Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


IF I WERE YOU - SECOND CONDITIONAL

 

09/06/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identify and use the Conditional type 2 (Identificar e usar o condicional tipo 2);
  • Give opinion about some situations (Dar opiniões sobre algumas situações);
  • Give a friend some advice (Dar conselhos para um amigo).
Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer o passado dos verbos.

Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

Esta aula apresenta o condicional tipo 2, ou segundo condicional. O assunto trabalhado na aula é o imaginário. Os alunos deverão soltar a imaginação e brincarem com as situações propostas.

A primeira atividade objetiva apresentar a estrutura do segundo condicional.

 

Figura 1 - I wasn't invited.

If my friends were invited

Fonte: http://www.dorkdiaries.com/wp-content/uploads/2013/05/Friends-Dont-Invite-Me-to-Stuff.jpg. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

Mostre a figura 1 para os alunos e pergunte como eles completariam a frase: If all my friends were invited but me, ... (Se todos(as) os(as) meus(minhas) amigos(as) fossem convidados(as) exceto eu, ...)

Dê alguns minutos para eles trocarem ideias e tentarem completar a frase. Em seguida, diga a eles que esta não é uma situação real, mas sim, imaginária, improvável de acontecer. Neste caso, a sentença deve ser construída, obedecendo ao esquema: IF + PAST, WOULD + INFINITIVE, como está representado e exemplificado na figura 2.

 

Figura 2 - Conditional type 2 or Second Conditional

Second Conditional

Fonte: Arquivo da autora.

 

De posse desta informação, os alunos, agora, irão construir suas frases. O professor deverá corrigir as sentenças e os alunos deverão apresentá-las oralmente para a turma.

 

ATIVIDADE 2

 

Seguindo a mesma ideia de imaginar situações improváveis ou até impossíveis, convide os alunos a completarem as frases abaixo. Conceda o tempo suficiente para a execução do exercício e, em seguida, corrija as frases oralmente. Dê oportunidade a todos de falarem pelo menos duas frases. Enquanto os alunos realizam o exercício, projete a figura 3, para ajudá-los a visualizar as situações sugeridas.

 

Figura 3 - If I were ...

dogswancar

trainsunmoon

Fontes das figuras: 

http://www.animalplanet.com/tv-shows/dogs-101/lists/8-dog-groups.htm. Acesso em 01 de junho de 2014;

http://www.influx.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/12/swan.jpg. Acesso em 01 de junho de 2014;

http://www.vehiclebuyingcoach.com/. Acesso em 01 de junho de 2014;

http://www.zen411.co.uk/wp/wp-content/uploads/2013/07/train.jpg. Acesso em 01 de junho de 2014;

http://wwwkilledtv.files.wordpress.com/2011/03/235438038_da753076d5.jpg. Acesso em 01 de junho de 2014;

http://storiesbywilliams.files.wordpress. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

Complete the sentences below:

 

1) If I were a dog, ...

2) If I were a swan, ... 

3) If I were a car, ...

4) If I were a train, ...

5) If I were a bad boy/girl, ...

6) If I were a good boy/girl, ...

7) If I were the sun, ...

8) If I were the moon, ...  

 

Comentário: Explique aos alunos que quando se usa o verbo BE em uma oração condicional em que a situação é improvável ou impossível, utiliza-se a forma subjuntiva WERE para todas as pessoas. Assim, teremos: I were, you were, he were, she were, it were, we were, you were, they were. Isto acontece porque a frase é contrária à realidade. Este tipo de construção é chamado CONTRARY TO FACT

 

ATIVIDADE 3

 

Esta atividade aborda uma música da banda de rock Pink Floyd, chamada If. Esta canção foi composta por Roger Waters, em 1970, e faz parte do álbum Atom Heart Mother (informações disponíveis em: http://en.wikipedia.org/wiki/If_(Pink_Floyd_song; acesso em 01 de junho de 2014).

Forneça cópias do exercício abaixo, que contém a letra da música, da qual foram extraídos alguns verbos. Exiba o vídeo da canção, que está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=e2G8EWy-plM; acesso em 01 de junho de 2014. Enquanto assistem ao vídeo, os alunos deverão completar os espaços com os verbos que se encontram no retângulo dado. A letra da música está disponível em: http://www.pink-floyd-lyrics.com/html/if-atom-lyrics.html; acesso em 01 de junho de 2014.

