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HÁBITOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL: REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO

 

19/06/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a importância de ter uma alimentação saudável.
  • Conhecer sobre os benefícios de incluir o consumo de vegetais como legumes, verduras e frutas na alimentação diária.
  • Analisar e explicar quais são os hábitos necessários para garantir uma vida saudável.
  • Pesquisar sobre os hábitos alimentares de diferentes povos.
Duração das atividades
4 Aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental, devido aos recursos utilizados e habilidades envolvidas nas atividades.

 

Antes da realização das atividades, sugere-se que o professor assista ao vídeo produzido pela TV ESCOLA:

 

AULA LÁ FORA - EPS. 06 – ALIMENTAÇÃO. Duração: 27min. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4959. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

O vídeo trata da importância de se ter uma alimentação equilibrada. Apresenta o trabalho da professora Beatriz, que discute o tema alimentação com seus alunos, através de bate-papo com uma merendeira e uma nutricionista da rede que dão informações sobre os alimentos e sobre a cadeia alimentar entre outras atividades.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

 

1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo: Salada, do grupo Tiquequê. Vídeo Youtube. Duração: 1min43seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=73p0vqu_y6k#t=81. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

Figura 1- Imagem do vídeo Salada, do grupo Tiquequê, obtida pela autora através do site. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=73p0vqu_y6k#t=81. Acesso em 31 de maio de 2014.

 

2° momento: Pergunte aos alunos:

 

  • “Quem gosta de salada?”
  • “Quem come salada todos os dias?”
  • “Quem come salada de vez em quando?”
  • “Quem nunca come salada?”
  • “Quem sabe a importância de comer salada todos os dias?”

 

3° momento: Faça uma tabela na lousa com espaço para registrar quantos alunos gostam de salada, quantos alunos comem salada todos os dias, quantos comem de vez em quando e quantos nunca comem, conforme o que se segue:

 

Tabela elaborada pela autora (sugestão)

 

4° momento: Registre a opinião dos alunos sobre os benefícios de se comer salada todos os dias, em forma de fichas de cartolina, para serem afixadas em local visível da sala, em um quadro intitulado: “Benefícios do consumo diário de verduras e legumes”. Em seguida, apresente as informações desse consumo diário:

 

  • Fornecem fibras, minerais e vitaminas para o nosso organismo que ajuda no funcionamento do mesmo.
  • Possui alto teor de água, por isso hidrata o corpo.
  • Exige pouco tempo de preparo, porém uma boa higienização.
  • Fácil digestão pelo organismo.

 

Fonte: BRITO, Tatiane Trevilato de. As saladas estão presentes na sua vida? Entenda sua importância. Disponível em: http://www.anutricionista.com/as-saladas-estao-presentes-na-sua-vida-entenda-sua-importancia.html. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

5° momento: Divida o grupo em duplas e oriente-os a utilizar seus notebooks do projeto Um computador por aluno, caso sua escola faça parte do projeto, para fazer a pesquisa nos links indicados abaixo sobre os benefícios de comer legumes, verduras e frutas:

                                                           

  1. MORAES, Liana. Afinal qual a diferença entre legumes e verduras? Disponível em: http://qualidaenutricao.blogspot.com.br/2010/12/afinal-qual-diferenca-entre-legumes-e.html. Acesso em 02 de junho de 2014.
  2. Por que é importante comer frutas, legumes e verduras? Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/saude/por-que-e-importante-comer-frutas-legumes-e-verduras.html. Acesso em 01 de junho de 2014.
  3. Salada – A Importância das Saladas na Alimentação. Disponível em: http://www.ancorador.com.br/saude-fitness/bem-estar/salada-a-importancia-das-saladas-na-alimentacao. Acesso em 02 de junho de 2014.
  4. Saladas: Descubra seus benefícios. Disponível em: http://marcellanutri.blogspot.com.br/2013/02/saladas-descubra-seus-beneficios.html. Acesso em 01 de junho de 2014.
  5. UHL, Jennifer [tradução: Marcia Janaina]. Quais os benefícios das saladas? Disponível em: http://www.ehow.com.br/quais-beneficios-saladas-lista_195733/. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

6° momento: Após a leitura dos textos informativos, os alunos deverão listar as informações em forma de fichas para complementar as primeiras informações relatadas pelo professor e compor o quadro de “Benefícios do consumo diário de verduras e legumes”.

