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Obesidade: causas genéticas ou ambientais, o que pesa mais?

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Enfermagem
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Gerência de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Registros de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Farmácia
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Vigilância em Saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Estética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Definir o que é a obesidade.

  • Identificar quais são os níveis de obesidade.

  • Enumerar quais são as consequências da obesidade.

  • Elencar o que provoca o excesso de peso.

  • Explicar qual é a influência dos fatores genéticos na obesidade.

  • Explicitar os valores ambientais que favorecem a obesidade.

  • Evidenciar o quanto os fatores genéticos e os ambientais promovem a obesidade.
Duração das atividades
5 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não requer conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; estudo e produção de textos;  produção e apresentação de trabalhos; seminários; publicação de produções no blog ou site da escola.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos e textos digitais.

 

obesidade 1

Imagem disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/files/2013/04/obesidade-clima-genetica.jpg. Acesso em 06/06/2014.

 

Módulo 1- Considerações sobre a obesidade e suas causas.

Na aula anterior a este estudo, os alunos deverão ser convocados a trazerem fotos de família antigas, das décadas de 1940 a 1970, e atuais.

Atividade 1- Comparando fotos antigas e atuais

O professor deverá organizar o espaço em sala de aula para que os alunos possam compartilhar fotos e levantar aspectos comuns e diferentes nas mesmas. Após um primeiro momento de exploração geral das fotos, deverá estabelecer um diálogo com os alunos, chamando a atenção para o tipo físico das pessoas, de um modo geral muito mais magras nas fotos antigas. Neste sentido, deverá ressaltar que a observação das fotos antigas de família, em comparação com as atuais, nos permite perceber que as pessoas de um modo geral eram mais magras há décadas atrás. Enquanto dialoga com os alunos, o professor deverá fazer questionamentos.

  • Estamos em um crescente "engordamento"?

  • Por que as pessoas estão mais gordas atualmente?

  • Observando sua família em diferentes gerações, você considera que engordar é uma característica genética?

Atividade 2- Calcule seu Índice de Massa Corporal (IMC)

Para saber se estão acima do peso, os alunos deverão ser orientados a calcular seu IMC, acessando o endereço: Cálculo IMC. Disponível em: http://www.calculoimc.com.br/. Acesso em 06/06/2014. Além do cálculo rápido e fácil, a ferramenta fornece o peso ideal.

Atividade 3- Vídeos

Sugerimos que os alunos assistam a dois vídeos de um programa de televisão: um de 2008 e outro de 2013, sobre o tema obesidade.

 

Vídeo 1- Globo Repórter 35 anos: saúde e qualidade de vida (2008). Duração: 15min10seg. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/memoria-globo/v/globo-reporter-35-anos-saude-e-qualidade-de-vida-2008/2553102/. Acesso em 06/06/2014.

 

Vídeo 2- Globo Repórter Obesidade Completo. Duração 39min15seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NI3hQIbmYFA. Acesso em 06/06/2014.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

O professor deverá entregar uma cópia digitada de questões para discussão, como as sugeridas abaixo, para que os alunos possam fazer seus registros ao assistirem aos vídeos.

Questões para discussão

  • Que fatores têm contribuído para que as gerações atuais estejam cada vez mais "gordas"?

  • Obesidade significa saúde?

  • Quando uma pessoa é considerada obesa?

  • Quais são as causas da obesidade?

  • Como as gerações atuais têm convivido com a obesidade?

  • O que as escolas podem fazer para contribuir na minimização do problema da obesidade das crianças e jovens?

  • Quais são as informações comuns nos dois vídeos? E as diferentes?

Atividade 4- Discussão dos Vídeos

A discussão dos vídeos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor para cada vídeo, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

obesidade 2

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-ZI-T_cnGrDg/UeiADNFn8UI/AAAAAAAAAg0/J4BaYyNmTrA/s1600/obesidade-refrigerante.jpg. Acesso em 06/06/2014.

Módulo 2- Fundamentação teórica

Atividade 1- Informações sobre obesidade: textos e vídeos

O professor deverá orientar os alunos a navegarem pela página, assistindo aos vídeos e lendo os textos especificados disponibilizados na sequência de cada vídeo: 1- Obesidade; 2- Causas; 3- Predisposição genética ; 4- diagnóstico da obesidade.
 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos/textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

 

ROCHE PORTUGAL. Informação sobre a obesidade. Disponível em: http://corporate.roche.pt/informacao-saude/info_obesidade.html. Acesso em 06/05/2014.

ROCHE PORTUGAL. Obesidade. Duração: 1min29seg. Disponível em: http://corporate.roche.pt/informacao-saude/info_obesidade.html. Acesso em 06/05/2014.

ROCHE PORTUGAL. Causas para a obesidade. Duração: 55seg. Disponível em: http://corporate.roche.pt/informacao-saude/info_obesidade/causas_obesidade.html. Acesso em 06/05/2014.

ROCHE PORTUGAL. Predisposição genética da obesidade. Duração: 3min13seg. Disponível em: http://corporate.roche.pt/informacao-saude/info_obesidade/genetica_obesidade.html. Acesso em 06/05/2014.

ROCHE PORTUGAL. Diagnóstico da obesidade. Disponível em: http://corporate.roche.pt/informacao-saude/info_obesidade/diagnostico_obesidade.html. Acesso em 06/05/2014.

 

Enquanto acessam este material, os alunos deverão fazer registros a partir dos itens abaixo especificados, que deverão ser entregues a eles, digitados, pelo professor.

  • O que é a obesidade?

  • Quais são os níveis de obesidade?

  • Quais são as consequências da obesidade?

  • O que provoca o excesso de peso?

  • Qual é a influência dos fatores genéticos na obesidade?

