19/06/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
· Descobrir a importância de assistir telejornal;
· Conhecer e opinar sobre diferentes tipos de reportagens;
· Compreender como são elaboradas as matérias das reportagens;
· Ampliar o vocabulário;
· Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
· Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
De olho na telinha: vamos aprender com os telejornais
Professor, o trabalho com telejornal em sala de aula é um importante aliado no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, por favorecer múltiplas possibilidades de debates, formação de opinião própria, bem como de escrita e leitura. Assistir aos telejornais atualiza o aluno às atualidades e acontecimentos importantes, além de contribuir para uma escrita mais próxima da vida do aluno. Por isso, propomos que quanto mais o aluno possa refletir sobre os processos que participam da escrita, mais condições e recursos ele terá para analisar sua própria produção e seu percurso de aprendizagem. Vamos lá!
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Você sabia? O trabalho com temas da atualidade pode ser explorado a partir da reflexão dos telejornais, dos temas nele apresentados. Sendo assim, o planejamento do professor e a própria organização da rotina escolar, necessita priorizar as possibilidades de refletir sobre o sistema alfabético de escrita, mediante situações sociais práticas da vida (BRASIL, 2012.).
Para saber mais consulte o material abaixo:
Fonte: FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 17-28, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de jun. 2014.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Peça para cada aluno falar sobre o que já sabe sobre um telejornal.
Agora, que tal investigar com a turma o significado da palavra telejornal?
Eles poderão utilizar o dicionário da sala ou buscar na internet, mas verifique sempre se o sítio é confiável. Veja a sugestão de um sítio a seguir:
Fonte: Sítio: “Significado” <http://br.significado.de/telejornal>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Solicite que registrem o significado no caderno, para que tenham a informação acessível para consulta.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Assistindo telejornal com os familiares!
Professor, como atividade de casa, peça para cada aluno assistir a um telejornal e dentre as reportagens do mesmo, escolha uma para conversar com seus familiares e depois faça a atividade abaixo, podendo contar com o apoio de seus familiares.
Telejornal! De olho na telinha com meus familiares!
Agora que você já assistiu ao telejornal com seus familiares, que tal preencher as informações abaixo?
Nome do familiar que auxiliou na atividade:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Nome do telejornal:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Reportagem escolhida:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Opinião sobre a reportagem:
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Professor, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Ou leve-os ao Laboratório de Informática. Peça que observem, dentre outros aspectos, os seguintes elementos:
· O nome do jornal;
· Tipos de reportagens e temas (esporte, meteorologia e outros);
· A forma como o jornal é iniciado.
Turma da Mônica - Jornal da Mônica
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7MzAQBDsJjk>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Texto coletivo
Depois de assistirem ao vídeo, faça um texto coletivo resgatando as observações que eles fizeram a partir do telejornal da Turma da Mônica. Faça na lousa, para que acompanhem a elaboração do texto. Valorize as informações dos alunos inserindo as ideias que eles apresentarem, mas procure observar a coesão e a coerência, pois o texto coletivo é uma excelente maneira de mostrar aos alunos a tessitura textual.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, retome com a turma a atividade realizada com os familiares e faça um cartaz contendo as informações que trouxerem:
Nome do jornal:
Nome da reportagem:
Depois, afixe o cartaz no mural da sala de aula para que a turma possa acompanhar.
Professor, organize os alunos em duplas e peça para acessarem o sítio abaixo. Deixe que explorem o sítio do Jornal Nacional e em seguida escolham uma reportagem para assistirem.
Fonte: Sítio: “G1.Globo”. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/plantao.html>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Após cada dupla escolher uma reportagem, peça para que assistam a mesma e fiquem atentos aos elementos abaixo:
Depois de investigarem o vídeo, proponha que cada dupla faça um breve resumo contendo as informações mais importantes da reportagem. Para isso, a turma poderá utilizar o caderno de Língua Portuguesa. Em seguida, cada dupla poderá contar para a turma o que descobriu.
Conhecendo os bastidores!
Agora, que tal assistir com a turma ao vídeo abaixo, para que possam compreender um pouco a dinâmica de organização que antecede a apresentação do Jornal Nacional?
