Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Que horas são?

 

19/06/2014

Autor y Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprimorar as habilidades de oralidade, leitura, interpretação e escrita de textos.
  • Construir um relógio de pulso.
  • Identificar os diferentes tipos de relógios.
  • Ler e identificar que horas estão marcadas nos relógios e relacioná-las com o horário de realizar certas atividades do cotidiano.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 3º ano do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Professor, como subsídio para a construção desta aula: Dicas pedagógicas - Educação Infantil. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/infantil_2012/As_historias_do%20_Urso_O_relogio.pdf. Acesso em 11 de maio de 2014.

Aula 1. Que horas são?

1. Professor proponha aos alunos a leitura em dupla do livro: Que horas são? de Élisabeth Bosetti e Simone Goulfier e uma roda de discussão sobre a temática.

rhhuju

Fonte: Imagens da própria autora.

2. Faça uma roda de conversa e proponha algumas perguntas relacionadas ao livro. Esse momento é muito importante para observar a interpretação que os alunos fazem da história além de incentivar a leitura e a oralidade além da interação com os colegas.

1) Qual temática que o livro apresenta?

2) Como a história é apresentada? Como a rotina dos personagens é escrita?

3) O que são filopatas?

4) A autora apresenta a história de que forma? Verso, prosa, texto?

IMAGENS DO LIVRO

KIYKgjhtyG

Fonte: Imagens da própria autora.

3. Retome com os alunos o tema central da história que é as horas e o relógio. Explique que o tempo antigamente era medido baseado nas estações do ano, nos fenômenos climáticos e astronômicos. Com o passar dos anos vários instrumentos foram utilizados para medir-se o tempo. Relembre os alunos que no livro o autor retrata o relógio como a forma de contar o tempo (horas), mas que os alunos pesquisarão os vários tipos de relógios utilizados.

Divida os alunos em 9 grupos para que cada grupo pesquise sobre um tipo de relógio. Nessa pesquisa os alunos irão construir um cartaz com uma foto do relógio, suas características básicas e a época que foi criado.

Relógio de sol

c

Fonte: http://cdns2.freepik.com/fotos-gratis/relogio-de-sol-2_2737873.jpg. Acesso em 12 de maio de 2014.

Relógio de água

c

Fonte: http://www.mundodosrelogios.com/clepsidra.gif. Acesso em 12 de maio de 2014.

Relógio de areia

e

Fonte: http://campeche.inf.furb.br/obeb/historia_novo/image030.jpg. Acesso em 12 de maio de 2014.

Relógio de bolso

c

Fonte: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTKg884NvolJRIFt52aakwnrI6UsIXDqUWoOlt9nW2ayVtN69yBPQ. Acesso em 12 de maio de 2014.

Relógio de pêndulo

dxse

Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTCBYKxWLVPiYHRpyo8e6R62x1WsS9QXi-Nth4rzPxTIVIDxpjHjw. Acesso em 12 de maio de 2014.

Relógio de pulso

k

Fonte: http://www.horadebrasilia.com/img/relogio-de-pulso.jpg. Acesso em 12 de maio de 2014.

Relógio digital

x

Fonte: http://www.cutlerpresentes.com.br/catalog/public-media/presentes-relogios-digitais.jpg. Acesso em 12 de maio de 2014.

IMAGENS DO LIVRO

jfGfszxx

Fonte: Imagens da própria autora.

Aula 2. Construindo um relógio.

1. Proponha a apresentação dos trabalhos sobre os tipos de relógios. Faça uma roda de conversa e proponha a cada grupo que apresente seu trabalho. Cole nas paredes da sala de aula os cartazes dos alunos.

2. Que tal construirmos um relógio? Proponha aos alunos a construção de um tipo de relógio estudado: O relógio de pulso.

O RELÓGIO DE PULSO

1) Recorte a pulseira do relógio com e.v.a.

dxseds

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-IU6slar0qes/UD5I8t0Dj5I/AAAAAAAAA60/cuO-tpp6qBM/s320/SAM_1766.JPG. Acesso em 13 de maio de 2014.

