Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Construindo cartazes: vamos divulgar nossas ideias

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Conhecer a importância do cartaz;

·      Descobrir as características que compõem o cartaz;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Conhecer palavras diferentes;

·      Compreender como se constrói um cartaz;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Construindo cartazes: vamos divulgar nossas ideias

Professor, o trabalho com cartazes em sala de aula pode tanto favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita, mediante a construção de cartazes com temas do cotidiano dos alunos, como pode também contribuir para a leitura de cartazes no entorno da escola, visto que este é um gênero textual muito presente no cotidiano da criança, dentro e fora da escola, por isso tem uma grande relevância no processo de alfabetização e letramento. Sendo assim, propomos a presente aula para que os alunos possam experienciar momentos de reflexão, de alegria, e vivenciar um trabalho em equipe, a partir das múltiplas relações com o sistema alfabético de escrita. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Informações ao professor

Você sabia? O estudo de temas que participam da cultura da criança favorece a sua inserção crítica e também consciente na sociedade por meio da condição de ser letrado, configurando na utilização social da leitura e da escrita nos diferentes contextos que vivencia. Aprender a ler e a escrever é um processo social constituído pela própria vida cotidiana da criança e sua aprendizagem necessita estar em consonância com uma função e utilização na vida.

 

Para saber mais consulte o material abaixo:

 

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a aprendizagem do sistema de escrita alfabética. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_3_MIOLO.pdf>. Acesso em: 05 de mar. 2014.

 

O que são cartazes?

 

Aula4.1_ago_2013

 

Fonte da imagem: Sítio: “Freevetor”. Disponível em: <http://freevetor.blogspot.com.br/2012/09/ola-galera-meu-nome-e-vanessa-e.html>.   Acesso em: 05 de jun. 2014

 

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Pergunte aos alunos o que sabem sobre cartazes. Aproveite o momento para instigar a participação de todos. Para isso, você poderá explorar algumas questões:

 

  • Para que serve um cartaz?
  • O que precisamos para fazer um cartaz?

 

Depois do diálogo inicial com a turma, leve para a sala os cartazes sugerido abaixo e peça que o explorem:

 

Aula_Junho_2014

Fonte: Sítio: “Prefeitura de Cambé”. Disponível em: <http://www.cambe.pr.gov.br/site/areanoticia/2045-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-comeca-dia-22-em-cambe.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Depois de alguns minutos, peça que os alunos falem sobre o que compreenderam do cartaz. Em seguida instigue a turma a pensar sobre algumas questões:

  • Para que serve o cartaz observado?
  • O que lhe ajudou a entender a mensagem a ser transmitida?
  • Qual o papel das imagens?
  • Para que o cartaz foi feito?
  • O que você achou mais importante no cartaz?
  • O que você mudaria?

 

Agora, proponha que os alunos façam uma pesquisa para descobrirem o que significa a palavra cartaz. Para isso, a turma poderá recorrer ao dicionário da sala de aula e também fazer uma pesquisa na internet. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo:

 

Aula1.2_junho_2014

Fonte: Sítio: “Brasil Escola”. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/redacao/o-cartaz.htm>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Aula1.3_junho_2014

Fonte: Sítio: “Dicionário online de Português”. Disponível em: <http://www.dicio.com.br/cartaz/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Após a pesquisa, peça que os alunos registrem no caderno de Língua Portuguesa o significado encontrado. Depois, converse com a turma sobre o que significa a palavra cartaz e a sua utilidade.

 

Agora, proponha um passeio pela a escola com a turma para que observem a utilização de cartazes. É importante que a turma descubra os tipos de informações que são afixadas nos murais da escola e a importância da leitura dos mesmos pela comunidade escolar.

 

Em sala de aula, proponha um momento de conversa para os alunos possam falar sobre o que observaram. Instigue os alunos a refletirem sobre as questões a seguir:

 

  • Qual cartaz lhe chamou mais a atenção? Por quê?
  • Qual cartaz você achou menos interessante? Por quê?
  • O que vocês acham que um cartaz precisa ter para chamar a atenção dos leitores?

 

Agora, crie com a turma uma lista de dicas para a construção de cartazes. Veja algumas dicas:

 

  • Letras em tamanho legível;
  • Imagens relacionadas ao tema do cartaz;
  • Evitar informações e imagens desnecessárias, focando no essencial;
  • Título do cartaz.

