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Célula: unidade básica dos seres vivos

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
VANESSA FONSECA GONCALVES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria e Leandro Rezende

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Moléculas, células e tecidos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Elaborar o conceito de célula.
  • Identificar as estruturas básicas das células.
  • Diferenciar a célula animal da célula vegetal.
  • Pesquisar sobre a história da Citologia.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Componentes bióticos e abióticos.
Estratégias e recursos da aula
  • Investigação por meio de experimentos práticos.
  • Registros.
  • Exibição de vídeo.
  • Elaboração de um mapa conceitual.
  • Pesquisa em fontes bibliográficas.
  • Criação de um blog.
  • Atividades em grupos.
  • Atividades de socialização das informações.

 

Os seres vivos desde os microrganismos até os seres vivos gigantescos como as baleias, são formados por células.

 

AULAS 1 e 2: Observando células

Esta atividade tem como objetivos: apresentar ao aluno procedimentos de como preparar uma lâmina para observar células ao microscópio, confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, identificar padrões em organismos vivos por meio da observação e experimentação, explicar a manifestação de características nos seres vivos e colaborar para a construção de argumentos.

- A atividade será realizada no Laboratório de Biologia ou no Laboratório de Ciências da escola.  

 

Para o professor:

1) Providencia, com antecedência, os seguintes materiais: 

- Elódea (planta aquática).

- Cotonetes.

- Contas-gotas.

- Corante (lugol).

- Lâminas e lamínulas.

- Pinça.

- Microscópio.

Elódea

Imagem de uma elódea. Disponível em: https://bio.rutgers.edu/~gb101/lab1_cell_structure/elodea/whole_plant.jpg. Acesso em 06 de junho de 2014.

 

Microscópio moderno

Imagem de um microscópio. Disponível em: http://www.dicasfree.com/wp-content/uploads/microsc%C3%B3pio-moderno.jpg. Acesso em 06 de junho de 2014.

 

Lâminas e lamínulas

Imagem de lâmina e lamínula. Disponível em: http://www.vidrariadelaboratorio.com.br/wp-content/uploads/2012/12/lamina-e-laminula.jpg. Acesso em 06 de junho de 2014.

 

2) Organize um roteiro de registro para os alunos, conforme sugestão:

Título: Observando células

Objetivos: Preparar lâminas para a observação de células e identificar as diferenças entre as células animal e vegetal.

Material: elódea, cotonetes, conta-gotas, corante (lugol), lâminas, lamínulas, pinça, microscópio.

Procedimento:

- Preparação da lâmina de célula vegetal

  1. Com o auxílio de uma pinça, retire cuidadosamente uma folha da elódea.
  2. Coloque a folha sobre a lâmina.
  3. Posicione a lamínula de maneira inclinada ao lado da folha. Deixe a lamínula cair sobre a folha. Isso diminui a formação de bolhas de ar, que prejudicam a visualização.

- Preparação da lâmina de célula animal:

Com o auxílio de um cotonete, passe cuidadosamente na mucosa bucal.

  1. Esfregue o cotonete com a mucosa bucal sobre a lâmina.
  2. Adicione uma gota de corante sobre a lâmina.
  3. Posicione a lamínula de maneira inclinada ao lado do esfregaço. Deixe a lamínula cair sobre o esfregaço. Isso diminui a formação de bolhas de ar, que prejudicam a visualização.

Coloque as lâminas das células vegetal e animal sobre a platina do microscópio, regule o aumento, ajuste o foco e observe a preparação.

Resultado e discussão:

  1. Desenhe o que você observou ao microscópio. Indique com legendas o nome das estruturas que você conseguiu identificar e suas respectivas funções.
  2. O que você observa em relação às estruturas presentes nas células vegetal e animal? Existem estruturas semelhantes? E diferentes?
  3. O que você observa em relação ao número de células presentes nas lâminas?

3) Para a realização da atividade, os alunos deverão ser organizados em grupos de acordo com a disponibilidade de material da escola. Cada grupo deverá preparar e observar em um microscópio as duas lâminas.

4) Após a observação e registro dos alunos, organize um momento para a socialização das informações. Cada grupo deverá apresentar aos outros colegas, as ideias discutidas e registradas.

5) Nesta atividade, os alunos poderão identificar: a membrana, o citoplasma, a parede celular e os cloroplastos nas células vegetais; a membrana, o citoplasma e o núcleo nas células animais. Na célula vegetal, o núcleo não será identificado devido ao fato de não utilizarmos corante.