2) Entregue para cada aluno um modelo de relógio e solicite que coloquem os números correspondentes em cada bolinha.

c

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-Z9H7rFRvU6k/UD5Jj8mPA8I/AAAAAAAAA7E/CDV6LmHb-JI/s320/SAM_1768.JPG. Acesso em 13 de maio de 2014.

3) Cole o relógio na pulseira e entregue os ponteiros e um colchete para anexar os ponteiros no relógio.

d

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-z5s4AscIz7M/UD5LIt_KNcI/AAAAAAAAA7w/wDyPNZAuGZU/s320/SAM_1778.JPG. Acesso em 13 de maio de 2014.

e

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-mQ1MeDdTPT8/UD5MDxPSwxI/AAAAAAAAA8M/YL8VPl3pagA/s320/SAM_1781.JPG. Acesso em 13 de maio de 2014.

Ao final da construção do relógio proponha aos alunos que fechem o relógio no punho com cola, para isto solicite que os alunos se ajudem para facilitar a atividade. Proponha que cada aluno determine em seu relógio uma hora qualquer utilizando os ponteiros. Liste no quadro as horas que cada aluno determinou. Construa uma tabela com os dados e distribua-os de acordo com a hora que foi criada. Lembre-se de observar cada relógio de pulso dos alunos conferindo a hora que ele listou no quadro e a que ele colocou no relógio. Se preciso for corrija-os.

Solicite aos alunos que determinem horas que estejam entre o horário de entrada e saída da escola: Exemplo 7h às 11h30min. Escreva em um papel algum horário desse intervalo e coloque em um envelope. Ao final da listagem feita no quadro explique para os alunos que dentro do envelope tem um papel escrito um horário. Assim o aluno que colocar o mesmo horário ou o mais próximo será o ganhador.

Exemplo de tabela.

7h 8h 9h 10h 11h
7h20min. 8h15min. 9h57min. 10h19min. 11h12min.
7h35min. 8h27min.   10h28min. 11h30min.
  8h46min.   10h33min.  
      10h  

Fonte: Imagem da própria autora.

Determine coletivamente o intervalo de horas mais repetido e quais horas que se coincidem. Além disso, abra o envelope e mostre para os alunos a hora registrada no papel e determine o ganhador que colocou o mesmo horário ou o mais próximo.

IMAGENS DO LIVRO

dxseffghjgffdds

Fonte: Imagens da própria autora.

Aula 3. Interpretando a história

1. Retome a história através do livro e faça uma leitura novamente. Proponha aos alunos que listem no caderno, através de uma tabela, o que os personagens fazem em cada hora do dia deles. Solicite aos alunos que deixem uma coluna ao lado direito para que eles escrevam sua rotina.

Nessa coluna os alunos colocarão sua rotina durante um dia de acordo com os horários pré-definidos. Professor no exemplo de tabela estão definidos alguns horários citados no livro, estabeleça com os alunos todos os horários apresentados pela autora.

Exemplo de tabela:

Horário Rotina dos Filopatas Minha rotina
7:00 Tomam café  
7:30 Escovam os dentes  
8:00 Vão para a escola  
08:30 Toca o sinal  
10:00 Recreio  
10:15 Aula de artes  
11:30 Terminando as tarefas  
12:00 Almoço  

Fonte: Imagem da própria autora.

Os alunos deverão preencher a tabela a partir do dia seguinte e deverão apresentar na próxima aula.

2. Nessa atividade os alunos analisarão situações problemas relacionadas às horas e o relógio, além disso, interpretarão pequenas histórias.  Apresente algumas atividades e solicite que os alunos escrevam as horas correspondentes.

Atividade 1.

c

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-B7rqE4gFZno/UZDYC6bFkAI/AAAAAAAAAMo/07JIAu3v8cA/s1600/250+Atividades+de+alfabetiza%C3%A7%C3%A3o+Ens+Fundamental+%28230%29.jpg. Acesso em 14 de maio de 2014.

