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A importância da relação entre a biografia e os materiais na poética de Joseph Beuys.

 

11/11/2009

Autor e Coautor(es)
LUIS FELIPE DE SOUZA CARBOGIM
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Artes Artes visuais: desenvolvimento da linguagem visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a produção do artista Joseph Beuys.

Relacionar a sua biografia e o seu cotidiano com possibilidades de produção artística.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Joseph Beuys () é um artista que se enquadra nas discussões da Arte Contemporânea. Desde que decidiu ser artista produziu intensamente: desenhos, esculturas, instalações, ações... Foi um artista extermamente preocupado com as questões e tensões da époica em que viveu. Sua inquietude o levou a ocupar-se artisticamente das questões ambientais, sociais, pedagógicas, estéticas, filosóficas, políticas... Daí toda a importância de se estudar este artista nas aulas de artes.

Aula 1

Mostre aos seus alunos algumas obras de Beuys. Pergunte a eles o que acham dos trabalhos deste artista. Em seguida entregue o texto "Os materiais de Joseph Beuys" aos seus alunos e faça uma leitura coletiva do texto: peça que um dos alunos leia em voz alta o primeiro parágrafo, peça a outro aluno que leia o segundo e assim sucessivamente. Durante a leitura do texto faça explicações se necessário, estimule os alunos a dizerem qual foi o entendimento de cada parágrafo e por fim qual o entendimento do todo do texto.

"Cadeira com gordura, 1963".

"Como se explicam quadros a uma lebre morta, 1965". (detalhe) Fotografia de: "C omo se explicam quadro s a uma lebre morta, 1 965".

Fotografia de: "Coiote/Joseph Beuys: I like America and America likes Me, 1974".

Fotografia de: "I like America and America likes Me, 1974".

"Infiltração homogênia para piano de calda, 1966"

"The pack (a matilha), 1969".

"Terno de feltro, 1970"

Os materiais de Joseph Beuys

Os materiais de Joseph Beuys(1921-1986) são retirados do cotidiano. Falam de um mundo de restos, de sobras, de dest ruição. Suas escolhas estão fortemente relacionadas com a realidade da Alemanha do Pós-Guerra e sobretudo com um elemento biográfico. Beuys foi abatido durante a última guerra no Fronte da Crimée, quando ele pilotava um stuka das Forças Armadas Alemãs. Beuys foi recolhido pelos membros de uma tribo tártara e cuidado por eles. Embalsamado de gordura animal e recoberto de feltro, progressivamente reaquecido e reconduzido à vida, Beuys conservou na lembrança este acontecimento. Sem dúvida é esta a lembranç a que temos que ter em mente ao encontrarmos materiais como o felt ro e a gordura animal em seus trabalhos.

Notemos como os ma teriais carregam em si os aspectos formais d a obra. Geralmente, em Beuys, a cor é soment e aquela do ma terial. Não há process o de coloração das obr as.

Seguindo uma intuição, somos levados a crer que há algo muito importante presente em suas escolhas: feltro, mel, cobre, cera, gordura animal, terra, palha, asfalto, ouro e tantos outros materiais nos indicam constantemente algo da ordem do imaterial, de uma energia dispendida ou condensada, conduzida ou acumulada a partir de trabalho h umano.

Para Beuy s a arte é uma atividade criativa fundadora de novos movimentos nas vivências do homem.

Em Beuys, os materiais são eles mesmos, no sentido de que não constituem matéria-prima para a criação de uma outra forma específica. Suas características essenciais entram em relação, a partir da sua presença em um mesm o recinto. O material nos permite experimentar sensações de estranhamento e identificações com determinadas realidades e é esta a incógnita motora de todo pensamento na obra de Beuys. Em Beuys, alguns materiais são condutores de energia: cobre, zinco, ferro, chumbo, permitindo sua transmissão. Outras substâncias atuam como isolantes, como o ar, o vidro, a madeira, o feltro. Como vemos, os materiais utilizados por Beuys o são não somente em função de seus aspectos, mas em função de suas propriedades físicas. Não é apenas a aparência que está em jogo.

(Este texto é uma adaptação de Luís Carbogim do artigo "FORMAS E FORMULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE A ARTE E A VIDA: Joseph Beuys e Kurt Schwitters" de Elida Tessler)

Após a leitura do texto pergunte aos alunos o que mudou no entendimento deles sobre os trabalhos de Beuys.

Passe a questão abaixo como tarefa para a próxima aula:

Quais materiais você relaciona com a sua biografia? Trazer os materiais que forem po ssíveis para você utilizá-los na experimentação que iremos fazer.

Aulas 2 e 3

Professor, mostre novamente os trabalhos de Beuys, retome a discussão da relação mater iais/biografia e peça aos alunos que produzam cada um o seu trabalho com os materiais trazidos de casa pertinentes à tarefa deixada pela aula 1. Beuys trabalha em sua obra a relação biografia/materiais. A proposta das aulas 2 e 3 é que cada aluno produza um trabalho que tenha na relação 'sua biografia/seus materiais' a pauta para a sua produção.  Deixe disponível para eles o máximo possível de materiais . Acompanhe o processo de criação de cada um orientando-os e instigando-os . Sugiro que por fim a turma organize uma exposição com estes trabalhos.

Aula 4

Nesta aula será feita a avaliação, o balanço final deste trabalho com Beuys. Professor, a proposta está abaixo, no item "Avaliação".

Recursos Complementares

Sugiro o livro "Joseph Beuys" de Alain Borer da Ed. Cosac & Naify.

No link abaixo você encontrará um artigo que discute a obra de Joseph Beuys:

http://www.digestivocultural.com/ensaios/ensaio.asp?codigo=8

Avaliação

Cada aluno deverá apresentar a sua produção para os demais. Nesta apresentação você, professor, poderá detectar se há pertinência entre a biografia do aluno e os materiais utilizados por ele (foco da problemática das aulas). Deixe que eles interajam entre si. Esta apresentação das produções é de extrema importância para amadurecer o discurso artístico dos alunos; promover a discussão crítica; por à prova a pertinência entre idéias, materiais utilizados e execussão.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • danillo villa, UEL, univeridade estadual de Londrina , Paraná - disse:
    danillovilla@bol.com.br

    26/09/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula Luís Felipe, estou lendo "Arte como Expeiência" de Dewey e acho que ele adoraria ter conhecido Beuys, como gostei de sua aula, de ter chamado minha atenção para o fato de que Beuys não usava materiais para a coloração, mas aceita a cor natural dos materiais que emprega, aproximando vida e arte.


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