19/06/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
Informações ao professor
Professor, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, “o jogo pode ou não ter objetivos pedagógicos, mas se for usado em sala de aula para fins de ensino é necessário que o professor tenha em mente qual(is) conceito(s), qual(is) habilidade(s) e quais procedimentos poderão ser desenvolvidos por meio do jogo e como o mesmo será conduzido (individualmente, em duplas, em pequenos grupos ou com o grupo classe; com ou sem uso de recursos auxiliares – como lápis e papel, material manipulativo, calculadora etc.), de modo a propiciar melhores condições de aprendizagem. Para que o proveito do jogo ocorra é importante considerar a sua adequação para a faixa etária dos alunos, para o conhecimento já consolidado pelos estudantes e os conceitos que se deseja desenvolver por intermédio dele, o tempo necessário para a atividade, o papel que os alunos e o professor desempenharão e, também, como se dará a avaliação do efeito do jogo no aprendizado”. (FERREIRA, Andrea Tereza Brito; ROSA, Ester Calland de Sousa; TELES, Rosinalda. Atividades lúdicas: hora de aprender, hora de avaliar? In: Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Vamos brincar de reinventar histórias. Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 4, p. 28-31, 2012). Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_4_MIOLO.pdf >. Acesso em: 22 de maio 2014.
Nessa perspectiva, esta aula irá utilizar o “Jogo Lince”. Que é um jogo simples e possui muitas variações que contribuirá para o desenvolvimento mental dos alunos. A memória visual é a capacidade de olhar para uma forma, objeto, número ou letra e lembrar-se dela. Esta é uma habilidade importante para o desenvolvimento da aprendizagem e é afetada pela atenção, concentração e capacidade de observação. O objetivo dele é encontrar uma determinada figura em um grande desenho. Pode ser jogado individualmente ou em grupo. Se for jogado em grupo ganha quem encontrar a imagem primeiro.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Utilizando a informática
Professor, providencie diferentes jogos de quebra cabeças, labirintos, caça-palavras e jogue com os alunos. Isto te dará pistas para saber como está a percepção visual deles. Utilize jogos confeccionados por você ou se preferir poderá levar os alunos até o Laboratório de Informática para que eles possam montar alguns. Ou ainda, se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos acesse os sítios citados ao longo da aula. Sugerimos:
. Sítio: “Smartkids” – Jogo da memória. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria.html#filtrar>.
. Sítio: “Smartkids” – Jogo quebra-cabeça. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quebra-cabeca.html#filtrar>.
. Sítio: “Smartkids” – Labirinto. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/busca/resultado?Busca[termoBuscado]=labirinto&Busca[todosFiltros]=1&Buscar>.
Acessados em: 26 de maio 2014.
Observação: Professor, ao abrir cada um dos endereços acima, você terá acesso a vários jogos, é só escolher e jogar.
Observe as dificuldades e as facilidades encontradas por cada aluno, seja mediador dos diferentes momentos, questione-os sobre a forma como estão jogando, interfira apresentando novos desafios: Você tem certeza que esta peça encaixa aí? Será que cabe? E o formato, será possível encaixar neste lugar? Será que é este o caminho para o urso encontrar sua casa?... Ao terminar esta etapa faça uma avaliação, sonde sobre o que acharam da atividade.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Conhecendo o Lince
Fonte da imagem: Sítio: “Tia Raquel” Disponível em:<http://tiaraquelministerioinfantil.blogspot.com.br/2010/08/carinhas-de-meninas.html >Acesso em: 22 de maio 2014.
Professor, no espaço escolar o jogo é utilizado como um instrumento pedagógico, um meio de ensino. Por meio de jogos de regras, por exemplo, os alunos aprendem que a participação exige atendimento às regras. É possível obtermos importantes benefícios em relação ao processo de ensino e de aprendizagem de nossos alunos utilizando jogos. Além de que, constitui um momento de interação social bastante significativo.
Descubra se os alunos conhecem o “Jogo Lince”. Pergunte:
Depois de ouvi-los apresente-o para a turma. Para isto você poderá providenciar um jogo, que poderá ser industrializado ou você poderá confeccioná-lo. Este jogo é encontrado em muitas versões e fabricantes, escolha aquela que melhor adequar-se aos seus alunos.
Explique para a turma é este um jogo de competição e tem como objetivo, por exemplo, desenvolver a atenção, a emoção e a agilidade dos participantes.
