19/06/2014
Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Para o bom aproveitamento dessa aula faz-se necessário que o aluno tenha domínio da leitura e da escrita ou esteja cursando o 4º ano do Ensino Fundamental.
Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Conhecendo os animais: História: Soltando os bichos, disponível no Portal do Professor.
Aulas 1, 2 e 3. De volta ao mundo dos animais da história: "Soltando os bichos".
IMAGENS DO LIVRO.
Fonte: Imagens da própria autora.
1. Professor para retomar com os alunos a história "Soltando os bichos" apresente as imagens do livro ou conte a história para os alunos. Proponha a criação de um teatro baseado nos personagens da história. Solicite aos alunos formem grupos de 6 alunos e que escolham 3 animais para seremos personagens principais de sua história.
Exemplo de grupos: 1) Gato, periquito e elefante. 2) Cachorro; galinha e papagaio. 3) Leão, urubu e pavão. 4) Girafa, tatu e peixe. 5) Cavalo e macaco.
Fonte: https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQo94xeYYbNf8ndR9cZ4d3EoeKS0nL59BfracEHAU7x6pjUo7G4. Acesso em 20 de maio de 2014.
2. Proponha aos alunos que criem uma história em que apareçam os animais como personagens. Nessa história os alunos terão que pensar em um local para acontecer as cenas e qual será o tema dos diálogos. Para auxiliar os alunos, entregue para cada grupo, máscaras relacionadas ao personagem.
Sugestões de algumas máscaras.
Elefante
Fonte: https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRYc3vhf7cCaKxhCIUP9sZvKggZLQjiP7xo6T6PWiveSTFw9Qb7xozTZMTK. Acesso em 20 de maio de 2014.
Gato
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_OAQJWBHBq6s/SbKGmrPULdI/AAAAAAAAApY/ORd7fiy3GmM/s320/m%25C3%25A1scara%2Bgato%2B001.jpg. Acesso em 20 de maio de 2014.
Leão
Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS8cyvx0ojQ2Az_Ta2V_vyUn3KoZRzRmxyA1olK_1jWQ-ylLiCz. Acesso em 20 de maio de 2014.
Auxilie os alunos na elaboração do tema central e das falas dos personagens. Proponha que utilizem as estrofes da história como temática para o teatro. Destine a 2º aula para finalizar o teatro e a 3º aula para os ensaios.
IMAGENS DO LIVRO.
Fonte: Imagens da própria autora.
Aula 4. Apresentação do teatro.
1. Proponha a apresentação dos teatros organizados pelos alunos. Organize-os em uma em um sequencia de apresentações. Ao final de cada apresentação solicite aos alunos que assistiram ao teatro que registrem no caderno o nome dos personagens, o tema central da história, onde ela se passa e a sua opinião em relação ao enredo.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/3576/imagens/mascara1.jpg. Acesso em 21 de maio de 2014.
2. Ao final das apresentações e dos registros, solicite aos alguns para fazer a leitura e socializar com os colegas.
Aula 5. Soltando os bichos? Eles vivem presos?
1. Professor retome com os alunos o título do livro. Pergunte o que eles entendem por "soltar os bichos", se existem animais que ficam presos e em que local é esse. Os alunos deverão refletir sobre os animais que vivem em um zoológico. Para isto, faça uma roda de conversa com os alunos e proponha um momento em que os alunos falem o que sabem sobre o zoológico.
1) Alguém já visitou um zoológico?
2) Quais animais mais legais já viram neste lugar?
3) Por que os animais ficam presos?
4) Se soltarmos os animais que estão no zoológico eles sobreviverão em habitats naturais?
Professor explique aos alunos que zoológico é um local específico para se manter e exibir os animais selvagens e domesticados ao público. Existem profissionais especializados, como veterinários e zootecnistas, que cuidam da alimentação, das jaulas, da saúde mental e física dos animais, entre muitas outras atividades. Esses locais existem por diversos fatores, dentre eles destacamos a pesquisa, a preservação e a educação, sendo que a diversão é o menos relevante. Assim os zoológicos têm o papel de proteger os animais e não de explorá-los.
