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Asking for and giving directions

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
ANA CLAUDIA CUNHA SALUM
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Dar e receber direções.
Duração das atividades
2 módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula não há necessidade de conhecimento prévio dos alunos.

Estratégias e recursos da aula
  • recursos multimídia;
  • vídeos;
  • slides;
  • mapas;
  • plataforma virtual;
  • mural;
  • atividades xerocopiadas;
  • atividades realizadas em grupo/dupla;
  • atividades individuais.

 

                                                 GIVING DIRECTIONS

 

                                                        at

Disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=giving+directions&oq=giving+directions&gs_l=img.1.0.0l2j0i24l8.920.4748.0.6394.21.13.1.7.7.2.231.1719.

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directions-in-riyadh%252F%3B144%3B193 (Acesso em: 30.05.2014)

 

MÓDULO 1

 

Atividade 1

 

Professor, Inicie a aula, projetando o seguinte slide, disponível em: http://pt.slideshare.net/fortunalu/directions-asking-for-and-giving-121006132948phpapp02?qid=3bc4cfbd-6595-4627-878d-c6a21ae4b136&v=qf1&b=&from_search=5 (Acesso em 30.05.2014). Os slides introduzem o vocabulário referente ao tema da aula. Passe cada slide de uma vez e solicite que os próprios alunos repitam as direções apresentadas e as preposições utilizadas.

 

Os slides apresentam várias imagens que deverão ser muito bem exploradas, facilitando o entendimento do conteúdo. Os slides finais trazem alguns exercícios. Disponibilize tempo para que os alunos os realizem e proceda a correção, observando se eles  apresentam alguma dificuldade na realização dos exercícios apresentados.

 

As atividades poderão ser realizadas em duplas.   

 

at

Imagem da tela inicial do slide sugerido

 

Atividade 2

 

Projete o vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=B5wPc_4bfbQ (Acesso em: 30.05.2014). O vídeo apresenta alguns diálogos de pessoas pedindo e dando informações sobre a localização de diferentes lugares. 

 

Primeiramente, contextualize o vídeo, dando informações sobre do que ele se trata.

 

Ao assistirem os primeiros diálogos, os alunos deverão fazer anotações com o vocabulário relacionado ao tema da aula: asking for and giving directions. O vídeo poderá ser pausado, proporcionando um tempo maior para que os alunos consigam escrever as preposições utilizadas pelos personagens dos diálogos. Confira se todos os alunos conseguiram anotar todas as preposições ou vocabulário correspondente às direções. O vocabulário introduzido pelo vídeo poderá coincidir com o apresentado pelos slides da atividade anterior , assim como novos vocábulos aparecerão. Fique atento  e verifique se os alunos conseguem reconhecer os novos vocábulos apresentados.  

 

Em seguida, peça para que os alunos realizem, em duplas, os 4 exercícios apresentados no vídeo. Disponibilize tempo, pausando o vídeo, para que eles os  executem e observe se todos entenderam o que é proposto em  cada exercício.

 

No primeiro exercício, os alunos deverão relacionar figuras com as palavras a elas correspondentes. No Exercício 2, os alunos preencherão a frase com uma palavra ou expressão apropriada ao contexto.

 

Em seguida, deverão realizar o exercício preenchendo as lacunas com a preposição apropriada. No último exercício os alunos responderão à seguinte pergunta: Could you tell me the way to ....................., please? Para isso é apresentado um mapa por meio do qual os alunos deverão se direcionar.   

 

at

Imagem inicial do referido vídeo

 

Atividade 3

 
Entregue a seguinte atividade xerocopiada aos alunos. No primeiro momento, peça para que leiam silenciosamente algumas expressões já introduzidas pelas atividades anteriores. Em seguida, peça-lh a leitura em voz alta, revezando os turnos da leitura entre  eles. Possibilite a participação de todos, proporcionando um ambiente interativo e participativo. Observe as dúvidas dos alunos quanto às expressões novas, não apresentadas nas atividades anteriores. 
 
