18/06/2014
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Imagem disponível em: http://i1.ytimg.com/vi/CPrdggN48-c/hqdefault.jpg. Acesso em: 18 jun 2014.
Providencie, antecipadamente, pedaços de papel. Aproveite sobras de papel branco e coloridos. Entregue um pedaço de papel a cada aluno e peça-lhes para se organizarem em quatro grupos. Peça a cada grupo para fazer um objeto com a folha de papel. O primeiro grupo deverá fazer um barquinho, o segundo fará um chapéu, o terceiro fará um avião e o quarto grupo fará uma estrela. Com certeza, muitos dos alunos serão capazes de fazer esses objetos sozinhos. Entretanto, pode haver alunos que nunca viram ou nunca fizeram esse tipo de dobradura. Fique atento aos grupos e ajude aqueles com dificuldades. É interessante que o professor tenha modelos desses objetos para mostrar aos alunos. Portanto, prepare, com antecedência, um modelo de cada figura solicitada aos grupos de alunos.
Ao final, cada grupo apresentará aos colegas os objetos feitos com a folha de papel. Aproveite o momento para conhecer um pouco mais seus alunos. Proponha uma breve discussão a respeito desse tipo de dobradura. Pergunte aos alunos:
Imagem disponível em: http://bebebasico.files.wordpress.com/2011/07/bookreviewmontrolleasyorigami3a.jpg. Acesso em: 18 jun 2014.
Ainda em quatro grupos, os alunos receberão o poema Brinquedos de Elza Beatriz, recortado em tiras, sendo que cada tira conterá um verso. Cada grupo receberá um único poema recortado. É interessante colar os versos em tiras de cartolina, para facilitar o manuseio. A tarefa será reorganizar o poema. A equipe vencedora será aquela que conseguir aproximar-se mais do poema original, qual seja:
Brinquedos
BEATRIZ, Elza. A menina dos olhos. Belo Horizonte: Miguilim, 1985. In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 81. |
Imagem disponível em: http://freinetbrasilia.files.wordpress.com/2011/11/social-media-marketing-crowd1.jpg. Acesso em: 18 jun 2014.
Terminada a tarefa de reorganização do poema, entregue uma cópia impressa do poema original a cada aluno e deixe-os fazer uma leitura silenciosa. Em seguida, promova um momento de leitura / declamação do poema. Incentive os alunos a participar. Após a leitura, peça aos alunos que comentem sobre suas impressões acerca do poema. Deixe-os livres para se expressarem. Faça mediações se julgar necessário.
Ao final da discussão, certifique-se de que os alunos entenderam que o tema do poema é o amor, um tipo de amor não confessado, ingênuo, até mesmo inventado. Pergunte-lhes se sabem o significado de amor platônico. Caso seja necessário, incentive os alunos a pesquisar em um ou mais dicionários, o sentido de amor platônico. Veja, abaixo, um dos significados de platonismo encontrado em Houaiss e Villar (2009).
Platonismo Derivação: sentido figurado. amor a distância. freq. inconfesso e idealizado; embevecimento casto pela pessoa amada
|
No dicionário de sinônimos online, entre outros, para platônico, encontramos:
idealizado, ingênuo, inocente, puro. |
Dicionário de sinônimos online disponível em: http://www.sinonimos.com.br/platonico/. Acesso em: 18 jun 2014.
Imagem disponível em: http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/ideias/comunica/redaccao2.gif. Acesso em: 18 jun 2014.
Nesta atividade, proponha aos alunos escrever um poema tendo como modelo o poema Brinquedos de Elza Beatriz. Peça aos alunos que utilizem a mesma estrutura do poema estudado e também o mesmo tema, isto é, o amor. Os alunos poderão pensar em outros objetos que normalmente fazem parte da história de casais apaixonados como, por exemplo:
Os poemas dos alunos deverão conter versos que comecem como os versos do poema Brinquedos, ou seja, os versos começarão assim:
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-WatggH1feik/TaJ6BJHOC7I/AAAAAAAAADs/3qY0wvpxEgk/s1600/4325294554_914a8c955f%255B1%255D.jpg. Acesso em: 18 jun 2014.
