19/06/2014
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Para a realização desta aula é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno algumas habilidades de leitura, através de diferentes estratégias, a fim de que ele seja capaz de ler e de interpretar: ilustrações, pequenos textos e histórias e ainda tenha certo domínio da leitura, da escrita e da ordem dos números de um, dois e três algarismos. E mesmo que ainda não dominem o algoritmo da multiplicação. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto Um Computador por Aluno - UCA.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é o compromisso formal assumido pelos governos federal, estadual e municipal para assegurar que todas as crianças estejam plenamente alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 02 de jun. 2014.
Sítio: Pacto Nacional pela a Alfabetização na Idade Certa. Disponível em: <http://www.geadas.com.br/pnaic/images/Pacto/Oficiais/pacto_livreto.pdf>. (Neste sítio você encontrará informações sobre o programa, esclarecimentos sobre o curso de formação dos docentes, materiais utilizados dentre outras.). Acesso em: 02 de jun. 2014.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa sobre o que sabem sobre multiplicação. Promova um momento de descontração e apresente a história do livro “Onde estão as multiplicações?” de Luzia Faraco Ramos a seguir:
Fonte: Sítio: "Slideshare – Onde estão as multiplicações?”. Disponível em : <http://pt.slideshare.net/justinocamboim/onde-esto-as-multiplicaes >. (Neste sítio você encontrará a história “Onde estão as multiplicações?” em slides.). Acesso em: 04 de jun. 2014.
Professor, promova um diálogo sobre a história apresentada levantando os seguintes questionamentos:
Agora, proponha a turma que destaque as situações descobertas pelas crianças na história que envolveram as multiplicações. Em seguida, resolva as situações problema apresentadas na história.
a) Leonardo é colecionador de miniaturas de carrinhos. Ele guarda e organiza seus carrinhos dentro de caixas. Sabendo-se que ele tem ao todo 10 caixas com 4 carrinhos cada uma. Quantas miniaturas de carrinhos Leonardo possui?
b) Caio tem 8 baratas de borracha. Cada barata tem 6 patas. Quantas patas tem 6 baratas de borracha juntas?
c) No caminho de volta para casa Adelaide comprou um ramalhete de flores. Ao chegar em casa ela colocou 8 flores em cada um dos 5 jarros da sala. Quantas flores Adelaide comprou?
d) Observe o muro por onde Binha e Adelaide passaram. Elas não perceberam que ali havia um exemplo de multiplicação.
Pesquise alguns exemplos de onde você utiliza a multiplicação em seu dia a dia e depois, ilustre sua resposta.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para iniciar a aula promova um momento para os alunos apresentarem os exemplos de multiplicação que encontraram no dia a dia deles.
Convide os alunos para brincarem com um jogo de boliche diferente. (O jogo deverá ser confeccionado pelo professor e alunos.).
Façam assim:
- Material necessário: 10 garrafas Pet, uma bola e uma tabela.
- Escolha o número de participantes: Grupos de 5 alunos.
- Como preparar a brincadeira:
Como jogar:
EXPLORANDO AS IDEIAS DO JOGO
Professor, peça aos alunos para completar a tabela de acordo com cada jogada:
TABELA DO JOGO |
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Partidas |
Quantidade de garrafas derrubadas |
Valor de cada garrafa |
Somando |
Total de pontos |
1ª partida |
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2ª partida |
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3ª partida |
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4ª partida |
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Fonte: Acervo da própria autora.
a) Quem venceu o jogo?___________________________________________
b) Qual foi a quantidade de pontos que você conseguiu juntar? ________________________________________________________________
c) Quem fez menos pontos? Quantos pontos a menos que o vencedor?________________________________________________________
2. Lucas, Diego, Gabriel, Amanda e Maria Júlia estavam jogando boliche. Cada garrafa valia 4 pontos.Veja como ficou a 1ª partida:
a) Agora, calcule a pontuação de cada jogador na 1ª partida. Anote seus cálculos para mostrar como você pensou:
Lucas:
Diego:
Gabriel:
Amanda:
Maria Júlia:
b) Monte e pinte no gráfico, a pontuação que cada criança conseguiu.
Fonte: Acervo da própria autora.