Atividade 2.

ffg

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-Gqjhu8QxShw/TpxbQjLShYI/AAAAAAAADtw/-jtKb2o18uU/s1600/horas%2Bedu%2Bcom%2Bcriatividade%2B%25284%2529.jpg. Acesso em 14 de maio de 2014.

Atividade 3.

ss

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_gdByFNHRoWE/TQ5xP-bGcgI/AAAAAAAAQl4/ALhDMejOEH0/s1600/102.JPG. Acesso em 14 de maio de 2014.

Atividade 4.

sa

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_gdByFNHRoWE/TQ5xn68bugI/AAAAAAAAQmA/36V4YPZlrEU/s1600/101.JPG. Acesso em 14 de maio de 2014.

Atividade 5.

x

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_gdByFNHRoWE/TQ5xn68bugI/AAAAAAAAQmA/36V4YPZlrEU/s1600/101.JPG. Acesso em 14 de maio de 2014.

IMAGENS DO LIVRO

 Ã§ffdjgdxse

Fonte: Imagens da própria autora.

Aula 4. Minha rotina

1. Proponha a apresentação do trabalho dos alunos relacionados à rotina deles descritas na tabela. Pergunte aos alunos se alguma de suas atividades diárias coincidiu com as atividades dos filopatas apresentadas na história.

2. Divida a turma em duplas e proponha aos alunos que comparem suas rotinas e escreva um parágrafo analisando as atividades diárias comuns a dupla no horário estabelecido.

Exemplo: Nós comparamos nossas rotinas e observamos que em três momentos dos nossos dias fazemos as mesmas coisas: 12h almoçamos com nossas famílias; 17h30min., fazemos nossas tarefas da escola e 20h30min., vamos dormir.

3. Ainda em dupla proponha a ilustração da rotina descrita na tabela. Proponha também a junção das duas rotinas.  Professor como são 21 horários diferentes para a descrição da rotina, solicite que um aluno fique com 10 horários e o outro 11 horários. Assim de forma intercalada, os alunos ilustrarão sua rotina.

Exemplo:

Aluno 1: Horários: 7h; 8h; 10h; 11h30min.; 13h; 15h; 16h30min.; 17h30min.; 19h; 20h e 20h30min.

Aluno 2: Horários: 7h30min.; 8h30min.; 10h15min.; 12h; 13h30min.; 15h15min.; 17h; 18h; 19h30min.; e 20h15min.

4. Para ilustração entregue pequenas folhas para cada aluno com o horário correspondente. Ao final da atividade proponha aos alunos que colem em uma cartolina colorida as ilustrações feitas nas folhas, na ordem dos acontecimentos. Solicite que escrevam seus nomes no final da colagem.

Folhas para ilustrações

 

 

 

 

 

Fonte: Imagem da própria autora.

jg

Fonte: http://www.rioeduca.net/admin/_m2brupload/_fck/rute/20111012101913.JPG. Acesso em 15 de maio de 2015.

Proponha a exposição desses cartazes na sala de aula para conhecimento de todos.

IMAGENS DO LIVRO

k hffhjgg rf ffd

Fonte: Imagens da própria autora.

Recursos Complementares

Um relógio diferente dos outros. Disponível em: http://contadoresdestorias.wordpress.com/2007/09/18/um-relogio-diferente-dos-outros/. Acesso em 11 de maio de 2014.

O relógio marca a hora, que horas são agora. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WHeQ3FNZRaU. Acesso em 11 de maio de 2014. Duração: 03min18seg.

A contagem do tempo. Disponível em: http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0194. Acesso em 12 de maio de 2014.

SAUTHIER, Andréia. Relógio de pulso. Disponível em: http://deiaprofeeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2012/08/relogio-de-pulso.html. Acesso em 13 de maio de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história, compreender e identificar a as horas e a rotina dos personagens; se conseguiram compreender os diferentes tipos de relógios; se conseguiram realizar as atividades propostas em relação à marcação das horas; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento futuro.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.