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Jogo Lince: uma oportunidade de aprendizagem

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver e ampliar a percepção visual e espacial;
  • Aprimorar rapidez de reação;
  • Validar os valores éticos (companheirismo e solidariedade) e a rapidez de reação;
  • Interagir com os pares;
  • Participar de jogos seguindo regras;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Produzir texto a partir  da atividade vivenciada;
  • Elaborar texto instrucional;
  • Despertar a criticidade a partir do jogo;
  • Desenvolver atitudes de interação e de colaboração em grupos;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao professor

Professor, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, “o jogo pode ou não ter objetivos pedagógicos, mas se for usado em sala de aula para fins de ensino é necessário que o professor tenha em mente qual(is) conceito(s), qual(is) habilidade(s) e quais procedimentos poderão ser desenvolvidos por meio do jogo e como o mesmo será conduzido (individualmente, em duplas, em pequenos grupos ou com o grupo classe; com ou sem uso de recursos auxiliares – como lápis e papel, material manipulativo, calculadora etc.), de modo a propiciar melhores condições de aprendizagem. Para que o proveito do jogo ocorra é importante considerar a sua adequação para a faixa etária dos alunos, para o conhecimento já consolidado pelos estudantes e os conceitos que se deseja desenvolver por intermédio dele, o tempo necessário para a atividade, o papel que os alunos e o professor desempenharão e, também, como se dará a avaliação do efeito do jogo no aprendizado”. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa; TELES, Rosinalda. Atividades lúdicas: hora de aprender, hora de avaliar? In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Vamos brincar de reinventar histórias.  Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 28-31, 2012). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf >.  Acesso em: 22 de maio 2014.

Nessa perspectiva, esta aula irá utilizar o “Jogo Lince”. Que é um jogo simples e possui muitas variações que contribuirá para o desenvolvimento mental dos alunos. A memória visual é a capacidade de olhar para uma forma, objeto, número ou letra e lembrar-se dela. Esta é uma habilidade importante para o desenvolvimento da aprendizagem e é afetada pela atenção, concentração e capacidade de observação. O objetivo dele é encontrar uma determinada figura em um grande desenho. Pode ser jogado individualmente ou em grupo. Se for jogado em grupo ganha quem encontrar a imagem primeiro.

 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Marchinhascarnaval     Utilizando a informática

Professor, providencie diferentes jogos de quebra cabeças, labirintos, caça-palavras e jogue com os alunos. Isto te dará pistas para saber como está a percepção visual deles.  Utilize jogos confeccionados por você ou se preferir poderá levar os alunos até o Laboratório de Informática para que eles possam montar alguns. Ou ainda, se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Juntamente com os alunos acesse os sítios citados ao longo da aula. Sugerimos:

. Sítio: “Smartkids” – Jogo da memória. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria.html#filtrar>.

. Sítio: “Smartkids” – Jogo quebra-cabeça. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quebra-cabeca.html#filtrar>.

. Sítio: “Smartkids” – Labirinto. Disponível em:   <http://www.smartkids.com.br/busca/resultado?Busca[termoBuscado]=labirinto&Busca[todosFiltros]=1&Buscar>. 

Acessados em: 26 de maio 2014.

 

Observação: Professor, ao abrir cada um dos endereços acima, você terá acesso a vários jogos, é só escolher e jogar.

Observe as dificuldades e as facilidades encontradas por cada aluno, seja mediador dos diferentes momentos, questione-os sobre a forma como estão jogando, interfira apresentando novos desafios: Você tem certeza que esta peça encaixa aí? Será que cabe? E o formato, será possível encaixar neste lugar? Será que é este o caminho para o urso encontrar sua casa?...  Ao terminar esta etapa faça uma avaliação, sonde sobre o que acharam da atividade.

 

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano     Conhecendo o Lince

Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >Acesso em: 22 de maio 2014.

