Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dobraduras e poemas: do real ao imaginário

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Fazer dobraduras simples de papel.
  • Analisar e interpretar poemas.
  • Relatar impressões pessoais acerca dos poemas de Elza Beatriz.
  • Produzir textos poéticos.
  • Parafrasear textos poéticos.
Duração das atividades
02 aulas de 60 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

  • Retalhos de papel branco e colorido;
  • Cópias impressas dos poemas;
  • Tiras de cartolina;
  • Dicionários;
  •  

ATIVIDADE 1

http://i1.ytimg.com/vi/CPrdggN48-c/hqdefault.jpg

Imagem disponível em: http://i1.ytimg.com/vi/CPrdggN48-c/hqdefault.jpg. Acesso em: 18 jun 2014.

 

Providencie, antecipadamente, pedaços de papel. Aproveite sobras de papel branco e coloridos. Entregue um pedaço de papel a cada aluno e peça-lhes para se organizarem em quatro grupos. Peça a cada grupo para fazer um objeto com a folha de papel. O primeiro grupo deverá fazer um barquinho, o segundo fará um chapéu, o terceiro fará um avião e o quarto grupo fará uma estrela. Com certeza, muitos dos alunos serão capazes de fazer esses objetos sozinhos. Entretanto, pode haver alunos que nunca viram ou nunca fizeram esse tipo de dobradura. Fique atento aos grupos e ajude aqueles com dificuldades. É interessante que o professor tenha modelos desses objetos para mostrar aos alunos. Portanto, prepare, com antecedência, um modelo de cada figura solicitada aos grupos de alunos.

Ao final, cada grupo apresentará aos colegas os objetos feitos com a folha de papel. Aproveite o momento para conhecer um pouco mais seus alunos. Proponha uma breve discussão a respeito desse tipo de dobradura. Pergunte aos alunos:

  • Alguém já conhecia esse tipo de dobradura?
  • Você já fez barquinho de papel para brincar?
  • E chapéu de papel? Alguém já fez um para usar?
  • E os aviõezinhos? Quem já brincou de soltar aviãozinho de papel?
  • Seus pais partilhavam desse tipo de brincadeira?

 

ATIVIDADE 2

http://bebebasico.files.wordpress.com/2011/07/bookreviewmontrolleasyorigami3a.jpg

Imagem disponível em: http://bebebasico.files.wordpress.com/2011/07/bookreviewmontrolleasyorigami3a.jpg. Acesso em: 18 jun 2014.

 

Ainda em quatro grupos, os alunos receberão o poema Brinquedos de Elza Beatriz, recortado em tiras, sendo que cada tira conterá um verso. Cada grupo receberá um único poema recortado. É interessante colar os versos em tiras de cartolina, para facilitar o manuseio. A tarefa será reorganizar o poema. A equipe vencedora será aquela que conseguir aproximar-se mais do poema original, qual seja:

 

Brinquedos

Eu fiz de papel dobrado
um barquinho e naveguei

Fiz um chapéu de soldado
e soldadinho – marchei

Fiz avião, fiz estrela
embarquei dentro – voei

Agora fiz um brinquedo
– o melhor que já brinquei –
guardei num papel dobrado
o primeiro namorado
(o seu nome, eu inventei...)

 

BEATRIZ, Elza. A menina dos olhos. Belo Horizonte: Miguilim, 1985. In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 81.

 

ATIVIDADE 3

http://freinetbrasilia.files.wordpress.com/2011/11/social-media-marketing-crowd1.jpg

Imagem disponível em: http://freinetbrasilia.files.wordpress.com/2011/11/social-media-marketing-crowd1.jpg. Acesso em: 18 jun 2014.

 

Terminada a tarefa de reorganização do poema, entregue uma cópia impressa do poema original a cada aluno e deixe-os fazer uma leitura silenciosa. Em seguida, promova um momento de leitura / declamação do poema. Incentive os alunos a participar. Após a leitura, peça aos alunos que comentem sobre suas impressões acerca do poema. Deixe-os livres para se expressarem. Faça mediações se julgar necessário.