É composto por um tabuleiro, fichas, saco e cartelas ilustradas. Pode ser jogado individualmente ou envolver de dois a seis participantes.
Para jogar faça assim:
Outras formas de jogar:
a) Misture bem as cartelas. Sorteie 3 cartelas para cada jogador (nenhum jogador pode olhar o conteúdo das cartelas antes do início do jogo). Em seguida o líder diz: “já”, prontamente todos olham suas cartelas e tentam localizar as figuras no tabuleiro.
Cada vez que encontrar uma figura o jogador coloca uma ficha plástica no lugar correspondente. O primeiro que colocar as 3 fichas diz: “terminei”. Neste momento todos os outros param de jogar. Os participantes ficam com as cartelas que conseguirem colocar no tabuleiro, mas têm que devolver as restantes e colocar de novo no saco plástico.
Ganha quem ao final juntar mais cartelas. É importante definir uma quantidade de rodadas.
Observação: Dependendo da idade dos participantes ou da imaginação do líder, o jogo pode tornar-se mais complicado. Este pode apresentar as figuras de cabeça para baixo, girar o tabuleiro antes de mostrar a figura, ou ainda pedir que os jogadores fiquem de costas para o tabuleiro, antes de mostrar a figura.
b) Encontre as cartelas por meio de dicas. O líder dá alguma dica esclarecedora do objeto, que remete à sua função e o jogador deverá descobri-lo. Por exemplo: é uma peça de mobília e serve para sentarmos: cadeira.
Depois que você apresentar o jogo a maneira de jogar, tire as dúvidas e convide os alunos para irem até o Laboratório de Informática para que eles possam jogar Lince. Ou, se eles possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos acesse o sítio: “Ig”. Disponível em: <http://jogueaki.ig.com.br/jogos-online.php?jogo=lince>. Acesso em: 22 de maio 2014.
Jogo Lince.
Ao final da atividade pergunte aos alunos: o que acharam e quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas no jogo. É importante que os alunos justifiquem suas respostas.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Construindo o jogo Lince: trabalhando com texto instrucional
Agora que os alunos já tiveram oportunidade de jogar convide-os para confeccionarem um “Jogo Lince”. Escolha a temática que você achar conveniente para sua turma, por exemplo:
Professor, aproveite para trabalhar com o texto instrucional. Lembre os alunos sobre as características deste gênero textual: qual é a sua estrutura, que tipo de informações ele apresenta e qual é a sua função, ou seja, ele tem a função de instruir, de orientar o leitor.
Faça esta atividade individualmente, pois assim cada aluno terá o seu jogo e poderá usá-lo em casa.
Criando o jogo Lince
Materiais a serem utilizados:
Como fazer:
a- Vocês deverão traçar um caminho neste papelão (mostre o material que você selecionou par o tabuleiro). Poderá ser um traçado reto, sinuoso, em espiral ou circular.
b- O número de casas fica a critério de vocês.
c- Entregarei dois quadros com 30 figuras ( Professor, a quantidade de figuras fica a seu critério.). Vocês deverão colorir as figuras obedecendo ao mesmo critério, ou seja, deverão colorir do mesmo jeito.
d- Depois que colorir, vocês deverão recortar as figuras.
e- Separem as figuras, juntem aquelas que são iguais. Guardem uma destas figuras e colem a outra no tabuleiro. Vocês definem onde colar.
f- Escrevam um título, por exemplo: “Lince das vogais”
g- Em uma folha de papel a parte, escrevam as regras do jogo. Lembrem-se: vocês são produtores do jogo, então têm a liberdade de criarem as suas regras. (Professor, indissociável da questão da leitura de diferentes gêneros textuais, coloca-se a produção de textos. Ao elaborar as regras do jogo solicite que os alunos pensem como será jogado, passo a passo. Depois de escrito os alunos precisam reler o texto, e reorganizá-lo, se for o caso.).
h- Alguma dúvida? Então, vamos lá...
Observação: Professor, esta atividade poderá ser realizada em parceria com o professor de Artes. Troque ideias com ele e definam como fazer.
Outra maneira de organizar o Lince é não colar as figuras no tabuleiro, deixando as figuras soltas. Desta forma, os alunos poderão mudá-las de lugar a cada partida, não memorizando as posições onde se encontravam. Entretanto, as figuras podem perder com mais facilidade.
Depois da construção, aproveite para indagar:
Utilizando a informática:
As regras elaboradas poderão ser digitalizadas, para isto agende um horário no Laboratório de Informática. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).
