Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gênero Propaganda

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
ALINE CARRIJO DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer os discursos presentes em textos publicitários.
  • Analisar e promover reflexão por meio de seminário dos efeitos de sentido em um texto multiletrado.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Funções de linguagem.
  • Gênero Seminário.
  • Estarem estimulados a textos multiletrados.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Refletir sobre textos comerciais/propaganda.
  • Produzir seminários.

Recursos:

  • Computador.
  • Caixa de som.
  • Data show.
  • Laboratório de Informática.
  • Anfiteatro.

 

 

Professor, o gênero propaganda é um bom exemplo de como trabalhar a função conativa da linguagem, pois promove, por meio da teia discursiva, um efeito de sentido de convencimento sobre o leitor. E é notório que as propagandas hoje utilizam de todos os recursos discursivos possíveis para atingir esse objetivo.

 

Aula 1 – Analisando propagandas

propaganda 1

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-tk3VlynTTcU/TW6Bo2mknoI/AAAAAAAAANA/fMWmtvqTU80/s1600/leite+mo%25C3%25A7a.jpg, acesso em 31/05/2014.

Atividade 1

Professor, pergunte para seus alunos qual é o mecanismo mais eficiente, hoje em dia, de divulgação de produtos e serviços. Espera que eles digam propaganda em rádio, televisão, jornal, revistas, redes sociais e blogs.

Questione a eles quais os recursos que diferenciam as propagandas em seus suportes distintos. Ajude-os, professor, a refletirem sobre a questão da imagem, do som, texto grafado em preto e branco ou colorido, qualidade do papel, recursos interativos etc.

Entre para seus alunos uma lista de questões que servirão de base para a análise de propagandas que eles assistirão.

Questões para análise de propagandas

  • Qual o cenário da propaganda?
  • Qual é o público-alvo da propaganda?
  • Quais os elementos que marcam o público-alvo?
  • Não conhecer o idioma da propaganda interfere na compreensão da mensagem?
  • Quais os recursos usados que promoveram a função fática da linguagem entre o participante da propaganda (público ideal)?
  • Essa estratégia funciona com o espectador (público real) e o transforma em um expectador?
  • Quem é o promotor dessa propaganda?
  • Qual a relação da dinâmica proposta no vídeo com o produto anunciado?
  • Se a água é um bem indispensável para a vida humana, é necessário produzir uma propaganda para ela?
  • Essa propaganda se dá de forma direta/objetiva ou indireta/subjetiva?

Pesquisador

Imagem disponível em: http://paracatumemoria.files.wordpress.com/2010/11/pesquisadores.jpg, acesso em 14/06/2014.

Professor, leia as perguntas e os ajude a compreendê-las.

A partir disso, proponha analisarem 2 vídeos cujas propagandas foram consideradas as melhores e mais criativas por usuários da internet. Para tanto, projete o primeiro vídeo Propaganda Genial – Pedale e se hidrate, duração 1min39seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Eegd0N8Ym4s,  acesso em 31/05/2014.

Assim que eles assistirem ao vídeo, pergunte se concordam que a propaganda foi genial, como dizia o título. Peça para que os que se manifestarem, favoráveis ou contras, que justifiquem suas ideias.

Continuando a apreciação do vídeo, lembre seus alunos que a propaganda também é um texto e como todo texto ela tem um público-alvo, um tema e uma estratégia textual. E sabendo que a propaganda é um gênero cuja a função de linguagem predominante é a conativa, a estratégia precisa estar bem coerente ao tema da proposta comunicativa para que o público-alvo seja tocado e convencido. Sendo assim, peça seus alunos para falarem de seus leituras do vídeo a partir das questões entregue. Professor, motive a 2 alunos a expressarem suas opiniões.

Professor, espera que seus alunos atentem para o detalhe das bicicletas serem rosas e que o elemento foco da propaganda está em cena desde o início do vídeo, pois há 2 garrafinhas ao lado das bicicletas. Sabendo que na França, não se pode beber água da torneira ou filtrada em casa, faz sentindo a propaganda diferenciada, já que há concorrência entre várias distribuidoras de água mineral. Também é importante observar que o público preocupado com a forma física, normalmente, é o feminino e a placa “tampa sexo” do personagem stripper informa a quantidade de calorias que elas perderam.

 

Agora, professor, projete o segundo vídeo Comercial inteligente: Se beber não dirija, duração 1min43seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SNSjioa-YjM,  acesso em 31/05/2014.

Assim que eles assistirem ao vídeo, pergunte se eles concordam que a propagando foi inteligente, como dizia o título. Peça para que os que se manifestarem, favoráveis ou contras, que justifiquem suas ideias.

Continuando a apreciação do vídeo, repita a estratégia usada com o vídeo anterior, peça aos seus alunos que manifestem suas leituras a partir do questionário motivador entregue no início da atividade.

