Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


WHAT WOULD YOU HAVE DONE? - THIRD CONDITIONAL

 

12/06/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identity and use the Conditional type 3 (Identificar e usar o condicional tipo 3);
  • Express regrets (Expressar arrependimento);
  • Role play dialogues with conditional sentences (Dramatizar diálogos com orações condicionais).
Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer o passado perfeito dos verbos.

Estratégias e recursos da aula

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

 

O objetivo desta primeira atividade é apresentar o condicional tipo 3, ou também chamado, terceiro condicional. Comece a aula mostrando a figura 1, que traz a foto de um estudante que chegou atrasado na escola. Escreva a sentença no quadro e peça aos alunos para copiarem no caderno:

If you had got up earlier, you wouldn't have arrived late.

 

Figura 1 - Late for school

Late for school2

Fonte: http://www.springburnacademy.glasgow.sch.uk/News/Story.aspx?SectionId=3b898e88-11cc-4120-b091-c0d0b742b8bd&StoryId=a02ab02e-a508-40ee-8d14-4c83abf70d0e. Acesso em 06 de junho de 2014.

 

Em seguida, explique aos alunos que a sentença acima expressa uma condição no passado. Usamos este tipo de sentença para imaginar como as coisas poderiam ter sido diferentes. Se um determinado fato ou evento tivesse acontecido, qual seria sua consequência? Este tipo de oração é chamada condicional tipo 3 ou terceiro condicional. Ela é usada para expressar arrependimento, pesar ou fazer hipóteses sobre um fato passado. A estrutura do terceiro condicional segue o modelo mostrado na tabela 1.

 

Tabela 1 - Third Conditional

CONDITIONAL TYPE 3 or THIRD CONDITIONAL

IF + PAST PERFECT

WOULD HAVE + PAST PARTICIPLE

If I had seen John,

I would have told him.

Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: Não se esqueça de mencionar que as duas frases que compõem a oração podem vir na ordem inversa. A sentença: "If you had got up earlier, you wouldn't have arrived late" pode também ser escrita da forma: "You wouldn't have arrived late, if you had got up earlier".

 

ATIVIDADE 2

 

Nesta tarefa, os alunos irão construir orações condicionais. Distribua cópias do exercício abaixo, no qual os alunos deverão completar os diálogos, escrevendo os verbos em parênteses em suas formas corretas. 

 

Complete the dialogues with the correct form of the verbs in brackets.

 

a) _ I didn't know the place and I didn't have a map.

    _ Me neither. If Eric hadn't been with us, we _______________ (get) lost.

b) _ Why didn't you tell me she was pregnant?

    _ I didn't know. If I ___________ (know), I would have told you.

c) _ We almost missed the train.

   _ Yes, if the train hadn't been 10 minutes late, we _____________ (miss) it.

d) _ Why didn't you phone me?

   _ Because I lost your number. If I _________ (not lose) your number, I would have phoned you.

e) _ Clara is so aggressive! She didn't make many friends at school.

   _ She could have made more friends, if she ____________ (not be) so aggressive.

f) _ You were free yesterday. Why didn't you go to the movies with Mary?

   _ If I hadn't seen that film, I _____________ (go) to the movies with her.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado: a) would have got lost; b) had known; c) would have missed; d) hadn't lost; e) hadn't been; f) would have gone. 

 

Após a correção das sentenças, convide os alunos a formarem duplas e virem à frente da sala para apresentar os diálogos. Ajude-os com a pronúncia e a entonação.

 

ATIVIDADE 3

 

Os alunos irão, agora, participar de um jogo chamado Cookies. Divida a classe em grupos de três alunos. Faça uma cópia da figura 2 para cada trio, corte as bolachas (cookies) e entregue um conjunto para cada equipe. A equipe, por sua vez, deverá embaralhar as peças e entregar 5 delas para cada jogador. Faça uma cópia da figura 3, para ser usada somente pelo professor. Esta figura contém sentenças incompletas. O professor deverá falar uma frase de cada vez e os alunos devem verificar se, nas bolachas que eles têm há uma frase que complete a oração. Caso exista, esta bolacha deverá ser descartada. O aluno que conseguir descartar primeiro todas as peças será o vencedor. 

 

Figura 2 - Game

Cookie1Cookie 2Cookie3Cookie4Cookie5Cookie6Cookie7Cookie8Cookie9Cookie10Cookie11Cookie12Cookie13Cookie14Cookie15

Fonte: Arquivo da autora.

 

Figura 3 - Conditional Halves

she wouldn’t have invited him to go to a pub.

you had told me it wasn't your fault.

we would have swum.

we knew you were there, waiting for us.

he wouldn't have missed the class.

she knew she was diabetic.

we would have visited the Science Museum.

