18/06/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: historicidade da linguagem e da língua |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Estratégias:
Recursos:
Professor, o gênero memórias literárias é um texto que traz elemento saudosista em sua construção, por isso, a estratégia de entrevista é importante para a (re)construção do passado de alguém ou de uma coletividade.
Aula 1 – Memórias de uma Kombi
Imagem disponível em: http://blogdakombi.copava.com.br/wp-content/uploads/2011/05/kombi_desenho_carros.jpeg. Acesso em 31/05/2014.
Atividade 1
Professor, exiba o curtametragem Últimos desejos da Kombi, duração: 4min12seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I_B4-UjQtD8. Acesso em 23/05/2014.
Depois da apreciação pergunte aos seus alunos qual o efeito de sentido pretendido pelo curtametragem. É importante ajudá-los a perceber que o título se parece com outro gênero: o testamento, em que relaciona-se bens e os distribui entre os entes queridos; e que tal como o testamento, esse curtametragem trouxe elementos de um passado, dividiu-os entre seus entes, mas também relatou feitos, épocas e características próprias da Kombi.
Professor, depois da discussão, peça aos seus alunos para registrarem em seu caderno quais foram os elementos do vídeo que têm característica de memorial (ações passadas) e quais têm de testamento.
Atividade 2
Será que os alunos conhecem outras pessoas que tiveram Kombi? Onde eles já viram esse carro?
Peça para os alunos para se organizarem em grupos para poderem iniciar o trabalho. Assim que estiverem com os grupos definidos, solicite a eles que listem os lugares, as funções para as quais esses automóveis são destinados e se conhecem alguém que já tenha tido ou tem esse carro.
Depois de fazer essa lista, solicite a eles que elaborem questões sobre o tema: A Kombi na sua vida.
Professor, essa dinâmica fornecerá material para que os alunos iniciem a confecção do vídeo. Sendo assim, ajude-os a pensar nas questões, como:
Atividade 3
Depois das questões elaboradas, os lugares e pessoas listados que tiveram ou têm acesso à Kombi, solicite aos seus alunos que levem o vídeo transmitido em sala de aula para essas pessoas assistirem e observem a reação delas, se é de tristeza, felicidade, saudade, choro, riso etc.
Professor, diga aos seus alunos que a Kombi é um automóvel que marcou época. E que caso não conheçam alguém que possuíram ou possuem a Kombi, que eles procurem por pessoas que têm ou tiveram uma relação forte com seus automóveis, que têm uma história para contar envolvendo a sua vida e o carro.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-Myiyuxn14vw/TYCo4FxPaNI/AAAAAAAAAW4/7f1QvGmMyCU/s400/clqt.jpg. Acesso em 13/06/2014.
Assim que o vídeo terminar, instrua-os a fazerem a entrevista utilizando das perguntas elaboradas em sala de aula e trazerem o material da entrevista na próxima aula.
Os alunos devem gravar a entrevista desde a apresentação do vídeo até o final das questões, seja por meio do celular, da câmera digital etc.
Professor, caso seja necessário, sugira a seus alunos que procurem tutorial no Google, disponível em: https://www.google.com.br/, acesso em 13/06/2014, de como gravar usando a aparelhagem que eles escolheram.
Aula 2 – Trocando experiências
Leve os alunos ao Laboratório de Informática e solicite a eles que façam o download dos vídeos e que salvem os arquivos em extensão mp4 ou wmv, para que possa ser assistido pelos demais alunos. Se necessário, é possível editar o vídeo nesse momento também.
Projete o vídeo Como editar vídeos caseiros, duração: 4min10seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZhhxFmPcegg, acesso em 31/05/2014.
Peça para os alunos para trabalharem nas suas entrevistas, a fim de que elas fiquem mais apresentáveis (editadas) para um festival de curtametragens.
Professor, o aplicativo é autoexplicativo, mas se necessário for, solicite ao técnico do Laboratório de Informática para auxiliar na dinâmica da aula.
Após o término da edição, incentive aos alunos a criarem uma conta privada no Youtube e fazerem o upload do vídeo para a rede. Assim, todos os alunos poderão assistir o resultado do trabalho de todos.
Professor, se necessário, utilize o tutorial Como criar uma conta no Youtube 2013, duração 8min50seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=87GY7FFWv6U. Acesso em 13/06/2014.
Aula 3 – A percepção da memória
Retome com seus alunos a lista de elementos do vídeo Últimos desejos da Kombi que fazem referência ao memorial elaborado por eles na aula.
Solicite que cada grupo apresente o seu vídeo e relate à turma as características memorialistas dos vídeos.
Aula 4 – Festival de Curtametragens
Imagem disponível em: http://cdn.vogue.globo.com.s3.amazonaws.com/paristododia/files/2012/08/cinela_vilette1.jpg. Acesso em 13/06/2014.
Professor, promova um festival de curtametragens com as produções de memórias literárias no suporte vídeo na escola, para divulgar a produção de seus alunos. Organize as apresentações dos vídeos de forma que seja possível o espectador possa dialogar com os produtores dos memoriais e haver troca de experiências.
KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti. Memórias literárias como um gênero textual no ensino da escrita. Disponível em: http://www.ucs.br/ucs/tplSiget/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/textos_autor/arquivos/memorias_literarias_como_um_genero_textual_no_ensino_da_escrita.pdf. Acesso em 29/04/2014.
FREIRE, Ketheley Leite; WEBER, Márcia; PEREIRA, Sara Cristina Gomes. Gênero Memória: formação Olimpíada de Língua Portuguesa. Disponível em: http://pt.slideshare.net/ketheley/gnero-memria-literria. Acesso em 06/04/2014.
PRADO, Aline Cristina do; NUNES, Cristiane Aparecida. Um olhar para as memórias literárias. Disponível em: http://dersbc.net/Diretoria/lingua_portuguesa/Um_olhar_para_as_Mem%C3%B3rias_Liter%C3%A1rias.pdf. Acesso em 06/04/2014.
A avaliação é processual. O professor deve acompanhar a produção do aluno durante a confecção das atividades e perceber se ele conseguiu atingir os objetivos da aula em relação ao conceito do gênero e a criação do vídeo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!