6) Discuta com os alunos o conceito de célula, as estruturas básicas das células e as diferenças entre as células vegetal e animal.

Todos os seres vivos são formados por células. Os vírus não são formados por células, por isso existe uma discussão se eles são considerados seres vivos ou não. A célula é a unidade básica estrutural e funcional dos seres vivos. Todas elas têm uma composição semelhante, sendo formadas por: membrana, citoplasma e núcleo. A célula vegetal, além destas estruturas, também é constituída de parede celular e cloroplasto. Os animais e os vegetais são formados por várias células, sendo nomeados de seres pluricelulares.

 

AULA 3: Célula animal e célula vegetal

Esta atividade tem como objetivos: confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, identificar padrões em organismos vivos por meio da observação e colaborar para a construção de argumentos.

- A atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática da escola ou em uma sala de aula com equipamento de áudiovisual (notebook, data show e caixas de som).

Células da folha de elódea

Imagem de células vegetais presentes na folha de elódea. Fonte: Vanessa Fonseca Gonçalves.

 

Esfregaço de mucosa bucal

Imagem de uma célula presente na mucosa bucal. Fonte: Vanessa Fonseca Gonçalves

 

Para o professor:

1) Os alunos poderão acessar individualmente o vídeo ou visualizá-lo na sala de aula com equipamento de áudio-visual .

UNICAMP. Viagem à célula. Duração 10min03seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=FULh4hXgEAk. Acesso em 06 de junho de 2014. 

2) Durante a exibição do vídeo, estimule os alunos a registrarem algumas informações, tais como: a importância do microscópio para o descobrimento das células, as estruturas das células, as diferenças entre células animal e vegetal,  o número de células.

3) Organize um momento para os alunos socializarem as informações com os colegas. Estimule e oriente a participação de todos. Todos devem apresentar as ideias e, ao mesmo tempo, ouvir as considerações dos colegas.

3) Em seguida, juntamente com os alunos, organize, no quadro, um mapa conceitual com as ideias apresentadas pelos alunos. 

- Para maiores informações sobre como elaborar um mapa conceitual, acesse o documento Mapas conceituais e aprendizagem significativa, do professor Marcos Antônio Moreira. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf  Acesso em 06 de junho de 2014.

 

AULA 4: Pesquisa em fontes bibliográficas

- As pesquisas poderão ser realizadas no Laboratório de Informática ou em outros espaços, como bibliotecas.

Para o professor:

1) Organize os alunos em grupos de até 4 alunos.

2) Solicite aos alunos que realizem uma pesquisa em fontes bibliográficas sobre a história da citologia, enfatizando a invenção do microscópio e a descoberta da célula. 

- Sugestões de sites para pesquisa:

UFPE. Histórico da Citologia/Biologia Celular. Disponível em: http://www.ufpe.br/citologia/hp04.htm. Acesso em 06 de junho de 2014.

CAPELLA, Gabriel. Introdução à Citologia. Disponível em: http://capellaresumo.com/artigo/introducao-a-citologia. Acesso em 06 de junho de 2014.

CARDOSO, Mayara Lopes. Teoria Celular. Disponível em: http://www.infoescola.com/citologia/teoria-celular/. Acesso em 06 de junho de 2014.

 

3) Solicite aos alunos que organizem as informações em um blog, aberto a comentários do professor e dos colegas da turma.

- Para maiores informações sobre como elaborar um blog, acesse a aula Criando um blog, de Walleska Bernardino Silva e Eliana Dias, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20258. Acesso em 06 de junho de 2014.

Recursos Complementares

- Célula animal e vegetal: diferenças. Duração 3min03seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=_67uceIwO9Q. Acesso em 06 de junho de 2014.

- Animação célula 3D. Duração 8min03seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gyGWN_Vk2ps. Acesso em 06 de junho de 2014.

Avaliação

O processo avaliativo deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem. A participação e envolvimento dos alunos com as atividades propostas e as produções coletivas, orais e escritas serão avaliadas.

Para a avaliação quantitativa, os registros nos roteiros, produção coletiva do mapa conceitual e a pesquisa em fontes bibliográficas poderão ser utilizados para verificar se os alunos ampliaram o seu conhecimento sobre a célula.

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