 

 

AULA 2

 

1° momento: Distribua a letra da música Salada, do grupo Tiquequê e solicite que circulem, na letra da música, os alimentos que compõem uma salada (cenourinha, chuchu, abobrinha, tomate, pepino, espinafre, couve, beterraba).

 

Figura 2- Imagem de pratos de salada. Disponível em: http://www.meubancodeimagens.com/wp-content/uploads/2012/08/fotos-saladas.jpg. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

SALADA

Compositores: Angelo Mundy e Diana Tatit

 

Filhinho lindo, amor do meu coração

Posso por uma cenourinha junto com seu macarrão?

Não!

Mas meu amor, só salsicha assim não dá

Ponho um pouco de chuchu, você não vai nem notar

Não!

Querido, pra mamãe ficar contente

Posso por uma abobrinha, dessas que a gente nem sente?

Não!

Mas, filhão, assim cê vai ficar fraquinho

Come um pouco de tomate, ou pelo menos um pepino

Não!

Meu filho, olha só, o papai come também

Come esse espinafre que vai te fazer tão bem!

Não!

Ai, ai, ai, ai, ai, a mamãe vai ficar brava

Ó, você escolhe, a couve ou a beterraba!

Não!

Ai, meu deus, o que foi que eu fiz?

Filho, come a salada, pra mamãe ficar feliz!

Não!

 

Letra disponível em: http://www.vagalume.com.br/tiqueque/salada.html#ixzz33dLKpM8B. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

Sugestão ao professor

 

Para conhecer o trabalho do grupo Tiquequê, acesse: http://www.tiqueque.com.br/. Acesso em 07 de abril de 2014.

 

 

2° momento: Explore com os alunos a letra da música e pergunte:

 

  • “O que vocês acharam dessa música?”
  • “Por que será que a mãe, na referida canção, parecia tão desesperada?”
  • “Vocês consideram que uma criança que não come nenhum tipo de verdura ou legume, tem uma alimentação saudável?”
  • “Que sugestão vocês dariam a essa mãe para convencer o seu filho a se alimentar melhor?”

 

 

3º momento: Oriente os alunos a produzirem um texto, em forma de uma carta, direcionado a essa criança da música, tentando convencê-la a se alimentar melhor. Nesse texto deverão estar explícitos os benefícios de uma alimentação saudável.

 

 

TAREFA DE CASA

 

Informe aos alunos que existem estudos sobre o significado das cores dos alimentos, das verduras e legumes, bem como sobre as funções desses alimentos no organismo. Indique os sites abaixo para que, em casa, procedam com uma pesquisa sobre o significado das cores dos alimentos. Os alunos deverão elaborar um cartaz com as principais informações, gravuras e imagens para ser apresentado na próxima aula.

 

Significado das cores nos alimentos. Disponível em: http://www.movinutricao.com.br/significado-das-cores-nos-alimentos/. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

SOARES, Aline de Farias. Cores dos alimentos e suas funções no organismo. Disponível em: http://essencialnutri.blogspot.com.br/2010/11/cores-dos-alimentos-e-suas-funcoes-no.html. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

Figura 3- Imagem de legumes, verduras e frutas nas cores vermelho/azul, amarelo/laranja e verde. Disponível em: http://maisbio.files.wordpress.com/2013/10/shutterstock_82887481.jpg. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

 

AULA 3

 

1° momento: Pergunte aos alunos quem sabe o que é “pirâmide alimentar”.

 

Explique que a Pirâmide Alimentar é um esquema gráfico que indica a proporção de cada tipo de alimento que deve ser ingerida diariamente, garantindo uma alimentação saudável e, consequentemente, a boa saúde.

 

A Pirâmide Alimentar foi adotada no Brasil em 1999. Em 2013, passou por modificações para melhorar a qualidade da dieta dos brasileiros.

