Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo os animais - História: Soltando os bichos

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANY NASCIMENTO CUSTODIO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar e pesquisar  as características e classificação dos animais.
  • Identificar os sons dos animais.
  • Vivenciar brincadeiras relacionadas aos animais.
  • Aprimorar as habilidades de oralidade, leitura, interpretação e escrita de textos.
  • Criar um jogo da memória relacionado ao tema.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 4º ano do Ensino Fundamental.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2. Conhecendo os bichos - brincando e lendo

1. Professor proponha aos alunos uma brincadeira de mímica para introduzir o tema a ser estudado. Entregue para cada aluno um papel e solicite que ele escreva o nome de um animal sem que os colegas vejam. Recolha os papéis e observe se algum animal escrito foi repetido, caso tenha nomes repetidos solicite aos alunos que escrevam outros. Coloque os papéis em uma caixinha e proponha a divisão de 4 grupos. A brincadeira será realizada com um de cada grupo, por vez, pegar aleatoriamente o um papel com o nome do animal e terá que fazer a mímica dele. O grupo que conseguir adivinhar primeiro, ganha um ponto e escolhe um grupo para fazer a próxima mímica. Defina um tempo para cada mímica. Determine um tempo para esta atividade ou utilize todos os papéis que estiver na caixinha.

ffdd

Fonte: http://cr.i.uol.com.br/novidades/brincadeiras_julho4.jpg. Acesso em 16 de maio de 2014.

2. Finalizada a brincadeira informe aos alunos a temática que eles conhecerão nas próximas aulas: Os animais. Para isto faça uma roda de conversa e proponha algumas perguntas.

1) Quais são os animais que vocês gostam mais?

2) Qual animal acha mais feroz?

3) Tem algum animal em casa?

4) Qual animal gostaria de ver bem de pertinho?

Apresente o livro "Soltando os bichos" do autor Paulinho Pedra Azul. Professor, se possível, compre alguns exemplares do livro ou apresente a história com as imagens escaneadas do livro, utilizando um Data Show

c

Fonte: http://www.le.com.br/public/imgs/up/SOLTANDO_OS_BICHOS.jpg. Acesso em 16 de maio de 2014.

Soltando os bichos

O urubu

O voo mais bonito é do feio urubu, que passeia pelas nuvens do Brasil até o Peru. Ele dá uma pirueta e voa mais que o gavião, mas quando está com fome voa mesmo é para o chão.

O tatu

O tatu quando tem medo cava, cava, sem parar escondendo do homem mau que só pensa em matar ele cava o mundo inteiro procurando proteção, se no Brasil não tem saída ele cava até o Japão.

O gato

Ele pula sete vezes multiplicando por sete. Tem as unhas afiadas parecendo um canivete. É mansinho e treteiro come todo o espaguete é amigo do leiteiro e vive pintando o sete.

O cachorro

Late com o barulho da lata, luta igual ao leão. Guarda a casa do amigo, não deixa entrar ladrão. Pega o jornal na boca e entrega pro patrão.

A girafa

Do pescoço da girafa me contaram uma história, engoliu uma garrafa, se não me falha a memória. Depois de tanto tossir a cabeça espichou a garrafa voou longe e o pescoço assim ficou.

O leão

Rei da selva, rei da vida. Rei da caça, rei do ouro. Ele é muito afamado, mas tem medo do besouro.

O papagaio

Ele é tão falador, que quer ser o presidente. Prometeu salvar os bichos da floresta tão doente. Mas com tanto falatório um passarinho assim falou: Papagaio mente tanto que meu voto não levou.

O pavão

Mandaram de presente um leque para o João, quando ele abriu a caixa foi surpresa e confusão, pois o leque colorido era apenas um pavão.

Os peixes

São fachos de luz no fundo d'água. Uns machos, outros fêmeas, nadando juntos formando poemas.