 

Professor, no espaço escolar o jogo é utilizado como um instrumento pedagógico, um meio de ensino. Por meio de jogos de regras, por exemplo, os alunos aprendem que a participação exige atendimento às regras. É possível obtermos importantes benefícios em relação ao processo de ensino e de aprendizagem de nossos alunos utilizando jogos. Além de que, constitui um momento de interação social bastante significativo.

Descubra se os alunos conhecem o “Jogo Lince”. Pergunte:

  • Alguém conhece o “Jogo Lince”?
  • Como se joga?
  • Qual sua opinião sobre ele?

Depois de ouvi-los apresente-o para a turma. Para isto você poderá providenciar um jogo, que poderá ser industrializado ou você poderá confeccioná-lo. Este jogo é encontrado em muitas versões e fabricantes, escolha aquela que melhor adequar-se aos seus alunos.

Explique para a turma é este um jogo de competição e tem como objetivo, por exemplo, desenvolver a atenção, a emoção e a agilidade dos participantes.

É composto por  um tabuleiro, fichas, saco e cartelas ilustradas. Pode ser jogado individualmente ou envolver de dois a seis participantes.

Para jogar faça assim:

  • Um dos participantes pode ou não ser o líder da rodada. Ele coloca todas as figuras dentro do saco e uma ficha diferente para cada participante.
  • Todos devem manter as mãos na mesma posição: sobre a mesa ou sobre os joelhos.
  • A partir do momento que o líder sorteia uma cartela e a mostra aos jogadores (durante um tempo estipulado pelos participantes, dependendo da idade dos participantes). Aquele que localizar primeiro a figura e colocar rapidamente a ficha no lugar correspondente do tabuleiro ganha a cartela.
  • Vence o jogo quem primeiro conseguir juntar, por exemplo, 20 cartelas.

 

Outras formas de jogar:

a) Misture bem as cartelas. Sorteie 3 cartelas para cada jogador (nenhum jogador pode olhar o conteúdo das cartelas antes do início do jogo). Em seguida o líder diz: “já”, prontamente todos olham suas cartelas e tentam localizar as figuras no tabuleiro.

Cada vez que encontrar uma figura o jogador coloca uma ficha plástica no lugar correspondente. O primeiro que colocar as 3 fichas      diz: “terminei”. Neste momento todos os outros param de jogar. Os participantes ficam com as cartelas que conseguirem colocar no tabuleiro, mas têm que devolver as restantes e colocar de novo no saco plástico.

Ganha quem ao final juntar mais cartelas. É importante definir uma quantidade de rodadas.

Observação: Dependendo da idade dos participantes ou da imaginação do líder, o jogo pode tornar-se mais complicado. Este pode apresentar as figuras de cabeça para baixo, girar o tabuleiro antes de mostrar a figura, ou ainda pedir que os jogadores fiquem de costas para o tabuleiro, antes de mostrar a figura.

b) Encontre as cartelas por meio de dicas. O líder dá alguma dica esclarecedora do objeto, que remete à sua função e o jogador deverá descobri-lo. Por exemplo: é uma peça de mobília e serve para sentarmos: cadeira.

Depois que você apresentar o jogo a maneira de jogar, tire as dúvidas e convide os alunos para irem até o Laboratório de Informática para que eles possam jogar Lince. Ou, se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Juntamente com os alunos acesse o sítio: “Ig”. Disponível em: <http://jogueaki.ig.com.br/jogos-online.php?jogo=lince>. Acesso em: 22 de maio 2014.

 

Jogo Lince Jogo Lince.

