Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Nosso Livro de Receitas

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Usar e reconhecer os verbos no gênero imperativo.
  • Ler e compreender um texto instrutivo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Dominar os usos das classes gramáticais: numerais, substantivos e artigos.
  • Reconhecer os verbos.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Pesquisa orientada.
  • Reflexão e discussão sobre o gênero.
  • Confecção de um livro de receitas.

Recursos:

  • Laboratório de Informática.
     

Professor, os modos verbais para a criança não são conceitos de se abstrair facilmente. No que diz respeito ao Indicativo e Subjuntivo, o cotidiano possibilita maior contato com as formas de uso do modo verbal. No entanto, no que se refere ao modo Imperativo, a interação com o modo verbal da ordem, do conselho, do manual etc. fica um pouco a desejar pelas constantes sociais em que o aluno se encaixa.

 

Aula 1 – O Gênero Receita

Livro de Receitas

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-b0e386XFoew/UcT2AsUyVEI/AAAAAAAAA4Y/y2ctt7otlIg/s1600/receitas.jpg, acesso em 31/05/2014.

Atividade 1

Professor, faça com seus alunos uma lista das comidas preferidas deles. Para facilitar, divida o quadro em sucos e vitaminas, tortas e bolos, quitandas e salgadinhos, pães e massas. Após a explicação da divisão dos tipos de comidas, peça para que eles digam que se tivessem que escolher uma receita desses tipos para anexá-la a um livro de receita, qual seria.

Anote os títulos das receitas no quadro e peça para que um dos alunos anote no caderno, eleja um escriba para a sala.

Atividade 2

Leve os alunos ao Laboratório de Informática e peça ao escriba para ler os títulos das receitas selecionadas pela sala. A seguir, solicite que cada um dos alunos escolha uma receita da listagem para realizarem uma pesquisa.

Assim que os alunos souberem o título da sua receita, peça para que eles pesquisem no GOOGLE, disponível em: https://www.google.com.br/, acesso em 31/05/2014, o texto “receita de ....” . Com certeza aparecerão vários links com textos desse gênero, então, aconselhe seus alunos a abrirem alguns para escolher o melhor para usarmos na atividade. Professor, diga a seus alunos que a informação de ingredientes, modo de fazer, tempo de preparo e rendimento são tópicos indispensáveis na receita.

Oriente-os a copiarem o texto eleito e colarem num documento editável (ex. Microsoft Office World) e salvar o arquivo como Nosso Livro de Receitas.

Atividade 3

Mostre aos seus alunos um modelo de receita. Se necessário for, use uma receita de seu gosto e diga isso aos alunos, pois chamará mais atenção deles para a atividade.

Sugerimos o modelo disponível em: http://www.tudogostoso.com.br/receita/23-bolo-de-cenoura.html, acesso em 31/05/2014.

Após lerem a receita, relembre com seus alunos conteúdos já aprendidos, como a função dos numerais, unidades de medida, verbos e substantivos que estão presentes no texto.

Depois desse breve estudo, solicite aos seus alunos que reflitam sobre o item Modo de Preparo. Pergunte a eles qual a intenção dessa parte do texto, qual diferença dos Ingredientes e do Modo de Preparo; como a maioria dos tópicos dos ingredientes começa e como é o início da maioria dos tópicos do Modo de Preparo etc.

Professor, é importante aqui os alunos perceberem que em o Modo de Preparo tem-se instruções para como proceder com os ingredientes a fim de se chegar ao produto final.

A sugestão é que os incentive a pensarem se daria para saber o que colocar primeiro, o que misturar com o que, quando colocar o fermento, o como mexer depois do fermento etc. sem as instruções do modo de preparo.

operação cozinha

Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_Ifg6nJ6J0uY/TLBURemu6ZI/AAAAAAAAAUI/EaZqu7lyivo/s1600/receita.jpg, acesso em 31/05/2014.

 

Sugerimos que em seguida a essa dinâmica de perguntas, peça para os alunos reconhecerem na Receita Do Bolo De Cenoura quais são as palavras que indicam ação, estação ou fenômeno da natureza, ou seja, os verbos.

Após os verbos destacados, solicite a eles que identifiquem quais os infinitivos de cada um deles.

