Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ler poesias: para quê?

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIANA DIAS E LAZUÍTA GORETTI DE OLIVEIRA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Despertar a sensibilidade para a manifestação do poético no mundo, nas artes e nas palavras. 

  • Favorecer o convívio com a poesia.

  • Favorece o prazer da leitura do texto poético.

  • Sensibilizar o aluno  para a produção dos próprios poemas.

Duração das atividades
3 módulos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso do Laboratório de Informática
  • Imagens da Internet.
  • Trabalho em grupos.

 

- Professor, este trabalho aborda um conteúdo muito em voga atualmente - a poesia - principalmente por causa das Olimpíadas de Língua Portuguesa.  O assunto é amplo e evidentemente não será esgotado aqui, mas deixamos essas sugestões de trabalho com a poesia na escola. 

 

 

MÓDULO 1

 

ATIVIDADE 1 - INTRODUZINDO A AULA

 

Professor, entregue a cópia do texto transcrito abaixo para os alunos lerem silenciosamente e depois faça com eles uma leitura em voz alta, explorando a beleza das palavras do autor sobre a poesia.

 

Por que ler poesia?

 
Primeiro, porque a poesia comunica com a alma. Depois, porque ela não precisa ser entendida. Poesia é para ser sentida, degustada como um bom vinho, como os perfumes que nos levam aos céus. Não é preciso ser químico para saber dos elementos que compõem as estruturas do aroma. Basta apreciar. Com o poema ocorre o mesmo. Ele dispensa conhecimentos prévios de métrica ou rima, de melodia ou de escansões.


O poema tem essa mesma função: elevar, transportar a outros estágios, causar bem-estar. Todo poema é uma lição de como viver bem. Eles nos alimentam a sensibilidade, aumentam a vontade de cantar, de dançar, de ser feliz como se deve ser. Quem lê poesias vive menos cansado das coisas bruscas da vida.


A poesia acalma e faz bem. Ela entusiasma, colore, espanta as dores do peito. A poesia amansa os loucos e cura os doentes de amor. E a poesia deve ser lida, no máximo, declamada. Nada de interpretações teatrais de poema. O texto do drama tem um estilo próprio. O do poema também. Não é bom misturar as coisas...


Ouvir Maria Bethânia declamando tem qualquer coisa de divino. É bom também ouvir os próprios poetas. Vinícius, Drummond, Neruda, Manuel Bandeira entre outros gravaram alguns de seus poemas. São interpretações simples, mas belíssimas, profundas, como devem ser as coisas da poesia.


Chico Science escreveu e os Paralamas cantaram: “Grite poesias, que eu te amarei até o fim da vida, grite poesias, que o mundo tem a palavra que você pode escrever, grite poesias”. Os poemas são assim mesmo. Devem ser espalhados aos quatro ventos, deglutidos no café da manhã, incorporados a toda hora.


A poesia traz a luz que falta ao mundo, ela completa nossas expectativas, alivia a pressão. Os poemas tornam os homens bons, tornam as mulheres mais belas e as crianças mais felizes. É a combinação perfeita para o mundo melhorar. Deveria estar na constituição: Todo mundo tem direito à poesia pela manhã. Assim, o dia seria mais ensolarado e as cruzes menos pesadas.
A poesia também está fora do texto. Está num amanhecer bonito, numa lua cheia vista da janela, na brisa da madrugada. Está na flor que balança ao vento, na maçã da feira, no sapato embaixo da cama. Nos lençóis que se amassam de cansaço ou de amor. Os poemas esperam ser lidos, esperam ser encontrados. Andam nas ruas, compram cigarro na padaria da esquina, fazem cooper ao entardecer. Os poemas estão em tudo.


Sem poesia, a vida perde a graça. Os encantamentos se vão e os amores vão ficando murchos, enferrujados como um realejo triste que não dá mais nenhuma nota. Sem os poemas, os homens perdem a esperança, ficam ensimesmados, fechados em seu universo particular, esquecendo até como sorrir. Esquecendo-se de olhar o céu e de sentir saudades de fulana... É como deixar de respirar por um instante infinito, a falta dela entristece os corações.
Tudo isso porque a poesia celebra a vida e seus sabores. Ela deixa os dissabores mais fáceis de engolir, transforma pedra em pétalas, lágrimas em oceanos, dores em saudades gostosas de sentir. Ela aplaca o sofrimento porque dá receita de esperanças.
 
Texto disponível em:  http://ocomtexto.blogspot.com.br/2009/03/por-que-ler-poesia.html Acesso em: 14 jun. 2014.
 
 
ATIVIDADE 2 - EXPLORAÇÃO DO VOCABULÁRIO
 
  • Para explorar o texto, peça aos alunos que acessem o dicionário para verem o significado das seguintes palavras:
 
degustada-
deglutidos -
métrica -
realejo- 
ensimesmados -
dissabores -
 
  • Professor, tão logo encontrem as palavras no dicionários, leve, com os alunos, os significados para o contexto e assim, juntos,  cheguem às  acepções que façam sentido no texto.

 

ATIVIDADE 2

Professor, veja se seus alunos são capazes de explicar com suas próprias palavras os seguintes fragmentos retirados do texto inicial.

FRAGMENTO 1

"O poema tem essa mesma função: elevar, transportar a outros estágios, causar bem-estar. Todo poema é uma lição de como viver bem."

FRAGMENTO 2

"Os poemas esperam ser lidos, esperam ser encontrados. Andam nas ruas, compram cigarro na padaria da esquina, fazem cooper ao entardecer. Os poemas estão em tudo."

  • Professor, deixe seu aluno falar. Ajude -o a pensar. Se necessário, oriente-o sobre o uso das palavras para explicar os trechos.

 

MÓDULO 2

 

ATIVIDADE 1- CRIANDO POESIAS 
 
 
  • Professor, em datashow, mostre as imagens para os alunos e peça que escolham uma para a criação de poemas.
(A IDEIA É QUE O PROFESSOR COMENTE CADA UMA DAS IMAGENS PROJETADAS, INSTIGANDO OS ALUNOS A COMENTAREM TAMBÉM SOBRE ELAS).
 
  • Depois peça aos alunos que escolham uma das imagens e escrevam uma poesia sobre ela.
Imagem 1
 
Disponível em:
Acesso em: 16 jun 2014.
 
Imagem 2
 
 
Disponível em:
 
Imagem 3
 
 
Disponível em:
 
Acesso em: 16 jun 2014.
 
Imagem 4
 
Disponível em:
Acesso em: 16 jun 2014.
 
Imagem 5
 
Disponível em: 
 
Acesso em: 16 jun 2014.
 
ATIVIDADE 2 - Pesquisa na internet
 
Professor, reúna seus alunos no laboratório de Informática e, em grupos de 4 ou 5 em cada um, e peça que: 
 
A) procurem na internet poesias com as quais se identifiquem, ou seja, aquelas que mais chamam a atenção;
B) copiem as poesias para que depois façam uma leitura em sala para os colegas e expliquem porque foram escolhidas;
C) façam um mural ou varal com as poesias em um local de circulação para que os colegas de outras turmas possam lê-las.
 
Recursos Complementares

Para o professor:

 

 

 

Vídeo:

Avaliação
  • Professor, a avaliação das atividades dessa sequência deverá ocorrer, tendo por base a perspectiva de que é importante perceber nos alunos o interesse pelas poesias, o prazer em lê-las e a participação nas atividades. Como são atividades bem tranquilas, não cobre de seu aluno, não o obrigue a gostar de poesias, deixe que o prazer e gosto por elas se façam no dia a a dia de suas aulas.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.