 

As proporções continuam as mesmas, assim como a disposição dos grupos de nutrientes na pirâmide. Foram incluídos alguns alimentos, como o arroz integral, as folhas verde-escuras, peixes como salmão e sardinha e oleaginosas como castanha-do-pará.

 

Fonte: Pirâmide alimentar é redesenhada para melhorar a dieta dos brasileiros. Disponível em: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/07/13/piramide-alimentar-e-redesenhada-para-melhorar-a-dieta-dos-brasileiros.htm. Acesso em 02 de junho de 2014.

 

 

2° momento: Apresente aos alunos a Pirâmide Alimentar apropriada para crianças a partir dos seis meses de idade até a idade escolar, elaborada pelo Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Para maior visibilidade e melhor leitura do cartaz, fazer a impressão, nas medidas 594X841mm (tamanho A1), no mínimo.

 

Figura 4- Cartaz do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em: http://www.sbp.com.br/pdfs/14297e1-cartaz_Piramide.pdf. Acesso em 02 de junho de 2014.

 

Explique aos alunos que na base da pirâmide estão os alimentos que devem estar presentes na alimentação em maior quantidade. Na medida em que forem subindo os níveis da pirâmide, a frequência e/ou quantidade dos alimentos (em cada nível) devem ser menores ou restritas.

 

Fonte: Guia para a alimentação saudável. Disponível em: http://maisequilibrio.com.br/nutricao/piramide-alimentar-2-1-1-100.html. Acesso em 16 de junho de 2014.

 

Sugestão ao professor

 

Caso necessário, para transformar o arquivo com extensão “pdf” em imagem com extensão “jpg” utilizar o conversor online disponível em: http://pdf2jpg.net/. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

Professor, para ampliar seus conhecimentos sobre a alimentação adequada em cada fase da criança, acesse o Manual de orientação: alimentação do lactente, alimentação do pré-escolar, alimentação do escolar, alimentação do adolescente, alimentação na escola. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 2006. Disponível em: http://www.sbp.com.br/img/manuais/manual_alim_dc_nutrologia.pdf. Acesso em 02 de junho de 2014.

 

 

3° momento: Distribua cópia para cada aluno da “Quantidade de alimentos que corresponde a 1 porção”, segundo o Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Para maior visibilidade e melhor leitura do texto, fazer a impressão, nas medidas 420X594mm (tamanho A2), no mínimo.

 

Figura 5- "Quantidade de alimentos que corresponde a 1 porção", segundo o Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Texto recortado pela autora, do cartaz Pirâmide Alimentar.

 

Solicite que os alunos listem todos os alimentos mencionados e separe por grupos, conforme a quantidade recomendada para consumo diário, considerando a faixa etária pré-escolar e escolar, por exemplo:

 

01 porção por dia (feijões, óleos e gorduras, açúcar e doces)

  • DOCE DE LEITE CREMOSO;
  • GELÉIA;
  • MARGARINA;
  • FEIJÃO COZIDO;
  • ERVILHA;
  • LENTILHA;
  • ETC.

02 porções por dia (carnes e ovos)

  • BIFE BOVINO;
  • FRANGO GRELHADO;
  • OVO COZIDO;
  • ETC.

03 porções por dia (verduras/legumes, frutas, leites, queijos e iogurtes)

  • BANANA;
  • CAQUI;
  • PERA;
  • MAÇÃ;
  • BETERRABA;
  • CENOURA;
  • IOGURTE;
  • MUSSARELA;
  • ETC.

05 porções por dia (cereais, pães, tubérculos e raízes)

  • AIPIM, MACAXEIRA, MANDIOCA;
  • ARROZ BRANCO;
  • AVEIA;
  • BATATA;
  • PÃO FRANCÊS;
  • ETC.

 

 

4° momento: Para reforçar com os alunos o conceito e a importância de uma alimentação saudável, discutidos desde a primeira atividade, de forma divertida e com a participação de todos, convide-os a elaborarem uma Pirâmide Alimentar, constando os alimentos recomendados pelo Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, apresentados no 2° momento. Após o período de exposição em sala, recolha a Pirâmide Alimentar elaborada pelos alunos para uma futura exposição para toda a escola, juntamente com todos os trabalhos elaborados nessa temática, como forma de divulgarem e sensibilizarem os colegas quanto a importância de uma alimentação saudável para uma vida saudável.