Introduza o tema do poema que será estudado perguntando aos alunos:
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_Xyg_GSpzOAo/TBv6i_7GzRI/AAAAAAAAATM/qt8MQCPm0ZY/s1600/quebra-cabe%C3%A7a+02.jpg. Acesso em: 18 jun 2014.
Divida os alunos em dois grupos. Prepare, antecipadamente, uma cópia do poema Remédio de Elza Beatriz. Cole a cópia em um pedaço de cartolina e recorte os versos em tiras. Numere apenas o primeiro verso. Entregue os versos ímpares ao grupo A e os versos pares ao grupo B (só o professor saberá quais são os verso ímpares e os verso pares). A tarefa é reorganizar o poema. O grupo A lê em voz alta o primeiro verso, ou seja, o verso com o número 1, e o grupo B deverá escolher, entre seus versos, o verso que seria o segundo. Assim, sucessivamente, os grupos tentarão reorganizar o poema. Ao final da tarefa, os grupos terão o poema reorganizado como o poema original.
Remédio
Vou pedir ao professor para mudar de carteira, pois de cabeça virada pelo anzol do teu olho, se não torcer o pescoço, acabo mesmo zarolho.
BEATRIZ, Elza. A menina dos olhos. Belo Horizonte: Miguilim, 1985. In: TREVIZAN, Zizi. Poesia e Ensino: antologia comentada. São Paulo: Arte & Cultura – UNIP, 1995. p. 79.
|
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_xOyNtacB-q4/TLuYQYGnz9I/AAAAAAAAAUQ/pzOzuaB-pUc/s640/FOLDER_-_FRENTE+-+C%C3%B3pia.jpg. Acesso em: 18 jun 2014.
Para esta atividade, entregue uma cópia impressa do poema Remédio para cada aluno e deixe que façam a leitura individual e silenciosamente. Em seguida, peça a dois ou três alunos que leiam em voz alta o poema. Para a compreensão do poema proponha algumas questões:
Imagem disponível em: .https://lh3.googleusercontent.com/-Ps8KG7Spamg/TX4dhMMo9aI/AAAAAAAAEgw/lHqMKxFnS6U/s320/poesia.JPG Acesso em: 18 jun 2014.
Esse é o momento de criação poética. Proponha aos alunos escrever um poema tendo como modelo o poema que acabaram de estudar, de Elza Beatriz. Os alunos deverão começar seus poemas com a expressão "Vou pedir..." e completá-la como quiserem. Ao final da atividade, o professor recolhe e corrige os textos poéticos. Para realizar a atividade, os alunos deverão pensar em:
Imagem disponível em: http://marista.edu.br/domsilverio/files/2013/11/Exposi%C3%A7%C3%A3o-Cordel-7.jpg. Acesso em: 18 jun 2014.
Depois de corrigir e devolver os textos aos alunos, combine com eles um momento especial para que todos possam socializar / declamar seus poemas. É possível também fazer uma exposição dos textos criados pelos alunos. Essa exposição poderá ser feita em um mural da escola, ou organizada em cordel ou, ainda, no blog da turma. Para a exposição, aproveitem as dobraduras, feitas pelos alunos na primeira atividade, para ilustrar o poema Remédios de Elza Beatriz, que deverá ser identificado como o texto precursor e/ou motivador da criação poética dos alunos.
http://jornaltelescopio.blogspot.com.br/2009/11/elza-beatriz_17.html. Acesso em: 18 jun 2014.
http://www.jornaldepoesia.jor.br/ebeatriz.html. Acesso em: 18 jun 2014.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro Salles. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 1 CD ROM, 2009.
Para esta aula, todas as atividades propostas contribuirão para uma avaliação qualitativa desenvolvida em curso. O professor deverá observar se o aluno é capaz de desenvolver as tarefas solicitadas e de analisar e interpretar os poemas. Um momento relevante para a avaliação é a produção poética que fecha a sequência didática.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!