É importante, professor, que no mínimo 2 alunos se manifestem. Se a dinâmica da sala não ajudar, escolha aleatoriamente um aluno por vez para analisar uma questão proposta no questionário motivador.

Professor, espera-se que seus alunos compreendam que os bares que promovem a reportagem estão dialogando com a Lei Seca, que vigora no Brasil e que beber e dirigir são combinações perigosas que podem causar acidentes com vítimas fatais. Leve-os a refletirem que há outras formas de ir até o bar, que não só a de ser o motorista ou ir com motoristas que também ingerirão bebidas alcoólicas. Que para o bar não é interessante que seus clientes sejam presos ou mortos, pois assim perderiam consumidores dos seus produtos. Que colocar um manobrista aparentemente alcoolizado enquanto o dono do automóvel está sóbrio faz com que este reflita sobre a incompetência e não habilidade de uma pessoa nas condições restritas de reflexo, raciocínio e atenção para a direção automobilística e, quando este decide que não é certo deixar um bêbado dirigir seu veículo, ele é levado a refletir sobre sua própria possível condição ao deixar aquele lugar dirigindo.

 

Aula 2 – Desvendando reportagens consagradas

 

we can do it

Imagem disponível em: http://vitrolafashion.com.br/wp-content/uploads/2014/01/we_can_do_it___remastered_by_thedrifterwithin-d56rqh1.jpeg, acesso em 14/06/2014.

Professor, leve seus alunos ao Laboratório de Informática, divida a sala em 5 grupos e distribua uma propaganda consagrada da lista abaixo para cada um dos grupos.

GRUPO 1: Propaganda bem bolada, duração 1min03seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=96l5ONy3tDo, acesso em 31/05/2014.

GRUPO 2: Propaganda muito engraçada, duração 1min28seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HR-4a-o8Bqo, acesso em 31/05/2014.

GRUPO 3: Comercial mais incrível do ano, duração 1min28seg,. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3s-yP4IWZIo, acesso em 31/04/2014.

GRUPO 4: O dia em que um sorriso parou São Paulo, duração 1min46seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZnanqY82LlM,  acesso em 31/05/2014.

GRUPO 5: O comercial mais criativo do mundo!!!, duração 1min16seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MWjYkkefwOU, acesso em 31/05/2014.

 

Oriente seus alunos a assistirem o comercial que seu grupo recebeu. A partir disso, que eles promovam uma discussão sobre o texto multiletrado. Sugerimos o mesmo roteiro motivador da atividade anterior.

Peça para que eles façam anotações das discussões do grupo em seu caderno, a fim de que facilite a construção de um seminário sobre o assunto.

Professor, diga as anotações no caderno devem seguir o padrão das análises que foram feitas coletivamente nas atividades anteriores, mas que eles devem usar da sua criatividade e das suas leituras de mundo para complementarem seu trabalho.

 

Aula 3 – Construindo seminários

 

Peça aos alunos para se reunirem nos grupos novamente para que possam desenvolver a atividade.

 

Explique que será montado um ciclo de seminários para que cada grupo possam expor suas análises da propaganda recebida aos outros grupos e promover a discussão. Para tanto, peça aos grupos que montem um roteiro de apresentação das conclusões percebidas na discussão da aula anterior sobre o referido objeto de estudo. A apresentação no seminário não deve ultrapassar 15minutos, contando a exibição do vídeo da propaganda.

Professor, motive seus alunos para a confecção dos seminários, dizendo a eles que as pesquisas só fazem sentindo com são em prol da sociedade e que quanto mais divulgamos nossas produções maiores são as nossas chances cooperação de análise, pesquisa e material para desenvolver continuidades científicas com os outros pesquisadores que têm a oportunidade de dialogarem conosco.

 

 

Aula 4 – Ciclo de seminários

bb pr

Imagem disponível em: http://dicasemgeral.xpg.uol.com.br/wp-content/uploads/2010/11/bebe-propaganda.jpg, acesso em 31/05/2014.

Professor, organize o anfiteatro da escola para que os alunos possam apresentar os seus seminários, com data show, caixa de som, computador e  o que mais eles necessitarem. Estabeleça a ordem de apresentação e dê início aos trabalhos do ciclo de seminários.

Professor, após o seminário, reúna-se com seus alunos para uma avaliação do evento e das contribuições que suas análises tiveram a partir dos diálogos com outras leituras.

Recursos Complementares

VITORINO, Sheila da. Gênero Textual da propaganda. Disponível em: http://emmnuel-sheila.blogspot.com.br/2013/08/genero-textual-propaganda.html, acesso em 31/05/2014.

Avaliação

A avaliação de ver processual. O professor deve observar se o aluno reconhece os discursos presentes nos textos publicitários na propaganda, consegue analisar e promover reflexão a partir da leitura de textos multiletrados, como é o caso da propaganda televisionada, e se consegue organizar suas observações para dialogar e expô-las.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.