Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Carne faz falta na alimentação?

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os prós e os contras de uma alimentação vegetariana.

  • Apontar os prós e os contras de uma alimentação com carne.

  • Enumerar as características de uma alimentação vegetariana.

  • Listar os fundamentos para a adoção de uma dieta vegetariana.

  • Apontar os cuidados que deve ter uma pessoa que se abstém de carne na alimentação.

  • Explicitar a importância de uma dieta alimentar equilibrada.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; análise de vídeos; estudo e produção de textos; produção de vídeos e publicação em blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; textos digitais e vídeos; câmeras fotográficas.

 

carne peixe

Imagem disponível em: http://www.grupovita.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/05/carne.png. Acesso em 31/05/2014.

Módulo 1- Sondando conhecimentos

Atividade 1- Enquete

Para iniciar o estudo deste tema sugerimos que o professor faça uma enquete para descobrir qual é o percentual de alunos que não comem carne e o de alunos que utilizam este alimento. Deverá questionar os alunos e registrar no quadro os percentuais, assim como os motivos da opção de cada grupo.

  • Quem come carne? Por quê?

  • Quem não come carne? Por quê?

 

Alunos que comem carne

Alunos que não comem carne

Percentual

 

Percentual

 

Motivos

 

Motivos

 

 

 

Após preencher o quadro, o professor deverá continuar questionando os alunos, estabelecendo um diálogo pautado em questões como as seguintes.

  • Será que estes percentuais representam o que acontece de um modo geral na população brasileira?

  • Carne faz falta?

 

dieta veg

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-NMuophDrJfI/TlgGV7vrAsI/AAAAAAAAABs/57ukqkUnK8A/s1600/dieta_mediterranea.jpg. acesso em 31/05/2014.

 

Atividade 2- Vídeos

Para polemizar e instigar a discussão sobre o tema, sugerimos que os alunos assistam a dois vídeos.

O primeiro vídeo é de um comercial de um frigorífico veiculado atualmente pela mídia televisiva.

 

Vídeo 1- Comercial FRIBOI - Família - Como é grande meu amor por você. Duração: 37seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4SWGeQkRLao. Acesso em 31/05/2014.

 

O segundo vídeo "Carne Sofriboi" é uma charge, na qual o chargista/cartunista Maurício Ricardo retrata como deveria ser o comercial da Friboi mostrado no vídeo 1.

 

Vídeo 2- Carne sofriboi. Duração: 44seg. Disponível em: http://charges.uol.com.br/2013/08/13/cotidiano-carne-sofriboi/. Acesso em 31/05/2014.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

Após projetar os dois vídeos, em sequência, o professor deverá pedir aos alunos que escrevam as impressões que tiveram aos assisti-los além de responderem a algumas questões como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão

  • Em sua opinião, por que o chargista/cartunista satiriza o comercial?

  • Quais são as concepções sobre família, relacionamentos e alimentação que o comercial (vídeo 1) transmite ao telespectador?

  • Quais são os pontos do comercial satirizados pelo chargista/cartunista?

  • O que o comercial defende?

  • O que o chargista/cartunista questiona?

Atividade 3- Discussão dos vídeos

A discussão dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos, de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

O professor deverá encerrar a discussão com nova indagação: a carne é realmente necessária na alimentação?

 

carne faz falta

Imagem disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/carne_faz_falta-560.jpg. Acesso em 31/05/2014.

Módulo 2- Referencial teórico

Atividade 1- Leitura de textos

Para fundamentar essa discussão sobre a necessidade ou não da carne na alimentação, o professor deverá encaminhar a leitura do artigo publicado no sítio Planeta sustentável que agrega diversas opiniões de especialistas em alimentação a respeito deste tema.

Texto 1- D’ERCOLE, Isabella. Carne faz falta? Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/carne-faz-falta-alimentacao-vegetariana-polemicas-742651.shtml. Acesso em 31/05/2014.

Para complementar essa leitura, sugerimos alguns outros textos que os alunos deverão ler após o texto 1.

Texto 2- NESTLÉ. A dieta vegetariana é mesmo saudável? Disponível em: https://www.nestle.com.br/site/fazbem/nutricao/d/a-dieta-vegetariana-e-mesmo-saudavel.aspx. Acesso em 31/05/2014. 

