18/06/2014
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Estratégias:
Recursos:
Professor, o gênero propaganda é um bom exemplo de como trabalhar a função conativa da linguagem, pois promove, por meio da teia discursiva, um efeito de sentido de convencimento sobre o leitor. E é notório que as propagandas hoje utilizam de todos os recursos discursivos possíveis para atingir esse objetivo.
Aula 1 – Analisando propagandas
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-tk3VlynTTcU/TW6Bo2mknoI/AAAAAAAAANA/fMWmtvqTU80/s1600/leite+mo%25C3%25A7a.jpg, acesso em 31/05/2014.
Atividade 1
Professor, pergunte para seus alunos qual é o mecanismo mais eficiente, hoje em dia, de divulgação de produtos e serviços. Espera que eles digam propaganda em rádio, televisão, jornal, revistas, redes sociais e blogs.
Questione a eles quais os recursos que diferenciam as propagandas em seus suportes distintos. Ajude-os, professor, a refletirem sobre a questão da imagem, do som, texto grafado em preto e branco ou colorido, qualidade do papel, recursos interativos etc.
Entre para seus alunos uma lista de questões que servirão de base para a análise de propagandas que eles assistirão.
Questões para análise de propagandas
Imagem disponível em: http://paracatumemoria.files.wordpress.com/2010/11/pesquisadores.jpg, acesso em 14/06/2014. |
Professor, leia as perguntas e os ajude a compreendê-las.
A partir disso, proponha analisarem 2 vídeos cujas propagandas foram consideradas as melhores e mais criativas por usuários da internet. Para tanto, projete o primeiro vídeo Propaganda Genial – Pedale e se hidrate, duração 1min39seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Eegd0N8Ym4s, acesso em 31/05/2014.
Assim que eles assistirem ao vídeo, pergunte se concordam que a propaganda foi genial, como dizia o título. Peça para que os que se manifestarem, favoráveis ou contras, que justifiquem suas ideias.
Continuando a apreciação do vídeo, lembre seus alunos que a propaganda também é um texto e como todo texto ela tem um público-alvo, um tema e uma estratégia textual. E sabendo que a propaganda é um gênero cuja a função de linguagem predominante é a conativa, a estratégia precisa estar bem coerente ao tema da proposta comunicativa para que o público-alvo seja tocado e convencido. Sendo assim, peça seus alunos para falarem de seus leituras do vídeo a partir das questões entregue. Professor, motive a 2 alunos a expressarem suas opiniões.
Professor, espera que seus alunos atentem para o detalhe das bicicletas serem rosas e que o elemento foco da propaganda está em cena desde o início do vídeo, pois há 2 garrafinhas ao lado das bicicletas. Sabendo que na França, não se pode beber água da torneira ou filtrada em casa, faz sentindo a propaganda diferenciada, já que há concorrência entre várias distribuidoras de água mineral. Também é importante observar que o público preocupado com a forma física, normalmente, é o feminino e a placa “tampa sexo” do personagem stripper informa a quantidade de calorias que elas perderam.
Agora, professor, projete o segundo vídeo Comercial inteligente: Se beber não dirija, duração 1min43seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SNSjioa-YjM, acesso em 31/05/2014.
Assim que eles assistirem ao vídeo, pergunte se eles concordam que a propagando foi inteligente, como dizia o título. Peça para que os que se manifestarem, favoráveis ou contras, que justifiquem suas ideias.
Continuando a apreciação do vídeo, repita a estratégia usada com o vídeo anterior, peça aos seus alunos que manifestem suas leituras a partir do questionário motivador entregue no início da atividade.
É importante, professor, que no mínimo 2 alunos se manifestem. Se a dinâmica da sala não ajudar, escolha aleatoriamente um aluno por vez para analisar uma questão proposta no questionário motivador.
