18/06/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Segundo Trevizan (1995, p. 44), os poemas lúdicos "representam possibilidades poéticas de entrada no mundo da criação literária, tendo como ponto de partida a leitura de formas populares e construções humorísticas". Ela afirma também que "as crianças recebem estes modelos textuais como feitiços poéticos, pelas relações inesperadas dos sentidos construídos".
Assim sendo, propõe-se, com esta aula, colocar o aluno em contato com textos poéticos lúdicos na tentativa de suscitar, entre os alunos, o gosto pela leitura poética, o gosto pela declamação e o gosto pela escrita de poemas.
Imagem disponível em: http://www.estudokids.com.br/wp-content/uploads/2014/04/combinacao-de-numeros.jpg. Acesso em: 17 jun 2014.
Prepare, antecipadamente, cópias impressas do poema Os amigos de Almir Correia. Distribua as cópias entre os alunos. Certifique-se que todos receberam uma cópia. Peça-lhes para fazer a primeira leitura de forma silenciosa. É importante que esse primeiro contato com o texto poético seja tranquilo. Em seguida, peça a alguns alunos que façam a leitura em voz alta.
Em seguida, divida os alunos em grupos de dez e explique a tarefa. O desafio é declamar a poesia e cada um dos dez alunos representará um amigo, isto é, um numeral. O primeiro aluno será o zero, o segundo será o um, o terceiro será o dois e assim por diante. O poema será declamando em forma de jogral, cada aluno fala seu verso e a segunda e a terceira estrofes serão declamadas por todos juntos. Incentive seus alunos a participar. Vocês podem até fazer um concurso e premiar o grupo que declamar melhor o poema.
Os amigos
O zero não era sincero O um só fazia “pum” O dois deixava pra depois O três falava inglês O quatro não era pato O cinco usava cinto O seis parecia portuguê( i )s O sete jogava basquete O oito vivia afoito O nove não conseguia rimar
Mas todos juntos sabiam: somar diminuir multiplicar dividir
Inventavam muito problema e equação e quase sempre nenhuma solução.
CORREIA, Almir. Poemas malandrinhos. São Paulo: Atual, 1991. (Série Caderno de Poesia). In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 52-53. |
Imagem disponível em: http://www.silbachstation.com/blog/_imagenspost/carlos_araujo_dicionario_blog.jpg. Acesso em: 17 jun 2014.
O desafio desta atividade é procurar nomes, adjetivos e substantivos que façam rima com os numerais que aparecem no poema Os amigos. Livros com listas de nomes próprios e dicionários podem ser utilizados para subsidiar a pesquisa. Se for possível fazer a atividade no laboratório de informática, sítios de busca também poderão ser visitados. Os alunos deverão preencher o quadro sugerido abaixo, anotando nomes, adjetivos e substantivos que rimem com cada numeral citado no poema. Veja o quadro com alguns exemplos. Instigue os alunos a anotarem o máximo de palavras para cada item.
NÚMERO | NOME | ADJETIVO | SUBSTANTIVO |
zero | Romero | singelo | farelo |
um | Naum | cartum | |
dois | bois | ||
três | Inês | freguês | |
quatro | Renato | rato / sapato / mato | |
cinco | Jacinto | faminto / | recinto |
seis | Juarez | francês / surdez | |
sete | Odete / Claudete / Calebe | serelepe / | raquete / baguete / |
oito | Pietro | biscoito | |
nove |
Quadro sugerido pela formadora.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_byDm1io31gM/TMroazyfV-I/AAAAAAAACjo/hdFYp1Sb0Mg/s1600/snoopy-escrevendo-seu-romance-numa-longa-e-tenebrosa-noite.jpg. Acesso em: 17 jun 2014.
Esta atividade será de reescrita do poema Os amigos. Proponha aos alunos reescrever o poema trocando os números pelos nomes próprios com os quais eles rimam. Eles deverão trocar também o restante do verso, utilizando os adjetivos e/ou substantivos anotados no quadro da atividade anterior. Veja, por exemplo, algumas sugestões para a reescrita do primeiro verso:
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-y4KY3O1IlbU/UETmwmTcPAI/AAAAAAAABaA/078-QnJQl2I/s1600/Collage82.jpg. Acesso em: 17 jun 2014.
Providencie, antecipadamente, cópias das quadras selecionadas abaixo. Distribua as quadras entre os alunos e peça-lhes que leiam silenciosamente todas as quadras. Em seguida, faça uma leitura enfática e expressiva para que os alunos percebam a boa entonação. Desafie os alunos a memorizar e declamar pelo menos uma quadra. Façam uma sessão de declamação. Posteriormente, lance um desafio. Desafie os alunos a memorizar o máximo de quadras possível. Ganha o aluno que memorizar e declamar o maior número de quadras. Não se esqueça de preparar um prêmio para o ganhador.
Numa tarde ensolarada de domingo...
...Uma sandalinha cor-de-rosa pisou num cocozinho ficou toda nervosa por ter amassado o coitadinho.