  • Que fatores devem ser considerados no diagnóstico da obesidade?

Atividade 2- Discussão dos vídeos e textos

A discussão dos vídeos e textos deverá acontecer tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor para cada vídeo, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

 

obesidade 3

Imagem disponível em: http://www.obesidadeinfantil.org/wp-content/uploads/2012/01/causas-obesidade-infantil1.jpg. Acesso em 06/06/2014.

 

Módulo 3- Causas genéticas e ambientais da obesidade no Jornalismo Científico

Atividade 1- Leitura de matérias publicadas na internet

Tendo como referência as informações já apresentadas na atividade anterior e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet, em revistas ou outros materiais de divulgação por meio de jornalismo científico.

Abaixo, sugerimos alguns textos e endereços para acesso, mas se manifestarem curiosidades ou dúvidas, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis.

O professor deverá distribuir os alunos em seis grupos e sortear os temas abaixo especificados. Um mesmo tema será estudado por dois grupos. Cada aluno deverá ler os textos e fazer registros de acordo com os itens a seguir.

 

  1. Informações que considerar mais importantes.
  2. Aspectos comuns nos textos.

  3. Aspectos divergentes nos textos.

  4. Informações polêmicas ou conflitantes.

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor poderá salvar previamente os textos em seu computador e  disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda disponibilizar para cada grupo, uma cópia impressa dos textos inerentes ao seu tema.

Textos e endereços para acesso.

Grupos 1 e 2 - Obesidade: fatos

CUMINALE, Natalia. Fofura perigosa. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/saude/pesquisa-crianca-gorda-obesidade-perigosa-686299.shtml. Acesso em 03/05/2014.

MENDONÇA, José Eduardo. Mundo enfrenta pandemia de obesidade. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/mundo-enfrenta-pandemia-de-obesidade/. Acesso em 03/05/2014.

 

Grupos 3 e 4- Causas da obesidade

MENDONÇA, José Eduardo. Causas ambientais pesam muito mais na obesidade que genética.  Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/causas-ambientais-pesam-muito-mais-na-obesidade-que-genetica/. Acesso em 03/05/2014.

VARELLA, Dráuzio. Obesidade. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/obesidade/obesidade/. Acesso em 03/05/2014.

__________. Crianças obesas e sedentárias. Disponível em: http://drauziovarella.com.br/crianca-2/criancas-obesas-e-sedentarias/. Acesso em 03/05/2014.

MENEGUEÇO, Bruna. Obesidade: Gene pode influenciar no apetite. Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI79516-15565,00-OBESIDADE+GENE+PODE+INFLUENCIAR+NO+APETITE.html. Acesso em 04/06/2014.

 

Grupos 5 e 6- Causas da obesidade

SILVA, Ivana; NUNES, Cássia. Obesidade infantil e na adolescência. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm. Acesso em 03/05/2014.

REDAÇÃO ÉPOCA. Crise mundial fez das crianças gregas as mais obesas do mundo. Disponível em: http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/05/como-crise-mundial-fez-das-criancas-gregas-mais-bobesasb-do-mundo.html. Acesso em 04/06/2014.

_______________. Sal em excesso acelera o envelhecimento de jovens obesos. http://epoca.globo.com/vida/noticia/2014/03/bsal-em-excessob-acelera-o-benvelhecimentob-de-jovens-obesos.html. Acesso em 04/06/2014.

MENEGUEÇO, Bruna. Obesidade: Gene pode influenciar no apetite. Disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI79516-15565,00-OBESIDADE+GENE+PODE+INFLUENCIAR+NO+APETITE.html. Acesso em 04/06/2014.

 

Atividade 2- Discussão dos temas em grupo

Terminada a pesquisa e os registros, os alunos que estudaram o mesmo tema deverão se reunir para discussão do assunto. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos deverão fazer um consolidado do que foi registrado pelo grupo.

 

obesidade 4

Imagem disponível em: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/foto/0,,21231575,00.jpg. Acesso em 03/05/2014.

 

Módulo 4- Socializando conhecimentos

Atividade 1- Organização das apresentações do trabalho

Terminada a discussão e reformulação de registros, cada grupo de alunos deverá preparar uma apresentação que sintetize o conteúdo sobre o tema pesquisado para socializar para a turma os aspectos destacados.

Os alunos deverão montar estas apresentações, por meio do  programa Power Point, que permite a digitação de textos e utilização de imagens que poderão ser buscadas na internet e salvas em arquivos.

As apresentações deverão ser salvas em pen drives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 2 - Seminários para socialização do conteúdo dos textos

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo as socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

Atividade 3- Produção de texto

De posse de todas as informações com as quais teve contato ao longo desta proposta, cada grupo de 3 alunos, um de cada grupo que formado no módulo 3. Este grupo deverá produzir um texto com o tema: Obesidade: causas ambientais e genéticas, o que pesa mais?

O texto produzido pelo grupo deverá ser digitado e enviado ao professor para avaliação, por e-mail.

Atividade 4 - Socialização na rede

Após o término da atividade 3, os consolidados, as apresentações e os textos produzidos pelos alunos deverão ser salvos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pen drive) e enviados ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de seus alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (acesso em 06/06/2014) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.

Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento. O professor, juntamente com os alunos, deverá divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema do trabalho desenvolvido pelos alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

 

  • A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.  
  • Os principais instrumentos de avaliação quantitativa deverão ser os registros, o consolidado das pesquisas na internet; a montagem de trabalhos e as apresentações no Power Point e os textos produzidos em grupo de três alunos.
  • Todos esses instrumentos servirão de referência para que o professor e os alunos possam identificar as aproximações e distanciamentos dos objetivos propostos para esta aula.
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