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Corpo humano: conhecendo o sistema respiratório – Parte 2

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Explorar a atividade lúdica, conforme habilidade H30 da matriz de Referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre Sistema Respiratório (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Viajando no conhecimento

 
Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Corpo humano: conhecendo o sistema respiratório – Parte 1, disponível no Portal do Professor.


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.


Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/atv1.htm (Figura 1), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre o sistema respiratório.


Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 1: Sistema Respiratório

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Fonte: Disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/atv1.htm (Acesso em 29 de maio de 2014)

 

Segundo momento: Criando um blog


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula também poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula, e será destinado à criação de um blog para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos anteriormente na aula Corpo humano: conhecendo o sistema respiratório – Parte 1, disponível no Portal do Professor.


Inicialmente, será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos indicados abaixo (Figura 1 e Figura 2), que tratam dos tutoriais para a criação de um blog.

 

Figura 2: Vídeo 1: Criando um blog – Motivação (3:37)

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Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0  (Acesso em 29 de maio de 2014)


Figura 3: Vídeo 2: Como criar um blog - Passo a Passo (2:36)

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Fonte: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related  (Acesso em 29 de maio de 2014) 


Comentário:
 

Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação de um blog possa ser consolidado.


Observação:


O professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.


Após a exibição dos vídeos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos já definidos anteriormente, na aula Corpo humano: conhecendo o sistema respiratório – Parte 1, disponível no Portal do Professor, para a criação dos blogs.


Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.


Caso necessário, o professor pode indicar para os grupos o endereço https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01(Acesso em 29 de maio de 2014) (Figura 3), para que os mesmos criem os seus blogs.



 Figura 4: Blogger

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Fonte: Disponível em: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 29 de maio de 2014). 


Inscritos os blogs, os grupos deverão iniciar a inclusão das informações e imagens selecionadas a partir da pesquisa on-line realizada anteriormente na aula Corpo humano: conhecendo o sistema respiratório – Parte 1, disponível no Portal do Professor, as quais foram arquivadas previamente em um documento de um editor de texto. De qualquer forma, os grupos poderão ainda editar tal documento, se considerarem necessário fazer alguma correção ou acréscimo, por exemplo.


Finalizada a tarefa de inclusão das informações, o professor deverá orientar cada um dos grupos a inserirem em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os mesmos poderão ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.


Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegarem nos blogs dos colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs  para explorar mais esse recurso digital.


Observação:


A criação dos blogs poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares. 


Terceiro momento: explorando o conhecimento


Preparação do Ambiente:
 

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.


1 - Jogadores de futebol que vivem em altitudes próximas ao nível do mar sofrem adaptações quando jogam em cidades de grande altitude. Algumas adaptações são imediatas, outras só ocorrem após uma permanência de pelo menos três semanas. Qual alternativa inclui as realizações imediatas e as que podem ocorrer em longo prazo?


A) aumentam a frequência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial, em longo prazo diminui o número de hemácias;
B) aumentam a frequência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial, em longo prazo aumenta o número de hemácias;
C) diminuem a frequência respiratória, os batimentos cardíacos e a pressão arterial, em longo prazo aumenta o número de hemácias.
D) diminuem a frequência respiratória e os batimentos cardíacos; diminui a pressão arterial, em longo prazo aumenta o número de hemácias;
E) aumentam a frequência respiratória e os batimentos cardíacos; diminui a pressão arterial, em longo prazo diminui o número de hemácias;


2 - Os órgãos que compõem o sistema respiratório são, respectivamente:


A) nariz; faringe; laringe, epiglote; brônquios, traqueia, alvéolos
B) nariz, esôfago, traqueia, epiglote, brônquio, bronquíolo e alvéolo.
C) nariz, glote, laringe, traqueia, faringe, brônquio, bronquíolos e alvéolos.
D) nariz, epiglote, glote, faringe, laringe, traqueia, bronquíolo, brônquio, alvéolo.
E) nariz, epiglote, glote, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos.


3 - A função do nariz não é simplesmente a entrada e saída do ar. O nariz também tem função de:


A) aquecer e filtrar o ar.
B) umidificar e filtrar o ar.
C) filtras e umidificar o ar.
D) aquecer e umidificar o ar.
E) aquecer, umidificar e filtrar o ar.
 

4 - Para formar a respiração, a função dos músculos é essencial tanto na inspiração quanto na expiração. Esses músculos são, respectivamente:


A) expiração: músculos abdominais e diafragma.
B) expiração: músculo diafragma e intercostais externos.
C) inspiração: músculo diafragma e intercostais externos.
D) inspiração: músculos abdominais e intercostais internos.
E) expiração: músculos abdominais e intercostais internos.
 

5 - Os pulmões dos mamíferos não possuem capacidade de movimento próprio. Assim, necessitam da movimentação de um músculo específico denominado diafragma. Identifique o mecanismo através do qual ocorre a entrada e a saída de ar dos pulmões.


