Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Corpo humano: conhecendo o sistema circulatório – Parte 2

 

18/06/2014

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira; Antomar Araújo Ferreira; Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, conforme habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Explorar a atividade lúdica, conforme habilidade H30 da matriz de Referência do ENEM, especificamente a matriz de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

 

 

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre Sistema Circulatório (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Viajando no conhecimento

 
Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Corpo humano: conhecendo o sistema circulatório – Parte 1, disponível no Portal do Professor.


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática, pois serão necessários computadores com acesso à internet.


Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/index.htm  (Figura 1), por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre o sistema circulatório.


Vale destacar que o site é autoexplicativo: basta seguir os comandos apresentados automaticamente.


Figura 1: Sistema Circulatório

6

Fonte: Disponível em: http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_circ/index.htm (Acesso em 31 de maio de 2014)

 

Segundo momento: Criando um blog


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula também poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula, e será destinado à criação de um blog para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos, anteriormente, na aula Corpo humano: conhecendo o sistema circulatório  – Parte 1, disponível no Portal do Professor.


Inicialmente, será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos indicados abaixo (Figura 1 e Figura 2), que tratam dos tutoriais para a criação de um blog.


Figura 2: Vídeo 1: Criando um blog – Motivação (3:37)

11

Fonte: Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0  (Acesso em 31 de maio de 2014)


Figura 3: Vídeo 2: Como criar um blog - Passo a Passo (2:36)

12

Fonte: Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related  (Acesso em 31 de maio de 2014) 



Comentário:


Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação de um blog possa ser consolidado.



Observação:


O professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.


Após a exibição dos vídeos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos já definidos anteriormente, na aula Corpo humano: conhecendo o sistema circulatório  – Parte 1, disponível no Portal do Professor, para a criação dos blogs.


Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.


Caso necessário, o professor pode indicar para os grupos o endereço https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01(Acesso em 31 de maio de 2014) (Figura 3), para que os mesmos criem os seus blogs.



 Figura 4: Blogger

14

 Fonte: Disponível em: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01(Acesso em 31 de maio de 2014). 



Inscritos os blogs, os grupos deverão iniciar a inclusão das informações e imagens selecionadas a partir da pesquisa on-line realizada anteriormente na aula Corpo humano: conhecendo o sistema circulatório – Parte 1, disponível no Portal do Professor, as quais foram arquivadas previamente em um documento de um editor de texto. De qualquer forma, os grupos poderão ainda editar tal documento, se considerarem necessário fazer alguma correção ou acréscimo, por exemplo.



Finalizada a tarefa de inclusão das informações, o professor deverá orientar cada um dos grupos a inserirem em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os mesmos poderão ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.


Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar nos blogs dos colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs  para explorar mais esse recurso digital.



Observação:


A criação dos blogs poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares. 


Terceiro momento: explorando o conhecimento


Preparação do Ambiente:
 

Esse momento poderá ser desenvolvido em sala de aula. Cabe ao professor entregar a cada aluno uma via impressa do questionário abaixo, o qual é constituído por questões inspiradas em processos seletivos de universidades.
 

1 - O coração humano apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação sanguínea se dê de forma eficiente.


Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta em relação a estas características.


A) A separação das cavidades do coração impede o maior controle do volume sanguíneo.
B) A musculatura mais espessa do ventrículo esquerdo é necessária para aumentar a pressão do sangue venoso.
C) As válvulas do coração têm por função permitir o refluxo do sangue para a cavidade anterior durante o processo de diástole.
D) O sangue oxigenado nos pulmões entra no coração pela veia pulmonar, e o sangue rico em gás carbônico entra nos pulmões pela artéria pulmonar.
E) As paredes internas do coração permitem uma certa taxa de difusão de gases, o que faz com que esse órgão seja oxigenado durante a passagem do sangue por ele.
 

