Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos à Feira!

 

24/06/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Associar a matemática e a comercialização do dia a dia;
  • Vivenciar o que realmente acontece no cotidiano da feira;
  • Trabalhar a relação entre mercadoria e dinheiro;
  • Trabalhar os conceitos de Pesos, Medidas e valores;
Duração das atividades
3 aulas de 2 horas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá deve ter a alfabetização já iniciada, saber realizar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Estratégias e recursos da aula

Materiais que serão utilizados:

  • Projetor ou imagens de jornais e revistas sobre uma Feira Livre;
  • Folhas impressas;
  • Panfleto de supermercado ou sacolão;
  • Cestos ou vasilhas para as frutas;
  • Frutas;
  • Cartas;
  • Placas;
  • Canetinhas;
  • Tesoura e cola.

A proposta desta aula é proporcionar aos alunos, de maneira lúdica, convivência com as práticas de comercialização de uma feira livre e trazer questionamentos sobre quilograma, dúzias, unidades.

Módulo 1

ATIVIDADE 1 - Rodinha de conversa com projeção de imagens

A proposta desta aula é saber o que os alunos já conhecem sobre o tema.

Precisaremos projetar imagens de uma Feira Livre. Caso sua escola não tenha um projetor, procure as imagens na internet e imprima ou procure em revistas e jornais e faça uma exposição das imagens pela sala de aula.

Disponha os alunos em formato de uma roda de conversas e inicie o bate papo perguntando: "Quem já foi a uma Feira Livre?"

Podemos ter na sala filhos de feirantes que poderão dividir informações ricas com você, professor, e com os colegas.

Pergunte o que encontramos em uma Feira Livre. Caso não conheçam uma Feira, pergunte o que imaginam que exista em uma Feira Livre. Faça uma lista na lousa dos itens mencionados.

A partir desta lista procure levar os alunos a perceber que estes alimentos são medidos de maneira diferente. Ex: algumas frutas e verduras são vendidas por quilo, ovos são vendidos por dúzias ou cartela com 30 unidades, queijos e outras frutas são vendidos por unidades.

Veja, abaixo, algumas imagens que você poderá utilizar neste primeiro momento.

 

FEIRA 8

Imagem disponível em: http://venhaasampa.blogspot.com.br/2013/03/o-charme-das-feiras-livres.html . Acesso em: 19 jun 2014.

 

FEIRA 12

Imagem disponível em: http://uipi.com.br/destaques/destaque-2/2012/05/05/feiras-livres-sofrem-mudancas-em-uberlandia/ . Acesso em: 19 jun 2014.

 

ATIVIDADE 2

Proponha a atividade abaixo. Durante a explicação, mostre que também podemos comprar alguns itens pela unidade de medida Litro, como o leite e o óleo.

Peça aos alunos que citem outros itens que podemos comprar pela unidade de medida Litro.

 

FEIRA 3

Imagem disponível em: http://quintalestudante.blogspot.com.br/2013/03/atividades-de-matematica-para-imprimir.html. Acesso em: 19 jun 2014.

 

ATIVIDADE 3

Para a próxima aula, cole o recado abaixo nos cadernos de Atividades de Casa ou de Recados ou peça para que eles copiem em seus cadernos.

 

FEIRA 7

Imagem criada pela formadora no Paint.

 

Módulo 2

ATIVIDADE 1

A proposta desta atividade é realizar compras, utilizando as folhinhas de jornais com a turma. Os alunos recortarão os itens (frutas / verduras) que querem comprar e os colarão na folha de exercícios.

Defina, junto com a turma, um valor que poderá ser utilizado nas compras. Deixe que eles escolham sozinhos; se escolherem um valor baixo só poderão comprar poucos alimentos, se escolherem um valor alto sobrarão alimentos.

A atividade, inicialmente, será coletiva. Professor, mostre aos alunos na lousa como deverão fazer.

Veja o exemplo:

Vamos comprar maçãs.

  • valor:  R$ 3,00;
  • a unidade de medida: quilo;
  • quantidade a ser comprada: 2 quilos;
  • Valor total do gasto: R$6,00.

Para a aplicação desta atividade utilize as folhas abaixo:

 

 FEIRA 2

Imagem criada pela formadora no Paint.

 

FEIRA

Imagem criada pela formadora no Paint.

 

ATIVIDADE 2 - Recado para a família

Explique aos alunos que vocês farão uma simulação de Feira Livre em sala de aula e, para isso, será necessária a ajuda da família, enviando algumas frutas.

Para uma boa variedade de frutas, defina tipos diferentes para os alunos trazerem, preenchendo o modelo de recado:

 

FEIRA 6

Imagem criada pela formadora no Paint.

 

Módulo 3

Esta aula é uma simulação de uma Feira Livre,

Para o dia da simulação de uma Feira, prepare, previamente, um cartaz com os dizeres: “FEIRA LIVRE DA SALA (NOME DA SALA)”. Prepare também algumas placas, mas não escreva nada.

Se possível, providencie também algumas cestas ou vasilhas onde possa colocar as frutas.

Utilize recursos disponíveis e criatividade para tornar o mais real possível essa Feira Livre.

Veja algumas imagens:

 

FEIRA 9

Imagem disponíveis em: http://www.ozildoalves.com.br/internas/galerias/galeria.asp?id=623&offset=10 . Acesso em: 19 jun 2014.

 

FEIRA 10

Imagem disponível em: http://www.ozildoalves.com.br/internas/galerias/galeria.asp?id=623&offset=10. Acesso em: 19 jun 2014.

 

Professor, você deve também providenciar cópias das cédulas monetárias e moedas. Providencie cópias extras para serem utilizadas como troco.

Veja os modelos de notas e moedas para imprimir:

 

FEIRA 4

Imagem criada pela formadora no Paint.

 

FEIRA 5

Imagem criada pela formadora no Paint.

 

ATIVIDADE 1

Receba as crianças e recolha as frutas, pois algumas estragam com facilidade e não podem ficar nas mochilas.

Ainda com as crianças nas suas carteiras, peça-lhes para colorirem e recortarem as suas notas e moedas e, em seguida, guardá-las.

Sugestão: preparar envelopes ou saquinhos para evitar a perda das notas e moedas.

 

ATIVIDADE 2

Organize a sala com as crianças e defina os preços de cada fruta.

Escreva os valores nas placas preparadas previamente. Escreva na placa o nome da fruta, o valor e a unidade de medida.

Solicite ajuda de outro professor ou coordenador para a orientação das negociações.

Divida a turma em dois grupos, compradores e vendedores. Depois inverta os grupos, de maneira que todos participem das duas situações.

Boa diversão e boas compras!

 

FEIRA 11

 

Imagem disponível em: http://lh6.ggpht.com/-ooY1O2HGyts/UnAX1ivH-4I/AAAAAAAAFnk/GqQprzgPQ8A/SDC10027.JPG?imgmax=640 . Acesso em: 19 jun 2014.

 

Após as compras faça uma deliciosa salada de frutas e saboreie com as crianças.

FEIRA 13

Imagem disponível em: http://blog.disfrut.com.br/receitas/receita-semana-salada-de-frutas/. Acesso em: 19 jun 2014.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deve ser realizada de maneira contínua e formativa. Durante o momento de realização das atividades, o professor deve observar se o aluno consegue realizar as operações matemáticas e associar valores e unidades de medida na comercialização dos alimentos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.