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Corpo humano: conhecendo o sistema circulatório – Parte 1

 

18/06/2014

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, conforme competência de área 4 da matriz de referência de Ciências e suas Tecnologias do ENEM.

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas, conforme habilidade H17 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
05 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas do Sistema Circulatório (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto


Preparação do ambiente:
 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição de um vídeo sobre a anatomia e o funcionamento do sistema circulatório humano e algumas doenças que o acometem (Figura 1). O vídeo tem duração de 38 minutos e 44 segundos.


Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=mpTsOX8VqqQ (Acesso em 30 de maio de 2014).

 

Comentário:


 

Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.


Observação:

 

Recomenda-se a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas, considerando-se a duração do mesmo. A interrupção poderá ser feita, por exemplo, nas passagens em que os alunos apresentarem comentários espontâneos. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida de discussão.

 

Figura 1: Sistema Circulatório

5

Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=mpTsOX8VqqQ(Acesso em 30 de maio de 2014).


O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.


Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem ao Questionário de Contextualização.


Observações:

 

1. O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.



2. Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização no documento de um editor de texto – como, por exemplo, o software Microsoft Word – e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do questionário.



Questionário de Contextualização


1 – Por que o sistema circulatório é conhecido como o mais eficiente “meio de transporte”? Explique.

2 – Qual é a principal estrutura do sistema circulatório?

3 – O que é o miocárdio?

4 – Qual é a função das válvulas?

5 – O que é o sopro cardíaco?

6 – Por que as alterações emocionais interferem no funcionamento cardíaco?

7 – Qual a diferença entre a função das artérias e das veias?

8 – Qual a diferença entre morte cerebral e morte cardíaca?

9 – Qual a diferença entre sístole e diástole?

10 – O que é circulação sistêmica?



Comentário:


Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do questionário, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento a possíveis equívocos, cabendo a ele, sempre que necessário, intervir ou complementar as respostas.



Segundo momento: aprendendo um pouco mais


Preparação do ambiente:


Nesse momento da aula, cabe ao professor orientar os alunos a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos e cada um deles ficará responsável pela leitura e discussão de um dos textos destacados abaixo. Cada membro do grupo, sucessivamente até o término do texto, deverá ler um parágrafo em voz alta, tomando o cuidado de usar um tom de voz adequado para que os demais membros do seu grupo possam ouvi-lo, mas sem interferir na leitura dos demais grupos. Dessa maneira, todos se manterão atentos ao longo da leitura.



Grupo 1: Sistema circulatório, site Só Biologia
Fonte: Disponível: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Circulacao.php (Acesso em 30 de maio de 2014)



Grupo 2: Principais órgãos do Sistema Circulatório, site Anatomia Humana
Fonte: Disponível:  http://anatomia-humana.info/mos/view/Sistema_Circulat%C3%B3rio/   (Acesso em 30 de maio de 2014)



Grupo 3: Sistema Circulatório, site Toda Biologia
Fonte: Disponível:  http://www.todabiologia.com/anatomia/sistema_circulatorio.htm  (Acesso em 30 de maio de 2014)



Grupo 4:  Sistema Circulatório, site Sua Pesquisa
Fonte: Disponível: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/circulatorio/  (Acesso em 30 de maio de 2014)

 

Observação:


O professor poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.


Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar oralmente, para os demais colegas de classe, uma síntese do texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importante. Para tanto, os alunos deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo para facilitar a comunicação com a turma. Para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo, as apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada. Concluídas as apresentações, o professor poderá passar para o momento seguinte da aula.



Terceiro momento: Pesquisa on-line


Preparação do ambiente:



Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, utilizando computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.


Para a utilização dos computadores, o professor deverá organizar a turma em sete grupos com, pelo menos, cinco integrantes cada. Cada grupo deve contar com, no mínimo, um computador.


Observação:



Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor poderá orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.



Como se vê abaixo, cada um dos sete grupos ficará responsável por coletar dados sobre doenças que acometem o sistema circulatório, consultando, para tanto, sites específicos.


Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos sete grupos a coletar dados relativos:

 

 – aos sintomas da doença designada para o grupo.

 ao diagnóstico da doença designada para o grupo.

 – à prevenção da doença designada para o grupo.

 – ao tratamento da doença designada para o grupo.



Os grupos deverão selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerarem mais importantes, a partir dos parâmetros estabelecidos. As informações selecionadas, bem como as imagens, serão utilizadas no momento seguinte da aula.


