11/11/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual |
Identificar a produção do artista Joseph Beuys.
Relacionar a sua biografia e o seu cotidiano com possibilidades de produção artística.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Joseph Beuys () é um artista que se enquadra nas discussões da Arte Contemporânea. Desde que decidiu ser artista produziu intensamente: desenhos, esculturas, instalações, ações... Foi um artista extermamente preocupado com as questões e tensões da époica em que viveu. Sua inquietude o levou a ocupar-se artisticamente das questões ambientais, sociais, pedagógicas, estéticas, filosóficas, políticas... Daí toda a importância de se estudar este artista nas aulas de artes.
Aula 1
Mostre aos seus alunos algumas obras de Beuys. Pergunte a eles o que acham dos trabalhos deste artista. Em seguida entregue o texto "Os materiais de Joseph Beuys" aos seus alunos e faça uma leitura coletiva do texto: peça que um dos alunos leia em voz alta o primeiro parágrafo, peça a outro aluno que leia o segundo e assim sucessivamente. Durante a leitura do texto faça explicações se necessário, estimule os alunos a dizerem qual foi o entendimento de cada parágrafo e por fim qual o entendimento do todo do texto.
"Cadeira com gordura, 1963".
"Como se explicam quadros a uma lebre morta, 1965". (detalhe)
Fotografia de: "C omo se explicam quadro s a uma lebre morta, 1 965".
Fotografia de: "Coiote/Joseph Beuys: I like America and America likes Me, 1974".
Fotografia de: "I like America and America likes Me, 1974".
"Infiltração homogênia para piano de calda, 1966"
"The pack (a matilha), 1969".
Os materiais de Joseph Beuys
Os materiais de Joseph Beuys(1921-1986) são retirados do cotidiano. Falam de um mundo de restos, de sobras, de dest ruição. Suas escolhas estão fortemente relacionadas com a realidade da Alemanha do Pós-Guerra e sobretudo com um elemento biográfico. Beuys foi abatido durante a última guerra no Fronte da Crimée, quando ele pilotava um stuka das Forças Armadas Alemãs. Beuys foi recolhido pelos membros de uma tribo tártara e cuidado por eles. Embalsamado de gordura animal e recoberto de feltro, progressivamente reaquecido e reconduzido à vida, Beuys conservou na lembrança este acontecimento. Sem dúvida é esta a lembranç a que temos que ter em mente ao encontrarmos materiais como o felt ro e a gordura animal em seus trabalhos.
Notemos como os ma teriais carregam em si os aspectos formais d a obra. Geralmente, em Beuys, a cor é soment e aquela do ma terial. Não há process o de coloração das obr as.
Seguindo uma intuição, somos levados a crer que há algo muito importante presente em suas escolhas: feltro, mel, cobre, cera, gordura animal, terra, palha, asfalto, ouro e tantos outros materiais nos indicam constantemente algo da ordem do imaterial, de uma energia dispendida ou condensada, conduzida ou acumulada a partir de trabalho h umano.
Para Beuy s a arte é uma atividade criativa fundadora de novos movimentos nas vivências do homem.
Em Beuys, os materiais são eles mesmos, no sentido de que não constituem matéria-prima para a criação de uma outra forma específica. Suas características essenciais entram em relação, a partir da sua presença em um mesm o recinto. O material nos permite experimentar sensações de estranhamento e identificações com determinadas realidades e é esta a incógnita motora de todo pensamento na obra de Beuys. Em Beuys, alguns materiais são condutores de energia: cobre, zinco, ferro, chumbo, permitindo sua transmissão. Outras substâncias atuam como isolantes, como o ar, o vidro, a madeira, o feltro. Como vemos, os materiais utilizados por Beuys o são não somente em função de seus aspectos, mas em função de suas propriedades físicas. Não é apenas a aparência que está em jogo.
(Este texto é uma adaptação de Luís Carbogim do artigo "FORMAS E FORMULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE A ARTE E A VIDA: Joseph Beuys e Kurt Schwitters" de Elida Tessler)
Após a leitura do texto pergunte aos alunos o que mudou no entendimento deles sobre os trabalhos de Beuys.
Passe a questão abaixo como tarefa para a próxima aula:
Quais materiais você relaciona com a sua biografia? Trazer os materiais que forem po ssíveis para você utilizá-los na experimentação que iremos fazer.
Aulas 2 e 3
Professor, mostre novamente os trabalhos de Beuys, retome a discussão da relação mater iais/biografia e peça aos alunos que produzam cada um o seu trabalho com os materiais trazidos de casa pertinentes à tarefa deixada pela aula 1. Beuys trabalha em sua obra a relação biografia/materiais. A proposta das aulas 2 e 3 é que cada aluno produza um trabalho que tenha na relação 'sua biografia/seus materiais' a pauta para a sua produção. Deixe disponível para eles o máximo possível de materiais . Acompanhe o processo de criação de cada um orientando-os e instigando-os . Sugiro que por fim a turma organize uma exposição com estes trabalhos.
Aula 4
Nesta aula será feita a avaliação, o balanço final deste trabalho com Beuys. Professor, a proposta está abaixo, no item "Avaliação".
Sugiro o livro "Joseph Beuys" de Alain Borer da Ed. Cosac & Naify.
No link abaixo você encontrará um artigo que discute a obra de Joseph Beuys:
http://www.digestivocultural.com/ensaios/ensaio.asp?codigo=8
Cada aluno deverá apresentar a sua produção para os demais. Nesta apresentação você, professor, poderá detectar se há pertinência entre a biografia do aluno e os materiais utilizados por ele (foco da problemática das aulas). Deixe que eles interajam entre si. Esta apresentação das produções é de extrema importância para amadurecer o discurso artístico dos alunos; promover a discussão crítica; por à prova a pertinência entre idéias, materiais utilizados e execussão.
Cinco estrelas 1 classificações
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26/09/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula Luís Felipe, estou lendo "Arte como Expeiência" de Dewey e acho que ele adoraria ter conhecido Beuys, como gostei de sua aula, de ter chamado minha atenção para o fato de que Beuys não usava materiais para a coloração, mas aceita a cor natural dos materiais que emprega, aproximando vida e arte.