I had knowshe would decline the invitation.

people hadn't gossiped about their love life.

he had told you the joke.

I would have seen the game in my friend's house.

I had known the weather was freezing.

he wouldn't have hurt his leg.

we'd known the test had been postponed.

I had known yesterday was your birthday.

Fonte: Arquivo da autora.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Esta atividade trabalha um texto, que conta um episódio que aconteceu com três rapazes. Distribua cópias do texto abaixo e peça aos alunos que o leiam silenciosamente. Em seguida, sugiro que o professor leia o texto em voz alta, para que os alunos observem não só a pronúncia, como também a entonação. Leve alguns exemplares de dicionário para a sala de aula, para que os próprios alunos resolvam suas dúvidas quanto ao vocabulário. Assim que terminarem a compreensão do texto, distribua cópias do exercício abaixo e diga aos alunos que eles deverão completar as sentenças dadas, imaginando como esse fato poderia ter sido diferente.

 

Read the story below.

 

Jack has two friends – Fred and Bob, and he likes them very much. Unfortunately, Fred and Bob don’t like each other. Last Saturday, Fred invited Jack to go to a birthday party, and Bob also invited Jack to go to a barbecue. The two events were at the same time, and Jack didn’t know which one to choose. Finally, he decided to go to the barbecue with Bob. Fred was sad and promised not to invite Jack anymore. To make things worse, the barbecue turned out to be a disaster. Their car had a flat tyre, Jack got his hand burned in the grill, and when they were eating by the pool, it started raining.

 

TRADUÇÃO: Jack tem dois amigos – Fred e Bob, e ele gosta muito deles. Infelizmente, Fred e Bob não gostam um do outro. Sábado passado, Fred convidou Jack para uma festa de aniversário e Bob também convidou Jack para um churrasco. Os dois eventos eram à mesma hora e Jack não sabia qual escolher. Finalmente, ele decidiu ir ao churrasco com Bob. Fred ficou triste e prometeu não mais convidar Jack. Para piorar as coisas, o churrasco tornou-se um desastre. O carro deles teve o pneu furado, Jack queimou sua mão na grelha e, quando eles estavam comendo na beira da piscina, começou a chover.

Fonte: Texto escrito pela autora.

 

Complete the sentences below:

 

1)     If the two events hadn’t been at the same time, ... (Se os dois eventos não tivessem sido na mesma hora, ...)

2)     If Jack had accepted Fred’s invitation, ... (Se Jack tivesse aceitado o convite de Fred, ...)

3)     If their car hadn’d had a flat tyre, ... (Se o carro deles não tivesse tido o pneu furado, ...)

4)     If Jack had stayed at home, ... (Se Jack tivesse ficado em casa, ...)

5)     Fred wouldn’t have been sad, if ... (Fred não teria ficado triste, se ...)

6)     Jack wouldn’t have got burned, if ... (Jack não teria se queimado, se ...)

7)     The rain wouldn’t have been a problem, if ... (A chuva não teria sido um problema, se ...)

8)     Nothing would have happened, if ...(Nada teria acontecido, se ...)

 

Ao final da tarefa, peça aos alunos para lerem suas sentenças, dando oportunidade a todos de falarem pelo menos duas frases. 

 

ATIVIDADE 2

 
Esta última atividade é um jogo de tabuleiro. Divida a classe em grupos de 3 ou 4 alunos. Entregue uma cópia da figura 4 e um dado para cada grupo. Cada aluno, à sua vez, deverá jogar o dado, avançar as casas do tabuleiro, de acordo com o número sorteado e seguir às instruções escritas no tabuleiro. Caso um jogador não consiga fazer a frase no terceiro condicional, ele perderá a vez. O jogador que primeiro alcançar o final é o vencedor. Este jogo está disponível em:  http://busyteacher.org/6607-third-conditional-board-game.html. Acesso em 06 de junho de 2014.
 
 
Figura 4 - Third Conditional Board Game
 
Third Cond Board Game
Fonte:  http://busyteacher.org/6607-third-conditional-board-game.html. Acesso em 06 de junho de 2014.
Recursos Complementares

Exercícios envolvendo o terceiro condicional podem ser encontrados nos endereços abaixo:

http://www.better-english.com/grammar/con31.htm. Acesso em 06 de junho de 2014.

http://busyteacher.org/7741-third-conditional.html. Acesso em 06 de junho de 2014.

http://busyteacher.org/12820-third-conditional-worksheet.html. Acesso em 06 de junho de 2014.

http://www.perfect-english-grammar.com/third-conditional-exercise-1.html. Acesso em 06 de junho de 2014.

Avaliação

A avaliação pode ser feita durante a realização das atividades, pela observação do desempenho dos alunos e envolvimento com as tarefas propostas: leitura de texto, produção oral e escrita e participação nos jogos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.