Ao final da discussão, certifique-se de que os alunos entenderam que o tema do poema é o amor, um tipo de amor não confessado, ingênuo, até mesmo inventado. Pergunte-lhes se sabem o significado de amor platônico. Caso seja necessário, incentive os alunos a pesquisar em um ou mais dicionários, o sentido de amor platônico. Veja, abaixo, um dos significados de platonismo encontrado em Houaiss e Villar (2009).

 

Platonismo

Derivação: sentido figurado.

amor a distância. freq. inconfesso e idealizado;

embevecimento casto pela pessoa amada

 

 

 No dicionário de sinônimos online, entre outros, para platônico, encontramos:

idealizado, ingênuo, inocente, puro.

Dicionário de sinônimos online disponível em: http://www.sinonimos.com.br/platonico/. Acesso em: 18 jun 2014.

 

ATIVIDADE 4

http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/ideias/comunica/redaccao2.gif

Imagem disponível em: http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/ideias/comunica/redaccao2.gif. Acesso em: 18 jun 2014.

 

Nesta atividade, proponha aos alunos escrever um poema tendo como modelo o poema Brinquedos de Elza Beatriz. Peça aos alunos que utilizem a mesma estrutura do poema estudado e também o mesmo tema, isto é, o amor. Os alunos poderão pensar em outros objetos que normalmente fazem parte da história de casais apaixonados como, por exemplo:

  • o desenho de um coração em uma árvore,
  • um bilhete apaixonado,
  • um laço de papel de bala,
  • uma flor vermelha etc.

Os poemas dos alunos deverão conter versos que comecem como os versos do poema Brinquedos, ou seja, os versos começarão assim:

Eu fiz...

Fiz...

Agora fiz...

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1

http://3.bp.blogspot.com/-WatggH1feik/TaJ6BJHOC7I/AAAAAAAAADs/3qY0wvpxEgk/s1600/4325294554_914a8c955f%255B1%255D.jpg

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-WatggH1feik/TaJ6BJHOC7I/AAAAAAAAADs/3qY0wvpxEgk/s1600/4325294554_914a8c955f%255B1%255D.jpg. Acesso em: 18 jun 2014.

 

Introduza o tema do poema que será estudado perguntando aos alunos:

  1. O que é um remédio?
  2. Pra que serve um remédio?
  3. Você gosta de tomar remédio?
  4. Você conhece algum remédio que cure o amor?
  5. Você já precisou desse tipo de remédio?
  6. Como você imagina um poema com o nome Remédio?

 

ATIVIDADE 2

http://3.bp.blogspot.com/_Xyg_GSpzOAo/TBv6i_7GzRI/AAAAAAAAATM/qt8MQCPm0ZY/s1600/quebra-cabe%C3%A7a+02.jpg

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_Xyg_GSpzOAo/TBv6i_7GzRI/AAAAAAAAATM/qt8MQCPm0ZY/s1600/quebra-cabe%C3%A7a+02.jpg. Acesso em: 18 jun 2014.

 

Divida os alunos em dois grupos. Prepare, antecipadamente, uma cópia do poema Remédio de Elza Beatriz. Cole a cópia em um pedaço de cartolina e recorte os versos em tiras. Numere apenas o primeiro verso. Entregue os versos ímpares ao grupo A e os versos pares ao grupo B (só o professor saberá quais são os verso ímpares e os verso pares). A tarefa é reorganizar o poema. O grupo A lê em voz alta o primeiro verso, ou seja, o verso com o número 1, e o grupo B deverá escolher, entre seus versos, o verso que seria o segundo. Assim, sucessivamente, os grupos tentarão reorganizar o poema. Ao final da tarefa, os grupos terão o poema reorganizado como o poema original.