A) Quando o diafragma se contrai, o volume da caixa torácica diminui, aumentando a pressão interna pulmonar e forçando a entrada de ar nos pulmões.
B) Quando o diafragma se contrai, o volume da caixa torácica aumenta, diminuindo a pressão interna pulmonar e forçando a entrada do ar nos pulmões.
C) Quando o músculo cardíaco se contrai, o volume da caixa torácica aumenta, provocando a expulsão de ar dos pulmões.
D) Quando os músculos intercostais se contraem, o volume da caixa torácica aumenta, provocando a expulsão de ar dos pulmões.
E) Quando o músculo peitoral se distende, o volume da caixa torácica diminui, promovendo a entrada do ar nos pulmões.


6 - Um atleta em repouso prepara-se para o início da corrida. Faz alguns exercícios para aquecimento e põe-se a correr. Com a atividade muscular intensa, a taxa de _________________ aumenta em decorrência da respiração celular, o que provoca _________________do pH sanguíneo. Essa alteração do pH sanguíneo estimula o centro respiratório, que origina impulsos nervosos que vão _____________. O ritmo respiratório intensifica-se promove a eliminação mais rápida do CO2 e a captação O2 para o sangue.


Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços do texto.


A) gás carbônico ... um aumento ... contrair o diafragma e os músculos intercostais
B) gás carbônico ... uma redução ... contrair o diafragma os músculos intercostais
C) oxigênio ... um aumento ... contrair o diafragma e músculos intercostais
D) gás carbônico ... uma redução ... contrair os alvéolos pulmonares
E) oxigênio ... um aumento ... contrair os alvéolos pulmonares


Gabarito

 

1 – B

2 – D

3 – E

4 – C

5 – A

6 – B

Fonte: Disponível em: http://tudodeconcursosevestibulares.blogspot.pt/2013/11/sistema-respiratorio-humano-questoes-de.html (Acesso em 29 de maio de 2014)

 

Quarto Momento: Pesquisando no Laboratório de Química


Preparação do ambiente:
 

Nesse momento da aula, os alunos devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização de um experimento no Laboratório de Química, por meio do qual criarão um “pulmão artificial” (Figura 4).

 
Cabe ao professor providenciar e separar os materiais necessários para elaboração do experimento, os quais se encontram especificados a seguir. Depois, o professor, posicionado na bancada do Laboratório de Química, deverá apresentar cada um dos materiais aos alunos e explicar o procedimento pertinente, tal como detalhado a seguir.·.

 

Experimento

Material:
 

·         01 (uma) garrafa pet de 1,5 lts;

·         02 (duas) bexigas pequenas;

·         01 (uma) bexiga grande;

·         01 (uma) mangueira de pressão;

·         01 (uma) tampa de garrafa plástica;

·         fita adesiva.

 

Figura 5: “Pulmão artificial”

4

Fonte: Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/funcionamento-sistema-respiratorio-552993.shtml (Acesso em 29 de maio de 2014)

 

Procedimento:

 

O procedimento de criação do “pulmão artificial” terá inicio com o corte da garrafa pet um pouco abaixo da sua metade. O professor deverá tomar muito cuidado para que o corte seja preciso.

 

Em seguida, o professor deverá cortar a mangueira de pressão em duas partes e fazer um furo na tampa plástica de garrafa pet com a espessura adequada para a passagem das duas partes da mangueira. O furo deve ser do tamanho adequado para que as duas partes da mangueira fiquem presas na tampa.

 

Feito isso, o professor deverá rosquear a tampa na garrafa e, em cada uma das extremidades das mangueiras que estarão dentro da garrafa, fixas as bexigas pequenas com a fita adesiva. As bexigas ficarão, assim, suspensas dentro da garrafa.

 

Será então necessário fechar a parte inferior da garrafa com a bexiga grande, cortando-a ao meio e fixando-a com a fita adesiva de forma a não permitir a entrada de ar.

 

O professor então deverá soprar as mangueiras, de forma que as bexigas pequenas irão se encher de ar e a bexiga grande, acompanhando o movimento das bexigas pequenas, se expandirá. Depois disso, o professor deverá parar de soprar as mangueiras, sendo que, assim, as bexigas pequenas se esvaziarão e a bexiga grande voltará ao seu aspecto anterior. 

 

O professor deverá explicar aos alunos que as bexigas pequenas representam os pulmões e a bexiga grande representa o diafragma durante o processo de respiração.

 

Fonte: Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/funcionamento-sistema-respiratorio-552993.shtml  (Acesso em 29 de maio de 2014)

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Artigo “A importância do blog na educação”, site Blog Aline Souza
Disponível: http://alinedesouzaeducar.blogspot.com.br/2013/03/a-importancia-do-blog-na-educacao.html  (Acesso em 02 de maio de 2014)

 

Artigo “Potencialidade do uso do Blogs em educação”, site Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Disponível: http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_arquivos/9/TDE-2010-04-27T013000Z-2558/Publico/MicheleCMUA.pdf (Acesso em 29 de maio de 2014)


Sugestões de links para alunos:


Artigo: “Aprendendo com os blogs”, site Conexão Aluno
Disponível: http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/temas-especiais.asp?EditeCodigoDaPagina=4468    (Acesso em 29 de maio de 2014)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na criação dosblogs.

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