Fonte: Sítio: “Globo.tv”. Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/os-bastidores-do-jornal-nacional/849399/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Professor, após assistirem ao vídeo proponha que a turma registre no caderno de Língua Portuguesa, os momentos que acharam mais interessantes para a organização do Jornal Nacional.
Para aprofundar os conhecimentos sobre a organização de um telejornal, proponha que leiam o texto online disponível no sítio abaixo e descubram como funciona a organização de um telejornal.
Fonte: Sítio: “Mundo Estranho”. Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-a-redacao-de-um-telejornal>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Montando nossa reportagem!
Professor, organize os alunos em duplas e peça que observem o cotidiano da escola e escolham um tipo de matéria para montarem uma reportagem. Para isso, as duplas poderão utilizar:
Auxilie os alunos na organização da matéria, sendo importante terem uma temática e os detalhes para ilustrar. Cada dupla poderá escolher um dos alunos para realizar a filmagem e outro para realizar as perguntas aos entrevistados ou mesmo narrar os acontecimentos. Para isso, a turma poderá utilizar o laptop Classmate pelo caminho: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ou Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o "botão vermelho". Também poderá ser utilizada uma câmera digital.
Veja algumas questões importantes para serem conversadas com a turma para iniciarem o trabalho com a notícia que será organizada para apresentação:
Professor, com o intuito de aprofundar os conhecimentos da turma sobre entrevista, acesse com os alunos o recurso do Portal do Professor sugerido abaixo e peça para que ouçam a entrevista e prestem atenção às perguntas e respostas.
Após ouvirem a entrevista, faça um momento de diálogo sobre o que compreenderam e o que descobriram sobre o aquífero e sobre os elementos da entrevista. É importante que os alunos entendam a importância dos tipos de perguntas, para que o tema seja compreendido pelo público ouvinte.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
De olho na telinha! É hora do nosso jornal!
Professor, após os alunos concluírem o trabalho de montagem das reportagens, crie com os alunos um nome para o telejornal da turma. Para isso, os alunos poderão sugerir alguns nomes e ser feita uma votação para a escolha.
Este processo é muito rico, possibilitando um trabalho interdisciplinar e a utilização de diferentes gêneros textuais. Para eleger o nome do jornal você poderá sugerir que os alunos façam propagandas eleitorais, ou seja, defendam o nome que acham melhor, para isso poderão confeccionar:
Depois de realizada a eleição, você poderá utilizar o resultado; quantidade de votos de cada nome sugerido e trabalhar com tabelas e gráficos, além de criar situações problemas, concretas, a partir dos dados coletados.
Apresentando o jornal!
Escolha com a turma dois alunos para fazerem a apresentação inicial do jornal, apresentando o seu nome e fazendo a chamada de cada matéria. Após esta filmagem, organizem em ordem as matérias. Ao final de todas as matérias, os apresentadores deverão se despedir e agradecer a audiência.
Depois, com tudo filmado e organizado, agende um horário, data e local para que a comunidade escolar possa assistir ao telejornal da turma. É importante organizar um local apropriado para os telespectadores possam ficar confortáveis para assistirem.
Nome | Tipo |
---|---|
Você sabe o que é um aquífero? | Áudio |
Sugestões de links para alunos:
Sítio: “TV Brasil”. Disponível em: <http://tvbrasil.ebc.com.br/tvpia/episodio/criancas-desenvolvem-telejornal-criativo>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Sítio: “Folha Uol”. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Sugestões de links para professores:
Sítio: “TV Brasil”. Disponível em: <http://tvbrasil.ebc.com.br/tvpia/episodio/criancas-desenvolvem-telejornal-criativo>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
FONSECA, Claúdia Chaves. Os meios de comunicação vão à escola?. Belo Horizonte: Autêntica/ FCH-FUMEC, 2004.
Professor, a avaliação é parte da aula e está presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que você crie um diário reflexivo, em que registrará aspectos essenciais de cada aluno, tais como dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfabético de escrita, bem como suas reflexões sobre o que poderá propor de atividades para consolidar o conhecimento. É importante que observe se os alunos compreenderam a importância e a função do telejornal.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/07/2014
Quatro estrelasParabéns! Há muito tempo estava procurando um projeto assim para trabalhar com os meus aluno, muito bom.