O cavalo

Cavalinho galopando, saltou mais de mil estrelas. Se eu pudesse, viveria galopando a vida inteira, laçaria todos os astros, varreria todo mal e meu coração seria uma beleza de curral.

A galinha

Come milho, enche o papo. Bate papo no terreiro se apaixona pelo galo que cantou o dia inteiro.

O periquito

Pequenino e bonitinho, canta, canta, sem parar. Voa em bando pelo mundo comento as frutas do pomar. Quem quiser seguir seu rumo tem que aprender a voar.

O macaco

Pulando de galho em galho ele apronta estripulia. Gosta de comer pipoca e entrar numa folia. Fica todo lambuzado quando come melancia, ainda assopra os caroços na cabeça da Maria.

A elefanta

Armaram uma festa no céu e convidaram a bicharada. A elefanta de tão grande não pôde ser convidada. Chorou tanto aqui na terra que a festa foi cancelada, descobriram que sem ela a festa não seria da pesada.

Paulinho Pedra Azul

Fonte: Imagem da própria autora.

4. Ainda na roda de conversa, pergunte aos alunos se eles conhecem algum animal apresentado na história. Liste no quadro os nomes dos animais presente na história e retome na história as estrofes que fala de cada animal. Proponha a interpretação de cada estrofe descrevendo as características de cada animal. Registre coletivamente no quadro o nome dos animais em ordem alfabética, escreva as palavras no plural, o nome que dá para o macho e fêmea desses animais e sua classificação quanto a serem aves, mamíferos, répteis etc. Proponha aos alunos o registro no caderno.

Exemplo de registro

Ordem alfabética

Cachorro - Cavalo - Elefanta - Galinha - Gato - Girafa - Leão - Macaco - Papagaio - Pavão - Peixe - Periquito - Tatu - Urubu

Plural/ feminino/masculino

Cavalo - Plural: Cavalos; Macho: cavalo, fêmea: égua;

Galinha - Plural: Galinhas; Macho: galo, fêmea galinha.

Classificação

Aves: Urubu, papagaio, periquito, galinha, pavão.

Mamíferos: Cachorro, cavalo, elefanta, gato, girafa, leão, macaco, tatu.

Peixe: Peixes.

kh

Fonte: Imagem da própria autora.

Aula 3. Pesquisando sobre os animais da história

1. Professor retome a história do livro "Soltando os bichos" e divida a turma em duplas. Sorteie para cada dupla um animal apresentado na história para que eles façam a pesquisa. Entregue para cada um da dupla um roteiro de pesquisa. Divida esse roteiro em duas partes: a primeira parte será feita pelos alunos responsáveis pelo animal através do sorteio; a segunda parte será realizada por outro aluno da turma.

Roteiro para pesquisa.

Nome pesquisador 1:

Nome pesquisador 2:

1. Nome do animal.

2. Classificação.

3. Local que habita.

4. Alimentação.

5. Seu peso/altura.

6. Característica do corpo.

7. Curiosidades.

8. Desenho.

Fonte: Imagem da própria autora.

O responsável pelo animal será o pesquisador 1 e responderá os itens 1 ao 4. Leve os alunos para o Laboratório de Informática e proponha a pesquisa.

2. Finalizada a primeira parte da pesquisa, proponha aos alunos a troca de roteiros de pesquisa. Todos os alunos deverão trocar sua pesquisa com os colegas que tenham pesquisado sobre outros animais, diferentes do que foi pesquisado pela sua dupla. Nesse momento, os alunos estarão com o roteiro de pesquisa do colega e completarão os itens 5 a 8.

c

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-cG7odxBkQ0s/UBgJfDLDEUI/AAAAAAAAAAw/iTv6MVQFYFg/s1600/P1030802.JPG. Acesso em 17 de maio de 2014.