 

Ao final da atividade pergunte aos alunos: o que acharam e quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas no jogo. É importante que os alunos justifiquem suas respostas.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

O solo e a suade do ser humano  Construindo o jogo Lince: trabalhando com texto instrucional

 

Agora que os alunos já tiveram oportunidade de jogar convide-os para confeccionarem um “Jogo Lince”. Escolha a temática que você achar conveniente para sua turma, por exemplo:

  • Animais.
  • Imagens e vogais (Vogais que iniciam os desenhos, dessa forma, os alunos terão de procurar as figuras a partir do som e não simplesmente a partir da imagem – você estará trabalhando a consciência fonológica das letras.).
  • Imagens e todas as letras do alfabeto (Mesmo procedimento citado no item anterior só que agora, utilizando todas as letras do alfabeto.).
  • Palavras variadas (Com ou sem foco ortográfico. Apenas para trabalhar atenção, concentração, orientação espacial e lateralidade.).

Professor, aproveite para trabalhar com o texto instrucional. Lembre os alunos sobre as características deste gênero textual: qual é a sua estrutura, que tipo de informações ele apresenta e qual é a sua função, ou seja, ele tem a função de instruir, de orientar o leitor.

 

Faça esta atividade individualmente, pois assim cada aluno terá o seu jogo e poderá usá-lo em casa.

 

Criando o jogo Lince

Materiais a serem utilizados:

  • Meia cartolina, papel cartão ou papelão para fazer o tabuleiro para cada aluno (Poderá ser de aproximadamente 40 cm x 40 cm.).
  • Cola.
  • Tesoura.
  • Dois quadros com as mesmas imagens.

 

Como fazer:

  • Entregue os materiais para cada aluno.
  • Informe:

a- Vocês deverão traçar um caminho neste papelão (mostre o material que você selecionou par o tabuleiro). Poderá ser um traçado reto, sinuoso, em espiral ou circular.

b- O número de casas fica a critério de vocês.

c- Entregarei dois quadros com 30 figuras ( Professor, a quantidade de figuras fica a seu critério.). Vocês deverão colorir as figuras obedecendo ao mesmo critério, ou seja, deverão colorir do mesmo jeito.

d- Depois que colorir, vocês deverão recortar as figuras.

e- Separem as figuras, juntem aquelas que são iguais. Guardem uma destas figuras e colem a outra no tabuleiro. Vocês definem onde colar.

f- Escrevam um título, por exemplo: “Lince das vogais”

g- Em uma folha de papel a parte, escrevam as regras do jogo. Lembrem-se: vocês são produtores do jogo, então têm a liberdade de criarem as suas regras. (Professor, indissociável da questão da leitura de diferentes gêneros textuais, coloca-se a produção de textos. Ao elaborar as regras do jogo solicite que os alunos pensem como será jogado, passo a passo. Depois de escrito os alunos precisam reler o texto, e reorganizá-lo, se for o caso.).

h- Alguma dúvida? Então, vamos lá...

 

Observação: Professor, esta atividade poderá ser realizada em parceria com o professor de Artes. Troque ideias com ele e definam como fazer.

Outra maneira de organizar o Lince é não colar as figuras no tabuleiro, deixando as figuras soltas. Desta forma, os alunos poderão mudá-las de lugar a cada partida, não memorizando as posições onde se encontravam. Entretanto, as figuras podem perder com mais facilidade.

Depois da construção, aproveite para indagar:

  • O que vocês acharam da aula de hoje? Justifiquem a resposta.
  • Tem alguma parte que vocês acharam interessante? Qual? Por quê?
  • Tem alguma parte que vocês não gostaram? Por quê? (É importante que todos falem, assim você estará contribuindo para que eles manifestem sua opinião sobre os trabalhos realizados.).

 

Marchinhascarnaval   Utilizando a informática:

 

As regras elaboradas poderão ser digitalizadas, para isto agende um horário no Laboratório de Informática. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).

Para produzir as imagens, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir programa KolourPaint: (Metasy > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura). Depois é só você providenciar as impressões e confeccionar o jogo.

 

Lince   Jogo Lince de figuras: Fonte: Acervo da própria autora.