Sites indicados para consulta:



Grupo 1: Infarto do Miocárdio
Fonte: Disponível: http://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/22385/infarto+do+miocardio.htm   (Acesso em 30 de maio de 2014)
Fonte: Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/infarto   (Acesso em 30 de maio de 2014)
Fonte: Disponível: http://drauziovarella.com.br/entrevistas-2/infarto-do-miocardio-fatores-de-risco/   (Acesso em 30 de maio de 2014)


Grupo 2: Arteriosclerose
Fonte: Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/arteriosclerose/  (Acesso em 30 de maio de 2014)
Fonte: Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?33  (Acesso em 30 de maio de 2014)
Fonte: Disponível: http://www.mundoeducacao.com/doencas/arteriosclerose.htm (Acesso em 30 de maio de 2014)


Grupo 3: Trombose
Fonte: Disponível:  http://www.minhavida.com.br/saude/temas/trombose (Acesso em 30 de maio de 2014)
Fonte: Disponível:  http://drauziovarella.com.br/letras/t/trombose/ (Acesso em 30 de maio de 2014)
Fonte: Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?431  (Acesso em 30 de maio de 2014)


Grupo 4: Hipertensão
Fonte: Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hipertensao  (Acesso em 30 de maio de 2014)
Fonte: Disponível: http://drauziovarella.com.br/hipertensao/hipertensao/   (Acesso em 30 de maio de 2014)
Fonte: Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?244  (Acesso em 30 de maio de 2014)


Grupo 5: Arritmia
Fonte: Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/arritmia (Acesso em 30 de maio de 2014)
Fonte: Disponível: http://drauziovarella.com.br/entrevistas-2/arritmia-cardiaca/  (Acesso em 30 de maio de 2014)
Fonte: Disponível: http://www.tuasaude.com/arritmia-cardiaca/  (Acesso em 30 de maio de 2014)


Grupo 6: Embolia Pulmonar
Fonte: Disponível: http://drauziovarella.com.br/letras/e/embolia-pulmonar/  (Acesso em 30 de maio de 2014)
Fonte: Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/embolia-pulmonar   (Acesso em 30 de maio de 2014)
Fonte: Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?174 (Acesso em 30 de maio de 2014)


Grupo 7: Filariose  
Fonte: Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/filariose  (Acesso em 30 de maio de 2014)
Fonte: Disponível: http://www.todabiologia.com/doencas/filariose.htm  (Acesso em 30 de maio de 2014)
Fonte: Disponível: http://www.tuasaude.com/filariose/ (Acesso em 30 de maio de 2014)



Quarto momento: Organizando um seminário de pesquisa


Preparação do ambiente:
 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula, ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.


Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manterem os mesmos grupos.


O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario  (Acesso em 30 de maio de 2014).


A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.


Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.


Quinto momento: Redação


Preparação do ambiente:
 

Esse momento da aula pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos textos 1 e 2. O professor pode também “copiar” e “colar” esses textos em um documento do software Microsoft Word e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.

 

Texto 1 – Como é feito o transplante de coração?, site Mundo Estranho
Fonte: Disponível: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feito-um-transplante-de-coracao  (Acesso em 30 de maio de 2014).


Texto 2 – Número de transplantes cresce 18% nos últimos três anos no país, site Folha de São Paulo
Fonte: Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/05/1449355-numero-de-transplantes-cresceu-18-nos-ultimos-tres-anos-no-pais.shtml  (Acesso em 30 de maio de 2014).


O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o Texto 1 e outro aluno faça o mesmo com o Texto 2.


Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos lidos, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:

 

- Transplante de coração: como diminuir o tempo de espera?

 

Essa atividade poderá ser feita em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar com alunos uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa. Com isso, os alunos podem obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.

Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:


Vídeo: “Aula de Sistema Circulatório - UAB IFPA”, site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=mcmszkx0OKc  (Acesso em 30 de maio de 2014).


Vídeo: “Biologia - Sistema Circulatório” , site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=L1OXljKcCgk  (Acesso em 30 de maio de 2014).



Sugestões de links para os alunos:


Vídeo:  “Sistema Circulatório - Circulação no coração - Fisiologia – Biologia”, site Youtube
Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=aMNM_U9u8wE (Acesso em 30 de maio de 2014).



Artigo: “Sistema Circulatório”, site Info Escola
Fonte: Disponível: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-circulatorio/ (Acesso em 30 de maio de 2014).

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização ou no seminário de pesquisa.



Os resultados dessa avaliação poderão servir como subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Corpo humano: conhecendo o sistema circulatório – Parte 2, disponível no Portal do Professor.

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