 

Utilize revistas, jornais, papelão, tesoura sem ponta, cola, guache, pincel, caneta hidrográfica, giz de cera etc.

 

Seguem algumas fotos de alunos construindo uma Pirâmide Alimentar:

 

Figura 6- Alunos do 2° ano construindo a pirâmide alimentar. Escola Girassol, Salvador/BA. Disponível em: http://www.escolagirassol.com.br/conteudo/atividade_imagem/BFD7453B-90E3-8CEC-98833373E91C72DC.JPG. Acesso em 02 de junho de 2014.

 

Figura 7- Pirâmide alimentar construída pelos alunos da 7ª série. Escola Bom Jesus, Blumenau/SC. Disponível em: http://www.bomjesus.br/galeria/getImage/182/1475759621232242.JPG. Acesso em 02 de junho de 2014.

 

Figura 8- Alunos do 4° ano construindo a pirâmide alimentar. Colégio Santa Úrsula. Maceió/AL. Disponível em: http://www.ursula.com.br/galeria/410/foto008.jpg. Acesso em 02 de junho de 2014.

 

 

AULA 4 - A Alimentação ao redor do mundo

 

1° momento: Para iniciar a aula, pergunte aos alunos:

 

  • “Quem já teve a curiosidade de pesquisar sobre a alimentação ao redor do mundo?”
  • “Vocês conhecem alguma receita de comida que tem origem em outro país?”
  • “Vocês imaginam que há grandes diferenças na alimentação de outros povos?”

 

2° momento: Apresente aos alunos algumas fotos do livro Hungry Planet: What the World Eats (Planeta Faminto: O que o Mundo Come, tradução livre da autora). Disponível em: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,ERT337690-16940,00.html. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

Os autores percorreram o mundo mapeando os hábitos alimentares de 30 famílias em 24 países, que posaram com os alimentos que costumam consumir e informaram quanto é gasto por semana com a alimentação da casa.

 

Solicite que os alunos observem bem as fotos, porque é possível entender através delas um pouco sobre a saúde, a economia do local em que vivem e o estilo de vida destas famílias. Pois enquanto algumas famílias têm em sua alimentação alimentos frescos, saudáveis e mais nutritivos, outras consomem mais produtos industrializados, congelados.

 

 

3º Momento: Em seguida, proponha à turma que se divida em duplas para que pesquisem nos sites abaixo informações sobre a alimentação ao redor do mundo:

 

  1. Alimentação nas diversas partes do mundo. Disponível em: http://alimentesecomsabedoria.blogspot.com.br/2013/10/alimentacao-nas-diversas-partes-do-mundo.html. Acesso em 02 de junho de 2014.
  2. Conheça hábitos alimentares de outros povos. Disponível em: http://alimentesecomsabedoria.blogspot.com.br/2012/10/conheca-habitos-alimentares-de-outros.html. Acesso em 02 de junho de 2014.
  3. Hábitos alimentares de outros povos. Disponível em: http://www.zun.com.br/habitos-alimentares-de-outros-povos/. Acesso em 01 de junho de 2014.
  4. O Consumo: Uma visão sobre hábitos alimentares no Mundo. Disponível em: http://alunos.esfelgueiras.org/efaa0809/Doc/Alimenta%C3%A7%C3%A3o%202.pdf. Acesso em 02 de junho de 2014.

 

 

4º Momento: Após a pesquisa os alunos deverão tentar fazer um paralelo entre a alimentação brasileira e a alimentação nos demais países abordados nos textos, montando um quadro informativo e comparativo com características da alimentação (por exemplo: alimentos frescos ou não, saudáveis ou não, mais nutritivos ou não, produtos industrializados ou não, congelados ou não, quantidade de frutas/legumes/verduras, consumo de refrigerantes ou não etc.).