03- Desenhe quantas garrafas Maria Júlia precisaria derrubar para fazer 36 pontos:
04- Pedro um jogador de outro grupo teve bastante sorte e derrubou todas as garrafas em cada uma das partidas. Use a adição e a multiplicação para calcular os pontos que ele fez e registre no quadro abaixo:
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para esta aula disponibilize um momento para conversarem sobre o que os alunos aprenderam sobre multiplicação. Em seguida, apresente a tira a seguir:
Fonte: Sítio: "Tudo é matemática – Mundo Gaturro: Aula de Matemática". Disponível em: <http://matematicagrupo06.blogspot.com.br/2013/06/mundo-gaturro-aula-de-matematica.html>. (Neste sítio você encontrará a tira do Gaturro.). Acesso em: 04 de jun. 2014.
Após a leitura da tira do Gaturro, responda em seu caderno de Matemática:
a) Como você representaria a operação apresentada no primeiro quadrinho usando uma adição?
b) Represente por meio de desenho a multiplicação do 3° quadrinho.
c) Quando a professora pergunta para o Gaturro quanto é 4 x 4 o que ele responde para ela?
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d) Em sua opinião ele deu a resposta certa? Justifique sua resposta.
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e) Na realidade a professora do Gaturro queria saber quanto é a conta 4 x 4 e não o preço do carro. Se a pergunta fosse feita para você que resposta daria a ela?
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APRENDENDO E JOGANDO
Bingo da Multiplicação
Professor, convide os alunos para brincarem de bingo da multiplicação, para isso, imprima as cartelas do jogo para que preencham com os resultados que desejarem ou se preferir use cartelas já preenchidas com as contas que desejar trabalhar.
Materiais necessários:
Como jogar:
Professor, é importante que você confira as respostas do ganhador para verificar se todas estão corretas.
Modelo de cartelas para o jogo:
Fonte: Sítio: "Webeducador – Cartela vazia e tabuadas de 1 a 5". Disponível em: <http://www.webeducador.com/jogos-e-brincadeiras/bingo/#!>. (Neste sítio você encontrará sugestão de bingo e cartelas vazias e cartelas das tabuadas de 1 a 5.). Acesso em: 04 de jun. 2014.
Professor, prepare um momento no final do jogo para conversar com a turma sobre as facilidades e dificuldades enfrentadas durante a realização do bingo.
Sugestões de links para os alunos:
Sítio: "Smartkids – Jogo da multiplicação". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/matematica-jogo-da-multiplicacao.html>. (Neste sítio você encontrará um jogo bem divertido de multiplicação.). Acesso em: 04 de jun. 2014.
Sítio: "Smartkids – Passatempo – Multiplicando com as mãos". Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/multiplicando-com-as-maos.html>. (Neste sítio você encontrará uma forma diferente de realizar contas de multiplicação.). Acesso em: 04 de jun. 2014.
Sugestões de links para professores:
Sítio: "Varal de atividades – Bingo da multiplicação". Disponível em: <http://varaldeatividades.blogspot.com.br/2013/10/bingo-da-multiplicacao_1.html>. (Neste sítio você encontrará sugestão de bingo e cartelas numeradas.). Acesso em: 04 de jun. 2014.
Sítio: "Smartkids – Tabuada da multiplicação" . Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/passatempos/jogo-de-cartas-tabuada.html
>. (Neste sítio você encontrará um jogo de cartas bem divertido de multiplicação para aplicar em sala de aula.). Acesso em: 04 de jun. 2014.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; construir o significado do conceito de número e identificar algumas de suas funções; identificar números em diferentes contextos em que se encontram; utilizar a contagem oral em situações lúdicas (jogos) e em situações nas quais reconhecem sua necessidade; comunicar quantidades utilizando oralidade, desenho, notação numérica, ou seja, registros convencionais e não convencionais; compreender as ideias da multiplicação: adição de quantidades iguais; calcular e observar as regularidades envolvendo o dobro e o triplo de números; reconhecer a Matemática em uma receita de bolo; interpretar e construir gráficos de barras horizontais; explorar as ideias das operações em especial da multiplicação; representar quantidades usando símbolos numéricos; resolver situações problema envolvendo ideias de multiplicação; utilizar estratégias pessoais de cálculo para resolução de situações problema envolvendo as ideias da multiplicação; utilizar os sinais de (x) e (=) na escrita de uma multiplicação; construir estratégias de cálculo mental; analisar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Quatro estrelas 2 classificações
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11/02/2016
Cinco estrelasAchei muito bom,bem criativo ira me ajudar muito em sala de aula a aprendizagem com o lúdico e de suma importância, pois ele aprendem brincado.
24/06/2014
Quatro estrelasGostei!!!! Bem detalhada e clara!!! Posso utilizar com alunos de várias faixas etárias e completar com outras atividades. Parabéns