CORREIA, Almir. Poemas malandrinhos. São Paulo: Atual, 1991. (Série Caderno de Poesia). In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47. |
Comunicado importante
Procura-se cão pequinês, é algo fenomenal. Nunca fez pipi na cama do casal.
MATTOS, Cyro de. O menino camelô. São Paulo: Atual, 1991. (Série Caderno de Poesia). In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47. |
Trova
Atirei um limão doce Na janela de meu bem: Quando as mulheres não amam, Que sono as mulheres têm!
BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Aguilar Editora, 1967. In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47. |
Sapo
Na lagoa coaxa o sapo a chamar a namorada, logo outros sapos se juntam completando a toada.
CARRIL, Marti Frank. De avestruz e zebra. São Paulo: Ática, 1982. In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47. |
Imagem disponível em: http://www.portugues.com.br/public/conteudo/images/classificacao-rimas-tipo-sons.jpg. Acesso em: 17 jun 2014.
Terminada a sessão de declamação, chame a atenção dos alunos para as rimas encontradas nas quadras. Peça-lhes para destacar, em cada quadra, as palavras que rimam.
Ao final da atividade, eles deverão ter destacado as seguintes palavras:
Numa tarde ensolarada de domingo...
...Uma sandalinha cor-de-rosa pisou num cocozinho ficou toda nervosa por ter amassado o coitadinho.
CORREIA, Almir. Poemas malandrinhos. São Paulo: Atual, 1991. (Série Caderno de Poesia). In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47. |
Comunicado importante
Procura-se cão pequinês, é algo fenomenal. Nunca fez pipi na cama do casal.
MATTOS, Cyro de. O menino camelô. São Paulo: Atual, 1991. (Série Caderno de Poesia). In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47. |
Trova
Atirei um limão doce Na janela de meu bem: Quando as mulheres não amam, Que sono as mulheres têm!
BANDEIRA, Manuel. Poesia completa e prosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Aguilar Editora, 1967. In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47. |
Sapo
Na lagoa coaxa o sapo a chamar a namorada, logo outros sapos se juntam completando a toada.
CARRIL, Marti Frank. De avestruz e zebra. São Paulo: Ática, 1982. In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 47. |
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_v2_d9yaFdpU/SzvgFCeaXyI/AAAAAAAAAyY/sBcRO1LU9ew/s320/versos+castanhas.jpg. Acesso em: 17 jun 2014.
O desafio desta atividade é reescrever as quadras trocando as palavras e mantendo o tema de cada quadra. Para isso, é interessante que os alunos façam um banco de palavras com as quais poderão reescrever as quadras. Por exemplo, para a primeira quadra pode-se substituir sandalinha cor-de-rosa por chinelinho branco ou sapatinho marrom ou tênis colorido etc. É interessante que os alunos façam um quadro para anotar todas as possibilidades. Posteriormente, eles farão a escolha das palavras e reescreverão as quadras. Veja um exemplo de quadro preenchido (com algumas possibilidades) para a primeira quadra. Peça aos alunos que façam um quadro como esse sugerido para cada quadra. Peça-lhes também para anotar o máximo de possibilidades encontradas. Não se esqueça de pedir aos alunos que inventem um novo título para cada quadra reescrita. Ao final da atividade o professor deverá corrigir os textos poéticos para devolvê-los aos alunos.
QUADRA ESTUDADA | QUADRA NOVA |
sandalinha cor-de-rosa | chinelinho branco / tênis colorido |
nervosa | manco / esquisito |
cocozinho | pedrinha |
coitadinho | pobrezinha |
Quadro sugerido pela formadora.
Imagem disponível em: https://i.ytimg.com/vi/QGxQ32PsHGg/mqdefault.jpg. Acesso em: 17 jun 2014.
Combine com os alunos um momento especial para que todos possam declamar as novas quadras. A declamação deverá ser feita de acordo com as quadras precursoras. Por exemplo, o professor, ou mesmo um aluno, lê a primeira quadra estudada, Numa tarde ensolarada de domingo... de Almir Correia. Após a leitura, cada aluno apresenta / declama sua quadra reescrita a partir dessa. Assim, sucessivamente, serão lidas as outras três quadras estudadas e as novas quadras dos alunos reescritas a partir dessas serão apresentadas / declamadas. Divirtam-se!!!
http://brasil.babycenter.com/a7000029/os-100-nomes-de-beb%C3%AA-mais-usados-em-2011. Acesso em: 16 jun 2014.
http://falasaoacaso.blogspot.com.br/2011/11/livro-poemas-sapecas-rimas-traquinas.html. Acesso em: 16 jun 2014.
TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995.
A avaliação se dará ao longo do desenvolvimento das atividades propostas. O professor poderá observar a participação efetiva de seus alunos, durante as atividades, observando o interesse, a compreensão e a interação com as tarefas propostas e com os colegas. Uma avaliação quantitativa poderá ser feita por meio da correção dos textos produzidos pelos alunos.
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