18/06/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Para esta aula não há necessidade de conhecimento prévio dos alunos.
directions-in-riyadh%252F%3B144%3B193 (Acesso em: 30.05.2014)
Professor, Inicie a aula, projetando o seguinte slide, disponível em: http://pt.slideshare.net/fortunalu/directions-asking-for-and-giving-121006132948phpapp02?qid=3bc4cfbd-6595-4627-878d-c6a21ae4b136&v=qf1&b=&from_search=5 (Acesso em 30.05.2014). Os slides introduzem o vocabulário referente ao tema da aula. Passe cada slide de uma vez e solicite que os próprios alunos repitam as direções apresentadas e as preposições utilizadas.
Os slides apresentam várias imagens que deverão ser muito bem exploradas, facilitando o entendimento do conteúdo. Os slides finais trazem alguns exercícios. Disponibilize tempo para que os alunos os realizem e proceda a correção, observando se eles apresentam alguma dificuldade na realização dos exercícios apresentados.
As atividades poderão ser realizadas em duplas.
Imagem da tela inicial do slide sugerido
Projete o vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=B5wPc_4bfbQ (Acesso em: 30.05.2014). O vídeo apresenta alguns diálogos de pessoas pedindo e dando informações sobre a localização de diferentes lugares.
Primeiramente, contextualize o vídeo, dando informações sobre do que ele se trata.
Ao assistirem os primeiros diálogos, os alunos deverão fazer anotações com o vocabulário relacionado ao tema da aula: asking for and giving directions. O vídeo poderá ser pausado, proporcionando um tempo maior para que os alunos consigam escrever as preposições utilizadas pelos personagens dos diálogos. Confira se todos os alunos conseguiram anotar todas as preposições ou vocabulário correspondente às direções. O vocabulário introduzido pelo vídeo poderá coincidir com o apresentado pelos slides da atividade anterior , assim como novos vocábulos aparecerão. Fique atento e verifique se os alunos conseguem reconhecer os novos vocábulos apresentados.
Em seguida, peça para que os alunos realizem, em duplas, os 4 exercícios apresentados no vídeo. Disponibilize tempo, pausando o vídeo, para que eles os executem e observe se todos entenderam o que é proposto em cada exercício.
No primeiro exercício, os alunos deverão relacionar figuras com as palavras a elas correspondentes. No Exercício 2, os alunos preencherão a frase com uma palavra ou expressão apropriada ao contexto.
Em seguida, deverão realizar o exercício preenchendo as lacunas com a preposição apropriada. No último exercício os alunos responderão à seguinte pergunta: Could you tell me the way to ....................., please? Para isso é apresentado um mapa por meio do qual os alunos deverão se direcionar.
Imagem inicial do referido vídeo
Na atividade seguinte, os alunos deverão relacionar os números e as letras, a fim de formarem perguntas. A correção também deverá ser realizada em voz alta, revezando a participação dos alunos.
1. Excuse me. How ….. a. I get there?2. Is it far ….. b. the bus stop?3. Show me ….. c. from here?4. How can ….. d. can I get to the centre?5. Excuse me. Where is ….. e. near here?6. Is the underground ….. f. on the map, please. |
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=600&q=directions&oq=directions&gs_l=img.1.0.0l10.1428.2569.0.4042.10.10.0.0.0.0.230.1235.4j4j2.10.0
missherrera.files.wordpress.com%252F2014%252F01%252Flets-practice.jpg%253Fw%253D300%2526h%253D214%3Bhttp%253A%252F%252Fenglishforkidsmissherrera.wordpress.com%252F%3B300%3B214 (Acesso em: 31.05.2014)
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=600&q=directions&oq=directions&gs_l=img.1.0.0l10.1428.2569.0.4042.10.10.0.0.0.0.230.1235.4j4j2.10.0
overcoming-obstacles%252F%3B370%3B324 (Acesso em: 31.05.2014)
Como prática adicional, organize as mesas, carteiras e cadeiras de forma a criar obstáculos na sala de aula. Peça para que um aluno direcione oralmente um outro alunos que deverá estar com os olhos vendados.
Como complemento, vende os olhos de um aluno e peça para que os outros o direcionem, ajudando-o a chegar a um lugar específico dentro da escola, como a biblioteca, a lanchonete, a sala de professores, por exemplo. Reveze os alunos, possibilitando que todos possam ficar com os olhos vendados e possam dar direções.
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=600&q=directions&oq=directions&gs_l=img.1.0.0l10.1428.2569.0.4042.10.10.0.0.0.0.230.1235.4j4j2.
3Bhttp%253A%252F%252Flearnenglishteens.britishcouncil.org%252Fskills%252Flistening-skills-practice%252Fgiving-directions%3B1563%3B1281 (Acesso em: 31.05.2014)
Projete no datashow o mapa acima representado, assim como as seguintes perguntas:
WHERE IS ............? CAN YOU TELL ME HOW TO GET TO ..............................? |
Os alunos deverão, oralmente, perguntar um ao outro a direção para os lugares apresentados no mapa. Observe se todos os lugares do mapa foram utilizados. Esgote-os, mesmo que, para isso, os alunos falem mais de uma vez. Como há diferentes formas de dar direções, você pode solicitar que outras formas sejam apresentadas por outros alunos, enriquecendo a atividade. Os alunos poderão fazer uso de suas anotações pessoais e das atividades anteriores.
Para slides com o tema da aula, acesse:
http://pt.slideshare.net/search/slideshow?searchfrom=header&q=asking+for+and+giving+directions+vocabulary (Acesso em: 30.05.2014)
Para vídeos, acesse:
http://www.youtube.com/results?search_query=asking+for+and+giving+directions+ O
(Acesso em: 30.05.2014)
Os alunos deverão trazer para a sala de aula um mapa de sua cidade. Peça para que localizem e destaquem no mapa: a prefeitura, órgãos governamentais, universidades, faculdades, hospitais, escolas, instituições religiosas, aeroportos, estações de metrô ou de ônibus, parques, clubes ou quaisquer outros lugares turísticos. Eles deverão explicar como se chega a cada um desses lugares, partindo da escola, e que tipo de serviço cada lugar oferece. Poderão utilizar-se de diálogos. Para a avaliação, observe a pronúncia correta das palavras, o detalhamento das direções dadas, assim como a acuidade e adequação das expressões utilizadas, as quais deverão estar de acordo com as introduzidas na aula.
Essa mesma atividade poderá ser compartilhada em uma plataforma virtual, previamente criada pelo grupo, ou em um mural de acesso a outros funcionários e alunos da escola.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!