Texto 3- LIBERTAS. Prós e Contras do Vegetarianismo. Disponível em: http://www.libertas.com.br/libertas/pros-e-contras-do-vegetarianismo/. Acesso em 31/05/2014.

Texto 4- BERNARDES, Ernesto; NOGUEIRA, Tânia; PEREIRA, Rafael. Beleza vegetariana. Disponível em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR74447-5990,00.html. Acesso em 31/05/2014.

Texto 5- VEJA.COM. Quem come frutas e vegetais vive por mais tempo. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/quem-come-frutas-vegetais-vive-mais-tempo-777833.shtml. Acesso em 31/05/2014.

 

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os textos em seu computador, imprimir e disponibilizar cópias para os grupos.

Os alunos deverão ler os textos e registrar as informações que considerarem mais relevantes tendo como referência o questionamento sobre a necessidade ou não de se ter carne na alimentação, além das questões propostas para discussão.

Questões  para discussão

  1. Quais são as diferenças entre vegetarianos e veganos?

  2. O que caracteriza a alimentação vegetariana?

  3. Quais são os fundamentos para a adoção de uma dieta vegetariana?

  4. É possível ter uma alimentação equilibrada sem o consumo de carne? Explique.

  5. Que cuidados deve ter uma pessoa que se abstém de carne na alimentação?

  6. Quais são as vantagens e desvantagens de uma dieta com carne?

  7. Quais são as vantagens e desvantagens de uma dieta sem carne?

  8. Carne faz falta?

 

Atividade 2- Discussão dos textos

Terminada a leitura dos textos e os registros, os alunos deverão se reunir em grupos de cinco para discussão do assunto. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado do que foi registrado pelo grupo. Este consolidado deverá ser enviado por e-mail para avaliação.

 

prato sortido

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-QBw3VJ7A3EI/Tc6FxqqD-5I/AAAAAAAAAGs/jGGvXb5VeiA/s1600/prato1.jpg. Acesso em 31/05/2014.

Módulo 3- Socialização de conhecimentos

Atividade 1- Produção de vídeos

O professor deverá manter os grupos formados na atividade anterior para a produção de um vídeo sobre o tema.

Cada grupo deverá buscar imagens na internet ou fotografar situações cotidianas que retratem formas diversas de alimentação, com e sem carne. A partir destas imagens e fotografias, deverão produzir um vídeo contendo imagens, música e texto, que representem as diferentes formas de alimentação. O vídeo deverá mostrar o olhar dos alunos sobre esta questão após esse estudo.

Os vídeos produzidos pelos alunos deverão ser apresentados para a turma e o professor e, posteriormente, publicados em blog ou site da escola.

Abaixo listamos algumas referências contendo orientações para a produção de vídeos. O professor poderá escolher uma delas para orientar seus alunos ou disponibilizar todas e possibilitar a eles a escola de quais instruções seguir.

 

QUEIROZ, Luciano de. Como fazer vídeos com suas fotos. Duração: 7min11seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=mz8fHGHU5fM. Acesso em 31/05/2014.

SAFEPCTUGA-BLOGSPOT. Como fazer vídeos com fotos [e música]. Disponível em: http://safepctuga.blogspot.com.br/2011/05/como-fazer-videos-com-fotos.html. Acesso em 31/05/2014.

FURTADO, Teresa. Como editar minhas fotos online para criar um vídeo sem instalar nada. Disponível em: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/09/como-fazer-video-com-fotos-e-musica.html. Acesso em 31/05/2014.

Atividade 2- Socialização na rede

Toda a produção dos alunos, incluindo o consolidado da discussão dos textos e os vídeos, deverá ser enviada por e-mail ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos  deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 31/05/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo, postando atualidades relacionadas ao tema.

 

salada

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-iklPT6E8kKg/T8U4ltXsiCI/AAAAAAAAF9A/J4vY2ezOZ8I/s1600/o+que+eu+coloco+no+lugar+da+carne.jpg. Acesso em 31/05/2014.

Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  

  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser: i) os registros dos alunos ao longo da proposta; ii) os vídeos produzidos pelos alunos; iii) o consolidado resultante da discussão dos textos.

  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.