3. Na sala de aula, recolha as pesquisas dos alunos e proponha seguinte atividade. Entregue para os alunos um roteiro de pesquisa de que eles não tenham sido pesquisadores. Solicite aos alunos que se agrupem com o colega que esteja com o roteiro de pesquisa do mesmo animal que o seu. Proponha uma tarefa em casa: as duplas deverão confeccionar um cartaz com a descrição da pesquisa com imagens ilustrativas e criar um pequeno texto descrevendo todas as informações da pesquisa. A apresentação do trabalho será feito na próxima aula.

Professor essa atividade de pesquisar e trocar as pesquisas com os colegas promove uma interação entre os alunos, um leque maior de possibilidades e de conhecimentos sobre os animais além de fomentar a criatividade, o interesse e a curiosidade dos alunos.

Aula 4. Apresentação da pesquisa e realização de brincadeiras.

1. Proponha a apresentação de cada dupla sobre a pesquisa. Cada dupla por vez, colocará seu cartaz na parede da sala e explicará sobre as características de cada animal. Ao final de todas as apresentações, proponha aos alunos que escrevam um pequeno texto abordando dois animais que acharam mais interessantes e suas percepções e observações sobre as características desses animais.

d

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-Mhg9s2VE0ZE/U1r7hQJvFwI/AAAAAAAACiY/YeCAI9uKnT4/s1600/Escrevendo+Cartas+5.jpg. Acesso em 17 de maio de 2014.

2. Leve os alunos para a quadra ou o pátio e realize brincadeiras que tenham a temática sobre os animais citados na história e na pesquisa.

Jogo do cavalo

Material: uma folha de jornal para cada participante.

Como brincar: enrolar a folha de jornal como se fosse um canudo e prender atrás de quem vai brincar fazendo o rabo do cavalo. Combinar que a um sinal, todos que estão na brincadeira deverão tentar tirar o rabo do cavalo do outro, tentando não perder o seu. Quem perder seu rabo, dá a mão para outra criança que ainda tenha rabo e vai ajudá-la a não perder seu rabo. Depois de algum tempo termina o jogo. Todos batem palmas para os que conseguiram ficar com seu rabo.

sa

Fonte: http://i0.statig.com.br/bancodeimagens/bk/jy/c5/bkjyc5i9nno4j7jclv26mnoqr.jpg. Acesso em 17 de maio de 2014.

Gato mia

Material: venda para os olhos.

Escolha um aluno para vendar os olhos e ser o pegador. Todos os outros devem se esconder e a criança vendada deve tentar achá-los em meio a escuridão total, ao encostar em um dos participantes é necessário que o vendado adivinhe quem é o indivíduo, nesse momento em que é pego deve dizer “gato mia”, assim é possível identificá-lo pela voz. Professor para a segurança dos alunos, delimite um espaço menor para realização dessa brincadeira sem objetos por perto e um piso muito irregular. Fique próximo do aluno vendado para qualquer intervenção necessária.

s

Fonte: http://www.1mais1.com/uploads/arquivos/images/gato%20mia1.jpg. Acesso em 18 de maio de 2014.

Elefante colorido

Um participante é escolhido para comandar, no caso de crianças mais novas o ideal é que seja um adulto. Ele fica à frente dos demais e diz: “Elefantinho colorido!” Os outros respondem: “Que cor?” O comandante então grita o nome de uma cor e os jogadores correm para tocar em algo que tenha aquela tonalidade. Quanto mais longe o acesso a cor, mais difícil o jogo fica. Para os mais velhos a brincadeira ficará mais divertida se o comandante perseguir os outros participantes e tentar capturá-los antes que eles cheguem à cor. O primeiro capturado vira o próximo comandante.

dxsed

Fonte: http://meusjogosdemeninas.uol.com.br/uploads/userfiles/images/elefante%20colorido.png. Acesso em 18 de maio de 2014.

Professor, retome o texto criado pelos alunos na primeira atividade da aula e proponha uma roda de leitura dos textos. Cada aluno irá ler o texto do colega sentado a sua esquerda, terminada a leitura proponha o repasse do texto para o próximo colega a direita na roda. Finalizada a leitura dos textos, liste com os alunos os animais mais citados nas produções textuais e faça um ranking desses dados.

