18/06/2014
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Grau de formalidade na escrita e na fala |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Não há necessidade de conhecimento prévio, por se tratar de conteúdo de nível básico.
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=discussions&oq=discussions&gs_l=img.1.0.0i19l5j0i5i19l5.749.1993.0.3463.11.11.0.0.0.0.197.938.
252F2011%252F09%252Fteaching-critical-thinking-through.html%3B300%3B299 (Acesso em: 01.06.2014)
Professor, inicie a aula, promovendo a seguinte discussão para o grupo de alunos:
Essa pergunta poderá ser projetada no datashow ou escrita no quadro. Observe a participação de todos os alunos durante a discussão. Possibilite, desde o início da aula, a criação de um ambiente interativo e participativo. Dependendo do grau de fluência dos alunos, a discussão poderá ser realizada na língua inglesa. Caso contrário, a língua portuguesa poderá ser utilizada, porém, já introduza o vocábulo referente ao tema da aula.
Você poderá introduzir, ainda, os seguintes modelos de respostas, os quais deverão ser também projetados no datashow ou escritas no quadro:
Projete o vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=S8knZEVNkiU (Acesso em: 01.06.2014)
Durante a apresentação do vídeo, os alunos deverão ficar atentos ao novo vocabulário, fazendo anotações das palavras que se relacionam ao tópico da aula: household chores.
Reproduza o vídeo mais de uma vez, colaborando para uma melhor compreensão e apreensão dos novos vocábulos. Peça para que os alunos repitam as palavras, praticando a sua pronúncia.
Elabore perguntas sobre o vídeo, assim você poderá saber se houve um correto entendimento do assunto nele tratado. Algumas sugestões de perguntas:
a) What is the video today´s topic?
b) What is the first chore she mentions? What does she do next?
c) Does she like doing the laundry?
d) What does she use to sweep the floor?
e) What are the things she uses to do the chores?
f) What are errands?
imagem ilustrativa do vídeo
Distribua para os alunos o seguinte texto xerocopiado. Antes de iniciar a leitura, peça para que respondam a pergunta título do texto, qual seja: Does housework count as workout?
Promova uma rápida discussão entre o grupo de alunos e, em seguida, peça para que façam uma leitura silenciosa do texto. Disponibilize 10 minutos para isso. Circule pela sala, ajudando-os com o vocabulário. Lembre-os de que não é importante conhecer todas as palavras que aparecem do texto, mas sim o seu entendimento de forma geral. Você poderá levar alguns dicionários para a sala de aula ou utilizar-se de dicionários online, caso estejam no laboratório de informática. Sugestões de dicionários online: http://tradutor.babylon.com/ (Acesso em: 01.06.2014).
Transcorridos os 10 minutos, solicite aos alunos que leiam o texto em voz alta, revezando na participação e possibilitando que mais de um aluno leia o texto. Corrija os erros com a pronúncia e verifique o significado das palavras que considerar importantes para o entendimento geral do texto.
Projete no datashow ou escreva no quadro as perguntas seguintes que ajudarão no entendimento do texto:
a) According to the texto, does housework count as workout? Why or why not?
b) In which activity can we burn more calories per minute? And fewer calories?
c) What muscles do you work during gardening? What about painting?
d) Do you agree with the text? Why or why not?
Outras questões poderão surgir no decorrer da discussão. Incentive sempre a participação dos alunos nessas discussões em que novos vocábulos poderão aparecer. Escreva-os sempre no quadro, ajudando-os com a memorização.
The answer: Yes! There's a reason they call it housework. You can burn serious calories during a marathon cleaning session. Here are a few jobs that work major muscle groups, and how many calories you're burning by completing each task. And because we think a sound mind should go with a strong body, we've included a few easy ways you can make that cardio-cleaning more eco-friendly.
Activity |
Works |
Burns |
Make It Green |
Mopping floors |
Shoulders, biceps |
112 calories/ |
Try Method’s new OMop All Floor Starter Kit, which includes a mop, a washable cleaning pad and a nontoxic floor cleaner. $30; methodhome.com. |
Painting |
Arms, core |
288 calories/ |
Several brands now offer zero-VOC (volatile organic compound) paints, which are better for the planet. For a wide range of colors, go toyolocolorhouse.com. |
Gardening |
Arms, back |
256 calories/ |
Reuse waste, garden organically, and reduce water consumption with the products available at naturemill.com,terracycle.net and cyber-rain.com. |
Cleaning gutters |
Shoulders, upper back, arms, legs |
320 calories/ |
Bag the leaves in BioBag’s 100 percent biodegradable and compostable 33 Gallon Lawn & Leaf Bags, made from corn. $5.19;biobagusa.com. |
Distribua o seguinte material xerocopiado. Peça aos alunos que realizem a atividade individualmente. Eles deverão associar as tarefas domésticas às imagens correspondentes.