 

Lince  Jogo Lince do alfabeto: Fonte: Acervo da própria autora.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

O solo e a suade do ser humano   Utilizando o jogo construído

 

Professor, organize a turma em duplas. Instrua a usarem os jogos construídos.

Peça que em cada rodada seja utilizado um jogo, assim todos os alunos vivenciam e conhecem o jogo do colega. O construtor deverá explicar as regras, ou pedir que o companheiro leia as instruções, em seguida deverá verificar se tem alguma dúvida, em caso afirmativo esclarecê-la.

Ao final da primeira rodada, troque os jogos e repita o mesmo procedimento, ou seja, entendimento das regras e execução das mesmas.

Se for possível, troque as duplas para que possam conhecer outro jogo.

 

Importante: Durante as jogadas faça interferências, a fim de sanar alguma dúvida e/ou ampliar as informações vivenciadas nos diferentes momentos.

Registre informações que poderão auxiliá-lo em seus planejamentos e no acompanhamento das aprendizagens dos alunos, desta forma, poderá verificar os avanços e as dificuldades.

Observe se os alunos: jogaram respeitando as regras e percorrem corretamente as casas do tabuleiro. Analise também se relacionam o termo “avance” com a ideia de seguir do menor para o maior, e o termo “voltar” com a ideia de seguir do maior para o menor.  

Para finalizar, pregunte o que os alunos acharam desta atividade. Incentive-os a justificarem suas respostas.

 

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

O solo e a suade do ser humano    Produção de texto

 

Professor, proponha para a turma uma produção textual sobre o desenrolar das atividades realizadas neste planejamento. Peça que pensem como cada uma delas foi desenvolvida, passo a passo.

Se você preferir poderá produzir um texto coletivo. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos. Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia no caderno de Língua Portuguesa. Solicite que ilustrem o texto.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que produzam o texto por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.

Os alunos poderão fazer um desenho para ilustrar o texto, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).

Ao finalizar o texto, providencie a impressão do texto para os alunos.

 

Leitura dos textos produzidos

Professor, quando os alunos terminarem de escrever o texto, peça que troquem o caderno ou folha de papel com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferir palavras que estão em dúvida. Peça que verifiquem se o colega:

  • Usou parágrafos.
  • Separou corretamente as palavras em sílabas no final da linha.
  • Usou letra maiúscula para escrever o nome das personagens.
  • Usou letra maiúscula para iniciar os parágrafos e as frases.
  • Cuidou da ortografia, por exemplo, mp, mb, r, rr, ç, x, ch, f, v, dentre outras.
  • Usou a pontuação adequadamente: , : __ . ? ! .
  • Conseguiu resolver a situação problema apresentada.

 

Socializando

Após as contribuições dos colegas uns para com os outros, dê um tempo para que cada um possa reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita dos textos você poderá pedir que alguns alunos façam a leitura do seu texto. Também poderá fazer um mural com os textos, permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.

Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.

Recursos Complementares

Sugestão de link  para o aluno:

. Sítio: “Escola Games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/cacaPalavras/>. Acesso em: 23 de maio 2014. (Neste endereço você terá acesso ao jogo caça palavras que irá ajudar a desenvolver a percepção visual.).

. Sítio: “Escola Games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/labirintoPolar/>.  Acesso em: 23 de maio 2014. (Neste endereço você terá acesso ao Jogo Labirinto que irá ajudar a desenvolver a percepção visual.).

 

Sugestões de links para professores:

. Sítio: “Revista Nova Escola” Jogos educativos. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/jogos/ >. Acesso em: 23 de maio 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. Entre os objetivos da avaliação, destacamos que ela deve lhe fornecer informações sobre a aprendizagem dos alunos: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Assim, observe se seus alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e escrita; aprimorar rapidez de reação; produzir texto com autonomia; aperfeiçoar conhecimentos; seguir regras estabelecidas. Além disso, observe se interagiram com os pares respeitando as diferenças, pois somos distintos e cada um aprende de um jeito. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

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