Para produzir as imagens, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir programa KolourPaint: (Metasy > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura). Depois é só você providenciar as impressões e confeccionar o jogo.
Jogo Lince de figuras: Fonte: Acervo da própria autora.
Jogo Lince do alfabeto: Fonte: Acervo da própria autora.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Utilizando o jogo construído
Professor, organize a turma em duplas. Instrua a usarem os jogos construídos.
Peça que em cada rodada seja utilizado um jogo, assim todos os alunos vivenciam e conhecem o jogo do colega. O construtor deverá explicar as regras, ou pedir que o companheiro leia as instruções, em seguida deverá verificar se tem alguma dúvida, em caso afirmativo esclarecê-la.
Ao final da primeira rodada, troque os jogos e repita o mesmo procedimento, ou seja, entendimento das regras e execução das mesmas.
Se for possível, troque as duplas para que possam conhecer outro jogo.
Importante: Durante as jogadas faça interferências, a fim de sanar alguma dúvida e/ou ampliar as informações vivenciadas nos diferentes momentos.
Registre informações que poderão auxiliá-lo em seus planejamentos e no acompanhamento das aprendizagens dos alunos, desta forma, poderá verificar os avanços e as dificuldades.
Observe se os alunos: jogaram respeitando as regras e percorrem corretamente as casas do tabuleiro. Analise também se relacionam o termo “avance” com a ideia de seguir do menor para o maior, e o termo “voltar” com a ideia de seguir do maior para o menor.
Para finalizar, pregunte o que os alunos acharam desta atividade. Incentive-os a justificarem suas respostas.
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Produção de texto
Professor, proponha para a turma uma produção textual sobre o desenrolar das atividades realizadas neste planejamento. Peça que pensem como cada uma delas foi desenvolvida, passo a passo.
Se você preferir poderá produzir um texto coletivo. Os alunos vão expondo suas ideias e você vai registrando na lousa. Ao escrever cada frase ou parágrafo retome para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos. Quando terminar de escrever o texto, refaça a leitura, reorganize, se for o caso, e peça que os alunos façam a cópia no caderno de Língua Portuguesa. Solicite que ilustrem o texto.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA você poderá pedir que produzam o texto por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, por meio do tablet.
Os alunos poderão fazer um desenho para ilustrar o texto, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint).
Ao finalizar o texto, providencie a impressão do texto para os alunos.
Leitura dos textos produzidos
Professor, quando os alunos terminarem de escrever o texto, peça que troquem o caderno ou folha de papel com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamá-lo para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Você poderá sugerir que utilizem o dicionário para conferir palavras que estão em dúvida. Peça que verifiquem se o colega:
Socializando
Após as contribuições dos colegas uns para com os outros, dê um tempo para que cada um possa reelaborar seu próprio texto levando em consideração as sugestões. Quando terminarem a reescrita dos textos você poderá pedir que alguns alunos façam a leitura do seu texto. Também poderá fazer um mural com os textos, permitindo que outros alunos possam apreciar as várias ideias.
Para finalizar os trabalhos estabeleça um diálogo com a turma, incentive os alunos a expressarem seus sentimentos em relação à atividade realizada.
Sugestão de link para o aluno:
. Sítio: “Escola Games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/cacaPalavras/>. Acesso em: 23 de maio 2014. (Neste endereço você terá acesso ao jogo caça palavras que irá ajudar a desenvolver a percepção visual.).
. Sítio: “Escola Games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/labirintoPolar/>. Acesso em: 23 de maio 2014. (Neste endereço você terá acesso ao Jogo Labirinto que irá ajudar a desenvolver a percepção visual.).
Sugestões de links para professores:
. Sítio: “Revista Nova Escola” Jogos educativos. Disponível em:<http://revistaescola.abril.com.br/jogos/ >. Acesso em: 23 de maio 2014.
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos propostos, por meio da observação e dos registros individuais de cada aluno. Entre os objetivos da avaliação, destacamos que ela deve lhe fornecer informações sobre a aprendizagem dos alunos: os conhecimentos adquiridos, os raciocínios desenvolvidos, os valores incorporados e o domínio de certas estratégias. Assim, observe se seus alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e escrita; aprimorar rapidez de reação; produzir texto com autonomia; aperfeiçoar conhecimentos; seguir regras estabelecidas. Além disso, observe se interagiram com os pares respeitando as diferenças, pois somos distintos e cada um aprende de um jeito. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.
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