Relacione as seguintes palavras com as figuras correspondentes:
1. To walk the dog
2. To sew on the machine
3. To wash the dishes
4. To clean the windows
5. To mow the lawn
6. To sweep the floor
7. To water the plants
(.......................)
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=to+sew+on+the+machine&oq=to+sew+on+the+machine&gs_l=img.3...13816.18203.0.19131.27.4.
blogspot.com%252F2012%252F07%252Fbuying-new-sewing-machine.html%3B314%3B235 (Acesso em: 01.06.2014)
(...............................)
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=to+sew+on+the+machine&oq=to+sew+on+the+machine&gs_l=img.3...13816.18203.0.19131.27.
com%252Fx%252Fsweep-floor-7301257.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.dreamstime.com%252Froyalty-free-stock-photography-sweep-floor-image7301257%3B313%3B450 (Acesso em: 01.06.2014)
(...............................)
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=to+sew+on+the+machine&oq=to+sew+on+the+machine&gs_l=img.3...13816.18203.0.19131.27.4.3.20.
plants.gif%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.englishexercises.org%252Fmakeagame%252Fviewgame.asp%253Fid%253D1989%3B485%3B474 (Acesso em: 01.06.2014)
(.....................................)
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=to+sew+on+the+machine&oq=to+sew+on+the+machine&gs_l=img.3...13816.18203.0.19131.27.4.3.20
(...............................)
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=to+sew+on+the+machine&oq=to+sew+on+the+machine&gs_l=img.3...13816.18203.0.19131.27.4.3.
(.................................)
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=to+sew+on+the+machine&oq=to+sew+on+the+machine&gs_l=img.3...13816.18203.0.19131.27.4.
%252F05%252Fwashing-dishes-safely.html%3B200%3B330 (Acesso em: 01.06.2014)
(................................)
Imagem disponível em: https://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=643&q=to+sew+on+the+machine&oq=to+sew+on+the+machine&gs_l=img.3...13816.18203.0.19131.27.4.3.20.
A) Look at the pictures in the previous activity, ask and answer questions, then write sentences. Follow the example:
Do you have to wash the dishes?- Yes, I do.
How often do you have to do it?- Twice a week.
B) Tell your partner about the household chores you like and dislike doing.
e.g.
I like shopping because it’s fun!
I dislike tidying my room because it’s boring.
Distribua aos alunos a seguinte atividade que se refere a um caça-palavras.
CLEAN | COOK | IRON |
LAY | MAKE | MOW |
SWEEP | WALK | WATER |
R | L | P | D | F | C | A | T | O | U | X | J | Y | W | C |
S | P | Y | C | L | B | G | X | Z | L | E | W | X | M | B |
W | X | I | E | B | X | M | E | T | L | M | Q | H | F | Y |
E | Z | A | C | I | N | A | I | D | V | D | U | J | L | L |
E | N | R | O | R | M | S | N | A | J | Q | C | M | N | T |
P | M | O | W | L | L | P | A | W | E | F | X | L | C | N |
K | V | C | X | X | A | F | Z | J | G | A | D | N | G | O |
W | O | F | S | W | R | Y | C | E | J | K | L | A | W | R |
W | Z | O | P | S | T | Z | K | V | M | G | I | L | E | I |
W | L | P | C | O | O | A | C | O | B | B | C | L | U | X |
L | Z | W | U | I | M | J | Y | D | W | A | J | Y | O | F |
M | W | D | A | J | M | Q | U | W | V | D | V | N | T | D |
X | H | T | H | T | D | L | T | F | Z | Q | G | S | U | P |
S | S | Z | T | H | E | X | L | I | Y | C | Z | Q | H | J |
H | N | L | X | Y | C | R | M | U | R | X | J | G | A | B |
Depois de encontrarem todas as palavras, peça aos alunos que completem os verbos com as atividades correspondentes. Por exemplo:
IRON ................... : iron the clothes
Fonte: arquivo da autora
Professor, você poderá criar sua própria WORD SEARCH, acessando: http://puzzlemaker.discoveryeducation.com/WordSearchSetupForm.asp?campaign=flyout_teachers_puzzle_wordcross (acesso em 02.06.2014). Muitos outros recursos didático-pedagógicos são também disponibilizados nesse sítio.
