próprios, acesse:

http://brasil.babycenter.com/a7000029/os-100-nomes-de-beb%C3%AA-mais-usados-em-2011. Acesso em: 16 jun 2014.

Para conhecer outros poemas de Almir Correia, acesse:

http://falasaoacaso.blogspot.com.br/2011/11/livro-poemas-sapecas-rimas-traquinas.html. Acesso em: 16 jun 2014.

Referência Bibliográfica:

TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995.

Avaliação

A avaliação se dará ao longo do desenvolvimento das atividades propostas. O professor poderá observar a participação efetiva de seus alunos, durante as atividades, observando o interesse, a compreensão e a interação com as tarefas propostas e com os colegas. Uma avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da correção dos textos produzidos pelos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.