Aula 5. Construindo um jogo da memória

1. Professor essa aula tem como objetivo criar um jogo da memória relacionado com as características identificadas pelos alunos nas aulas anteriores, além de aprimorar as habilidades de atenção, concentração e memória visual. Assim, retome as duplas que apresentaram os trabalhos sobre os animais e proponha a construção de um jogo da memória. Entregue para cada dupla, dois cartões em branco. Os alunos, em um cartão, deverão escrever alguma característica do animal apresentada na história e, no outro cartão, o nome do animal.

Exemplo de fichas.

 

CACHORRO

 

Fonte: Imagem da própria autora.

 

LATE COM O BARULHO DA LATA

 

Fonte: Imagem da própria autora.

Os alunos deverão preencher todas as características que o livro apresenta sobre o animal. Finalizada a construção dos cartões organize um envelope e coloque dentro fichas de todos os animais com suas características de forma que em cada envelope esteja presente o nome de todos os animais da história e suas características. Divida os alunos em grupos de 4 alunos e entregue para cada grupo um envelope e proponha a brincadeira do jogo da memória. Faça várias rodadas dessa brincadeira e proponha a troca de envelopes para que os alunos conheçam outras fichinhas criadas pelos colegas baseadas na história.

No jogo os cartões ficaram voltados para a mesa, um aluno por vez irá virar dois cartões e relacioná-los. Um dos cartões deverá ser o nome do animal e o outro uma característica. Se os dois cartões se complementarem o aluno ganha os cartões e o direito de jogar de novo. Termina o jogo quando todas as peças forem pegas pelos jogadores e o ganhador será o aluno que tiver mais cartões ao final do jogo.

2. Reconhecendo os sons dos animais! Essa parte da aula tem por objetivo possibilitar aos alunos o reconhecimento de sons de alguns animais de acordo com sua vivência e experiência relativa ao assunto, além disse reconhecer esses sons em um determinado tempo. Professor apresente o áudio do vídeo: Som dos animais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Roh8nMmZPBc. Acesso em 18 de maio de 2014. Duração: 05min16seg. Entregue para os alunos um instrumento que numerados de 1 a 31. Nessa atividade os alunos deverão escutar o som dos animais e anotar nos quadrinhos o animal que corresponde ao som. Lembre os alunos que é de suma importância que façam silêncio para escutar bem o som, identificar e escrever o nome do animal na sequencia.

x

Fonte: Imagem retirada pela autora do site: https://www.youtube.com/watch?v=Roh8nMmZPBc. Acesso em 19 de maio de 2014.

Proponha aos alunos a troca de instrumento com o colega. Apresente o vídeo com imagens, áudio e solicite que os alunos com um lápis de cor corrijam a atividade do colega. Ao final da atividade solicite aos alunos que somem a quantidade de acertos do colega e solicite que os três alunos que acertarem o maior número de quadrinhos ganharão algum prêmio.

Professor apresente o áudio e ao final de cada som de animal interrompa o vídeo e dê alguns segundos para os alunos preencherem. Essa atividade é bem interessante, desafiadora e divertida. Finalize as aulas e proponha aos alunos que pesquisem os sons feitos pelos animais presentes na história "Soltando os bichos".

Sugestões de sites:

Sons de animais. Disponível em: http://audiocidades.utopia.org.br/biblioteca/biblioteca_sons_animais.html. Acesso em 19 de maio de 2014.

Lista das vozes dos animais. Disponível em: http://culturapopular.no.sapo.pt/sons_ani/sonsanim.htm. Acesso em 19 de maio de 2014.

Recursos Complementares

Mundo animal. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/. Acesso em 16 de maio de 2014.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram interpretar a história, compreender e identificar os animais, suas características e sua classificação; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.