 

Complete the lyrics with the verbs from the box below.

 

BE (6X)

BEND

CRY

DREAM

HIDE

TALK (2X)

UNDERSTAND

 

If - by Roger Waters

If I were a swan, I'd _____ gone.
If I were a train, I'd _____ late.
And if I were a good man,
I'd _____ with you
More often than I do.

If I were to sleep, I could _______.
If I were afraid, I could _______.
If I go insane, please don't put
Your wires in my brain.

If I were the moon, I'd _____ cool.
If I were a book, I would ______ for you.
If I were a good man, I'd ____________
The spaces between friends.

If I were alone, I would _____.
And if I were with you, I'd _____ home and dry.
And if I go insane,
And they lock me away,
Will you still let me join in the game?

If I were a swan, I'd _____ gone.
If I were a train, I'd _____ late again.
If I were a good man,
I'd ______ with you
More often than I do.

 

Assim que a exibição do vídeo terminar, corrija o exercício oralmente, lendo a poesia. Diga a eles que há, nesta letra, algumas frases condicionais semelhantes àquelas da atividade anterior (ATIVIDADE 2). Pergunte se algum aluno completou suas sentenças de forma semelhante ao narrador.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Esta atividade é um jogo de tabuleiro. Divida a sala em grupos de dois ou três alunos. Entregue uma cópia da figura 4 e um dado para cada dupla ou trio. Cada aluno, à sua vez, deverá jogar o dado, avançar as casas do tabuleiro, de acordo com o número sorteado e responder à pergunta: What would you do? (O que você faria?) Caso um jogador não saiba responder, ou responda incorretamente, ele perde a vez. O jogador que primeiro alcançar o final é o vencedor. Este jogo está disponível em: http://www.esl-galaxy.com/boardgames/secondconditionwould.pdf . Acesso em 01 de junho de 2014.   

 

Figura 4 - Board Game

Board game

Fonte: http://www.esl-galaxy.com/boardgames/secondconditionwould.pdf. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

ATIVIDADE 2

 

Esta atividade final chama-se: If I were you (Se eu fosse você). Os alunos deverão analisar cada situação proposta no exercício abaixo e dar conselhos, usando frases condicionais que começam com If I were you. O exercício deve ser feito no caderno. O professor deverá verificar a escrita e, posteriormente, convidar os alunos a falarem suas respostas para a classe.

 

Your friend is facing some situations. Give him/her some advice. Start your sentences with: If I were you.

 

a) Your friend is doing badly at Math. (Seu/Sua amigo/amiga está se saindo mal em Matemática.)

b) Your friend's mother doesn't allow him/her to go to the mall. (A mãe do/da seu/sua amigo/amiga não permite que ele/ela vá ao shopping.)

c) Your friend wants to go to a party, but he/she doesn't know what to wear. (Seu/Sua amigo/amiga quer ir a uma festa, mas não sabe o que vestir.)

d) Your friend is cold, but he/she wants to go to the club anyway. (Seu/Sua amigo/amiga está resfriado/resfriada, mas quer ir ao clube de qualquer maneira.)

e) Your friend has to do a test tomorrow morning, but he/she doesn't know anything about that subject. (Seu/Sua amigo/amiga tem que fazer um teste amanhã de manhã, mas não sabe nada sobre aquela matéria.) 

f) Your friend is a great drummer, but his/her dad doesn't buy him/her the drums. (Seu/Sua amigo/amiga é um/uma grande baterista, mas seu pai não compra uma bateria para ele/ela.)

 

Recursos Complementares

Atividades envolvendo o condicional tipo 2 estão disponíveis em:

http://www.englishexercises.org/makeagame/viewgame.asp?id=3227. Acesso em 01 de junho de 2014.

http://www.english-grammar-lessons.com/secondconditional/exercise4.swf. Acesso em 01 de junho de 2014.

http://www.better-english.com/grammar/condit23.htm. Acesso em 01 de junho de 2014.

http://www.learnenglishfeelgood.com/grammar-secondconditional2.html. Acesso em 01 de junho de 2014.

Avaliação

A avaliação pode ser feita qualitativamente, durante o desenvolvimento das atividades. O professor deverá observar a participação, o desempenho e a criatividade dos alunos em suas produções escritas e orais.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.