Em seguida, promova um desafio. Peça para que eles tentem transformar aquele texto em uma narrativa, e quem se sentir à vontade que expresse sua tentativa de narratividade de forma oral. Depois, faça o teste com o gênero reportagem.

Professor, nessa atividade, é importante que seu aluno perceba que cada gênero tem a sua especificidade de expressão e que ele usou os verbos na narrativa e na reportagem com a ideia de certeza. A partir disso, questione qual a ideia que tem o verbo no gênero receita.

Nesse momento, o aluno precisa perceber o caráter de conselho, ordem e instrução do verbo do texto da receita modelo.

Diga que a eles que cada gênero tem a sua característica comunicativa e de acordo com isso as escolhas lexicais vão se agrupando. Para a receita, o modo verbal utilizado é o imperativo, pois trata-se de uma manual, de um indicativo de como fazer para se chegar ao ponto ideal da receita e o tempo do verbo é o presente, na maioria das vezes, pois quem lê a receita deve seguir os passos naquele exato momento e o tempo presente passa a ideia de concomitância entre o tempo da escrita e o ponto da leitura.

Ajude-os, ao final dessa discussão, a reconhecerem todos os verbos da receita e a ideia de imperativo neles. A partir disso, questione aos alunos a quem se impera a ação e quem a impera. É importantíssimo nessa hora levá-los a compreender que é um diálogo entre o autor da receita e o leitor, então quem impera é a voz do autor (locutor) ao leitor (locatário).

 

Aula 2 – A confecção do livro de receitas

receitas

Imagem disponível em: http://segundoispedmc.blogcindario.com/ficheros/graficos2010/ingredientes.jpg, acesso em 13/06/2014.

Atividade 1

Questione aos alunos a possibilidade de criarem realmente um livro de receitas da turma com as receitas que eles elegeram em sala. E a partir da constatação de desejo de criação do livro, é necessário que eles pensem no layout do livro tanto interna como externamente.

Discuta como será a estrutura da apresentação da receita, como a criação de um padrão que todos devem seguir ao organizarem sua receita. Ex. todos os ingredientes terão o numeral por extenso, todos os tópicos do modo de preparo começarão com o verbo, cor, tamanho, fonte, disposição do texto na página, fonte do texto etc.

Peça para que eles editem o arquivo Nosso Livro de Receitas, criado por eles no início da aula, de acordo com os padrões combinados pela sala. Após o texto editado, solicite que eles salvem o arquivo e enviem-no para o seu e-mail.

 

Atividade 2

Professor, conforme for recebendo os e-mails da sala, compile os textos e salve cada um em uma página de um arquivo único do Nosso Livro de Receitas.

Assim que todos os textos estiverem colados em um arquivo único. Chame a atenção da sala para a organização do layout externo do livro. Solicite a eles que façam um desenho em uma folha A4 em branco que melhor represente o conteúdo do livro. Solicite a eles que coloram e sejam bem criativos, pois quando acabarem será feito uma eleição para que a sala decida democraticamente qual será o desenho da capa.

Assim o faça, professor. Após os desenhos estarem prontos, promova uma votação entre os alunos do melhor desenho.

Quando o desenho estiver escolhido, digitalize-o e cole a imagem na capa do livro com os créditos de autoria.

Crie uma folha de rosto e escreva o nome de todos os alunos sob o item de COLABORADORES e o seu sob o de ORIENTAÇÃO. Enfim, salve o arquivo como pdf e envie cópia dele para todos os emails da sala. Se houver a possibilidade, imprima uma cópia do livro dos alunos e presenteei os alunos com um exemplar.

receita

Imagem disponível em: http://marielydelrey.com/wp-content/uploads/2009/07/donabenta.jpg, acesso em 13/06/2014.

Recursos Complementares

MARTINS, Ode. Escondidinho de carne seca - Gênero Textual: receita culinária. Disponível em: http://odemartins.blogspot.com.br/2013/05/escondidinho-de-carne-seca-genero.html, acesso em 31/05/2014.

Avaliação

A avaliação deve ser contínua. A observação do processo deve revelar que o aluno apreendeu a estrutura do gênero receita e se consegue aplicá-la. As atividades desenvolvidas em sala de aula pelos alunos para o contexto de sala devem apontar para essa reflexão do professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.