2 - O cloreto de sódio, sendo ingerido em excesso, pode desencadear hipertensão arterial ou agravá-la. O sódio tem várias funções no organismo. Com base nessas informações, não se pode dizer que:


A) O excesso de sódio ingerido leva a um aumento da retenção de líquido provocando a obesidade.
B) O sódio é o principal íon do meio extracelular e contribui de maneira expressiva para a manutenção do volume circulante.
C) O excesso de sódio ingerido leva a um aumento da osmolaridade do líquido extracelular, o que faz alterar a pressão sanguínea.
D) A diferença de concentração do sódio e do potássio nos meios intracelular e extracelular, quando a célula muscular não está em atividade, é mantida pela bomba de sódio e potássio.
E) A pressão sanguínea se eleva quando o sódio penetra nas células musculares cardíacas e, à semelhança do que ocorre no músculo esquelético, faz com que ocorra redução da atividade, o que leva a acúmulo de sangue nas artérias.
 

3 - As afirmações a seguir se encontram em um folheto para agentes de saúde responsáveis por medir a pressão sanguínea de pacientes que chegam a um centro médico. Você foi chamado a revisá-lo, usando seus conhecimentos sobre o sistema circulatório.
 

I - A pressão máxima medida é obtida quando o ventrículo esquerdo se contrai e a mínima, quando ele relaxa.
II - A pressão sanguínea pode ser medida em qualquer parte do corpo, já que ela é igual em todo o sistema circulatório.
III - O paciente deve evitar esforços físicos antes do exame, pois isso alteraria os resultados.
IV - Os resultados serão alterados caso o paciente tenha ingerido alimentos excessivamente salgados antes do exame.
V - A pressão sanguínea é maior no coração e nas veias e menor nas grandes artérias.


As informações corretas são:

A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.


4 -Considerando a trajetória do sangue e o transporte de substâncias através do sistema circulatório, espera-se uma atuação mais rápida de um medicamento no cérebro se


A) inalado pelos pulmões.
B) injetado numa veia do braço.
C) ingerido sob forma de líquido.
D) ingerido sob forma de comprimido.
E) injetado diretamente numa veia acima da linha dos ombros.

5 - Analisando a figura do sistema circulatório do homem, podemos afirmar que
 

7

Fonte: Disponível em http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/sistema-circulatorio.asp  (Acesso em 31 de maio de 2014)

 

A) ao final da sístole, após o fechamento de V, a pressão em VI cai lentamente durante toda a diástole.
B) cada ciclo cardíaco é iniciado em I pela geração espontânea de um potencial de ação, que se propaga diretamente para II, promovendo sua contração.
C) o fato de a sístole em II ocorrer primeiro é importante, pois possibilita a IV maior enchimento de sangue antes de bombeá-lo para a circulação sistêmica.
D) quando II e IV se encontram em diástole, as artérias relaxam, mantendo assim uma pressão adequada para que o sangue continue circulando até a próxima sístole.
E) a estimulação parassimpática é responsável pelo aumento das contrações em III, aumentando também o volume e a pressão de bombeamento do sangue.

 

Gabarito

1 – D

2 – E

3 – B

4 – A

5 – A

Fonte: Disponível em http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/sistema-circulatorio.asp (Acesso em 31 de maio de 2014)

 

Quarto momento: desvendando o conhecimento


Preparação do ambiente:

 

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula.


Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar o site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9800/pegando_carona_com_o_sangue.pdf por meio do qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre diferentes aspectos do funcionamento do sistema circulatório.

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Pegando carona com o sangue Experimento prático
Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

 

Artigo “A importância do blog na educação”, site Blog Aline Souza
Disponível: http://alinedesouzaeducar.blogspot.com.br/2013/03/a-importancia-do-blog-na-educacao.html (Acesso em 31 de maio de 2014)


Artigo “Potencialidade do uso do Blogs em educação”, site Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Disponível: http://bdtd.bczm.ufrn.br/tde_arquivos/9/TDE-2010-04-27T013000Z-2558/Publico/MicheleCMUA.pdf (Acesso em 31 de maio de 2014)

 

Sugestões de links para alunos:


Artigo: “Aprendendo com os blogs”, site Conexão Aluno
Disponível: http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/temas-especiais.asp?EditeCodigoDaPagina=4468    (Acesso em 31 de maio de 2014)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na criação dos blogs.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.