 

Remédio

 

Vou pedir ao professor

para mudar de carteira,

pois de cabeça virada

pelo anzol do teu olho,

se não torcer o pescoço,

acabo mesmo zarolho.

 

BEATRIZ, Elza. A menina dos olhos. Belo Horizonte: Miguilim, 1985. In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 79.

 

 

ATIVIDADE 3

http://2.bp.blogspot.com/_xOyNtacB-q4/TLuYQYGnz9I/AAAAAAAAAUQ/pzOzuaB-pUc/s640/FOLDER_-_FRENTE+-+C%C3%B3pia.jpg

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_xOyNtacB-q4/TLuYQYGnz9I/AAAAAAAAAUQ/pzOzuaB-pUc/s640/FOLDER_-_FRENTE+-+C%C3%B3pia.jpg. Acesso em: 18 jun 2014.

 

Para esta atividade, entregue uma cópia impressa do poema Remédio para cada aluno e deixe que façam a leitura individual e silenciosamente. Em seguida, peça a dois ou três alunos que leiam em voz alta o poema. Para a compreensão do poema proponha algumas questões:

  1. Qual o tema do poema?
  2. Neste poema, o amor retratado é um amor platônico também? Explique.
  3. Como você entende a expressão "de cabeça virada pelo anzol do teu olho"?
  4. Por que o aluno pede ao professor para mudar de carteira?

 

ATIVIDADE 4

https://lh3.googleusercontent.com/-Ps8KG7Spamg/TX4dhMMo9aI/AAAAAAAAEgw/lHqMKxFnS6U/s320/poesia.JPG

Imagem disponível em: .https://lh3.googleusercontent.com/-Ps8KG7Spamg/TX4dhMMo9aI/AAAAAAAAEgw/lHqMKxFnS6U/s320/poesia.JPG Acesso em: 18 jun 2014.

 

Esse é o momento de criação poética. Proponha aos alunos escrever um poema tendo como modelo o poema que acabaram de estudar, de Elza Beatriz. Os alunos deverão começar seus poemas com a expressão "Vou pedir..." e completá-la como quiserem. Ao final da atividade, o professor recolhe e corrige os textos poéticos. Para realizar a atividade, os alunos deverão pensar em:

  • a quem pedir
  • o que pedir
  • razão que os leva a pedir

 

ATIVIDADE 5

http://marista.edu.br/domsilverio/files/2013/11/Exposi%C3%A7%C3%A3o-Cordel-7.jpg

Imagem disponível em: http://marista.edu.br/domsilverio/files/2013/11/Exposi%C3%A7%C3%A3o-Cordel-7.jpg. Acesso em: 18 jun 2014.

 

Depois de corrigir e devolver os textos aos alunos, combine com eles um momento especial para que todos possam socializar / declamar seus poemas. É possível também fazer uma exposição dos textos criados pelos alunos. Essa exposição poderá ser feita em um mural da escola, ou organizada em cordel ou, ainda, no blog da turma. Para a exposição, aproveitem as dobraduras, feitas pelos alunos na primeira atividade, para ilustrar o poema Remédios de Elza Beatriz, que deverá ser identificado como o texto precursor e/ou motivador da criação poética dos alunos. 

Recursos Complementares

Para saber mais sobre Elza Beatriz, acesse:

http://jornaltelescopio.blogspot.com.br/2009/11/elza-beatriz_17.html. Acesso em: 18 jun 2014.

Para outros poemas de Elza Beatriz, acesse:

http://www.jornaldepoesia.jor.br/ebeatriz.html. Acesso em: 18 jun 2014.

Referência Bibliográfica:

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro Salles. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 1 CD ROM, 2009.

Avaliação

Para esta aula, todas as atividades propostas contribuirão para uma avaliação qualitativa desenvolvida em curso. O professor deverá observar se o aluno é capaz de desenvolver as tarefas solicitadas e de analisar e interpretar os poemas. Um momento relevante para a avaliação é a produção poética que fecha a sequência didática.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.