 

5° momento: Apresentar o quadro comparativo aos demais alunos da sala e procurar fazer uma reflexão sobre a alimentação, de acordo com as localidades pesquisadas.

 

6º momento: De volta às duplas, cada aluno deverá entrevistar o seu colega para informar-se sobre  “COMO SUA FAMÍLIA SE ALIMENTA?” Cada aluno deverá relatar o que come no café da manhã, no almoço, no jantar, bem como a quantidade consumida pela família, de uma maneira geral.  O objetivo dessa atividade é verificar se as informações construídas até então, no decorrer das aulas, têm fornecido elementos de análise para os alunos perceberem e avaliarem sua própria alimentação e de sua família. Os alunos deverão registrar a entrevista em papel avulso para ser afixado no caderno do colega, após a realização da mesma, com o seguinte cabeçalho direcionado às famílias:

 

“Prezado Sr. e Sra....

Em nossa aula hoje, entrevistamos o/a seu/sua filho/a para saber sobre como a sua família se alimenta e tivemos a seguinte informação relatada por ele/a. Pedimos a gentileza de analisar junto ao/a mesmo/a se tal alimentação corresponde com uma alimentação saudável e caso se identifique o contrário, solicitamos que registre com ele/a mudanças necessárias a serem feitas na alimentação da família. Seguem algumas perguntas norteadoras para a família e o/a aluno/a refletirem e realizarem a tarefa:

  • Vocês acreditam que alguns hábitos da sua família podem ser mudados para terem uma vida mais saudável?
  • Quais hábitos poderiam ser mudados?
  • Quais poderiam ser retirados e quais poderiam ser inseridos no dia a dia de sua família?”

 

7° momento: Divulgue o trabalho realizado a toda a escola, juntamente com todas as outras produções referentes ao tema "alimentação saudável" realizadas ao longo das atividades, no momento do recreio ou em feiras de conhecimento, com o intuito de sensibilizar mais alunos para a importância de hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida.

Recursos Complementares

ÁVILA, Elaine Peres. Decisões saudáveis. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/decisoes-saudaveis-623318.shtml. Acesso em 02 de junho de 2014.

 

KAPLAN, Sheila (coord.) et al. Conversando sobre saúde com crianças. Ciência Hoje na Escola. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015496.pdf. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

MUHLPOINTNER, Marcos D. O que é um prato bem feito? Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/prato-bem-feito-687723.shtml. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

OLIVEIRA, Pamela Faria. Alimentação saudável - Construindo a pirâmide alimentar. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51384. Acesso em 03 de junho de 2014.

 

Produtos de A a Z. Disponível em: http://www.sacolaoreal.com.br/produtos-de-a-a-z/. Acesso em 01 de junho de 2014.

 

RECINE, Elisabetta e RADAELLI, Patrícia. Alimentação e cultura. Disponível em: http://189.28.128.100/nutricao/docs/geral/alimentacaoCultura.pdf. Acesso em 01 de junho de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure identificar no decorrer das aulas se os alunos conseguiram compreender a importância dos hábitos para uma vida saudável, como a adoção de uma alimentação saudável. Avalie se no decorrer das aulas os alunos repensaram seus próprios hábitos alimentares. Como forma de verificar se as aulas provocaram mudanças nos hábitos alimentares dos alunos, construa novamente o quadro sobre quantos alunos comem verduras e legumes na refeição e compare-o com o quadro construído no início da primeira aula. Por fim, procure identificar a participação individual e coletiva dos alunos, a desenvoltura no trabalho em grupo e o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas nas atividades.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Rosilene, UFMG , Minas Gerais - disse:
    rosilenefernandes1000@hotmail.com

    20/05/2015

    Cinco estrelas

    Achei a proposta bem elabora e completa. Os alunos poderão utilizar vários recursos para construir o conhecimento sobre o tema. A proposta favorece ainda, um grande apoio para o professor através de textos complementares para q ele possa enriquecer as aulas . O tema abordado é bem atual e se apresentado de forma instigante e dinâmica para os alunos. Os conhecimentos prévios são sempre levados em conta e a sequência de aulas favoreceu para que o tema não se torne cansativo! Gostei muito.


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