 

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Professor, assista com a turma ao vídeo abaixo para que os alunos descubram um pouco mais sobre o tema meio ambiente.

 

Aula1.4_junho_2014

Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Após assistirem ao vídeo, proponha um passeio com a turma pela escola, para que observem o que pode ser melhorado para ajudar o meio ambiente. Para isso, organize os alunos em duplas e peça para que levem uma prancheta com uma folha de papel e um lápis. Cada dupla terá como desafio registrar o que encontrou de errado, como: papéis pelo chão da escola, lixo seco misturado com lixo molhado, desperdício de alimentos, dentre outros.

 

Em sala de aula, faça uma roda de conversa e peça para que cada dupla fale sobre o que encontrou. Agora, entregue a atividade abaixo para cada aluno e peça para as duplas preencherem a tabela. Para isso, a turma poderá fazer uma pesquisa na internet e descobrir formas mais apropriadas de resolver os problemas encontrados. Veja a sugestão de recurso, do Portal do Professor abaixo, para que a turma possa pesquisar:

 

 

Atividade para os alunos:

 

O que encontramos e que precisa mudar

O que pode ser feito

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois que preencherem a tabela, proponha a confecção de cartazes, com o objetivo de conscientização e de propor mudanças para os cuidados com o meio ambiente. Para isso, entregue uma cartolina para cada dupla e disponibilize materiais como: revistas para recorte, cola, tesoura, canetinhas e outros.

 

Depois de tudo pronto, afixe os trabalhos no mural da escola para que a comunidade escolar possa ter acesso.

 

Construindo e divulgando dicas!

 

Professor, proponha que a turma reflita sobre três temas:

 

  • A forma de realizar a tarefa de casa;
  • A importância da leitura;
  • A importância da escrita.

 

Construa com a turma uma lista de dicas para cada tema sugerido acima, as quais poderão auxiliar no estudo diário dos alunos. Em seguida, peça para que explorem os cartazes online, a partir dos sítios sugeridos abaixo:

 

 

Aula1.5_junho_2014

Fonte: Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/cartazes/cartaz_03-ver.shtml>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Aula1.6_junho_2014

Fonte: Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/cartazes/cartaz_02-ver.shtml>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Agora, organize os alunos em três grupos e distribua um dos temas para cada grupo. Entregue uma cartolina para cada grupo e peça que criem um cartaz contendo as dicas e uma forma de chamar a atenção da comunidade escolar para as mesmas.

Depois de tudo pronto, faça um momento de apresentação dos grupos e em seguida afixe o cartaz no mural da escola. Após uma semana, faça uma visita com os alunos às outras turmas da escola e converse sobre o que eles acharam dos cartazes e a contribuição dos mesmos para a organização dos estudos.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Um cartaz para uma escolha!

 

Professor, para que o aluno compreenda os possíveis resultados que um cartaz possa gerar na comunidade escolar, construa um cartaz com a turma para que possam divulgar as possíveis mascotes para representar o momento do lanche na escola. Para isso, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e peça para cada grupo criar uma mascote, utilizando a metade de uma folha de papel em branco. Solicite que os alunos criem a personagem em forma de desenho e escolham um nome para a mesma.

Depois, os alunos poderão colar suas mascotes em uma cartolina, na qual deverá conter informações referentes à escolha pela comunidade escolar da mascote para a escola. Veja o exemplo a seguir:

 

Escolha da mascote do lanche!

Escolha uma mascote para representar o momento do lanche,

escreva o nome em um papel e deposite seu voto na urna!

Desenho da mascote

 

 

Nome da mascote

Desenho da mascote

 

 

Nome da mascote

Desenho da mascote

 

 

Nome da mascote

Desenho da mascote

 

 

Nome da mascote

 

Nome ou indicação da turma

 

Afixe o cartaz no mural da escola e faça uma caixinha representando uma urna, para que as outras turmas possam escrever em um pedaço de papel o nome da mascote escolhida.

Após aproximadamente uma semana, leve a urna para a sala de aula e faça a contagem dos votos com a turma. Para organizar as informações, construa um gráfico de barras, contendo a quantidade de votos para cada mascote. Os alunos poderão registrar no caderno de Matemática o gráfico criado.