 

                                                       USEFUL EXPRESSIONS

 
                                                                       at
 
 
I) Excluse me. How can I get to .........? 
I’m sorry, I don’t know. 
I’m a stranger here myself. 
Thank you anyway. 
Go through the ……….into ……….Street. 
Turn left past the Town Hall. 
That’s the biggest/smallest building on the left. 
You’ll see post office in front of you. 
You can’t miss it. 
Where is the entrance? 
Is it far from here? 
Just a few minutes on foot. 
 
 
 
at
 
 
 
 
II) Excuse me. Where is the bus stop? 
Is there a post office near here? 
Over there, near the police station. 
The chemist’s is on the right. 
The bank is on the left. 
Between the post office and the cafe. 
In front of the shopping centre. 
Behind the taxi rank. 
Next to the car park. 
Excuse me, can you tell me the way to………?
 
 
 
at
 
 
 
III) Go along Oxford Street. 
 Go straight on. 
 Turn right / turn left. 
 Turn right at the traffic lights. 
 Turn left at the roundabout. 
 Take the second turning on the right. 
 First on the right. 
 It’s the second street on the left. 
 Go down the street. / Go up the street. 
 10 minutes by car/on foot. 
 5 minutes walk. 
 It’s no distance at all.
 
 

Atividade 4

 
As atividades seguintes deverão ser xerocopiadas e entregues aos alunos. Na primeira atividade, solicite a eles que, em pares, leiam o diálogo e preencham as lacunas com as expressões introduzidas nas atividades anteriores. Solicite uma dupla para a leitura do diálogo em voz alta. Escreva as respostas no quadro, viabilizando uma correção mais acurada. 
 

I) Read the dialogue and fill in the missing words. 

 

A:  Excuse me. How can I ………to St Mary’s Church? 

B: I’m sorry, I don’t know. I’m a …………..here myself. 

A: Thank you anyway. 

A: Excuse me. Do you know ………….St Mary’s Church is? 

C: Yes. Go through the Golden Gate ……….Long Street, and then ………….left past the Town Hall –that’s the biggest building ………..the left. You’ll see 

St Mary’s Church in ………….of you. You can’t miss it, it’s enormous. 

 A: Fine. Where is the entrance? 

C: ……………..the left. 

 A: Is it far ……………..here? 

C:  No, just a few minutes ………..foot. 

A:  Thank you very much. 

C:  You’re…………….. 

 

Na atividade seguinte, os alunos deverão relacionar os números e as letras, a fim de formarem perguntas. A correção também deverá ser realizada em voz alta, revezando a participação dos alunos.  

 

II. Match the halves to make sentences. 

 
 

1. Excuse me. How …..                                        a. I get there? 

2. Is it far …..                                                          b. the bus stop? 

3. Show me …..                                                     c. from here? 

4. How can …..                                                      d. can I get to the centre? 

5. Excuse me. Where is …..                               e. near here? 

6. Is the underground …..                                   f. on the map, please. 

 
 
Na próxima atividade, os alunos deverão organizar as frases para formar diálogos. Durante a correção, peça para que os alunos apresentem os diálogos para todo o grupo. Proporcione a participação de todos, mesmo que para isso seja preciso repetir os mesmos diálogos. Projete a ordem correta dos diálogos no datashow, ou a escreva no quadro. 
 

 

III. Rearrange the sentences to make dialogues. 

 
A. 
…..Certainly. Take the first street on the left, then the second on the right. 
…..First on the left, second on the right... 
…..Can you tell me the way to the post office, please? 
…..That's right. 
…..Excuse me! 
…..Thanks a lot. 
…..Yes? 
 
B. 
…..Thank you very much 
…..Is it far from here? 
…..Go down this road, then take the second street on the left. 
…..Oh, no. It's just five minutes' walk. 
. …..Excuse me. How can I get to the railway station, please? 
 