Fonte: https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSkkLCWmp3TwQM6ez1IYJsNd9Ul8CAj8iwSBv_iSliuV1Gi_el-7A. Acesso em 22 de maio de 2014.
2. Liste no quadro os animais que os alunos já viram no zoológico pessoalmente ou pela televisão. Caso eles não tenham visto, sugira que proponham algum nome de animal que vive em zoológico. Apresente o vídeo: Animais do zoológico. Duração: 09min22seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9LRW4r8nKzc. Acesso em 22 de maio de 2014. Nesse vídeo os alunos observarão alguns animais que vivem em cativeiro no zoológico. Durante o vídeo proponha aos alunos que descrevam o animal que estão observando e que o nome dele está presente na lista do quadro.
3. Proponha aos alunos uma visita ao zoológico da cidade. Professor se não for possível a visita apresente o vídeo: Jardim zoológico de Brasília - DF e faça as próximas atividades baseadas nele. Duração: 11min53seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ot7bK3FW5MY. Acesso em 22 de maio de 2014.
4. Para a visita, organize com os alunos o roteiro de perguntas para apresentar ao guia do zoológico. Professor, anteriormente a essa preparação, explique para os alunos como o zoológico da cidade funciona e quais atitudes poderão ou não ser tomadas diante ao animal. Entregue para cada aluno um documento para os pais autorizarem a visita das crianças. Leve máquina fotográfica e/ou filmadora para registrar esse momento e programe com os guias do zoológico para auxiliar os alunos.
Roteiro de perguntas:
1) Número de animais criados no zoológico.
2) Quais o motivos que levarão os animais estarem ali.
3) Como é a convivência das pessoas e os animais.
4) Se eles ficam muito estressados com a presença dos visitantes.
5. Entregue para cada um esse roteiro de perguntas e crie linhas no instrumento para os alunos registrarem suas impressões.
IMAGENS DO LIVRO
Fonte: Imagens da própria autora.
Aulas 6 e 7. Visita ao zoológico e registro.
Fonte: https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT8M-B8Nu-hOJ0fzzoLpbrg9_z0z4sUgBVGL5ezKt4emtlGnZJU. Acesso em 23 de maio de 2014.
1. Organize os alunos para a visita ao zoológico. Cada aluno deverá ter em mãos o roteiro em uma prancheta e lápis de escrever. Registre com fotos ou filme esse momento. Solicite aos alunos que observem como os animais são tratados, se possuem momentos de diversão etc.
2. Na sala de aula, apresente as fotos tiradas no passeio e retome com os alunos, através dos registros, o que os alunos puderam observar nesse ambiente. Solicite aos alunos que façam um desenho dos animais que mais gostaram de conhecer. Organize um mural na sala de aula para os registros e desenhos dos alunos e as fotos tiradas no dia do passeio.
3. Para finalizar a aula apresente o vídeo: Turma da Mônica - Turma no zoológico. Duração: 07min13seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TU3lUOBDOpU. Acesso em 23 de maio de 2014.
Fonte: Imagem retirada pela autora do site: https://www.youtube.com/watch?v=TU3lUOBDOpU. Acesso em 23 de maio de 2014.
4- Após o vídeo, solicite aos alunos que listem no caderno as atitudes dos personagens do vídeo condizentes com as atitudes que um visitante de um zoológico deve ter. Reforce junto aos alunos que essas atitudes deverão ser observadas por todos. Caso tenham a oportunidade de visitar um zoológico, proponha uma comparação entre as atitudes observadas com as atitudes dos próprios alunos, durante o passeio no zoológico da cidade.
IMAGENS DO LIVRO
Fonte: Imagens da própria autora.
Zoológico. Disponível em: http://escola.britannica.com.br/article/482923/zoologico. Acesso em 23 de maio de 2014.
Observar a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram identificar e compreender a importância de um zoológico; se contribuíram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade da escrita, leitura e oralidade; se conseguiram verbalizar sobre suas impressões e percepções a cerca do tema. Registre suas observações para orientar seu planejamento futuro.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!