Professor, espera-se que seus alunos compreendam que os bares que promovem a reportagem estão dialogando com a Lei Seca, que vigora no Brasil e que beber e dirigir são combinações perigosas que podem causar acidentes com vítimas fatais. Leve-os a refletirem que há outras formas de ir até o bar, que não só a de ser o motorista ou ir com motoristas que também ingerirão bebidas alcoólicas. Que para o bar não é interessante que seus clientes sejam presos ou mortos, pois assim perderiam consumidores dos seus produtos. Que colocar um manobrista aparentemente alcoolizado enquanto o dono do automóvel está sóbrio faz com que este reflita sobre a incompetência e não habilidade de uma pessoa nas condições restritas de reflexo, raciocínio e atenção para a direção automobilística e, quando este decide que não é certo deixar um bêbado dirigir seu veículo, ele é levado a refletir sobre sua própria possível condição ao deixar aquele lugar dirigindo.
Aula 2 – Desvendando reportagens consagradas
Imagem disponível em: http://vitrolafashion.com.br/wp-content/uploads/2014/01/we_can_do_it___remastered_by_thedrifterwithin-d56rqh1.jpeg, acesso em 14/06/2014.
Professor, leve seus alunos ao Laboratório de Informática, divida a sala em 5 grupos e distribua uma propaganda consagrada da lista abaixo para cada um dos grupos.
GRUPO 1: Propaganda bem bolada, duração 1min03seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=96l5ONy3tDo, acesso em 31/05/2014.
GRUPO 2: Propaganda muito engraçada, duração 1min28seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HR-4a-o8Bqo, acesso em 31/05/2014.
GRUPO 3: Comercial mais incrível do ano, duração 1min28seg,. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3s-yP4IWZIo, acesso em 31/04/2014.
GRUPO 4: O dia em que um sorriso parou São Paulo, duração 1min46seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZnanqY82LlM, acesso em 31/05/2014.
GRUPO 5: O comercial mais criativo do mundo!!!, duração 1min16seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MWjYkkefwOU, acesso em 31/05/2014.
Oriente seus alunos a assistirem o comercial que seu grupo recebeu. A partir disso, que eles promovam uma discussão sobre o texto multiletrado. Sugerimos o mesmo roteiro motivador da atividade anterior.
Peça para que eles façam anotações das discussões do grupo em seu caderno, a fim de que facilite a construção de um seminário sobre o assunto.
Professor, diga as anotações no caderno devem seguir o padrão das análises que foram feitas coletivamente nas atividades anteriores, mas que eles devem usar da sua criatividade e das suas leituras de mundo para complementarem seu trabalho.
Aula 3 – Construindo seminários
Peça aos alunos para se reunirem nos grupos novamente para que possam desenvolver a atividade.
Explique que será montado um ciclo de seminários para que cada grupo possam expor suas análises da propaganda recebida aos outros grupos e promover a discussão. Para tanto, peça aos grupos que montem um roteiro de apresentação das conclusões percebidas na discussão da aula anterior sobre o referido objeto de estudo. A apresentação no seminário não deve ultrapassar 15minutos, contando a exibição do vídeo da propaganda.
Professor, motive seus alunos para a confecção dos seminários, dizendo a eles que as pesquisas só fazem sentindo com são em prol da sociedade e que quanto mais divulgamos nossas produções maiores são as nossas chances cooperação de análise, pesquisa e material para desenvolver continuidades científicas com os outros pesquisadores que têm a oportunidade de dialogarem conosco.
Aula 4 – Ciclo de seminários
Imagem disponível em: http://dicasemgeral.xpg.uol.com.br/wp-content/uploads/2010/11/bebe-propaganda.jpg, acesso em 31/05/2014.
Professor, organize o anfiteatro da escola para que os alunos possam apresentar os seus seminários, com data show, caixa de som, computador e o que mais eles necessitarem. Estabeleça a ordem de apresentação e dê início aos trabalhos do ciclo de seminários.
Professor, após o seminário, reúna-se com seus alunos para uma avaliação do evento e das contribuições que suas análises tiveram a partir dos diálogos com outras leituras.
VITORINO, Sheila da. Gênero Textual da propaganda. Disponível em: http://emmnuel-sheila.blogspot.com.br/2013/08/genero-textual-propaganda.html, acesso em 31/05/2014.
A avaliação de ver processual. O professor deve observar se o aluno reconhece os discursos presentes nos textos publicitários na propaganda, consegue analisar e promover reflexão a partir da leitura de textos multiletrados, como é o caso da propaganda televisionada, e se consegue organizar suas observações para dialogar e expô-las.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!