Adaptado do sitehttp://2010departamentoingles.files.wordpress.com/2011/11/asking-about-the-way.pdf (Acesso em: 31.05.2014) 
 
 
 
 

Atividade 5

 
 
Como prática, os alunos deverão explicar como chegam da escola a vários lugares próximos à escola, Para isso, escreva no quadro o nome de vários lugares localizados próximos à escola. Os alunos deverão elaborar diálogos, como alguns dos apresentados na atividade anterior, em que deverão perguntar e dar direções para se chegar a esses lugares.
 
 
Separe as duplas e determine qual dupla ficará responsável pelos lugares, dependendo do número de alunos na turma, cada dupla poderá ficar responsável por mais de um diálogo. Durante a apresentação, os demais alunos deverão ficar atentos e conferir se as direções apresentadas pelas outras duplas estão corretas.  
 
 
 

Atividade 6

 

 

                            at

Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=600&q=directions&oq=directions&gs_l=img.1.0.0l10.1428.2569.0.4042.10.10.0.0.0.0.230.1235.4j4j2.10.0

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overcoming-obstacles%252F%3B370%3B324 (Acesso em: 31.05.2014)

 

Como prática adicional, organize as mesas, carteiras e cadeiras de forma a criar obstáculos na sala de aula. Peça para que um aluno direcione oralmente um outro alunos que deverá estar com os olhos vendados.  

 

Como complemento, vende os olhos de um aluno e peça para que os outros o direcionem, ajudando-o a chegar a um lugar específico dentro da escola, como a biblioteca, a lanchonete, a sala de professores, por exemplo. Reveze os alunos, possibilitando que todos possam ficar com os olhos vendados e possam dar direções.  

 

 

Atividade 7

 

 

 

at

Imagem  disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=600&q=directions&oq=directions&gs_l=img.1.0.0l10.1428.2569.0.4042.10.10.0.0.0.0.230.1235.4j4j2.

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3Bhttp%253A%252F%252Flearnenglishteens.britishcouncil.org%252Fskills%252Flistening-skills-practice%252Fgiving-directions%3B1563%3B1281 (Acesso em: 31.05.2014)

 

Projete no datashow o mapa acima representado, assim como as seguintes perguntas:

 

WHERE IS ............?                                        

CAN YOU TELL ME HOW TO GET TO ..............................?

 

Os alunos deverão, oralmente, perguntar um ao outro a direção para os lugares apresentados no mapa. Observe se todos os lugares do mapa foram utilizados. Esgote-os, mesmo que, para isso, os alunos falem mais de uma vez.  Como há diferentes formas de dar direções, você pode solicitar que outras formas sejam apresentadas por outros alunos, enriquecendo a atividade. Os alunos poderão fazer uso de suas anotações pessoais e das atividades anteriores.  

 

 
Recursos Complementares

Para slides com o tema da aula, acesse: 

http://pt.slideshare.net/search/slideshow?searchfrom=header&q=asking+for+and+giving+directions+vocabulary (Acesso em: 30.05.2014)

 

Para vídeos, acesse:

http://www.youtube.com/results?search_query=asking+for+and+giving+directions+ O

(Acesso em: 30.05.2014)

Avaliação

Os alunos deverão trazer para a sala de aula um mapa de sua cidade. Peça para que localizem e destaquem no mapa: a prefeitura, órgãos governamentais, universidades, faculdades, hospitais, escolas, instituições religiosas, aeroportos, estações de metrô ou de ônibus, parques, clubes ou quaisquer outros lugares turísticos. Eles deverão explicar como se chega a cada um desses lugares, partindo da escola, e que tipo de serviço cada lugar oferece. Poderão utilizar-se de diálogos. Para a avaliação, observe a pronúncia correta das palavras, o detalhamento das direções dadas, assim como a acuidade e adequação das expressões utilizadas, as quais deverão estar de acordo com as introduzidas na aula. 

 

Essa mesma atividade poderá ser compartilhada em uma plataforma virtual, previamente criada pelo grupo, ou em um mural de acesso a outros funcionários e alunos da escola. 

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