Professor, explore com a turma a quantidade de votos obtida e a repercussão do cartaz perante a comunidade escolar. Em seguida, a mascote escolhida pela maioria dos votos, poderá ser afixada próxima ao local do lanche. Para isso, crie com a turma um novo cartaz, divulgando a quantidade de votos obtida para cada mascote, como uma forma de retorno à comunidade escolar da escolha da mascote.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

 

Divulgação de nossas conquistas

 

Professor, organize os alunos em quatro grupos e peça para cada grupo escolher um dos temas abaixo para construir um cartaz para ser divulgado na escola.

  • Meio ambiente;
  • Alimentação;
  • Vacinação;
  • Dengue.

Explique para a turma que os alunos terão como desafio pesquisar sobre os temas e construir um cartaz que represente uma informação importante a ser divulgada. Para o aprofundamento da turma aos temas propostos, peça que consultem os sítios abaixo e façam uma pesquisa sobre o assunto.

Você poderá também aproveitar algum tema que estiver trabalhando com sua turma dentro dos conteúdos de Ciências, História ou Geografia. 

 

Meio ambiente

Aula1.7_junho_2014

Fonte: Sítio: “Sua Pesquisa”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/temas/meio_ambiente.htm>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Alimentação

Aula1.8_junho_2014

Fonte: Sítio: “Saúde.Ig”. Disponível em: <http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Vacinação

Aula1.9_junho_2014

Fonte: Sítio: “Sociedade Brasileira de Imunizações”. Disponível em: <http://www.sbim.org.br/vacinacao/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Dengue

Aula1.10_junho_2014

Fonte: Sítio: “Dengue”. Disponível em: <http://www.dengue.org.br/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.

 

Após terminarem a pesquisa, proponha um momento de diálogo sobre o que consideram importante divulgar para a turma e para a comunidade escolar. Entregue uma cartolina para cada grupo e peça que os alunos façam um planejamento de composição do cartaz antes de iniciá-lo. Veja algumas dicas:

  • Qual será o título do nosso cartaz?
  • O que queremos divulgar?
  • O que vai ser escrito no cartaz?
  • Terá alguma imagem?
  • Como organizaremos as informações no cartaz?

 

Após o diálogo nos grupos para planejamento do cartaz, peça que façam um rascunho do cartaz em uma folha de papel em branco e só depois façam o trabalho definitivo na cartolina. Antes de passar para a versão definitiva, peça que os alunos façam a correção das palavras para evitar possíveis erros na escrita, as quais podem dificultar a compreensão da mensagem.

 

Depois de tudo pronto, proponha um momento de apresentação dos cartazes na sala de aula e de avaliação dos outros grupos dos cartazes dos colegas. É importante que considerem a clareza nas ideias, a relação das imagens com o tema e principalmente se a mensagem do cartaz é coerente com o que o grupo propõe.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Eco casa: dicas de economia Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Sítio: “Printi”. Disponível em: <http://www.printi.com.br/blog/como-fazer-um-cartaz-que-chama-atencao>. Acesso em: 03 de jun. 2014.

 

Sítio: “Turismo”. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20140219-2.html>. Acesso em: 03 de jun. 2014.

 

Sugestões de links para professores:

MATOS, João Carlos Gonçalves. Cartaz Didáctico. Disponível em: <http://repositorio.esepf.pt/bitstream/handle/10000/57/Cad4_CartazJoaoMatos.pdf?sequence=2 >. Acesso em: 03 de jun. 2014.    

 

Sítio: “Minerva”. Disponível em: <http://www.minerva.uevora.pt/bib-es-campo-maior/docs/Cartazes.pdf>. Acesso em: 03 de jun. 2014.    

Avaliação

Professor, a avaliação constitui a essência do trabalho voltado para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Nesta fase, é fundamental que todo o processo seja planejado e orientado mediante a avaliação da aprendizagem do aluno. Pela observação de cada aluno em sua singularidade, durante a realização de toda e qualquer atividade, você poderá ter elementos fundamentais para repensar a prática pedagógica. Para isso, sugerimos que você registre as considerações sobre cada aluno em sala de aula, exercendo uma prática reflexiva de seu próprio trabalho em prol do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos. Além da observação, também é fundamental no processo de avaliação os diálogos com os alunos e a análise de suas produções.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.