No laboratório de informática, projete o seguinte texto e peça para que um dos alunos o leia em voz alta. Verifique o entendimento do texto por todos os alunos, solucionando possíveis dúvidas quanto ao vocabulário.
Doing housework is just a part of life that most people don't enjoy, but they realize it has to be done. Some people hire home cleaning services; the rest of us just do it ourselves. Listen to the words below and consult a dictionary if you need a definition. Write a sample sentence for each word to learn how it is used in context. You can use the Internet to find such sentences or related information.
Em seguida, peça aos alunos que acessem o site: http://www.esl-lab.com/vocab/v-chores.htm (Acesso em: 02.06.2014) e ouçam a pronúncia das seguintes palavras. Se julgar necessário, peça para que ouçam mais de uma vez e repitam cada palavra em voz alta.
Em seguida, projete para os alunos o exercício seguinte no quadro, disponibilize alguns minutos para que pensem nas respostas e depois execute a correção em voz alta, revezando os turnos de fala entre os alunos.
Now, complete the sentences below with the best answer:
1. It's my job to _____________ the table before dinner with utensils, cups, and napkins.
A. set B. clean off C. put away
2. Please ______________ now. The garbage truck will be coming down the street at any minute.
A. sweep up the mess B. take out the trash C. clean up the room
3. You need to _____________ if you're not going to read them. They're scattered all over your floor.
A. pick up your clothes B. tidy up your closet C. put away your books
Adaptado do site: http://www.esl-lab.com/vocab/v-chores.htm (Acesso em: 02.06.2014)
Para finalizar a aula, promova uma competição entre os alunos. Separe-os em dois grandes grupos e projete o slide disponível em: http://pt.slideshare.net/Rick41/household-chores-30184834?qid=333bddee-ecb4-4cdf-aacc-8b8fb31ae4c7&v=default&b=&from_search=1 (Acesso em: 02.06.2014). Com essa atividade objetiva-se verificar se os alunos memorizaram as atividades domésticas introduzidas na aula.
Pause em cada slide para que os próprios alunos deem os nomes das household chores correspondentes às imagens apresentadas. Cada aluno deverá ficar responsável por fazer as correspondências entre as palavras e as imagens. Se acertar, ganhará um ponto para o seu grupo. Ao final da atividade, repita todos os slides e peça para que pronunciem as palavras em voz alta.
Imagem da tela inicial do slide sugerido na atividade
Para listening activities, envolvendo o tema da aula, acesse:
http://www.englishvoices.org/ev-householdchores.htm; (Acesso em: 01.06.2014)
http://esl-lab.com/chores/chorerd1.htm (Acesso em: 01.06.2014)
Para vídeos sobre o tema, acesse:
http://www.youtube.com/results?search_query=household+chores+esl+lesson (Acesso em: 01.06.2014)
Todas as atividades da aula deverão ser instrumentos de avaliação utilizados pelo professor, o qual deverá ficar atento à participação e interação dos alunos com os exercícios propostos durante os diversos momentos da aula.
Para uma avaliação formal, os alunos deverão desenhar as seguintes atividades domésticas em folhas avulsas ou cartazes. Incentive o capricho e a criatividade para essa produção. Outras atividades domésticas poderão ser inseridas à lista. Informe-os que os desenhos mais caprichados receberão um brinde ou prenda, que poderá ser doces, balas ou barras de chocolate. Alguns dos desenhos poderão ser afixados no mural da escola ou da sala de aula, ou ainda, disponibilizados em uma plataforma virtual, previamente criada pelo grupo.
Draw the following household chores:
To grind coffee
To polish the shoes
To cook meals
To put the babies to bed
To prepare tea
To iron the clothes
To rock the baby
To do the shopping
To make the bed
To lay the table
To paint the rooms
To knit a sweater
To hang the clothes out
To recycle paper, plastic, glass…
To dust the ornaments
To feed the baby
To hoover the carpet
To take the rubbish out
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!