19/06/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Para realização desta aula, se faz necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Os panfletos e suas informações: uma leitura especial
Professor, o trabalho com panfletos em sala de aula favorece o contato consciente e crítico com este gênero textual, que perpassa a vida cotidiana dos alunos. Por isso, propomos esta aula, direcionada a instigar possibilidades múltiplas de concretização da aprendizagem da leitura e da escrita, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos lá!
1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Os panfletos e suas informações: uma leitura especial
Você sabia? Tratar temas da atualidade no processo de aprendizagem da leitura e da escrita favorece a interação dos alunos com textos diversificados e auxiliam nos processo de comunicação em sala de aula e o envolvimento da turma.
Para saber mais consulte o material abaixo:
Fonte: FERREIRA, Andréa Tereza Brito; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. As rotinas da escola e da sala de aula: referências para a organização do trabalho do professor alfabetizador. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 17-28, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de jun. 2014.
Professor, inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa. Leve para a sala de aula alguns panfletos de propaganda de sua região. Se possível, entregue um para cada aluno e peça para que os alunos analisem as informações no mesmo. Caso você não encontre os panfletos, você poderá providenciar a cópia do panfleto abaixo:
Fonte: Sítio: “ITS Brasil”. Disponível em: <http://www.itsbrasil.org.br/infoteca/alimentacao-saudavel/12-passos-para-uma-alimentacao-saudavel>. Acesso em: 04 de jun. 2014.
Após instigar a turma a refletir sobre o conteúdo do panfleto, faça um diálogo sobre algumas questões:
Agora, disponibilize uma cópia do panfleto para cada aluno e peça que recortem as partes do panfleto:
Em seguida, peça que utilizem o caderno de Língua Portuguesa e cole cada parte e abaixo da mesma escreva a importância dela para a compreensão do panfleto.
Depois, peça que a turma crie algumas dicas para construção de um panfleto. Para isso, cada aluno poderá falar uma dica e você registra em uma cartolina, para depois afixá-la no mural da sala de aula. Veja algumas ideias:
Professor, agora faça uma investigação com a turma no sítio referido acima para que descubram os 12 passos para uma alimentação saudável. Para isso, peça que cada aluno se expresse dizendo o que sabe sobre ter uma alimentação saudável e em seguida consultem o sítio para realizar a leitura do texto online. Os alunos poderão registrar as descobertas no caderno de Ciências.
Conversa com os familiares: descobrindo sobre os panfletos!
Como atividade de casa, proponha que os alunos conversem com seus familiares sobre o que sabem sobre panfletos e quais eles já conhecem. Se possível, peça que os alunos levem para a escola panfletos que tenham em casa.
2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, retome a atividade de casa e possibilite um momento de troca de ideias sobre as descobertas dos alunos. Peça que mostrem os panfletos que trouxeram de casa. É importante auxiliar os alunos a lerem os panfletos de forma que compreendam a mensagem transmitida e também que possam formar uma opinião própria sobre os mesmos.
Professor, acesse o sítio abaixo e peça que os alunos leiam o panfleto online sobre vacinação. Instigue-os a observarem alguns aspectos como:
Fonte: Sítio: “Mundo do Sítio”. Disponível em: <http://blog.mundodositio.globo.com/2013/04/24/qual-a-importancia-da-vacinacao/>. Acesso em: 04 de jun. 2014.
Agora, assista com a turma à propaganda online anunciando sobre a campanha de vacinação contra a gripe. Para isso, a turma poderá acessar no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e o sítio sugerido abaixo. Você também poderá projetá-lo, utilizando um Data Show, ou leve-os até o Laboratório de Informática:
Fonte: Sítio: “YouTube”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=TPGgdAgog8U>. Acesso em: 04 de jun. 2014.
Após assistirem ao vídeo e ler o panfleto, faça um momento de diálogo com a turma a partir das questões abaixo:
Após o diálogo, organize os alunos em duplas e peça para recriarem o panfleto inicial, porém agora anunciando uma campanha de vacinação para animais. A turma poderá fazer uma pesquisa no sítio sugerido abaixo e descobrir mais sobre a vacina contra raiva para cães e gatos. Peça para que criem um panfleto para divulgar a importância da vacina para os animais.
Fonte: Sítio: “Mundo do Sítio”. Disponível em: <http://www.animaiseciapalmital.com.br/orientacoes_1.php>. Acesso em: 04 de jun. 2014.
Depois que a turma construir o panfleto, faça uma brincadeira com o grupo. Peça que as duplas troquem de panfletos e leiam o panfleto recebido. Em seguida, terão como desafio apresentar para a turma o panfleto recebido. É importante que tentem descobrir a escolha das imagens e também o que a outra dupla registrou pela escrita. Assim, poderão avaliar o trabalho do colega e também dar dicas do que poderia ser incluído ou mesmo retirado.
3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Um panfleto e uma ação do público: ler livros
Professor, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Explique para a turma que os alunos terão como desafio escolher um livro na biblioteca e fazer a leitura do mesmo no grupo. Se a escola dispuser de um livro para cada aluno do grupo, cada um poderá realizar a leitura individualmente, porém você pode propor outras formas de leitura do livro, como cada aluno realizar a leitura de uma parte do livro.
Em seguida, os alunos devem criar um panfleto para divulgar o livro pela escola e para isso, deverão conhecer muito bem a história. Explique para a turma que poderão:
Professor, é importante que a turma retome os elementos básicos que precisam compor um panfleto:
Professor, após todos terminarem, faça um momento de troca de ideias na turma para que os próprios colegas descubram mais sobre outros livros.
4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Os cuidados na divulgação: vamos panfletar!
Professor, explique para a turma que os alunos deverão fazer apenas um modelo de panfleto e que depois serão feitas cópias para serem distribuídas pela escola.
Com o material pronto, converse com a turma sobre como será feita a panfletagem. Escolha um horário, que poderá ser no horário de lanche das outras turmas, ou mesmo passarem de sala em sala. Algumas questões importantes para serem discutidas com a turma para o momento da panfletagem:
Professor, se possível registre este momento, para isso utilize os laptops Classmate do Projeto UCA, acesse WCan, ou uma máquina fotográfica digital no modo filmar. Depois, assista com os alunos como foi a panfletagem e a reação dos alunos que receberam os panfletos. Questione-os se o trabalho atingiu o objetivo proposto. Para consolidar o trabalho faça um relatório coletivo, resgatando com eles o que aprenderam com estas atividades.
Sugestões de links para alunos:
Sítio Ciência Hoje. Disponível em: < http://chc.cienciahoje.uol.com.br/no-lixo-comum-nao/>. Acesso em: 05 de jun. 2014.
Sugestões de links para professores:
Sítio: “Entre-rios”. Disponível em:<http://www.entreriosjornal.com.br/colunas/1517/panfleto_um_genero_textual_do_nosso_cotidiano >. Acesso em: 05 de jun. 2014.
A avaliação deverá permear todo o processo de aprendizagem. Para isso, o professor poderá recorrer à observação dos alunos durante as atividades, e registrar as possíveis dificuldades e facilidades encontradas pelos mesmos. É preciso considerar os objetivos propostos na aula e ter como meta o seu alcance pelos alunos. O principal é perceber a autonomia dos alunos frente à leitura e a diversidade de materiais que podem utilizar para uso pessoal. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor terá a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e a participação dos alunos em relação às atividades propostas, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!